Pac-Man Championship DX: Qdo o remake supera o original

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Kobayashi
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 10:10 am

Pac-Man Championship DX: Qdo o remake supera o original

Mensagem por Kobayashi »

Bem, pessoal, assim como ocorre com os filmes são raros os remakes de games que conseguem fazer juz ao original e mais raro ainda são aqueles que conseguem superar o original e o que dizer de um remake que consegue a proeza de superar o original e com muita folga ? Isso foi algo que nunca presenciei até jogar o extraordinário Pac-Man Championship Edition DX:

Sempre admirei a Namco. Considero-a uma das mais importantes, inovadoras e influentes developers de games de todos os tempos junto com a Konami, Ni***ndo, Taito, Sega, a antiga RARE e a Capcom.

Namco brilhou nos primórdios dos arcades trazendo ao mundo grandes clássicos como Pac-Man, Xevious (ou Columbia no Brasil), Galaga e muitos outros (como o clássico moderno divertidíssimo Katamari Damacy), mas foi Pac-Man o principal arcade da empresa e o game responsável por fazer do personagem que empresta o nome ao jogo um dos mais populares dos videogames em todos os tempos junto com Mario e Sonic (num Guiness Book recente é dito que Pac-Man é mais popular que Mario nos EUA!).

Antes de começar a falar sobre o game em si, gostaria de fazer um rápido retrospecto acerca de minha experiênca com Pac-Man e seus jogos: para mim, tudo começou no Atari, onde então tive meu primeiro contato com Pac-Man. Gosto demais desse game e a musiquinha que toca no ínico do jogo e também quando Pac-Man morre são inesquecíveis para mim. Eu e meus amigos costumávamos fazer campeonatos de Pac-Man na minha casa e guardo com muito carinho as lembranças dessa ótima época. Posteriormente, conheci Ms. Pac-Man (a versão feminina de Pac-Man) também do Atari, um game muito legal e anos depois conheci um ótimo port do clássico arcade para o MSX e muitos anos depois é que fui ter meu primeiro contato com a verdadeira versão arcade do game (possuo ela e outros arcades clássicos do Pac-Man como Pacmania e etc no game Pac-Man World 2 do PS2, onde eles são jogos destraváveis).

Voltando ao assunto principal, um dia eu estava navegando na pasta consoles e vi um tópico de meu amigo Neil Young em que ele apresentava um vídeo de Pac-Man Championship Edition DX que estava prestes a ser lançado na PSN. Lembro que neste tópico alguns colegas zombaram do game e etc, menos eu. Quando vi o vídeo, ele despertou minha atenção imediatamente, tanto que o inclui na minha wishlist e posteriormente o peguei. Caras, foi simplesmente uma das melhores experiências gamísticas que já tive na minha vida até hoje.

Pac-Man Championship Edition DX é incrível, fantástico, genial, só tenho bons adjetivos para descrever este game! A Namco conseguiu pegar a fórmula do Pac-Man original e melhorá-la muito, mas muito mesmo! As principais diferenças desta nova versão para o original é que os pontinhos comestíveis e as frutinhas não aparecem em todo o labirinto, mas somente em partes deste. O objetivo do jogo continua sendo o mesmo: comê-los e fugir dos fantasmas (e também papá-los no momento adequado), porém, desta vez, além da pontuação existe um limite de tempo. Outra diferença importante é que os fantasmas inicialmente estão todos dormindo e são acordados assim que Pac-Man passa ao lado deles e, uma vez despertos, eles passam a perseguir Pac-Man e o mais interessante é que não são apenas 4 fantasmas como no original, mas podem chegar a dezenas e partem todos em fila indiana atrás de Pac-Man, proporcionando perseguições alucinantes ! E quando você pega as power-pellets (círculos amarelos que possibilitam comer os fantasmas num curto espaço de tempo) é uma delícia papar em combos monstruosos as dezenas de fantasmas que até então te perseguiam.

As novidades, entretanto, não param por aí, pois você tem a sua disposição um arsenal limitado de bombas que poderão ser utilizadas quando você se ver numa situação crítica ou sem saída e uma outra coisa muito legal e bem bolada é que quando você está numa situação de perigo, próximo de encostar em algum fantasma, o jogo fica em câmera lenta a la Matrix, permitindo a você raciocinar com mais calma qual direção tomar para escapar dos seus perseguidores. Caras, é sensacional, só jogando mesmo para compreender em sua plenitude a genialidade deste game e a diversão que ele proporciona.

Abaixo fiz um humilde vídeo de mim mesmo jogando o labirinto Highway (são vários labirintos e layouts disponíveis) no score attack de 5 minutos (tem de 10 minutos também). Pode parecer paia isso de limite de tempo, mas, caras, posso garantir que, para mim, foram 5 minutos da mais alta diversão!

Segue o vídeo (melhor assistido em 720p):

http://www.youtube.com/watch?v=LL8CQs_MgdI
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Pac-Man Championship DX: Qdo o remake supera o original

Mensagem por Corredor X »

Eu baixei o demo no dia em que saiu e achei a proposta muito interessante, realmente é bem divertido.

Por curiosidade, Kobayashi, o que você usa para gravar seus vídeos?
Imagem
Kobayashi
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 10:10 am

Re: Pac-Man Championship DX: Qdo o remake supera o original

Mensagem por Kobayashi »

Corredor X escreveu:Eu baixei o demo no dia em que saiu e achei a proposta muito interessante, realmente é bem divertido.

Por curiosidade, Kobayashi, o que você usa para gravar seus vídeos?
Corredor X, eu utilizo basicamente dois métodos:

1) Através de placa de captura ou
2) Gravo diretamente em DVD através de um Gravador de DVD de Mesa.

O vídeo que apresentei neste tópico eu gravei a partir de placa de captura.
MAGAIVER
Mensagens: 849
Registrado em: Sex Set 26, 2008 12:14 am
Localização: Londrina, Paraná, Brasil
Contato:

Re: Pac-Man Championship DX: Qdo o remake supera o original

Mensagem por MAGAIVER »

Criei um tópico a respeito desse jogo ano passado fui ignorado. De qualquer mandeira, comprei, joguei um monte, fiz 100%, joguei mais, vendi o PS3 e tenho saudades desse jogo.
Imagem
Responder