Senhores, no meio de um tópico do NES Archive sobre clones, alguém cita o curioso fato do Master não ter pirataria por aqui. O usuário Hunter, então, dá um depoimento interessante:
Hunter, do NES Archive, escreveu:
Existiam cartuchos piratas de Master, pois eu tive um: Mônica no Castelo do Dragão. Não, não me refiro ao simples fato dele ser um hack de Wonder Boy in Moster World feito pela TecToy, mas sim de ser um cartucho pirata mesmo. Só ví cartuchos piratas de Master a venda uma única vez em minha vida, no antigo (e agora defunto) Stand Center da "Consolação" (bem, ficava na Av. Paulista, mas era próximo à Consolação).
Havia alguns títulos piratas (não muitos) em apenas um stand de lá. O case do cartucho era de um plástico preto um pouco gosseiro, não tinha parafusos (as partes do case eram encaixadas) e tinham labels com fotos. Sim, cartuchos de Master com labels como jogos de Famicom, ao invés daquele simples adesivo quadriculado com o nome do jogo. No caso, os labels eram adesivos impressos com imagens das capas dos jogos (imagens das caixas de plástico, não das de papel). Se a Sega tivesse usado isso nos cartuchos originais imagino que teriam ficado bem mais chamativos.
Outro detalhe é que o case não era uma reprodução exata dos cases de cartuchos originais. Ele não tinha as ranhuras que deveriam ficar em baixo do quadriculado e nem aquela "bundinha" arredondada; era liso e quadradão. Os jogos vinham em caixas plásticas de locadora, com um xerox da parte frontal da caixa enfiado no plástico transparente (como as locadoras faziam mesmo). O interessante no caso e que era um pirata de um hack brasileiro do jogo, o que me faz pensar que ou os pirateiros brasileiros encomendaram a produção na China ou se meteram a produzir aqui mesmo.
Fascinante, não? Pergunto-me se algum desses sobreviveu ao tempo...