No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por B - Mark »

Postado originalmente no Fórum Outerspace no dia 23 de Janeiro de 2017

No começo dos anos 90, surgiram várias locadoras de games que junto com os fliperamas se tornaram os locais mais frequentados por nós.

Seja para alugar algum jogo ou até mesmo jogar por em consoles mais modernos quando ainda não os tinha em casa ao invés de se contentar apenas com as matérias das revistas.

Porém com o passar do tempo, tanto as locadoras quanto os fliperamas acabaram fechando suas portas pelos mais diversos fatores como problemas financeiros ou administrativos e até mesmo a pirataria dos jogos em CD e DVD que eram vendidos em camelôs porque a pirataria dos cartuchos devia dar menos prejuízo porque várias locadoras tinham cartuchos piratas no acervo.

Mas após o fim das locadoras, os locais que um dia as abrigou passaram a funcionar outros tipos de negócios.

Segue abaixo uma relação de algumas locadoras que frequentei quando ainda morava em Goiânia com fotos atuais dos locais.

Resolvi criar esse tópico inspirado no do Grose em que ele falava dos fliperamas.

Link
http://forum.outerspace.com.br/index.ph ... de.452281/

E aguardo pelas contribuições dos usuários do fórum.

Genesis Games(Mary Papers): Goiânia-GO


Genesis Games - 1996
Imagem

Mary Papers - Dias atuais
Imagem

Em Goiânia,onde nasci tinha uma locadora chamada Genesis Games que foi fundada em 1992 e funcionou até 2015.

Mas só a conheci em 1994 quando estava indo para um Shopping chamado Bougainville e todos os sábados ia lá para jogar Neo Geo,SNES além de alugar cartuchos para Mega Drive.

A locadora era muito boa e sempre tinha os lançamentos e foi lá que conheci o Neo Geo AES onde joguei Sengoku 2,Burning Fight,Art of Fighting 1 e 2 e os Fatal Fury 2,3 e Special.

A locadora originalmente funcionava em uma das lojas do Setor Oeste próxima a praça do cigano onde ficou de 1992 a 1996 quando se mudaram para uma loja maior no mesmo bairro e ficou lá até fechar.

Atualmente funciona uma papelaria chamada Mary Papers que também é antiga e se mantém até hoje.

A foto da referida papelaria era onde a Genesis Games funcionou.

Mega Game: Goiânia-GO
Imagem

Locadora que ficava na galeria Center Shopping Tamandaré na Av.República do Líbano em Goiania.

Eu a conheci em 1991 quando tinha 12 anos através de um amigo que alugava cartuchos de Master System. Ela também foi a primeira locadora de games que frequentei porque antes alugava cartuchos de Atari na Star Vídeo que trabalhava mais com aluguel de filmes.

O acervo dela era composto de jogos de Master System,Mega Drive e NES.

No caso do Master System só tinha jogos da Tec Toy,NES somente originais americanos e Mega Drive era composto de cartuchos da Tec Toy,originais americanos e alguns piratas.

Me lembro que aluguei Monica no Castelo do Dragão,Indiana Jones e a Última Cruzada e Ys: The Vanished Omens pouco tempo depois de terem sido lançados no Brasil.

Em 1992 eles se mudaram para uma loja na Av.Paranaíba que ficava na rua. Acredito que seja por falta de condições de arcar com o aluguel de loja em galeria além das despesas.

No final de 1992 parei de frequentar a locadora porque eles não tinham mais nenhum jogo de meu interesse e acredito que eles fecharam em 1993 ou 1994.

Game World (Colchões Ortobom): Goiânia-GO
Imagem

Frequentei a Game World em 1991 e tomei conhecimento dela através do meu pai quando ele estava voltando do trabalho e me disse que tinha aberto uma locadora de videogame onde podia jogar nos consoles.

Na época só tinha o Master System e lembro que vivia lendo as revistas da época com matérias dos jogos do Mega e do SNES.

Na primeira vez que fui lá joguei Super Mario World,Final Fight e Actraizer do Super Famicom porque na época o SNES ainda não tinha sido lançado nos EUA e Sonic 1,Castle of Illusion e E-Swat do Mega Drive e desde então troquei o fliperama que ficava mais próximo do meu prédio por essa locadora.

Quando ganhei o Mega em 1992 passei a alugar os cartuchos e só ia jogar Super Famicom.

Um fato curioso foi quando aluguei o cartucho pirata do Ayrton Senna´s Super Monaco GP II pirata. O jogo não rodou no meu console devido a trava eletrônica e o dono já me advertiu dizendo que ele não funcionou nos consoles brasileiros de alguns clientes e acabei pegando o Arch Rivals, um jogo de basquete onde era permitido bater nos adversários.

A locadora faliu em 1993 e no lugar já funcionou uma loja de informática,uma sapataria nos anos de 1994 a 1996 e em 1997 abriu uma outra locadora que não tinha nome com vários Playstation e uma máquina de arcade do Mortal Kombat 1.

Fui lá algumas vezes para jogar Street Fighter Alpha e KOF 96 do Playstation 1 porque na época os fliperamas dos shoppings não tinham as máquinas dos referidos jogos.

Essa outra locadora faliu ainda no ano de 1997 e por anos ficou fechada até que o local foi demolido e hoje tem uma loja da colchões Ortobom.

Star Video (Tocksom Acessórios): Goiânia-GO
Imagem

Filial da locadora Star Video,onde meu pai alugava fitas VHS desde 1987. Abriu no final de 1991 e seu forte era aluguel de filmes com poucos jogos de Master,Mega e NES.

Aluguei Psychic World e Time Soldiers do Master System e Spider-Man do Mega Drive.

Eles também tinham um Top Game VG 9000 e um Mega Drive para jogar por hora.

Na época ter um console de 8 bits para jogar por hora era incomum e o que predominava era os de 16 bits que na época eram caros.

Cheguei a jogar 2 jogos que eles tinham disponíveis que eram The Simpsons: Bart vs Space Mutants e The Little Mermaid.

A locadora fechou em 1993 e no lugar dela abriu uma loja de som automotivo.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Jair »

Pow a genesis não existe mais? Muitos jogos da minha antiga coleção veio de lá, inclusive phantasy star 4 que tenho até hoje.

Tinha também uma atrás do colégio Ateneu Dom Bosco, eu ia lá só pra alugar jogos de master, lembro que sai do colégio e parei lá pra ver o enterro do Senna. Acho que era no cruzamento da 1 com a 3 ali no setor oeste. Essa foi em 94.

Havia uma outra ali na rua 22 (provavelmente endereço errado tô olhando no Google maps). Foi onde vi o Dreamcast japonês pela primeira vez, depois que comprei o meu e o aparelho americano já era comum o dono passou a vender os jogos japoneses e eu fiz uma boa limpa lá, tenho os jogos até hoje. Lembro que quando saiu o disco cdx antes do disco utopia eu levei uma cópia pro cara e ele pirou. Isso em 99.

Por último a programes, esse já comentei no fórum. Ali no setor oeste, mas esse foi no início da década de 90. Eu vi o neogeo ainda lançamento lá. Era na rua 9.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Jair »

Lembrei de uma locadora de vhs na 5 com a 6 no setor oeste, atrás da praça Tamandaré, bem simples mas tinha uns jogos de master em caixas de vhs. Cheguei a alugar alguma coisa ali.

Novamente o endereço veio do Google maps, não sei se está certo.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por geraldofigueras »

Que delícia essa foto da Genesis! Esse tipo de material é muito difícil de conseguir.

Em Porto Alegre tenho lembrança de várias locadoras, mas a minha favorita não lembro o nome. Era estranho porque ela ficava em um centro comercial meio escondido, mas acho que o dono tinha contato com gente de linhas aéreas e trazia material assim, porque o acervo era inexplicável.

Todos os jogos eram originais americanos. Eles tinham jogos que nenhum outro lugar tinha e, mais impactante ainda, jogos que só iriam aparecer 3 ou 2 ou 3 meses depois na Ação Games, Videogame e Super Game. Lembro de alugar Golden Axe 2 pra MD sendo que eu não tinha nem jogado o 1!

Adoraria ver mais fotos dessa época.
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Sønic[U.G] »

Falando somente da locadora que eu mais frequentava, ela funcionou em 2 endereços (um perto do outro), sendo que o primeiro endereço depois virou uma farmácia e atualmente é uma vidraçaria, e o segundo e último hoje é um escritório de contabilidade (porém os donos da locadora mesmo já chegaram a investir numa loja de tintas e numa venda de esfihas).

E teve outra locadora mais longe que eu não frequentava tanto (a última vez que vi funcionar foi no final de 2002) que o imóvel hoje é uma padaria e o fliperama deles (que é na área central) hoje virou um bazar e também um lugar de fazer tatuagens.

E de locadoras de fitas VHS, pelo menos as frequentadas por mim, uma delas hoje deu lugar a um escritório de advocacia e também a um lugar em que se imprime trabalhos, cartões, etc, e a outra (que também trabalhava com jogos de videogame), que tinha 4 filiais, o imóvel de uma das filiais, foi transformado num imóvel residencial (e que ficou bem estranho, por sinal), a outra filial hoje é ocupada por uma loja de tintas (mas antes ocupou um café ou bistrô), a terceira filial hoje é uma empresa de formaturas e a quarta e última filial funcionou num posto de combustíveis hoje abandonado.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por overday »

Difícil achar fotos da época, mas basicamente aqui em Petrópolis:

Progames, que provavelmente era a principal, ocupava as duas primeiras lojas dessa galeria. Hoje em dia são duas lojas separadas, uma de cópias e uma de calçados. Há alguns meses passei por perto e tirei essa foto da condição atual:

Imagem

Video & Game era a mais tradicional da cidade, na época áurea dos 8 e 16 bits. No local onde existia hoje existe uma ótica:

Imagem

Star Games era a mais tradicional por outro foco. Até tinha bastante jogo para alugar mas o ponto forte de lá eram os arcades, sempre que saía um jogo novo de fliperama o cara conseguia de alguma forma botar lá rapidamente. Todo ano quando saía um The King of Fighters novo, por volta de agosto, lá virava o ponto mais quente da cidade, lotado de gente, inclusive eu que ficava lá até a hora de fechar. Hoje em dia no local existe uma loja de produtos de academia.

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Jair »

Jair escreveu: Sex Nov 13, 2020 9:54 pm Lembrei de uma locadora de vhs na 5 com a 6 no setor oeste, atrás da praça Tamandaré, bem simples mas tinha uns jogos de master em caixas de vhs. Cheguei a alugar alguma coisa ali.

Novamente o endereço veio do Google maps, não sei se está certo.
Recentemente estive em Goiânia e fui nos lugares que eu lembrava, por exemplo essa citada acima pelo jeito ainda está lá, mas mudou de ramo. Tenho quase certeza que naquela época também se chamava de Homem de Melo:

homemdemelo.jpg
homemdemelo.jpg (57.19 KiB) Exibido 2322 vezes
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Jair »

Jair escreveu: Sex Nov 13, 2020 9:43 pm Pow a genesis não existe mais? Muitos jogos da minha antiga coleção veio de lá, inclusive phantasy star 4 que tenho até hoje.

Tinha também uma atrás do colégio Ateneu Dom Bosco, eu ia lá só pra alugar jogos de master, lembro que sai do colégio e parei lá pra ver o enterro do Senna. Acho que era no cruzamento da 1 com a 3 ali no setor oeste. Essa foi em 94.

Havia uma outra ali na rua 22 (provavelmente endereço errado tô olhando no Google maps). Foi onde vi o Dreamcast japonês pela primeira vez, depois que comprei o meu e o aparelho americano já era comum o dono passou a vender os jogos japoneses e eu fiz uma boa limpa lá, tenho os jogos até hoje. Lembro que quando saiu o disco cdx antes do disco utopia eu levei uma cópia pro cara e ele pirou. Isso em 99.

Por último a programes, esse já comentei no fórum. Ali no setor oeste, mas esse foi no início da década de 90. Eu vi o neogeo ainda lançamento lá. Era na rua 9.
Essa da rua 22 na verdade era na 18, número 151:
IMG_20201215_144917861_HDR.jpg
IMG_20201215_144917861_HDR.jpg (107.92 KiB) Exibido 2322 vezes
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Jair »

O interessante é que olhando as fotos agora, vi que tem uma locadora chamada Cine Games praticamente do lado de onde essa era hehehehe:
2021-01-07 16_28_27-Photo - Google Photos — Mozilla Firefox.jpg
2021-01-07 16_28_27-Photo - Google Photos — Mozilla Firefox.jpg (86.33 KiB) Exibido 2321 vezes
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por B - Mark »

Jair escreveu: Qui Jan 07, 2021 8:13 pm
Jair escreveu: Sex Nov 13, 2020 9:54 pm Lembrei de uma locadora de vhs na 5 com a 6 no setor oeste, atrás da praça Tamandaré, bem simples mas tinha uns jogos de master em caixas de vhs. Cheguei a alugar alguma coisa ali.

Novamente o endereço veio do Google maps, não sei se está certo.
Recentemente estive em Goiânia e fui nos lugares que eu lembrava, por exemplo essa citada acima pelo jeito ainda está lá, mas mudou de ramo. Tenho quase certeza que naquela época também se chamava de Homem de Melo:


Me lembro dessa Homem de Melo. Ficava perto de uma eletrônica que era autorizada da Tec Toy onde mandava consertar meus joysticks de Master System e transcodifiquei meu Genesis de NTSC para PAL-M.

Mas tive uma vizinha que alugava os jogos de Master System dela nessa locadora.
Jair escreveu: Qui Jan 07, 2021 8:26 pm O interessante é que olhando as fotos agora, vi que tem uma locadora chamada Cine Games praticamente do lado de onde essa era hehehehe:

2021-01-07 16_28_27-Photo - Google Photos — Mozilla Firefox.jpg
Essa Cine Games era conhecida como Magic Games. Frequentei ela de 2002 a 2008.

Foi lá que joguei PS2 e Gamecube pela primeira vez.

Mas nunca consegui comprar nada lá porque eram muito careiros.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Jair »

Por acaso essa Magic Games não era essa que eu estava falando, que ficava logo ao lado? o nome não me é estranho...
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por B - Mark »

Jair escreveu: Sáb Jan 09, 2021 2:18 am Por acaso essa Magic Games não era essa que eu estava falando, que ficava logo ao lado? o nome não me é estranho...
Embora tenha saído de Goiânia em 2009, descobri que a Magic Games teve seu nome mudado para Cine Games quando procurei pelo endereço da locadora no Google Maps.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: No que se transformaram as locadoras de sua cidade?

Mensagem por Jair »

Pode ser que seja a mesma, mas mudaram da casa ao lado em algum momento. Eu nem percebi a cine games quando tirei a foto senão tinha parado pra perguntar.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder