Página 1 de 1

Mesmo sem horário de verão, usuários relatam que celulares adiantaram hora

Enviado: Dom Out 20, 2019 10:27 am
por Dav
Mesmo sem horário de verão, usuários relatam que celulares adiantaram hora
Horário de verão brasileiro deveria acontecer entre este sábado (19) e domingo (20), mas foi revogado por Jair Bolsonaro em abril.

Imagem
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... GgoaJ1YwL7
 
Apesar de ter sido revogado por Jair Bolsonaro, o horário de verão – ou a falta dele – agitou as redes sociais na madrugada deste domingo (20). No Twitter, centenas de usuários relataram que os celulares adiantaram automaticamente em 1 hora e questionaram o horário certo.
 
O problema já era previsto. Na última sexta-feira, o Google havia publicado um anúncio oficial em seu blog recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora; saiba como fazer isso.

Na sexta-feira, as operadoras de telefonia, representadas pelo SindiTelebrasil, informaram que "desprogramaram a alteração do horário de verão em suas plataformas, de acordo com o novo decreto presidencial". O G1 procurou o sindicato neste domingo, mas o SindiTelebrasil não se manifestou.

Horário de verão fake. Me trolou. Só tinha eu na rua. Não entendi nada. Qua horas são? #horariodeverao pic.twitter.com/KDHeGlYvoF
— October 20, 2019
#horariodeverao eu na cama depois que meu despertador tocou com uma hora de antecedência. pic.twitter.com/Al13QPSMc2
— October 20, 2019
eu tentando entender que horas são agora#horariodeverao pic.twitter.com/z8SaMPz6Vg
— October 20, 2019

Efetividade do horário de verão
O objetivo por trás da origem do horário de verão é aproveitar os dias mais longos para obter um melhor aproveitamento da iluminação natural, poupando recursos da matriz energética e reduzindo os riscos de apagões, principalmente no horário entre 18h e 21h, quando as lâmpadas dos espaços públicos são ligadas, boa parte da população chega em casa e parte do comércio, escritórios e indústria continua ativa.
Mas, nos últimos anos, mudou o padrão de consumo do país. Lâmpadas incandescentes foram substituídas por lâmpadas mais eficientes, e o horário de pico de energia se deslocou do início da noite para o meio da tarde, por volta das 15h, devido ao aumento expressivo do uso de ar-condicionado.

Estudo do Ministério de Minas e Energia divulgado no ano passado já apontava para a perda de efetividade do horário de verão. Segundo a nota técnica, a adoção de outros instrumentos regulatórios, como a tarifa branca e preço por horário, pode produzir resultados mais relevantes para o setor elétrico.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, o governo fez uma pesquisa que mostrou que 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão. Não foram divulgados, entretanto, detalhes da pesquisa.
 
Horário de verão
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase seis meses, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

No verão seguinte, a medida foi novamente adotada, mas, depois, começou a ser em períodos não consecutivos. Primeiro, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até abril de 2019, quando foi revogado por decreto.

O período de vigência do horário de verão era variável, mas, em média, durava 120 dias.
No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países — e atinge cerca de um quarto da população mundial.

O horário de verão é adotado em países como Canadá, Austrália, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.
 
 
 
https://g1.globo.com/economia/noticia/2 ... hora.ghtml

Re: Mesmo sem horário de verão, usuários relatam que celulares adiantaram hora

Enviado: Dom Out 20, 2019 7:19 pm
por Odin
Pior que um celular velho que tenho aqui, um Galaxy Y adiantou uma hora, levei um susto, estava 16:15 da tarde, mas era uma hora antes... :lol:

Tenho outro Galaxy Pocket 2 que ainda não vi, mas provavelmente deve ter adiantado uma hora também.

EDIT: O Galaxy Pocket 2 também adiantou uma hora...

Re: Mesmo sem horário de verão, usuários relatam que celulares adiantaram hora

Enviado: Dom Nov 03, 2019 10:55 am
por Dav
Celulares voltam a adiantar hora mesmo sem horário de verão
Problema já havia ocorrido em 20 de outubro, data padrão da mudança. Horário de verão foi revogado por Bolsonaro em abril.

Por G1
03/11/2019 00h35 Atualizado há 10 horas


Usuários relataram nas redes sociais que o relógio de seus aparelhos celulares foi adiantado de forma automática para o horário de verão na madrugada deste domingo (3). O problema já havia ocorrido no fim de semana de 19 e 20 de outubro, data padrão da mudança, mas que foi revogada este ano pelo presidente Jair Bolsonaro.
A reprogramação já era prevista, porque o horário de verão em 2018 teve início no primeiro fim de semana de novembro. No ano passado, usuários tiveram a mesma reclamação. Relembre
Na última sexta-feira (1º), o Google havia publicado um anúncio oficial recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora; saiba como fazer isso. O Google sugere manter a desativação até o dia 16 de fevereiro, quando o horário de verão chegaria ao fim, se ainda estivesse em vigor.
No último dia 18, as operadoras de telefonia disseram que tinham "desprogramaram a alteração" em suas plataformas, "de acordo com o novo decreto presidencial". Mas, no dia 20, alguns usuários constataram a mudança de horário automática em seus aparelhos.

Saiba corrigir

Nos aparelhos Android

Toque no ícone "Configurar";
Toque na opção "Data e hora";
Desmarque a opção "Data e hora automáticas"
Configure manualmente a hora correta


No iPhone

Acesse a tela principal e toque na opção "Ajustes"
Toque na opção "Geral"
Toque na opção "Data e Hora"
Desabilite a opção de configuração do relógio "Automaticamente"
Configure manualmente o horário correto

https://g1.globo.com/economia/tecnologi ... erao.ghtml