Será que alguém poderia me ajudar?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Shin_akuma
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mai 24, 2013 10:48 am

Será que alguém poderia me ajudar?

Mensagem por Shin_akuma »

Então meu mega drive 3 tec toy[é o 3 verdadeiro, e não o capado], estava quebrado, não ligava, abri ele mexi varias vezes, descobri um capacitor com uma perna solta, ok, quando ia arrumar ele meu irmão mexeu e saiu voando outro capacitor.

O capacitor é identico esse dessa foto
Imagem

Bom o que acontece é que não sei daonde esse capacitor veio exatamente na placa mãe do mega drive.

Então queria a ajuda de alguém que possui o mesmo modelo fabricado pela tec toy, a boa alma teria que abrir e tirar uma foto,ou dizer onde esse capacitor fica.

Pra saber vc tem o mesmo modelo vc abre o slot de cartucho e compara com essa imagem
http://imageshack.us/f/830/genesis2va0.jpg/

Ou vê se consegue ler "b32" na placa como tem na foto, sabendo que o seu mega foi feito pela tec toy.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Será que alguém poderia me ajudar?

Mensagem por Corredor X »

Cara, eu dei uma busca por imagens da placa do Genesis 2 na net e não achei nenhum componente parecido com o bichão aí em cima. Como você disse também que ele "saiu voando" da placa, eu desconfio que ele faça parte da transcodificação que era feita pela TT em placas americanas. Ou seja, ele devia ser soldado na parte de baixo da placa, perto da área onde está o cristal PAL-M que substitui o NTSC. Um chute meu aqui, óbvio, já que infelizmente não tenho um Mega 3 aqui para abrir e conferir.
Imagem
Coisa
Mensagens: 52
Registrado em: Seg Jun 27, 2011 11:13 am

Re: Será que alguém poderia me ajudar?

Mensagem por Coisa »

Shin_akuma escreveu:Então meu mega drive 3 tec toy[é o 3 verdadeiro, e não o capado], estava quebrado, não ligava, abri ele mexi varias vezes, descobri um capacitor com uma perna solta, ok, quando ia arrumar ele meu irmão mexeu e saiu voando outro capacitor.

O capacitor é identico esse dessa foto
Imagem

Bom o que acontece é que não sei daonde esse capacitor veio exatamente na placa mãe do mega drive.

Então queria a ajuda de alguém que possui o mesmo modelo fabricado pela tec toy, a boa alma teria que abrir e tirar uma foto,ou dizer onde esse capacitor fica.

Pra saber vc tem o mesmo modelo vc abre o slot de cartucho e compara com essa imagem
http://imageshack.us/f/830/genesis2va0.jpg/

Ou vê se consegue ler "b32" na placa como tem na foto, sabendo que o seu mega foi feito pela tec toy.
Meu Mega 3 é Tectoy também mas não encontrei nenhum capacitor parecido com esse.

O que mais existe na placa desse meu Mega são uns "tubinhos verdes" que não sei o nome, principalmente atrás do conector de cartuchos.

Existem na frente, próximo aos conectores dos controles coisas que parecem capacitores mas não vi inscrições neles.

Embaixo da placa não me lembro se existiam capacitores quando fiz um leve mod nele mas não posso verificar pois na época do mod um dos fios da fonte interna se soltou da placa e foi complicado colocar ele no lugar novamente, por isso não vai ser possível soltar a placa da carcaça...
Consoles: Mega Drive III, Super Nes e PS2 (Esse último para rodar os games de Master System!)
Shin_akuma
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mai 24, 2013 10:48 am

Re: Será que alguém poderia me ajudar?

Mensagem por Shin_akuma »

Corredor X escreveu:Cara, eu dei uma busca por imagens da placa do Genesis 2 na net e não achei nenhum componente parecido com o bichão aí em cima. Como você disse também que ele "saiu voando" da placa, eu desconfio que ele faça parte da transcodificação que era feita pela TT em placas americanas. Ou seja, ele devia ser soldado na parte de baixo da placa, perto da área onde está o cristal PAL-M que substitui o NTSC. Um chute meu aqui, óbvio, já que infelizmente não tenho um Mega 3 aqui para abrir e conferir.
É um capacitor de polister, eu tenho uma mera lembrança dele na placa proximo ao que estava com a perna solta, e ele estava muito deitado,então até sei mais ou menos onde ele estava mas não sei que pontos ele ligava na placa.

Todo capacitor na placa é colocado num local que tem um circulo e indica o lado positivo e esse de poliester não estava assim.
Coisa escreveu:
Meu Mega 3 é Tectoy também mas não encontrei nenhum capacitor parecido com esse.

O que mais existe na placa desse meu Mega são uns "tubinhos verdes" que não sei o nome, principalmente atrás do conector de cartuchos.

Existem na frente, próximo aos conectores dos controles coisas que parecem capacitores mas não vi inscrições neles.

Embaixo da placa não me lembro se existiam capacitores quando fiz um leve mod nele mas não posso verificar pois na época do mod um dos fios da fonte interna se soltou da placa e foi complicado colocar ele no lugar novamente, por isso não vai ser possível soltar a placa da carcaça...
Esse tubinhos verdes são capacitores eletroliticos, o meu tb está cheio deles,e todos ele tem escritos neles seus valores[nesse do mega estão escrito na vertical] de voltagem e capacitancia,esses perto da entrada no controle não são capacitores, pq os capacitores tem 2 pernas esses tem tres,acho que são transistores,por isso mesmo não tem nada escrito neles.

Eu já saquei o problema, foi que meu mega foi levado pro conserto uma vez com problema no RF,ai levei numa assistencia tecnica,lá o tecnico colocou esse capacitor de poliester, já achei uma foto de placa identica a minha do mega 3 da tec toy e não tem esse capacitor de poliester.

Eu arrumei o outro capacitor que estava com uma perna solta e a parte do conector da fonte que estava muito ruim, e ai o mega voltou a vida, só notei dois coisas estranhas o som dele está com um leve chiado em telas onde não tem som, e jogando por algumas horas ele se desligou sozinho do nada, não sei se ele sempre vai fazer isso foi apenas no momento.

Me parece mesmo que esse capacitor de poliester não faz falta[pois o mesmo não faz parte do projeto do mega drive,e sim foi uma adaptação feita pelo tecnico], o chiado deve ser graças aos capacitores velhos que ficam na parte do som[ou mesmo algum dentro da fonte, pq com uso uma compativel, com a original o chiado aumenta muito], e a desligada parece normal levando em conta que foi resoldado o conector da fonte e se ficar mexendo lá ele desliga.

No momento já estou feliz com o mega funcionando de novo não vou fuçar muito pra tirar esse chiado que é leve só aparece em tela sem som algum, se voltar a desligar do nada ai fico preocupado.
Responder