Electronic Entertainment Expo (E3) - Tudo começou em 1995

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Electronic Entertainment Expo (E3) - Tudo começou em 1995

Mensagem por Sonymaster »

No início dos anos 1990, o mundo dos games tinha na Consumer Electronics Show (CES) o seu palco principal para anúncios e novidades. Entretanto, Sega e Ni***ndo eram grandes patinhos feios para a indústria de eletrônicos: constantemente, seus estandes ficavam no porão dos centros de convenções de Las Vegas e Chicago, onde a CES era realizada.

Imagem

Em 1995, no entanto, isso iria mudar: a Interactive Digital Software Association (IDSA) -- que depois se tornaria a Entertainment Software Association (ESA) -- decidiu criar a Electronic Entertainment Expo, ou simplesmente E3, uma feira destinada apenas para os games. A primeira edição aconteceu em 11 a 13 de maio de 1995, no Los Angeles Convention Center.

Um dia antes do show, estabelecendo um precedente que dura até hoje, os CEOs das grandes empresas de games realizaram conferências de imprensa para falar sobre o futuro. Tom Kalinske, da Sega, e Steve Race, da novata S**y, fizeram discursos sobre seus novos consoles, respectivamente o Saturn e o PlayStation. Já a Ni***ndo, por sua vez, decidira pouco antes da feira adiar o lançamento do seu novo sistema, que seria o Ni***ndo 64.

A Sega começou a primeira E3 com um grande estardalhaço: depois de anunciar que o Saturn seria lançado apenas em setembro, Kalinske aproveitou o palco em Los Angeles para divulgar que o novo console já estava disponível no varejo norte-americano por US$ 399. Mas Race, da S**y, tinha um plano para atrapalhar a Sega. Contrariando as expectativas de que o PlayStation seria mais caro que o Saturn, o executivo disse apenas uma palavra em seu breve discurso: “US$ 299”. E o auditório veio abaixo.

Ainda assim, nem tudo foi tranquilo para a S**y -- especialmente no que diz respeito a mascotes. A Ni***ndo tinha Mario, e a Sega, obviamente, tinha Sonic. O 3DO tinha Gex the Gecko, enquanto a S**y tinha Polygon Man, um alien esquisito feito para enaltecer a qualidade do PlayStation ao renderizar 3D. No ano seguinte, nada do alienígena em Los Angeles, que foi substituído por Crash Bandicoot.

Tem gente que diz que tamanho de estande na E3 é o que determina a importância da empresa. A Ni***ndo era dona do maior pavilhão no salão central do Los Angeles Convention Center. Em uma grande arena, a empresa colocou Super Nintendos, Super Game Boys e até mesmo alguns Virtual Boys para teste, e, claro, belas modelos: as Nintendettes eram um esquadrão de cinquenta garotas sorridentes com cabelões, jaquetas vermelhas e saias escuras.

Imagem

Outra empresa que marcou presença no salão principal foi a Acclaim, que na época era conhecida por fazer jogos dos filmes Batman Eternamente e O Juiz, com Sylvester Stallone. Para atrair o público (predominantemente masculino) para seu estande, a empresa escalou modelos, o batmóvel e a moto de Stallone, e fotógrafos para tirar fotos dos visitantes com esses elementos. A 3DO, por sua vez, foi além e contratou o time inteiro de cheerleaders dos San Diego Chargers. Seria interessante, fora o fato de que a empresa não tinha nenhum jogo de futebol americano para mostrar.

Imagem

A S**y e a Sega, por sua vez, tinham grandes espaços no South Hall -- a empresa do Sonic tinha o maior estande do show, e as maiores filas também, destinadas a um game arcade chamado Virtua Cop. Há quem diga que há filas até hoje no Los Angeles Convention Center para jogá-lo. Já a S**y pedia fidelidade a quem quisesse entrar em seu pavilhão, por meio de dois vídeos na entrada -- um deles mostrava as belezas e atributos do PlayStation, enquanto o outro pedia lealdade pela vida toda ao PlayStation.

Imagem

Mas a disputa entre Sega e S**y ia muito além da área do South Hall: na primeira E3, não se falava em outra coisa que não quem venceria a guerra dos consoles daquela geração. Mas uma coisa era certa: a maioria dos presentes concordava que o Jaguar, novo sistema da Atari, já nascia morto, e que a disputa mesmo ficaria entre as três empresas japonesas. E tinha outro detalhe: os tempos de CES ficariam mesmo para trás, com toda a cobertura especializada e o público faminto por games. Ou como disse um porta-voz na época: “Na E3, eu nunca mais tive de explicar que os consoles não tinham botões de descongelar”.

Principais anúncios

Preço do SEGA Saturn

A Sega revelou em sua conferência de imprensa que o Saturn já estava disponível nas lojas a US$ 399. A data de lançamento anunciada anteriormente foi 9 de setembro de 1995, mas a empresa decidiu se antecipar para competir com o PlayStation, da S**y, que também estava previsto para setembro.

Anúncio do PlayStation

Em sua primeira presença no mundo dos consoles, a S**y anunciou o PlayStation, que seria lançado em 9 de setembro de 1995 por US$ 299. Também foi anunciado que mais de 50 games estariam disponíveis para o sistema até o fim do ano -- uma coleção muito maior do que a do Saturn.

Virtual Boy

A Ni***ndo mostrou pela primeira vez o Virtual Boy e lançou planos para o lançamento de um novo sistema no verão norte-americano de 1996: o Ultra 64, que se tornaria o Ni***ndo 64.

Outros anúncios

A SNK mostrou o Neo-Geo CD, enquanto a 3DO exibiu o nunca lançado M2. Já a Atari apareceu com o Jaguar, um sistema de 64-bit que seria lançado por US$ 300.

Games notáveis em exposição

Sega: Vectorman (Mega Drive)
S**y: Battle Arena Toshinden, Twisted Metal (PlayStation)
Williams: Mortal Kombat 3

Expositores

3DO Company, Acclaim, Accolade, Activision, Apple, Atari, Berkeley Systems, Bethesda Software, BMG Interactive, Capcom, Crystal Dynamics, Data East, Disney Software, Electronic Arts, Gametek, GT Interactive, GTE Interactive, Interplay, KOEI, Konami, LucasArts, Microsoft, Mindscape, Namco, Ni***ndo, Philips Interactive Media, Sega, SNK Home Entertainment, S**y PlayStation, S**y Imagesoft, Sunsoft, US Gold, Vic Tokai, Virgin Interactive, Williams Entertainment.

Fonte: IGN Brasil
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Electronic Entertainment Expo (E3) - Tudo começou em 1995

Mensagem por geraldofigueras »

Belíssimas fotos! Queria poder ver mais material dessa época.

Aquela matéria do Globo Repórter é um dos meus favoritos.
Toe Jam is a wiener
Responder