diferenca entre os cartuchos

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

michel.teobaldo
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 9:48 am
Localização: Rio de Janeiro

diferenca entre os cartuchos

Mensagem por michel.teobaldo »

estava dando uma limpada nos meus caruchos e tive a ideia de abrir alguns.
Depois de tanto tempo abrindo e fechando os cartucho foi que o idiota aqui :lol: reparou que os CI nas placas são diferentes. Tanto do master quanto do mega.
1. Alguém sabe porque isso acontece?
2.Existe algum tipo de CI padrão para esses consoles (um que eu coloque qualquer jogo e funcione)?
3. Se é que existi padrão para jogos comuns, será que existe também para jogos com save?

Valeu!
Jeff the Animal
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mar 29, 2012 6:03 pm
Localização: CTBA

Re: diferenca entre os cartuchos

Mensagem por Jeff the Animal »

Isso varia ate mesmo pelo tamanho da ROM para armazenar o jogo, se quiser montar algo mais universal precisaria utilizar para o master system alguma placa de jogo q possua um chip de mapeamento (sega 315-5235) para sacrificar, segue alguns jogos que possuem esse CI:

After Burner
Altered Beast
Golden Axe
Monopoly
Penguin Land
Phantasy Star
R-Type
Sagaia


para o mega drive parece ser mais simples pq acho q nao precisa de algum jogo específico, o lance era pegar uma eprom equivalente/compativeis e gravar a imagem da rom nela e colocar na placa... vc pode usar eproms maiores q as originais mas precisaria rever a pinagem e alterar a placa conforme a necessidade.

existem tbm os cartuchos q usam as ROMs/CIs em epoxi (bolha) sem encapsulamento padrao, esses nao podem ser utilizados

para os jogos com save a principio vc deveria pegar um cartucho q tenha save como padrao tbm já com a bateria e tal...

(claro q para gravar os jogos na eprom vc vai precisar tbm de um gravador de eprom universal)

acho legal a ideia de gravar a eprom, pelo lado da eletronica mesmo, ate mesmo pra usar as roms hackeadas tbm... mas tem opcoes bem mais interessantes como o everdrive q vc pode usar o cartao SD e tal...
SEGA forever!
michel.teobaldo
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 9:48 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: diferenca entre os cartuchos

Mensagem por michel.teobaldo »

Só não entendi porque no master tem de ser algum desses jogos especificos e no mega poderia ser qualquer um.
Na verdade eu queria ver um esquema de placa que tenha save e possa ser usada com qualquer rom.
Tenho um amigo que manja dessa parte de eletronica e disse que era facil fazer um CI, to pagando pra pra ver : )
Se conseguir fazer uma placa pelo menos semelhante e que encaixe no console, tenho coragem de tirar a solda de um dos meus cartuchos e colocar nela (pra ver no que vai dar), se funcionar, compro o gravador universal de eprom.

Outra dúvida, qual o preço médio das eproms?

Vi em sites americanos e parecem ser caros.

alguem sabe a nomenclatura das eprom e eeproms para master e mega?

tipo a nomenclatura da eprom e/ou eeprom para rom de master de 32kb, 64kb ...

Valeu.
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: diferenca entre os cartuchos

Mensagem por Agrobel »

Michel, o Giga (Gigacom) aqui do fórum já tá fazendo mais ou menos isso, mas apenas para o Mega. Converse com ele e poste o que descobrir, ou aguarde ele se pronunciar aqui no tópico.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Responder