Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por overday »

Para quem joga há muito tempo, fatalmente alguns jogos acabam ficando mais presos à memória e não sei se isso já aconteceu com vocês mas em alguns casos algumas sensações ou fatos muito específicos acabam se relacionando com algum jogo nessa memória afetiva, provavelmente por algum fato que ocorreu/ocorria enquanto você jogava algum jogo específico.

Por isso resolvi fazer esse tópico, pra saber se vocês também têm algum caso assim, de jogo que remete a alguma sensação ou vice/versa. Não é algo genérico, do tipo "minha infância me lembra do jogo X pois eu jogava muito isso quando era pequeno", é algo mais específico cuja relação normalmente não teria nada a ver. Difícil explicar, melhor contar logo os meus casos e assim acho que fica mais fácil de entender o que eu estou falando hehe!

Cheiro de pipoca de microondas x Street Fighter Alpha

Lá no meio da década de 90 quando eu via fotos do primeiro Street Fighter Alpha nas revistas eu ficava louco para poder jogar logo. Um belo dia, chegou a primeira máquina do jogo na cidade, em um fliperama que eu nem frequentava muito. Durante alguns dias, eu passei a ir lá direto pra jogar, e era também a época do "boom" da pipoca de microondas. Uma barraca em frente ao fliperama ficava fazendo esse tipo de pipoca o dia inteiro e impregnava o ambiente com aquele cheiro característico. Por isso, bizarramente, SF Alpha acabou ficando muito ligado a aquele cheiro na minha mente. Até hoje, 25 anos depois, sempre que eu sinto aquele cheirinho eu lembro na hora de SF Alpha e vice-versa, quando eu jogo e ouço "Round 1, Fight" do narrador do jogo eu posso sentir aquela sensação nas minhas narinas mesmo se ninguém estiver fazendo pipoca de microondas por perto :)

Imagem

Imagem

Passatempo com guaraná x Star Fox 64

1997 foi um ótimo ano para os games, e um dos que mais joguei naquele ano foi sem dúvidas Star Fox 64. Ganhei ele logo no lançamento, vinha com o Rumble Pak, que era uma grande novidade, jogar com tremulações no controle. Naquela época a guloseima que eu mais gostava era de comer Passatempo (sem recheio) enquanto tomava guaraná. Ah essa juventude com alimentação saudável... Mas enfim, várias e várias jogatinas de SF64 foram regadas a Passatempo sem recheio com guaraná. Embora nem seja algo que eu coma tanto hoje em dia, quando jogo SF64 me dá aquela água na boca. Tanto que quando o jogo foi refeito para o 3DS no começo da década quando eu fui jogar pela primeira vez eu fiz questão de comprar um pacote de Passatempo e uma garrafinha de guaraná para ter a experiência nostálgica completa :)

Imagem

Imagem
Imagem

Cheiro de cera / "Tão Só" do Só pra Contrariar x Zelda: a Link do the Past

Certamente é a combinação mais improvável e também a mais específica pois ela está relacionada a um pedaço do jogo em especial. Imaginem o cenário, metade da década de 90, um garoto que havia acabado de ganhar o seu Super Ni***ndo jogando Zelda: a Link to the Past. A mãe nesse garoto, que era viciada em rádio e ficava ouvindo som alto o dia inteiro enquanto realizava os afazeres domésticos, querendo arrumar o quarto durante a jogatina. "Desliga isso moleque, eu preciso encerar o chão do quarto!" mas o garoto, claro, ficava fazendo malabarismos em cima da cama pra poder continuar jogando durante a limpeza. Resultado, por alguma razão a combinação improvável daquele momento ficou fixada na memória: o cheiro daquela cera, o calabouço 4 do Zelda, que era o que eu estava jogando, e a música "Tão Só" do Só pra Contrariar, que provavelmente era o que estava tocando no rádio naquela hora (década de 90, auge dos grupos de pagode...). Bizarro, mas até hoje quando eu presencio um dos elementos, seja passar pelo calabouço 4 quando jogo Zelda, seja sentir o cheiro daquele tipo de cera ou seja ouvir essa música, toda aquela combinação e aquele momento vêm à mente :)

Imagem

Imagem




E vocês, tem algum caso assim?
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por Odin »

Que coisa... :lol:

Comigo já aconteceu umas coisas parecidas, mas nem tão complexas assim... Certos jogos me lembram algumas pessoas, pois comentei sobre determinado jogo com alguma pessoa e eles acabam me lembrando elas, lembro também de alguns que joguei a primeira vez em locadoras, e toda vez que vou jogar eles novamente me lembro delas...

Mas coisas específicas assim nada a ver uma coisa com a outra não lembro agora, se lembrar eu posto aqui.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
naldin
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 18, 2019 2:44 pm
Localização: Somewhere in Time
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por naldin »

Tem algumas coisas que me lembra alguns jogos como:

Quando vejo uma caixa de papelão grande ou algum binóculo sempre lembro de MGS.

Quando ouço alguma musica das rádios de GTA VC e SA me lembra até missões especificas.

Filmes de 2a guerra me lembra Medal of Honor e Sniper Elite.

Esse coronavirus está me lembrando muito The Last Of Us.
Mega Drive 17 Tectoy
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por Odin »

Por um bom tempo quando o overday apareceu por aqui cada vez que eu via o nick dele eu lembrava dessa música da Madonna, porque será... :lol:

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
naldin
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 18, 2019 2:44 pm
Localização: Somewhere in Time
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por naldin »

Odin escreveu: Seg Jun 01, 2020 9:40 pm Por um bom tempo quando o overday apareceu por aqui cada vez que eu via o nick dele eu lembrava dessa música da Madonna, porque será... :lol:

Hahaha e esse seu clipe da Madonna me lembrou um jogo

Imagem
Mega Drive 17 Tectoy
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por Dav »

comendo um negocio que acabei gostando na época anos 90 cookie e jogando alex kidd in miracle world estava na,fase final lembro da embalagem da nabisco

meus pais trouxeram nem sabia o que era nao tinha nada de chocolate era outro ingrediente.

na época comia bolachas passatempo mas nao consigo comer mais hoje mudaram algo...nao vem mais chocolate alpino...

idem para salgadinho gostava do doritos original dos anos 90
Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por Rony_Ket »

Algo muito estranho e específico que aconteceu comigo esses dias....

Eu lá jogando Dance Dance Revolution no PS1, e sentido mó sensação de 25 de Março, de ir lá no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 comprar jogos lá
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Galva Maximus
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 8:59 am
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por Galva Maximus »

Ótimo tópico! Uma coisa que é extremamente sensorial para mim são tardes de sábado com sol. Estando em casa ou andando pela rua automaticamente me sinto indo para a locadora que jogava na década de 90, uma euforia misturada com saudade que é até difícil de explicar.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por overday »

Galva Maximus escreveu: Qua Jul 01, 2020 5:22 pm Ótimo tópico! Uma coisa que é extremamente sensorial para mim são tardes de sábado com sol. Estando em casa ou andando pela rua automaticamente me sinto indo para a locadora que jogava na década de 90, uma euforia misturada com saudade que é até difícil de explicar.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Lendo esse seu post lembrei de mais um.

Pegar chuva e Yu Yu Hakusho Final (SNES)

Imagem

Lá no final da década de 90, quando Yu Yu Hakusho era sucesso na Manchete, uma das pessoas do grupo de amigos conseguiu um cartucho (pirata) de Yu Yu Hakusho Final, para o SNES. Em uma época sem internet, onde jogos que só saíram no Japão não eram tão conhecidos, ninguém sabia que existia um jogo de Yu Yu. Todo mundo ficou doido querendo jogar mas o cara resistia em emprestar. Um belo dia, com muita insistência, ele resolveu me emprestar o jogo. Saí correndo pra casa, literalmente, que ficava a uns 3km de distância. Só que no meio do caminho caiu um temporal, embora eu tenha conseguido proteger o jogo em um saco plástico, cheguei ensopado. Tive que ir direto pro banho, aumentando ainda mais a minha ansiedade em finalmente botar aquele jogo no meu SNES. Até hoje, quando pego chuva e fico encharcado, me vem a lembrança daquele dia, de chegar em casa, tomar um banho relâmpago e depois finalmente conseguir jogar.

Detalhe que algum tempo depois eu consegui trocar aquele mesmo cartucho com o cara por algum outro jogo que agora não me lembro, e nunca mais me desfiz dele. Aquele pedaço de plástico falsificado é tão nostálgico que até hoje eu o guardo, mesmo tendo o jogo original completo hoje em dia :)

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por overday »

Lembrei de outra :-D

Beetle Adventure Racing

Imagem

e essa música aí:



Se você não conhece Beetle Adventure Racing, jogue. É um dos melhores jogos de corrida do N64, começou o desenvolvimento sendo um Need for Speed pro console mas no meio do caminho pegaram a licença da VW e transformaram em um jogo apenas do (então) "novo" Fusca. Na época que o jogo saiu essa música estava no auge então muito provavelmente eu devo ter jogado enquando alguma outra TV da casa estava ligada em algum programa onde elas estavam cantando, o fato é que até hoje sempre que eu jogo esse jogo -- especificamente a primeira fase, Coventry Cove -- eu começo a cantarolar mentalmente o "bom xibom xibom bombom"... a:lol:a

Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por B - Mark »

Um fato curioso que aconteceu comigo foi o de alguns carrinhos que tenho me lembrarem os jogos da franquia GTA

Chevy Impala 64 Tooned (Hot Wheels) X GTA Vice City
Imagem

Imagem

Em 2004, tinha um PC fraco e costumava ir a uma Lan House para jogar GTA Vice City e gostava da amibientacao,das musicas e dos carros.

Um dos meus favoritos e o Voodoo,carro usado pela gangue dos Haitianos e que foi inspirado no Chevy Impala.

Na epoca ainda morava em Goiania e acabei comprando meu primeiro Hot Wheels que foi o Chevy Impala 64 Tooned por causa de sua semelhanca com o Voodoo ate em suas cores.

A foto do meu Impala em cima do mapa da cidade de Vice City do jogo GTA Vice City Stories para PSP tirei no ano passado como um meio de passar o tempo.

Van Kiko Joustra X GTA Vice City
Imagem

Essa van Kiko Joustra foi fabricada nos anos 80 e a tenho desde crianca e quando a encontrei me lembrei da van Burrito que apareceu em GTA Vice City.

Achei curioso ver que este brinquedo dos anos 80 me trouxe as lembrancas do GTA Victy que e ambientado nos anos 80.

'68 Shelby GT500 (Hot Wheels) X GTA Advance
Imagem

Postagem copiada do topico da minha colecao de carrinhos

Hoje comprei o '68 Shelby GT500 da série HW Flames de 2020 por 12 Reais em uma farmácia na cidade onde moro.

Assim como vários Hot Wheels comprei por influência dos games que no caso foram GTA III,GTA Liberty City Stories e GTA Advance.

Suas pinturas de chamas me fazem lembrar do Diablo Stallion que foi inspirado no Mustang e em GTA Advance ele é simplesmente conhecido como Diablo.

GTA Advance foi o único GTA que eu tinha em minha casa porque na época não tinha PS2,nem PSP e meu PC da época não tinha como rodar os jogos.

Na missão Truth Revealed em que Mike persegue o assassino de seu Cisco,chefe do Cartel Colmbiano na época do jogo o criminoso usava um Diablo e mais tarde descobre que era Vinnie,seu amigo que estava supostamente morto foi o responsável.

Após conseguir parar o carro aparece uma ilustração do carro batido que se assemelha ao Shelby.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por Odin »

Seria legal se lançassem carrinhos do GTA também, uma série com os carrinhos do GTA III, IV, V, San Andreas, Vice City, entre outros... A Mattel lança cada coisa, não deve ser difícil ela conseguir licença com a Rockstar para lançar essa série :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Sensações específicas que te lembram de algum jogo

Mensagem por B - Mark »

Odin escreveu: Sáb Jul 30, 2022 9:51 pm Seria legal se lançassem carrinhos do GTA também, uma série com os carrinhos do GTA III, IV, V, San Andreas, Vice City, entre outros... A Mattel lança cada coisa, não deve ser difícil ela conseguir licença com a Rockstar para lançar essa série :D
Tambem acho que seria legal se a Mattel lancasse miniaturas dos carros da serie GTA, mas acredito que isso pegaria mal para a empresa porque o publico principal e o infantil que mais tarde conquistou os adultos.

No minimo eles pegam licensas de games de corrida como Need for Speed,Gran Turismo,Forza Motorsport e Mario Kart ale Ciem de alguns Batmoveis dos games do Batman como os da serie Arkham.

O minimo que da para fazer e comprar justamente os carros reais que serviram de inspiracao para os carros do GTA como o Impala 64 tunado que comprei em 2004 que lembra o Voodoo dos Haitianos do Vice City
Responder