Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por Jair »

não entendi o que vocês estão falando, para mim aquela vida na última fase sempre existiu!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por DMN_Sonic »

Corredor X escreveu:Em todas as vezes nas quais peguei todas as vidas, ela apareceu, como desta vez no emulador e da última vez que tinha jogado-o na memória do Master III. Pode ser que tenha um elemento a mais nisso também, tipo não morrer ou não perder os anéis.

Pois é cara, eu também não duvido, e só para piorar, eu tava dando uma hackeada básica no jogo só para ver algumas coisinhas que me deixaram intrigado por anos (mais de 10 para ser exato) e o código do jogo é muito truncado, fechado m=demais como s fosse perfeitamente programado dento dos 256K que tinha disponível, a Ancient (sim a produtora original do jogo 8 bits) foi muito Master em desenvolver um jogo tão bom em um espaço tão curto, chega a ser um milagre como Phantasy Star com cenários 3D em 512K.

E o mais engraçado ainda, tem espaços vazios! Fora a descoberta recente da música da Marble Zone, a mesma da versão 16 bit no jogo, apontando a possibilidade do jogo ser um port do de MD : http://forums.sonicretro.org/index.php?showtopic=32298 e video : http://www.youtube.com/watch?v=fwXkhaqrt6c
Sem contar que há o morcego de Marble na rom escondia em algum buraco lá, o que dá a impressão que a Bridge Zone não era para existir (na boa não me faria falta... agora Jungle e Sky Base são top de linha).

Bem deixando o fan service do lunático aqui que vos escreve, eu upei um video de uma tentativa bem-sucedida de bater a marca do milhão : http://www.youtube.com/watch?v=5k0NKdnU ... e=youtu.be

Perdão pela falta de áudio, eu e minha esposa estávamos conversando a respeito do feito no momento e saíram muitos palavrões de alegria por finalmente ter zerado com sucesso o game. E perdão pelo treme-treme, imagina o meu nervosismo em zerar pela primeira vez no máximo que dava para zerar, show de bola.

Mas ainda tem mais, eu ainda quero bater o recorde do gringo que jogou em 50Hz (camera lenta diga-se de passagem), mas bater mais de 500000 na mão só no score seco é muito difícil, a diferença pro cara foi de 55000 pontos, complicado...

Outra coisa que descobri hackeando é que tem versões das fases com tempo igual ao de bônus, algumas com defeito ou tempo exagerado causando mortes, mas outras perfeitamente funcionais, assim tem um endereço na memória RAM que deve ser alterado no momento em que se exibe o mapa mundi do game, o que precede as fases, o offset D23E pode ser trocado para 80 e será Green Hill com tempo na tela começando em 1:04 e crescente, mas como a lógica do tempo em bônus é ser decrescente pode ser outra funcionalidade oculta, a de um Time Attack.

Mais uma nessa mesma linha, é a possibilidade de jogar a Labirinth Zone 3 sem água, use o Hex 8B para isso.

Fica ai as descobertas, por enquanto, para o game via rom hacking não evasivo, provavelmente devo fazer um video sendo executada essas descobertas em hardware real, já que agora que eu consigo graças ao Game genie de Game Gear.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por Dav »

bem interessante <geek>
Imagem
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 898
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por Melanogaster »

@Corredor X: o colega inglês e entusiasta de Sonic 1, quando perguntei por any point exploits out there, deu uma sugestão a princípio óbvia mas que nunca havia me ocorrido (talvez pela falta de motivação instantânea que ela gera), e que provavelmente deve maximizar a pontuação: matar todos os inimigos de uma fase, pegar todos os monitores (menos a seta) e anéis (coletando uma vida com estes), morrer e jogá-la de novo. Segundo ele, a Bridge 1 daria 1400 pontos a cada loop destes. Caso "disposição" não seja um parâmetro relevante para se atingir o objetivo deste tópico, there you go...

A melhor pontuação dele é 1.366.100, a propósito, ficando ainda dentro da faixa dos highest scores que conhecemos.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por DMN_Sonic »

O único problema e morrer é que não vai abocanhar os 500000 no final. E eu sei isso da forma mais amarga.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por Corredor X »

Jair escreveu:não entendi o que vocês estão falando, para mim aquela vida na última fase sempre existiu!
:shock:

Eu só fui ver essa vida lá depois de adulto ao readquirir o Master, na época eu zerei o jogo uma centena de vezes (sempre deixava a vida da Labyrinth 3 ou da Sky Base 2 de lado) e nunca apareceu para mim. Um amigo me jurava que a vida apareceu para ele, mas achava que era caô.

DMN_Sonic escreveu:Fora a descoberta recente da música da Marble Zone, a mesma da versão 16 bit no jogo, apontando a possibilidade do jogo ser um port do de MD :

(...)

Bem deixando o fan service do lunático aqui que vos escreve, eu upei um video de uma tentativa bem-sucedida de bater a marca do milhão

(...)

Mas ainda tem mais, eu ainda quero bater o recorde do gringo que jogou em 50Hz (camera lenta diga-se de passagem), mas bater mais de 500000 na mão só no score seco é muito difícil, a diferença pro cara foi de 55000 pontos, complicado...
Essa da Marble Zone eu desconhecia :shock: Como diz no final do jogo, o Yuzo "releu" as músicas das fases originais além de ter feito suas próprias. Será que ele não refez a música de todas as originais do Mega de uma vez e acabaram não usando essa? Que pecado isso, ficou bacana demais... E excelente pontuação a sua! Dá para conseguir mais uns 20.000 se você terminar a Scrap Brain 1 em 29 segundos, não? Isso me ocorreu agora e confirmei a possibilidade nesses speedruns:

http://www.youtube.com/watch?v=sVexa0eciLI

http://www.youtube.com/watch?v=ttKXIcky3Mk

Atenção ao primeiro, que tem um bug ótimo que eu desconhecia logo na segunda fase: aquela primeira mola horizontal, pouco antes do monitor com a seta, te joga contra a parede e dá para usar isso para escalar para o nível de cima :shock:
Melanogaster escreveu:@Corredor X: o colega inglês e entusiasta de Sonic 1, quando perguntei por any point exploits out there, deu uma sugestão a princípio óbvia mas que nunca havia me ocorrido (talvez pela falta de motivação instantânea que ela gera), e que provavelmente deve maximizar a pontuação: matar todos os inimigos de uma fase, pegar todos os monitores (menos a seta) e anéis (coletando uma vida com estes), morrer e jogá-la de novo. Segundo ele, a Bridge 1 daria 1400 pontos a cada loop destes. Caso "disposição" não seja um parâmetro relevante para se atingir o objetivo deste tópico, there you go...
Pois é, aí dá para maximizar o placar, mas haja paciência de repetir a fase 74625 vezes, sem contar perder 350.000 no final :cry: Se pelo menos houvesse uma na qual rolasse uns 10.000 em pontos, até ia.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por DMN_Sonic »

Sobre o video do bug, esse eu manjo desde novo, aliás, bug no Sonic eu conheço aos montes, atalhos e mutretas é o que não falta, esse também dá para repetir seguindo adiante, quando se pula na mola vertical, no canto superior esquerdo também é possível se prender lá, mas não dá nada.
Dá para passar além da placa e bugar o jogo se você pegar velocidade desde o topo e cair certinho no escorregador.
Tem outros, em Scrap Brain 2 logo que você desvia dos fogos depois da parte das esteiras se cair direto você vai ver a vida presa do outro lado, é mó rolê para pegar ela, se você cair do jeito certinho na beirada você passa para o lado e dentro da porta, encurtando o caminho para a vida.
O truque da Labirynth nas plataformas levadiças nas passagens verticais também é velho, principalmente na vida escondida na LZ2, é mais seguro subir pelo truque do teletransporte do que tentar pegar ar.

Sei lá, tem tanto truque que até me perco em listar...
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por Dav »

esse da mola horizontal na Green Hill Zone ACT2 decobri a muito anos sem querer :)
outros bugs (acho) ja descobri nos jogos da serie no Master System
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por Jair »

Caros essa thread é fantástica!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
dplc81
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Mar 07, 2012 11:45 am

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por dplc81 »

Corredor X escreveu:achei um TAS da versão Game Gear! Ignorando tudo e conseguindo o bônus de tempo em todo local possível, o sujeito terminou com incríveis 1.488.880 :shock: É maior do que o maior recorde que encontrei "normalmente", que foi cerca de 1.300.000.

http://www.youtube.com/watch?v=5_ffN74ibZU
A Versão de Game Gear aparentemente tem uma contagem de pontuação diferente da do Master System, pois o cara desse video consegue logo de cara 300000 (!!) pontos por terminar a primeira fase em 18 segundos, além de fazer a Bridge Zone 1 em 17, ganhando mais 300000! No Master System, o máximo que você consegue é 30000 pontos se completar as fases em até 29 segundos, independente do quanto baixo for o tempo. Ou seja, no Game Gear compensa perder o Special Bonus em favor de completar pelo menos essas duas fases abaixo de 20 segundos, porque vai render 600000 logo de cara.

Falando em Sonic 1, existe uma versão beta do jogo para o Game Gear em que os sprites do Sonic são iguais aos da versão de Master, além de ser jogável somente a primeira fase. Será que essa rom já foi verificada pra ver se não tem diferenças em outras fases?

EDIT: ainda tem a Sky Base 2 q o cara ganha mais 300000 usando o truque do túnel secreto.
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Melhor pontuação no Sonic 1 de Master

Mensagem por Dav »

cheguei a jogar essa rom beta por algum motivo o visual do Sonic foi modificado deve ser devido a resoluçao...ate que os outros sao iguais as versoes MS
Imagem
Responder