PCs 486 e antes - os "tesouros" dos PCs

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

PCs 486 e antes - os "tesouros" dos PCs

Mensagem por DMN_Sonic »

Fala galera, mais um tópico sobre PCs, ainda mais que percebi que a galera aqui também viveu bem a era de ouro deles.


Depois de ter finalmente montado uma máquina a ideal para games antigos com o Pentium III, eu andei dando uma pesquisada em outras possibilidades, até achei uma placa dual CPU para Pentium III de servidor e também a famigerada placa SIS 530 com o K6-2, meu primeiro PC.

Mas tem um canal que acompanho no YT, o Phils Computer Lab, que me ajudou a me inteirar novamente sobre os PCs antigos desde a montagem do MMX, sobre os 386 e 486.
Achei legal ver esses PCs do qual tive pouco contato. O primeiro que tive já era um Pentium 1 e tinha Windows 95, do qual joguei Prince of Persia.

Aí, claro, parei pra ver os valores das placas 486, pois pra mim é algo desafiador fazer uma máquina dessa rodar, jumpers e placas específicas para diversas funcionalidades fazem ser algo encantador.

Cara, como é caro!!! Uma placa seca chega tranquilamente ao valor de 100 reais. Um kit pronto pra uso varia de 200 a 400 reais!!! É completo então? Pode chegar fácil na casa dos 600 até 1000 reais!!! Cara! Não é só nos consoles que a carnificina chegou mas nos PCs também.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por gundamkt »

Conheci um técnico que me falava como era um porre para montar esses PCs antigos. Aqui onde moro já achei na feira uma caixa cheia de processadores/placa de 486, mas do jeito que estavam largadas, 0 chances de estarem funcionando. Falando em preços já acho sacanagem mesmo é o de peças modernas, em especial emplacas de vídeo. Sério a pessoa que vender uma placa de vídeo por quase o preço de uma nova de loja e sem garantia de loja/fabricante. fora do risco da placa ser uma bomba relógio,por não sabermos se a pessoa usou adequadamente a placa.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os "tesouros" dos PCs

Mensagem por DMN_Sonic »

Exatamente, placa de vídeo é dureza, você paga alto e tem um tempo de vida relativamente curto. Dar pelo menos 400 reais num troço que pode morrer em 3 anos é dureza.

Um dos motivos que deixei de ser pc gamer, pelo menos para jogos atuais.

Acredito que o MMX que tenho aqui foi uma sorte grande de ter ganho pois pagar alto por um hardware desse é dureza.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Odin »

Cara não é só no mundo dos games retrôs que a coisa esta ficando feia, em outros itens também, qualquer coisa que pode nos trazer nostalgia, se a gente procurar vai achar pelos olhos da cara, e com PCs antigos não seria diferente...

Eu gosto de colecionar coisas, antiguidades e curiosidades em geral, e já me assustei com cada coisa que vi... Até umas garrafas de refrigerante que coleciono, um dia fui procurar por algumas que queria ter, e cheguei a ver garrafas vazias, com as inscrições apagadas por 200 reais, qualquer lixo os caras já crescem o olho, e isso que todas as que tenho eu só pego as que acho por ai, teve duas que tinha, e que achei em uma casa em ruínas, que vi elas iguais por 150 reais cada, tem coisas que os caras acham no lixo e pedem isso, e pior que tem caras que compram :shock:

Eu já falei de PCs antigos aqui algumas vezes, tenho interesse em colecionar eles e tenho dois que preciso dar um trato, mas nem vejo mais preços no ML, que com certeza vou me indignar... Só pego o que ganho, já ganhei peças do pessoal aqui, e vou guardando para usar um dia quando puder montar outros PCs, mas não vou gastar um centavo com isso, pois são coisas que podemos achar acessíveis mas tem gente já explorando isso, não podemos deixar esse pessoal enganar os outros, pois tem gente que botam esses PCs e peças no lixo, e a maioria do pessoal que vendem acham eles no lixo também, meus dois Pentium 1 eu ganhei do meu primo que trabalhava como porteiro, ele chegou a achar 4 ou 5 PCs desses no lixo do condomínio em que trabalhava, e diversas peças e acessórios.

Infelizmente a pilantragem esta atingindo tudo o que é coisa que podem ganhar algum dinheiro...
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Rony_Ket »

Tenho algumas teorias e algumas considerações para essa "supervalorização" de PC's antigos (pré-era 686):

1 - Até mais ou menos 2007, achava-se com bastante facilidade e muito barato hardware tipo: Pentium, MMX, K6, K6-2. Incluindo kits já com motherboard, processador e RAM, fora os componentes separados (especialmente memória EDO, exceto pentes de 32 MB).
2 - Derrepente esses componentes sumiram do mercado.
3 - Acontece que aqui no Brasil, começou-se a fazer "Gold Scraping" com hardware antigo, e então essas peças sumiram do mercado pois foram vendidas a mixaria (praticamente a preço por quilo) para esses caras destruírem tudo literalmente pra retirar o ouro.
4 - Para essa prática de Gold Scraping, justamente os processadores mais valiosos, são os cerâmicos, então adeus 386's, 486's, Pentium's, MMX, K6 e afins. Os caras realmente não tem interesse em pegar peças como Pentium III Coopermine, Celeron PPGA, Processadores de Cartucho, Durons, Athlons e afins, pois possuem menos ouro na sua fabricação, e estes também existem aos montes por aqui.
5 - Essa teoria dos hardwares terem sumido por conta do Gold Scraping, baseia-se em uma visita que tive em uma loja de informática local, por volta de 2010, quando ainda estava montando meu Pentium III 500 cartuchão que tenho aqui hoje, e parou um indivíduo lá perguntando se tinha processadores "de cerâmica" para vender por quilo.

Além disto, tenho algumas considerações para fazer:
1 - Aqui no Brasil muitos desses hardwares que eram encontrados na época eram low-end. Duvido muito mesmo que quem viveu o mínimo na época nunca viu vários daqueles K6-2 onboard com placa mãe PC-Shits.
2 - Processadores "mais parrudos" até existiam com certa frequência aqui, pois era "marketing", colocar tipo um Pentium III 1 GHz numa PC-Shits toda onboard e vendê-lo como "UAU! PC de ultra mega performance!!!".
3 - As placas high-end (especialmente placas de som, de vídeo, placas mãe, etc), que já eram raridade por aqui, muitas acabaram caindo nas mãos de overclockers, que detonaram esse hardware, deixando algo que já era difícil de encontrar, realmente raridade!

Minhas recomendações:
Se forem montar um PC para Retrogaming hoje em dia, recomendo:]
1 - Procurar com amigos, parentes, etc, quem tem um CPU antigão parado por aí, talvez vc consiga algo de graça.
2 - Caso não consiga, vá de Pentium 2 ou Pentium 3. Esses processadores são ridículamente baratos hoje em dia, e junto com kit de placas mãe, o pessoal que trabalha no "desmanche" de PC's querem se livrar disso.
Procurem uma boa placa-mãe para Pentium 2 ou Pentium 3 (uma excelente pedida seria uma ASUS P3B-F), que tem slot ISA e é totalmente offboard.
Placa de vídeo, é bastante comum encontrar ainda por aqui, as RIVA TNT2. Para jogos de MS-DOS não fará diferença alguma, e ainda conseguirá rodar jogos mais antigos de Direct3D / OpenGL. Além disso, até onde eu conheço, a RIVA TNT2 é a placa "mais recente" com suporte real ao Windows 3.1 (existe driver da RIVA TNT, que é compatível com a TNT2).
Colocando uma placa de som tipo: SoundBlaster 16, AWE32, AWE64, placas baseadas nos chips da OSS, existem drivers nativos também para Windows 3.1.
Outra vantagem também dessas maquinas Pentium 2/3, elas usam já placas-mãe ATX, que por padrão também irão utilizar teclado e mouse PS/2, sendo compatível com os ópticos perfeitamente e tem periféricos baratinhos custando quase nada hoje em dia.

Especificamente no meu Pentium 3 500, roda muito bem:
Dual Boot Win 98 SE / MS-DOS 6.22 + Windows 3.1
Jogos clássicos de MS-DOS e Wingames
Unreal Tournament
Quake 1
Quake 2
Half-Life 1
Counter Strike 1.5
The Sims 1
Age of Empires 1 e 2
RollerCoaster Tycoon 1 e 2

Eu comprei o kit de placa-mãe (ASUS P3B-F) + processador (Pentium III 500 Slot 1) + RAM (768 MB) + VGA (RIVA TNT2 16 MB), por 50 reais no Roubando Livre, e ainda o vendedor me mandou placas de rede, vídeo AGP (piores que essa daí....), de brinde.
Para isso, faltaria um drive óptico (20 reais na santa ifigênia ou Roubando livre), um HD (recomendo SATA + adaptador para IDE) (50 + 40 reais na santa ifigênia ou no Roubando livre), e uma placa de som (uns 30 reais no Roubando livre).

Caso não se interesse por Windows 3.1, dá pra montar um PC muito melhor gastando bem pouco também:
Processador AMD (de preferência Duron, Sempron, Athlon XP, Athlon 64) ou Intel (Pentium 4 - Socket 478).
Tomar cuidado na escolha da placa-mãe: Precisa ser uma que tenha drivers nativos para Windows 98. Offboard de praxe. (Por exemplo, há uma muito famosa para a plataforma AMD Socket A que é 100% compatível: ASUS A7V8X, e uma para a plataforma AMD Socket 754: ASUS K8V-X SE).
Placa de Vídeo já pode ser uma GeForce, até a série FX é certeza de uma excelente compatibilidade no Windows 98.
Placas low-end como a série Geforce 4 MX ou Geforce FX5200 costumam ser menos de 50 reais.
512 MB RAM (1 pente só é suficiente).
Dá pra montar um kitzinho desses hardwares na faixa de R$ 150~200.
Esse tipo de kit é "perfeito" para relembrar o tempo áureo das lan-houses de games (entre 2001~2005).

Com isso, dá pra rodar games de MS-DOS no Windows 98, e games até mais avançados Direct3D, como:
Quake III Arena
Counter-Strike 1.6
The Sims 2
Sonic Adventure DX
Sonic Heroes
RollerCoaster Tycoon 3
Need For Speed Underground 1 e 2
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Odin »

Bela observação Rony, não tinha me lembrado desse lance do ouro... Sobre os PCs e peças, para conseguir é exatamente isso que faço, sempre procuro por parentes ou amigos que tenham algum PC velho atirado em casa e que não estão mais usando, e consigo de graça, volta e meia algum parente ou amigo me procura para se desfazer de algum trambolho para eles, e sempre aproveito alguma coisa, não gasto 1 centavo com esses PCs antigos :D

Infelizmente meus dois Pentium 1 estão encostados e com alguns problemas, minha sound blaster 16 deixou de funcionar, mas vou ver se consigo outra em breve, essa é minha placa de som favorita para jogos antigos, quero ver se consigo uma placa de vídeo antiga também, principalmente uma Voodoo que desde 2000 vejo falar dela, e nunca sequer vi uma pessoalmente, eu achei um lugar de caridade onde vendem tudo o que é tralhas, e lá tem PCs também, uma vez fui lá e vi até uns PCs desmontados, talvez garimpando por lá eu ache alguma coisa, as vezes escolas, escritórios e firmas que estão fechando doam várias coisas para eles, até objetos industriais e hospitalares, esse lugar é exatamente um mercado de traças, e tem ratos e baratas também :lol:

E tem gente que joga um dinheirão fora com isso, sendo que da para conseguir de graça, mas é só garimpar que a gente consegue montar o que quer.
Imagem

Imagem

Imagem
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por gundamkt »

No laboratório onde fiz meu estágio, usava em pleno 2011, um pentium 1 para fazer cadastro de pacientes. Nas feiras que vou é fácil achar peças antigas, mas do jeito que elas estão, só na sorte mesmo para estarem funcionando.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os "tesouros" dos PCs

Mensagem por DMN_Sonic »

gundamkt escreveu:No laboratório onde fiz meu estágio, usava em pleno 2011, um pentium 1 para fazer cadastro de pacientes. Nas feiras que vou é fácil achar peças antigas, mas do jeito que elas estão, só na sorte mesmo para estarem funcionando.
Nesse caso só estiverem a preço de banana senão nem vale...

Pois o MMX aqui vai continuar firme e forte, mesmo que eu não o use mais pois gosto muito dele.

Que pena que pra fazer ele ficar porreta mesmo eu teria que gastar uma grana.

Meu plano pra ele agora era fazer uma máquina puro MS-DOS, porém teria que no mínimo comprar dois Risers PCI pra deixar a placa de som e vídeo deitadas e um adaptador de Cartão CF para IDE de 2GB, aí daria pra colocar tudo compacto num só case, e bem pequeno, porém ficaria uns 100 reais essa brincadeira...

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Zillion »

Rony_Ket escreveu: Sáb Set 24, 2016 10:00 pm Caso não se interesse por Windows 3.1, dá pra montar um PC muito melhor gastando bem pouco também:
Processador AMD (de preferência Duron, Sempron, Athlon XP, Athlon 64) ou Intel (Pentium 4 - Socket 478).
Tomar cuidado na escolha da placa-mãe: Precisa ser uma que tenha drivers nativos para Windows 98. Offboard de praxe. (Por exemplo, há uma muito famosa para a plataforma AMD Socket A que é 100% compatível: ASUS A7V8X, e uma para a plataforma AMD Socket 754: ASUS K8V-X SE).
Placa de Vídeo já pode ser uma GeForce, até a série FX é certeza de uma excelente compatibilidade no Windows 98.
Placas low-end como a série Geforce 4 MX ou Geforce FX5200 costumam ser menos de 50 reais.
512 MB RAM (1 pente só é suficiente).
Dá pra montar um kitzinho desses hardwares na faixa de R$ 150~200.
Esse tipo de kit é "perfeito" para relembrar o tempo áureo das lan-houses de games (entre 2001~2005).

Com isso, dá pra rodar games de MS-DOS no Windows 98, e games até mais avançados Direct3D.
A placa-mãe ASUS K8U-X segundo o manual suporta Window 98SE talvez seja compativel?
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Rony_Ket »

Zillion escreveu: Qui Set 23, 2021 4:33 pm
Rony_Ket escreveu: Sáb Set 24, 2016 10:00 pm Caso não se interesse por Windows 3.1, dá pra montar um PC muito melhor gastando bem pouco também:
Processador AMD (de preferência Duron, Sempron, Athlon XP, Athlon 64) ou Intel (Pentium 4 - Socket 478).
Tomar cuidado na escolha da placa-mãe: Precisa ser uma que tenha drivers nativos para Windows 98. Offboard de praxe. (Por exemplo, há uma muito famosa para a plataforma AMD Socket A que é 100% compatível: ASUS A7V8X, e uma para a plataforma AMD Socket 754: ASUS K8V-X SE).
Placa de Vídeo já pode ser uma GeForce, até a série FX é certeza de uma excelente compatibilidade no Windows 98.
Placas low-end como a série Geforce 4 MX ou Geforce FX5200 costumam ser menos de 50 reais.
512 MB RAM (1 pente só é suficiente).
Dá pra montar um kitzinho desses hardwares na faixa de R$ 150~200.
Esse tipo de kit é "perfeito" para relembrar o tempo áureo das lan-houses de games (entre 2001~2005).

Com isso, dá pra rodar games de MS-DOS no Windows 98, e games até mais avançados Direct3D.
A placa-mãe ASUS K8U-X segundo o manual suporta Window 98SE talvez seja compativel?
Tem a K8V-X que é offboard e roda bem com Windows 98 SE, e é Socket 754.

Mas o chipset é VIA.

Mas o problema maior hoje em dia está sendo placa de vídeo, AGP tá sendo raridade, só está se achando placa low-end.

Lembrando que a mensagem quotada era de 2016.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Zillion »

Rony_Ket escreveu: Qui Out 07, 2021 9:44 am
Zillion escreveu: Qui Set 23, 2021 4:33 pm
Rony_Ket escreveu: Sáb Set 24, 2016 10:00 pm Caso não se interesse por Windows 3.1, dá pra montar um PC muito melhor gastando bem pouco também:
Processador AMD (de preferência Duron, Sempron, Athlon XP, Athlon 64) ou Intel (Pentium 4 - Socket 478).
Tomar cuidado na escolha da placa-mãe: Precisa ser uma que tenha drivers nativos para Windows 98. Offboard de praxe. (Por exemplo, há uma muito famosa para a plataforma AMD Socket A que é 100% compatível: ASUS A7V8X, e uma para a plataforma AMD Socket 754: ASUS K8V-X SE).
Placa de Vídeo já pode ser uma GeForce, até a série FX é certeza de uma excelente compatibilidade no Windows 98.
Placas low-end como a série Geforce 4 MX ou Geforce FX5200 costumam ser menos de 50 reais.
512 MB RAM (1 pente só é suficiente).
Dá pra montar um kitzinho desses hardwares na faixa de R$ 150~200.
Esse tipo de kit é "perfeito" para relembrar o tempo áureo das lan-houses de games (entre 2001~2005).

Com isso, dá pra rodar games de MS-DOS no Windows 98, e games até mais avançados Direct3D.
A placa-mãe ASUS K8U-X segundo o manual suporta Window 98SE talvez seja compativel?
Tem a K8V-X que é offboard e roda bem com Windows 98 SE, e é Socket 754.

Mas o chipset é VIA.

Mas o problema maior hoje em dia está sendo placa de vídeo, AGP tá sendo raridade, só está se achando placa low-end.

Lembrando que a mensagem quotada era de 2016.
Sim tópico meio antigo já. :mrgreen:

Pesquisei os chips das placas:

ASUS K8V-X SE chipset VIA K8T800
ASUS K8U-X chipset ULi M1689
Asus Socket A7V8X-X VIA Kt400

Sim maior problema é uma placa de vídeo funcionado e em bom estado.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Odin »

Bom, se for para rodar jogos dos anos 90 até o Windows 98, com uma placa dessas acho que nem precisaria de uma placa de vídeo offboard, acho que a onboard já deve rodar todos esses jogos de boa sem problemas :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Rony_Ket »

Odin escreveu: Qui Out 07, 2021 9:24 pm Bom, se for para rodar jogos dos anos 90 até o Windows 98, com uma placa dessas acho que nem precisaria de uma placa de vídeo offboard, acho que a onboard já deve rodar todos esses jogos de boa sem problemas :lol:
Depende, tem jogos que o modo Direct3D faz toda a diferença.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Odin »

Rony_Ket escreveu: Sex Out 08, 2021 10:07 am
Odin escreveu: Qui Out 07, 2021 9:24 pm Bom, se for para rodar jogos dos anos 90 até o Windows 98, com uma placa dessas acho que nem precisaria de uma placa de vídeo offboard, acho que a onboard já deve rodar todos esses jogos de boa sem problemas :lol:
Depende, tem jogos que o modo Direct3D faz toda a diferença.
Ah ta, as vezes esqueço de alguns jogos mais pesados daquela época e outros até hoje não joguei, pois naquele tempo só tive PCs fracos e alguns pediam a bendita "placa de vídeo 3D" :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: PCs 486 e antes - os

Mensagem por Zillion »

Odin escreveu: Sex Out 08, 2021 9:25 pm
Rony_Ket escreveu: Sex Out 08, 2021 10:07 am
Odin escreveu: Qui Out 07, 2021 9:24 pm Bom, se for para rodar jogos dos anos 90 até o Windows 98, com uma placa dessas acho que nem precisaria de uma placa de vídeo offboard, acho que a onboard já deve rodar todos esses jogos de boa sem problemas :lol:
Depende, tem jogos que o modo Direct3D faz toda a diferença.
Ah ta, as vezes esqueço de alguns jogos mais pesados daquela época e outros até hoje não joguei, pois naquele tempo só tive PCs fracos e alguns pediam a bendita "placa de vídeo 3D" :D
Têm uma de vídeo justo com essa propaganda na caixa. :lol:
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Responder