Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Gigacom »

fonte: http://colunistas.ig.com.br/gamerbr/200 ... as-bancas/
Data da publicação da entrevista: 02/04/09

Imagem

Falam de crise mundial, corte de gastos, decadência do meio impresso, mas ta aí – mais uma revista de games nas bancas. O nome é OLD! Gamer é da Editora Europa e é focada, como o nome entrega, em games antigos. O slogan é sugestivo: “jogos clássicos, diversão eterna” A primeira edição está prevista para maio e, em princípio, com periodicidade bimestral. Conversei com os dois editores da publicação, Fabio Santana e Humberto Martinez, que revelaram mais sobre o projeto.

Gamer.br: Primeiro, sei que vocês têm essa idéia de fazer uma revista sobre nostalgia há um bom tempo. Como conseguiram convencer a editora a bancar a idéia?
Humberto Martinez: O núcleo de games da Editora Europa está ganhando força há muito tempo com revistas que cobrem as áreas mais necessárias do mercado de games (Dicas & Truques para PlayStation, N-Gamer, Revista Oficial do XBox 360 e GameMaster). O conhecimento que acumulamos com estas revistas sobre o público e mercado brasileiro nos deu segurança para investir em projetos menos óbvios, mas que temos certeza de que de que preencherá uma lacuna no mercado editorial gamer. É apenas o começo de muitas surpresas. Só para complementar, é importante ressaltar que a Europa é uma empresa que dá um nível enorme de liberdade criativa aos funcionários. Com isso, muitos projetos que nascem como idéias pessoais, sonhos de jogador mesmo, têm espaço para ganhar vida; desde que comprovado, de forma séria e profissional, de que há um motivo e necessidade para ele. E se você juntar a liberdade que a empresa oferece com a equipe gigante de profissionais experientes e determinados que contamos, fica difícil encontrar barreiras para realizar grandes desafios.

Qual a intenção da publicação? Para quem ela se dirige, o que ela irá apresentar, por que ela é importante?
Fabio Santana: A OLD! Gamer é uma revista para caras como nós, na casa dos 20 e tantos, 30 e poucos anos, que cresceram jogando games e continuam curtindo a paixão. E acho que paixão é aqui a palavra-chave, pois como o Humberto disse, a projeto nasceu de um gosto da equipe por retro gaming. A idéia é brincar com a nostalgia, abordando não só os grandes títulos que jogamos, como também todo o contexto da época.
Para isso, meio que já montamos uma biblioteca com revistas antigas, para pegar referências e informações de época. Não queremos ficar limitados a pautas manjadas e conteúdo de internet. Todos estão muito envolvidos, muito empolgados e muito inspirados com o projeto, então coisas novas surgem a todo momento e a gente vai lapidando as idéias.
E dedicar uma revista inteira ao assunto é uma necessidade que está aí. Apesar de todo ser humano tender à nostalgia, jogos antigos são apenas uma pequena parte das revistas atuais, então ter um produto segmentado foi uma decisão natural. Assim, dá para falar mais de perto com esse público vasto que estava até agora não-atendido.

O que podemos esperar do conteúdo? Que tipo de matérias a revista terá? Como uma revista focada em nostalgia pode se sobressair em relação ao que se encontra na internet?
FS: A idéia é partir da vivência pessoal de cada membro envolvido no projeto, somar as experiências e complementar com um bom trabalho de pesquisa, nunca confiando apenas na memória. A biblioteca que montamos e estamos expandindo é parte da ação para capturar o real sentido histórico do assunto. Com essa referência, podemos voltar no tempo e consultar registros sobre a expectativa de um jogo na época, ou as reações que causou, para resgatar esse contexto e analisá-lo sob a ótica contemporânea - não serão raras as citações diretas de textos já publicados em revistas antigas. Comentários de produtores na época também serão frequentes, procurando recuperar suas idéias no conceito original.

HM: A OLD!Gamer, obviamente, busca alimentar a sede nostálgica em todas as suas necessidades. A idéia é oferecer desde reportagens sérias e minuciosas, como dossiês completos sobre jogos e suas plataformas (consoles, arcades, portáteis e computadores) e análises de momentos históricos; até pautas mais focadas em curiosidades e diversão (afinal, não temos como falar de YO! Noid sem uma grande dose de bom-humor). Cada aspecto dos jogos nos interessam: design de personagens e cenários, informações de bastidores, progressos e fracassos, personalidades envolvidas…
A propósito, este último elemento, a figura humana que faz a história, é outro de nossos focos para oferecer conteúdo único, já que estamos indo atrás dos profissionais que participaram dos processos criativos e têm sempre algo novo a acrescentar. Vale ressaltar que a não busca o passado apenas no passado, mas também em quem pode acrescentar novas revelações sobre os assuntos que abordamos. Por isso, teremos entrevistas atuais com personalidades como Segata Sanshiro, por exemplo, com que batemos um papo bem divertido para a edição de estréia.

Quando sai? Quanto custa? Tem anunciantes?
FS: Estamos trabalhando a todo vapor para lançar a revista em maio, ainda na primeira quinzena. Inicialmente, a OLD!Gamer será bimestral, mas há possibilidade de se tornar mensal, só dependendo da demanda. O preço ainda não está definido, mas posso adiantar que será um produto de luxo, dedicado a colecionadores exigentes, com 100 páginas, lombada quadrada, impressa em papel de qualidade e tudo mais. A respeito dos anunciantes, este é um caso peculiar em que o produto nasceu não viabilizado pela publicidade, mas pura e simplesmente pelo pioneirismo da idéia, pela qualidade do material e pelo potencial de mercado.

Quem vai colaborar/escrever? Estão aceitando sugestões de pautas, colaboradores ou contribuições em geral?
HM: Há uma equipe central dedicada à OLD!Gamer, composta por: Ammer Houchaimi, André Forte, Fábio Santana, Gilsomar Livramento e eu (isso no campo editorial). Além disso, há envolvimento espontâneo do núcleo de games da editora e há muitos colaboradores vitais ao processo (Marcus Garrett, Douglas Vieira e outros). Por ser uma revista dedicada pela paixão, sempre buscamos ajuda de pessoas que… tenham vivido mais intensamente o assunto tratado e também aceitamos sugestões. Aliás, já recebemos muitas.

Em uma época tão complexa para o jornalismo impresso, revistas gringas fechando as portas, perspectivas obscuras… vocês vão lá e investem em uma nova revista. Como conseguem? Então há luz no fim do túnel?
HM: Sinceramente, apesar do panorama nacional (e mundial), o núcleo de games da Editora Europa vai muito bem e só cresceu nos últimos anos. Todas as nossas publicações tem conseguindo (seja pela boa administração ou pelo empenho geral; talvez pelos dois motivos) crescer e gerar novas oportunidades. Projetos como os livros “Os 100 Melhores Jogos” e “A Arte dos Videogames” esgotaram em pouco tempo e só provam que existe um bom mercado consumidor para o segmento, desde que saiba como conquistá-lo.

FS: Óbvio que, no final das contas, isso tudo é um negócio e temos a responsabilidade de torná-lo rentável. E é justamente porquê os produtos do núcleo de games da Editora Europa têm sido bem-sucedidos que somos incentivados a ter idéias como a OLD!Gamer e outras novidades que estão por vir. Nossa revista de jogos retrô é o primeiro produto nascido da iniciativa Gamers Heaven, uma espécie de grife que pretende agregar as marcas de games da editora e possibilitar uma série de outros projetos, tanto no meio impresso quanto na frente digital. No grande plano, diversas coisas que deram certo no passado estão permitindo as expansões presentes, e tudo o que está acontecendo agora deve viabilizar os elaborados projetos vindouros. É uma espiral ascendente movida por responsabilidade, paixão e confiança no mercado.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Corredor X »

Vai sair e tem tudo para dar certo. Só se escrevesse para eles eu ficaria mais feliz :lol:

E a miopia me engana ou a penúltima tela na parte de baixo é Karateka?
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Gigacom »

Os seus óculos não estão te enganando Corredor! De fato, é o Karateka memo!
Espero ao menos que a revista tenha preço acessível... pelo porte e falta de anunciantes, acho que tem tudo para chegar ao preço de R$ 19,90, à exemplo de outras revistas que já surgiram da mesma forma... mas com sorte, talvez tenhamos que pagar uns R$12,90, o que eu acho aceitável.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Vectorman »

Pra ninguém ficar atrapalhado com a imagem :mrgreen: :mrgreen: :
http://www.gagagames.com.br/wp-content/ ... 1_capa.jpg

Só clicar na imagem...
Imagem
puguinha
Mensagens: 914
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 4:17 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por puguinha »

iae ninguem + sabe da revista????? :?: :?:
Ralph Baer, David Rosen, Ferdinand Porsche, Michael Jackson
Meus Jogos

na briga entre Mega Drive e Super Ni***ndo, o SNES é o 1° amarelar
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Gigacom »

Nem ideia... era pra ter sido lançado esse mês, mas até agora nada... andei dando uma olhada no site da Editora Europa atrás de informações, mas não há nada falando sobre a revista...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Rodrigo Justi »

Gigacom escreveu:Nem ideia... era pra ter sido lançado esse mês, mas até agora nada... andei dando uma olhada no site da Editora Europa atrás de informações, mas não há nada falando sobre a revista...
Pelo que eu to sabendo é mais pro fim do mês... mas nada oficial.
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Corredor X »

Que essa revista não refugue, pelo amor de William Shatner :cry:
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Vectorman »

Calma, gentchê!!! É só no finzim do mês... Como dizem por aqui: "ô povo avechado"... :roll: :roll: :roll:
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Vectorman »

Últimas notícias!
A diagramação da revista já está quase concluída!
Infelizmente houve um atraso (Num me impressiona muito... :roll: ) e a revista estará saindo até o dia 31 deste mês... (Esperar é foda...)
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Corredor X »

Agora vai!
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Vectorman »

Pois é, para nosso desespero, A revista atrasou de novo!! Agora tão falando que PODE SER que saia no meio do mês que vem... pode ser que saia antes mas é mais provavel que saia depois, né?... :cry: :cry: :cry:
Imagem
Gentleman
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Abr 05, 2008 5:48 pm

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Gentleman »

Vectorman escreveu:Pois é, para nosso desespero, A revista atrasou de novo!! Agora tão falando que PODE SER que saia no meio do mês que vem... pode ser que saia antes mas é mais provavel que saia depois, né?... :cry: :cry: :cry:
Esta revista é um "vapor ware", infelizmente! :(
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Corredor X »

Pensamento positivo, meu povo :D
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Parece que agora vai sair a revista OLD! GAMER...

Mensagem por Gigacom »

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder