Conservação dos encartes e manuais

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

dwerneck
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 2:11 pm

Conservação dos encartes e manuais

Mensagem por dwerneck »

Olá pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês quanto a conservação dos encartes, manuais e capas do master system. Como fazer para evitar que os encartes escureçam com o tempo e que os manuais acabem encardindo ou fiquem com manchas escuras? Existe alguma maneira para que eles voltem a ficar como antes, ou pelo menos melhorar um pouco a aparência? E finalmente, qual a melhor maneira de guardar as capas (com os cartuchos, manuais e panfletos)? Ao ar livre, dentro de um armário, deitadas ou em pé?
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Conservação dos encartes e manuais

Mensagem por Corredor X »

Ah, cara, isso é uma loteria... O tempo é cruel com o papel, por conta da celulose e principalmente pela bendita lignina, a responsável pelo amarelamento. O que eu posso te dizer é que você deve evitar luz, calor e umidade a todo custo para seus itens. Mesmo assim, não é garantia: eu tenho um Phantasy Star III que foi de colecionador, comprei lacrado e o manual estava amarelado lá dentro. Por outro lado, eu tenho quadrinhos dos anos 60 que não eram de colecionador (ou seja, estavam guardados a esmo) e estão tão brancos quanto há 50 anos atrás. Eu sou a favor de ensacar com polipropileno (aquele plástico mais quebradiço) ou com mylar, a benção dos céus cara pra cacete dos colecionadores de quadrinhos, deixando os itens "respirar" de vez em quando para não criar um microambiente ali dentro.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Conservação dos encartes e manuais

Mensagem por Jair »

Dia desses pensava o mesmo! Abri um edição de sonic e tá cheio de pintinhas amarelas :-( fazia uns 10 anos que não abria, e só havia aberto quando comprei!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Conservação dos encartes e manuais

Mensagem por Corredor X »

Isso é foda, eu tive muito problema com isso já...

Ah, e essa condição de amarelamento do papel é irreversível para nós pobres mortais, sei que existem técnicas de restauração em laboratório para dessacidificar as páginas, mas desconheço o processo próprio.
Imagem
Ninja
Mensagens: 258
Registrado em: Qui Mar 19, 2009 8:25 pm

Re: Conservação dos encartes e manuais

Mensagem por Ninja »

Possuo alguns consoles lacrados em minha coleção particular.


Alguns manuais devem estar sarapintados. Nunca vou saber. Afinal, nunca abrirei essas caixas. Sabe de uma coisa? Que se dane. Se nós, seres humanos, carregados de toda a sorte de mazelas luxúrias e idiossincrasias envelhecemos, por qual motivo a celulose também não?


Imagem
Responder