Odin escreveu:Corredor X escreveu:Odin, entra em contato com o Giga porque ele manja muito desses paranauês, os kits montados dele ficam bacanas. Ele pode até não saber colocar papel higiênico da maneira certa no banheiro, mas disso ele entende

Beleza Corredor, lembrei do Giga também, lembro que uma vez ele falou que estava gostando desse hobby.
Mas isso já faz um bom tempo, agora acho que ele esta ficando expert, desses meus aviões eu só destaquei as peças de um, acho que removi elas corretamente, mas por enquanto vou deixar só esse desmontado, só vou destacar os outros quando conseguir montar esse

Ó nóis na área
Odin de deus... cuidado, platimodelismo vicia!!!
O pessoal já deu boas dicas do assunto.
Particularmente, posso contar minha experiencia no hobby...
Comecei com um Mirage IIIC da Academy na escala 1/48. Pintei o bichinho na base do pincel, usei super bonder, algumas lixas e tinta esmalte e... muita boa vontade, sabendo que aquele Mirage seria uma bela cobaia. No final das contas, até que o modelo não ficou de todo mal, isso para um primeiro kit.
Depois, fui vendo outros materiais e procurando me inteirar melhor de técnicas e ferramentas. Descobri as tintas da acrilex, comprei vários potes de várias cores. Comprei um aerografo e um compressor, e isso se provou o grande diferencial na qualidade obtida no acabamento dos kits. Simplesmente, não tem comparação. Pintar com aerografo sempre fica muito melhor do que com pincel (pelo menos em kits como aviões, navios, carros...), o único tipo de coisa que fica mais bacana no pincel são figuras (que inclusive, são mais baratas e tão interessantes quanto).
Com o tempo, acabei deixando de lado as tintas da acrilex, por conta da dificuldade de achar tons específicos para pintar os kits. Voltei a usar as tintas esmalte, aquelas especificas para o hobby. O custo delas realmente não é atraente... mas acredite, fazem toda a diferença, e assim... cara, na boa, os potinhos rendem demais da conta. Por exemplo, um potinho de tinta Humbrol litgh gull gray rende para pintar uns 3 ou 4 caças 1/72 com folga. Fora que não é só um tom de tinta que se usa, normalmente se usa mais algumas para fazer uma camuflagem e talz, então o pote tende a render muito mais e por um bom tempo.
Estiletes é uma coisa que uso demais da conta. Para tirar rebarbas, ajustar peças, cortar partes transparentes dos sprues... são as minhas principais ferramentas.
A cola uso uma da Humbrol, especifica para plastimodelismo. Ela possui bico aplicador e rende muito. Tenho um pote pequeno que uso desde quando comecei com o hobby... e nisso já se vão alguns anos e muitos kits montados. Ou seja, assim como as tintas, esse potinho de cola apesar de ter me custado uns R$ 16,00 na época tá rendendo até hoje (e pelo andar da carruagem, deve durar por muito tempo ainda).
Tem uma massa que chamamos de putty. Ela serve para tapar as frestas que ficam entre as peças coladas. Da mesma forma, tenho uma da humbrol que comprei quando comecei, e nem cheguei a usar 1/10 dela (e isso após montar muuuuuuuitos modelos), ou seja, da mesma forma como as tintas e a cola, o putty rende muito também. Adicionalmente, comprei uma outra putty da Valejo, que possui bico aplicador e é diluivel por água. Muito boa também, e rende muito.
Lixas... pegue aquelas bem finas, uma folha dura demais da conta.
Fita crepe... ah meu amigo, isso voce vai usar demais da conta. Mas são baratas. Recomendo as da 3M, pois não arrancam a tinta quando voce as tiras e também não costumam deixar cola.
Ok... falei várias vezes que isso e aquilo rende e dura para dedéu. Pois é. Apesar das tintas, colas, putty e outros terem um preço um tanto elevado, a vantagem é que demoram muito para acbar. No final das contas, o benefício supera bastante os custos de aquisição, por isso que não reclamo muito quando vou comprar. Sei que vou gastar uma graninha logo de cara, mas vou ficar meses (as vezes anos) me divertindo com os kits. Sério... tenho pote de tinta aqui que tenho usado desde que comecei, e até agora nem sinal dos bichinhos chegarem ao fim. Ah! Cores que são mais usadas:
- Aviões: preto, branco, cinza, verde oliva, prata.
- Militaria: verde oliva. Basicamente é tudo verde mesmo... rsrs
- Navios: cinza, de todos os tipos...
Sobre marcas, modelos e etc.
Revell é bem tradicional, há kits muito bacanas e com preços bem acessíveis, principalmente aqueles que são produzidos pela Revell americana. O que enche o saco é que alguns kits não encaixam muito bem as peças, exigindo putty, lixas e bastante trabalho com estilete. Já a Revell alemã, essa não costuma ter tantas rebarbas ou problemas nos kits. Os preços são normalmente um pouco mais caro (normal, euro é mais caro que dolar), mas a qualidade compensa. Como diferenciar uma da outra? Os kits alemães vem em caixas azuis, enquanto que os americanos vem com a parte de cima da caixa tomadas pela imagem do modelo, com as laterais em branco e com o fundo as vezes em branco ou em papelão mesmo. Exemplo:
Revell Alemã:
http://www.hobbyartdf.com/index.php?rou ... ct_id=3775
Revell Americana:
http://www.hobbyartdf.com/index.php?rou ... ct_id=4682
A Academy é uma empresa muito boa, com kits que vem se destacando cada vez mais. São mais baratos que Revell e também bem melhores. Sério, curiosamente são melhores, só que os manuais... céus! Tem kit que o manual é uma folha miserável, outros que te fazem montar o kit inteiro para no final apontar que voce tinha que colar uma peça X lá dentro do cockpit que agora já está lacrado pela eternidade...
Maaaaaaaaaaaaaaaaaaas, faz parte. Entre pagar 20 obamas por um tanque Abraams 1/35 da Academy e os mesmos 20 obamas por um Abraams 1/35 da Revell, eu vou de Academy.
Ah! Alguns modelos 1/72 de aviões da segunda guerra da Academy são muito bons, pra valer mesmo, sem falar que são baratinhos, dependendo do lugar e do avião mal passam de 30 reais.
Hasegawa... Lindos, maravilhosos, beirando a perfeição e caros até para os padrões dos gringos...
Airfix. Roleta russa. Tem kit bom, outros em graça... tem melhorado de uns tempos pra cá, mas são um tanto salgados. Afinal, salvo engano a fábrica fica na Inglaterra, logo vem tudo convertido de libras para cá. Pense num chute no saco ao ver os preços dos aviões...
Minha recomendação pessoal? Bem... lá vai:
Aviões segunda guerra 1/72: Revell alemã. Kits bons, com rebarbas mas nada exagerado como na revell americana... detalhes muito bem definidos, stencils bem detalhados e abundantes, preços aceitáveis.
Aviões segunda guerra 1/48: vá de Academy, preços acessiveis, kits sem rebarbas, detalhes muito bacanas, ótimos modelos!
Aviões jato 1/72: Revell alemã. Alguns da Academy são bons... mas os primeiros modelos da Academy de aviões a jato nessa escala são beeeeem chifrins... são baratos e talz, mas são muito sem graça. Revell alemã é incoparavelmente superior. O foda é que nessa linha os preços são as vezes um absurdo, rivalizando com os preços dos kits 1/48 da Academy que por sinal, são excelentes.
Aviões jato 1/48: Academy. Baratos, ótimos kits, sem rebarbas, stencils abundantes, detalhes ótimos. Alguns kits tão meio fracos, como o Mirage IIIC, mas trabalhando direitinho... mano, dá para fazer obras de artes.
Uma segunda opção muuuuuuuuuuito boa, são os kits da Italeri. A Italeri não tem do que falar... muito boa em todos os aspectos, compre sem medo. Em questão de preço, é um meio termo entre o céu e a terra.
Militária 1/35: Academy. Barato, kits ótimos! O contra é a baixa variedade. Se quiser tanques russos ou da segunda guerra, vá de Trumpeter.
Figuras: Airfix, ótimas, tem cenários, bonequinhos de todo jeito... vale a pena.
E é isso caro amigo. Espero ter ajudado.