Dual P3 - próximo projeto de PC

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá galera, é com muita emoção e alegria que venho compartilhar esse milagre que encontrei hoje no Mercado Livre à venda e não pestanejei em comprar.
Imagem

Uma Asus CUV4X-DLS, uma placa que suporta dois processadores Pentium 3 iguais de socket 370!

Na verdade eu estava rodando o MercadoLivre pois no trampo quase não há nada a se fazer é fui ver um vendedor muito do bacana que vende peças de computador baratas, aí rodando os anúncios dele eu acho isso aqui:
Imagem

Uma placa de servidor também dual Pentium 3, e por esse preço era algo irresistível. Porém como nesses últimos meses eu voltei a me aprofundar em informática antiga era de se esperar que nada é fácil assim.

Já notei que vídeo só se fosse via PCI, nada de AGP, e já é um grande gargalo, imagina ter uma Ferrari com motor de fusca? Outra coisa que desconfiava era que as memórias tinham que ser ECC, próprias de servidor e geralmente são mais caras, o que também no final ficaria salgado.

Baixei o manual dela mesmo assim. É claro, minhas suspeitas se confirmaram, só memórias ECC, e pra piorar a lista de processadores suportados é bem curta...
Imagem

Então apesar da placa ser hyper barata tem o problema das demais peças, ou seja, fonte própria ou adaptada, memórias novas e nada de AGP. No fim seria uma excelente máquina para processar coisas simples e não pro objetivo final, jogos.
Aliás, em um canal que acompanho no YouTube tem um cara que fez uma build com um servidor bem parecido com essa placa é a queixa dele foi a mesma de só poder usar placas PCI e não uma AGP.

Aí então quando rolei mais abaixo achei essa gracinha do qual se encontra no início deste tópico.

Essa placa é meio que um híbrido de PC com servidor pois ela usa o mesmo chipset do meu Pentium III (Apollo Pro) porém com capacidade extendida. Pode usar memórias tanto ECC quanto comuns no total de até 4GB, cara, 4gigas de memória DIMM PC133 é muita coisa!
Pra finalizar tem um monte de parafernália extra como controlador SCSI, Áudio onboard, monitor de hardware e uma coisa que dificilmente eu iria encontrar mas seria show se existisse, um painel externo de monitoramento chamado Asus iPanel:
Imagem

Ela também aceita um monte de tipos de frequências de processador, sendo possível combinar pares de diferentes Pentium III.
Imagem
Tanto manualmente

Imagem
Quanto via BIOS

O que dá muita opção de combinação, mesmo que não consiga dois P3 de 1Ghz posso pegar frequências menores que são bem mais baratos.


A compra está feita, estou aguardando a resposta de quanto sai dois P3 1Ghz com os dissipadores pra já vir junto dela e aí eu só retiro as memórias do meu atual P3 e coloco nela, por enquanto pois com certeza vou colocar 2GB nessa placa, quatro pentes de 512MB, junto da minha GeForce 6200 quero ver se Doom 3 não vai rodar... (Coisa que meu P3 800Mhz sofre em fazer) e aí terei o supremo PC de 2000.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por Odin »

Não conhecia essas placas de dois processadores :shock:

Mas seria interessante você se aventurar e montar esse PC, mesmo que ele não seja melhor que o seu outro, ai você teria um servidor do início dos anos 2000, uma raridade :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Com certeza será superior Odin, serão dois caras rodando a 1Ghz, uma ignorância pra época!
Eu estou só preocupado pois tem um conector de energia extra e ainda não sei como vou fazer pra ligar ele, mas eu dou um jeito.
Uma coisa que queria instalar nesse PC mas pelo valor já desisti de início é o uso de HDs SCSI, eu sempre achei um barato esses HDs por serem de desempenho bem superior aos comuns. Um HD desse corre em torno de 10000 rpm, os mais rápidos dos comuns correm a 7200 rpm.

Porém se eu for comprar um cabo SCSI + HD SCSI + terminador sai mais de 100 reais só pra ter essa regalia, então prefiro manter meus dois de 80GB IDE que tá bom demais.

Outra coisa que me encuca é que o Windows 98 não tem suporte à dois processadores, ou seja, nele não fará diferença, só o Windows XP dos SOs caseiros suporta.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por Odin »

DMN_Sonic escreveu:Outra coisa que me encuca é que o Windows 98 não tem suporte à dois processadores, ou seja, nele não fará diferença, só o Windows XP dos SOs caseiros suporta.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Será que aqueles outros Windows menos comuns são compatíveis? Tipo o Windows 2000, alguma versão menos antiga do NT, os primeiros Windows Server... Seria interessante você ter um PC que rode algum desses Windows obscuros, um dia ainda quero uma máquina para cada Windows diferente :lol:

Aproveitando o post, um primo meu irá me doar um PC desktop da CCE, era do meu outro primo irmão dele, é um PC de 2005 por ai... Já mexi nele durante esses anos, e é fraquinho, tem uns 256 de ram e 40 GB, mas o resto não lembro da configuração, mais um PC velharia para mim fuçar aqui :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Pelo que lembro o windows NT 4.0 suportaria, mas não posso afirmar, já o Windows 2000 roda sim, e os servers naturalmente.

Quando chegar o PC passa a configuração pra nós!

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por Odin »

Pois é, acho mais indicado você instalar o 2000 nele, já que esse PC será como um servidor, já o NT eu acho que não ficaria legal nele, pois não sei se ele tem suporte a leitor de DVD, provavelmente ele foi lançado antes do 98 que tem suporte a DVD, já os Servers, acho que só o 2003 rodaria nesse PC, mas talvez ele fique lento, a não ser que você coloque os 2 GB de memória nele, ele é quase um XP, acho que a partir do XP talvez ele ficaria lento :D

Talvez no fim e janeiro eu visite o meu primo e pegue esse PC, não lembro direito qual era a configuração dele, mas provavelmente era um processador da Intel, que eu lembre o HD era Sata, e ele me disse que o PC só esta com o drive de DVDRW estragado, mas tenho um sobrando aqui especialmente para ele :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Odin escreveu:Pois é, acho mais indicado você instalar o 2000 nele, já que esse PC será como um servidor, já o NT eu acho que não ficaria legal nele, pois não sei se ele tem suporte a leitor de DVD, provavelmente ele foi lançado antes do 98 que tem suporte a DVD, já os Servers, acho que só o 2003 rodaria nesse PC, mas talvez ele fique lento, a não ser que você coloque os 2 GB de memória nele, ele é quase um XP, acho que a partir do XP talvez ele ficaria lento :D

Talvez no fim e janeiro eu visite o meu primo e pegue esse PC, não lembro direito qual era a configuração dele, mas provavelmente era um processador da Intel, que eu lembre o HD era Sata, e ele me disse que o PC só esta com o drive de DVDRW estragado, mas tenho um sobrando aqui especialmente para ele :mrgreen:
Vou de XP mesmo. Na verdade eu vou usar as peças do P3 original nele, então não vou fazer nenhuma interferência quanto à isso.

As únicas coisas que não irei usar são as placas ISA, coisa que essa mobo não usa, de resto vai tudo pra esse, o P3 ficará de backup.
Eu estava querendo um 486 pra poder brincar um pouco porém esse projeto era o que mais queria fazer, um PC retrô super parrudo de dois processadores.

O 486 depois eu desisti pois o que vou gastar de peça vai ser uma loucura e o Pentium MMX já cumpre o papel de máquina retrô início anos 90. Aliás, eu quero uma case pra ele! O duro vai ser espaço pra mais um PC aqui...
Imagem

Sem contar os dois notebooks que tenho aqui, o dual core que quero converter em uma máquina de fliperama portátil e o Celeron antigo que consegui consertar aqui.

2017 tem uns projetos interessantes pra fazer!

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por Odin »

Eu também queria muito um 486, pois meus dois primeiros PCs foram um 486 SX e um DX2... A 15 anos atrás a gente comprava esses PCs por 100 pratas, mas agora fica difícil achar um desses funcionando, e por um bom valor... E pior que tenho umas peças aqui para turbinar um se achar, mas já esta ficando difícil até achar Pentium 1, imagina os 486... :D

Eu também estou ficando com problemas de espaço, estou com 6 desktops aqui, mais um que vai ser o CCE, e só dois desses PCs estão em pleno funcionamento, que são o Semprom e o Positivo que transformei em Pentium 4, os outros precisam de peças ou reparos, ao menos o CCE certamente irei deixar em funcionamento também, pois só precisa trocar o drive de DVDRW :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por Dav »

Também estou com um punhado de peças antigas aqui ate uma HD Quantum Fireball de 8GB rs,mas nao tenho interesse mais devido a falta de espaço e tempo /-:

A placa-mae era de um pentium nao sei se ja foi descartada so lembro que tinha problema na hora de ligar (a bateria nao segurava as opçoes da bios)
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por Odin »

Dav escreveu:A placa-mae era de um pentium nao sei se ja foi descartada so lembro que tinha problema na hora de ligar (a bateria nao segurava as opçoes da bios)
Meu Pentium 166 mhz esta com esse problema, a uns 5 anos estava feliz por ter ganho ele e ter trazido de volta a vida, e ainda tinha turbinado ele com 96 mb de ram, mas ai fiz a besteira de desmontar ele para limpar, e nunca mais ele segurou a data e hora :cry:

Acabei desativando ele e passando as melhores peças dele para o 233 :D
Imagem

Imagem

Imagem
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por gundamkt »

Ele vai sercomporta como um dual core?
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por DMN_Sonic »

gundamkt escreveu:Ele vai sercomporta como um dual core?
Tecnicamente sim cara, não sei ao certo como a administração dá demanda será feita, que no caso fica por conta mais do Sistema Operacional quanto do hardware, mas eu sei que ambos se cooperam em atividades pesadas que exigem muitos cálculos, ou seja, ótimo para jogos.

Tem uns vídeos no YouTube de um cara com uma dual P3 e a última placa AGP do mercado rodando games como Bioshock, ou seja, mesmo sendo bem retrô a máquina ainda aguenta rodar coisas mais à frente dela.

Vamos ver se hoje o vendedor volta do recesso de ano novo para eu acertar a compra dos dois P3 e os dissipadores.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por DMN_Sonic »

No fim foi por água abaixo o projeto. O vendedor não tinha mais a placa e fiquei na mão...

Ao menos ele foi honesto e me contactou e explicou o motivo é já fez a devolução do dinheiro, só o chato foi ficar esperando pra depois receber esse balde de água fria.

O jeito é continuar com meu Pentium III firme e forte e tentar achar agora uma case pro meu Pentium MMX que pretendo futuramente adquirir um adaptador de cartão SD para IDE e instalar nele e parar por aí com os PCs, estou com muitos e muitas gerações e se for levar por utilidade já estou bem abastado deles, apesar de ainda querer um K6-2 só pra relembrar os velhos tempos e que também sou fã da AMD desde o início, porém não haveria utilidade tendo em vista as máquinas que tenho.

Agora rumo a um drive de disquete de 5 polegadas barato!

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por Odin »

Putz, que trapalhada... Depois de tanto entusiasmo seu com esse projeto o vendedor descobre que não tem mais a placa, ele ao menos deveria fazer um inventário das coisas dele para depois anuncia-las, provavelmente ele tinha um monte de coisas e anunciou algumas achando que ainda tinha :D

Ao menos você ainda vai continuar com o Pentium 3 que continua top, pelo menos tente montar esse MMX e deixe ele com um gabinete legal que você achar :D
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Dual P3 - próximo projeto de PC

Mensagem por DMN_Sonic »

É o que quero Odin, deixar o MMX usável ao menos, com uma cara decente. Vou ver se no final de semana eu acho uma case pra ele e o monto corretamente. Só o duro é que a fonte não está mais na caixa de metal dela... Vou ter que matar uma fonte pra por ela de volta.

Sobre PCs eu estou muito abastado:

Pentium MMX 200mhz
Notebook com Celeron 776mhz
Pentium III 800mhz que posso usar um Pentium II 400mhz
Pentium 4 1.8Ghz que está parado sem nada
Core 2 Duo 2.66Ghz que posso usar o Pentium 4 3.0Ghz que guardei aqui
AMD FX 6100 que passei pra esposa usar
Notebook que tem um Dual Core e só está sem HD e esquentando demais

Acho que chega né? Eu mesmo ainda caço uma maneira de ter aplicação pra cada um é ainda não achei em exato mas:

Pentium MMX = somente Windows 95 e jogos de DOS
Notebook Celeron = retro PC gaming portatil
Pentium III = máquina overkill retro PC gaming e outras aplicações antigas como gravar CDs para consoles antigos
Core 2 Duo = minha máquina atual pra tudo, jogos novos, edição de imagem, programação e etc...
AMD 6100 = não é meu mais mas se colocasse uma placa de vídeo decente rodaria os games atuais
Notebook Dual Core = fazer uma máquina MAME e acoplar com meu controle arcade grande USB que tenho aqui.

Ter uma dual Pentium era só pra ter o ultimate PC para o limite do DirectX 8/9 e Windows 2000 pois não teria maior avanço que isso.

Bem agora é concentrar em achar o drive de disquete de 5 Pol e com.prar uns games de PC.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder