Fonte Chaveada pra videogames?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Danlucio
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 22, 2015 11:31 am

Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Danlucio »

Estou pensando em tirar as três fontes que suprem o Mega +32 + CD e trocar por uma chaveada em torno de 4 amperes e colocar mais duas saídas nela. Tem algum problema em usar fonte chaveada em videogames? Fontes chaveadas mesmo de alta potência são bem mais baratas que as convencionais da mesma potência. Então em vez de ficar com três tijolos na tomada, eu teria apenas uma com 3 saídas. Mas pelo que sei as chaveadas podem gerar ruído (interferência) devido a sua própria natureza. Uma vez usei uma fonte de PC (que tb é um tipo de fonte chaveada) ligado a um amplificador automotivo e caixas de som, o som era cristalino, sem interferências. Outra vez porém usei uma chaveada dessas compradas parecidas de notebook e gerou uma interferência medonha numa Tvzinha portátil. Meu medo é F**er o Mega, por isso não faço o teste logo de cara.
[]s
Daniel
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Corredor X »

Eu não sei te responder com precisão, mas existe um produto específico que faz exatamente isso, o Sega Trio:

http://retrogamecave.weebly.com/sega-trio.html

A qualidade dos produtos dessa loja é excelente, eu comprei a fonte da minha IFU-30 com eles anos atrás.
Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Rony_Ket »

Uso fontes chaveadas no meu Mega Drive e no meu Sega CD sem problema algum!

Inclusive meu Mega Drive II (que uso sempre para jogar), tem uma fonte de 9V x 1A chaveada que eu embuti dentro do próprio MD, e a utilizo há alguns anos sem nenhum problema.

Porém eu tive um problema de interferência no meu conversor RGB -> YUV (Componente), que originalmente acompanha uma fonte 12V chaveada.

Achei que fossem os cabos os problemas de interferência da imagem (era sutil, mas incomodava), até que uma bela hora, resolvi trocar a fonte por uma de N.ES. (Que é um trafo linear)
Bingo, matei a charada. Imagem perfeita.

Eu acredito que o maior problema de causador de interferências na imagem / áudio provenientes de fontes de má qualidade, é referente ao próprio circuito do aparelho em si, que pode filtrar ou não as interferências provenientes da alimentação.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Danlucio
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 22, 2015 11:31 am

Re: Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Danlucio »

Corredor X escreveu:Eu não sei te responder com precisão, mas existe um produto específico que faz exatamente isso, o Sega Trio:

http://retrogamecave.weebly.com/sega-trio.html

A qualidade dos produtos dessa loja é excelente, eu comprei a fonte da minha IFU-30 com eles anos atrás.

Corredor, engraçado o site não tem a venda, como se fosse ainda ser lançado mas já tem até review velho no Youtube?
Danlucio
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 22, 2015 11:31 am

Re: Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Danlucio »

Rony_Ket escreveu:Uso fontes chaveadas no meu Mega Drive e no meu Sega CD sem problema algum!

Inclusive meu Mega Drive II (que uso sempre para jogar), tem uma fonte de 9V x 1A chaveada que eu embuti dentro do próprio MD, e a utilizo há alguns anos sem nenhum problema.

Porém eu tive um problema de interferência no meu conversor RGB -> YUV (Componente), que originalmente acompanha uma fonte 12V chaveada.

Achei que fossem os cabos os problemas de interferência da imagem (era sutil, mas incomodava), até que uma bela hora, resolvi trocar a fonte por uma de N.ES. (Que é um trafo linear)
Bingo, matei a charada. Imagem perfeita.

Eu acredito que o maior problema de causador de interferências na imagem / áudio provenientes de fontes de má qualidade, é referente ao próprio circuito do aparelho em si, que pode filtrar ou não as interferências provenientes da alimentação.

Rony, pode falar um pouco sobre esse conversor? Onde comprou? A imagem fica legal? Atualmente uso num monitor Comodore Amiga 1084s (CRT) com RGB analógico (as vezes tb ligo num Philips Trendset de 21"), vi uns conversores loucos ai até para HDMI com upscaling, não sei se presta, achei os preços salgados.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Corredor X »

Danlucio escreveu:Corredor, engraçado o site não tem a venda, como se fosse ainda ser lançado mas já tem até review velho no Youtube?
Na verdade o produto está em falta e a loja está parada no momento, o dono teve um problema familiar mas disse que ainda este ano vai voltar a oferecer os itens. Siga o perfil deles no facebook, possivelmente ele vai avisar lá antes de qualquer outro lugar:

https://www.facebook.com/retrogamecave
Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Rony_Ket »

Danlucio escreveu: Rony, pode falar um pouco sobre esse conversor? Onde comprou? A imagem fica legal? Atualmente uso num monitor Comodore Amiga 1084s (CRT) com RGB analógico (as vezes tb ligo num Philips Trendset de 21"), vi uns conversores loucos ai até para HDMI com upscaling, não sei se presta, achei os preços salgados.
Comprei no eBay, e também precisei comprar o adaptador desse mesmo vendedor no eBay pra poder ligar o Master System, além do próprio cabo SCART RGB.

A imagem é fantástica, é ultra nítida (mas, claro, não chega no nível de um monitor RGB verdadeiro, que infelizmente eu não tenho), embora nos jogos do Sega CD, aquela granulação do vídeo seja acentuada.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Fonte Chaveada pra videogames?

Mensagem por Corredor X »

Eu tenho esse conversor e concordo com o Rony, a qualidade da imagem é excelente, possivelmente a melhor possível que podemos conseguir com as TVs de tubo sem RGB de fábrica. Eu o usei por bastante tempo com todos os meus consoles e nunca tive problema algum, o único detalhe é que ele pode precisar de um pequeno ajuste nas cores quando for usá-lo pela primeira vez, mas são só três pequenos potenciômetros internos e em meio minuto está pronto. Outro detalhe é que ele não tem saída de áudio, mas aí é só comprar um daqueles adaptadores SCART fêmea-macho com umas saídas RCA na parte de cima (baratinho, custa uns dois dólares) ou então adaptar uma saída P2 no próprio conversor, puxando o áudio dos pinos internos, logo acima do led que indica o funcionamento tem um espaço ideal para isso.
Imagem
Responder