O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Sonymaster »

Abrimos o baú de relíquias do Véio para relembrar a edição de estréia da revista SuperGamePower, a publicação que surgiu da junção de dois periódicos da Editora Nova Cultura para se tornar um clássico entre os jogadores brasileiros.

Imagem


A Fusão

Para os gamers brasileiros, a década de 1990 é repleta de importância. Foi nesse período que as locadoras de videogame se tornaram um fenômeno comercial e as revistas dedicadas aos jogos eletrônicos dominaram as bancas, entre tanta coisa bacana que rolou.

Nos primeiros anos no mercado, as revistas de games imperavam nas bancas. Videogame, Ação Games, Gamers, SuperGame e GamePower. Cada uma tinha as suas próprias peculiaridades e especificações, como a SuperGame, que só falava de jogos e consoles da Sega, e a GamePower, especialista em tudo que tivesse o nome da Ni***ndo envolvido.

Imagem

Tanto a SuperGame quanto a GamePower eram revistas da Editora Nova Cultura, empresa originária da Editora Abril que, aos poucos, precisou lidar com o crescimento de outras Editoras menores que produziam as suas próprias revistas. A intenção de produzir a revista definitiva sobre videogame uniu os dois periódicos da empresa para dar origem à SuperGamePower, publicação que marcou época nas bancas brasileiras.

A lenda

Depois de uma fusão que movimentou o mercado editorial brasileiro, chegava às bancas, em abril de 1994, a primeira edição de revista SuperGamePower, custando CR$ 4.000,00, o equivalente a cerca de R$ 1,50 na cotação atual.

Imagem

A edição de estréia foi lançada para chocar o público gamer. E, nada melhor do que trazer uma ilustração “feroz” do Hulk gritando as seguintes chamadas: “Hulk multissistema“, “Veja o lutador secreto de Super Street Fighter”,novas táticas de Mortal Kombat“, “47 jogos analisados e fotografados“, e muito mais. Haja informação numa só edição, não é?

Não dá pra não ler

A edição nº 01 estava realmente imperdível. No longo editorial, o pessoal da redação não mediu palavras para descrever a nova revista. Nas palavras do Chefe, a SuperGamePower era “a mais completa revista de entretenimento eletrônico do país”, ou, “o Rolls Royce das revistas de games“. Mas não era para menos, já que as páginas eram “feitas inteirinhas em computadores Macintosh de última geração” — você tem noção do quanto isso era revolucionário?

O editorial também serviu para apresentar o formato da revista, que contaria com as seções “Circuito Aberto”, “Pré-Estréia”, “Lançamentos”, “Esporte Total”, “Luta Total“, “Arcade”, “Super GP Dicas”, “Detonados”, “Computer Zone”, “Super GPExpress” e “Final Stage”.

Imagem

Além de trazer todas as marcas de consoles da época para o catálogo, outra novidade bastante aguardada por quem acompanhava a SuperGame e a GamePower era saber se os redatores também fariam parte dessa nova revista. E, para a alegria geral, eles estavam todos lá, juntos numa revista só.

O Chefe, o “dono da bagaça”; Marcelo Kamikaze, “mestre em RPGs”; Marjorie Bros, a “bela matadora de simuladores e corações”; Lord Mathias, o “papa de jogos de ação em geral”; e Baby Betinho, “autoridade mundial em jogos de luta”. Os redatores fictícios favoritos da galera reunidos numa edição histórica. Quer mais?

Para todos os gostos

Mas, afinal, o que a revista trazia na prática para os leitores? Como boa publicação que se preze na época, não podia faltar promoções. Assim, contando ainda com a forte parceria com a Sega e a Tec Toy, a edição 01 já deu 60 Sega CDs para donos de Mega Drive que acompanhavam as publicações anteriores e prometia presentear com um cartucho de Mega Drive ou Super Ni***ndo o melhor desenho de cada mês. Loucura, né? Já pensou se o Jogo Véio faz algo do tipo? Teríamos que vender a coleção de quadrinhos do Caio Hansen para pagar as despesas.

Imagem

Sobre as matérias, a primeira leitura na nova revista ficou a cargo do Circuito Aberto, espaço dedicado às novidades do mundo dos games. Entre os destaques, estavam, por exemplo, o mistério que envolvia Sonic 3, as primeiras informações sobre o Project Reality (futuro Ni***ndo 64) e o quentíssimo Strip Fighter — não conhece essa pérola? Então leia a nossa matéria especial.

Imagem

Na coluna Pré-estréia, o destaque foi “The Incredible Hulk”, um jogo pouco memorável que é mais lembrado, no Brasil, por ter sido capa da SuperGamePower #01 do que pelos seus méritos como jogo. A matéria também foi a primeira com o selo “GamePro”, que significava que o texto havia sido produzido na famosa revista americana que tinha forte parceria com a SGP na época.

Variedade de plataformas

Muita porrada, clássicos e alguns games bacaninhas apareceram na coluna pré estréia, entre eles: Dragon Ball Z e Virtua Racing, ambos para Mega Drive; Fighter History, World Heroes 2, Blackthorne, Death of Superman e Speedy Gonzales, para Super Ni***ndo; Star Trek e Shock Wake, para 3DO; Disney’s Alladin, para Master System; Mortal Kombat e Tom Cat Alley, para Sega CD; e Tempest 2000, para o Jaguar. Pela lista, os meses seguintes seriam recheados de bons jogos.

Enquanto os novos games não chegavam, a SGP #01 trouxe uma avalanche de reviews de jogos que faziam a alegria da galera em casa e nas locadoras. Veja só a lista e as notas que a revista deu — levando em consideração que a nota máxima era 5.0.


Imagem

Jogos de Mega Drive analisados (nota entre parênteses): Art of Fighting (3.8); Wiz’N’Liz (3.0); Havoc (4.5); Addams Family (3.7); Tom and Jerry: Frantic Antics (2.7); F-117 (3.3); Fido Dido (3.7); Virtual Pinball (4.0). Jogos de Super Ni***ndo analisados: Flashback (4.3); Joe & Mac 2 (4.0); Zool (3.5); Spellcraft (3.0); Out of Lunch (2.5). Jogos de Jaguar analisados: Crescent Galaxy (3.5)

Qualidade gringa

Depois da enxurrada de reviews, a revista apresentou matérias um pouco mais aprofundadas. Essas, eram produzidas pela redação da revista americana GamePro, e trazia detalhes sobre Skitchin, de Mega Drive; Star Trek The New Generations e Dark Water, para super Ni***ndo; Dragon’s Lair, do Sega CD; e Escape from Monster Manor, 3DO.

Imagem

Vale destacar que as matérias com o selo da GameProsão são um pouco maiores e mais cheias de informações do que os reviews da própria SGP. Esses, geralmente ocupam um ou dois parágrafos apenas com um breve relato e análise dos aspectos técnicos do jogo. O suficiente para informar sem entregar o jogo de “mão beijada”.

Novidades?

Quem comprava revista sobre videogames na década de 1990 queria mesmo era um monte de imagens sobre os jogos novos e o máximo de informação possível sobre eles. Por isso, na coluna Esporte Total, a única diferença é que a SGP reuniu os reviews de jogos de esporte num só lugar. Nada de matérias temáticas, os textos eram curtinhos e seguidos de nota: NHL Santely Cup (3.3), NBA Bascketball (4.0), Nigel Mansell (4.0), por exemplo.

Imagem

O mesmo serviu para a coluna Golpe Final. Nela, temos um especial de Mortal Kombat, com dicas de golpes e magias, e outro com vários macetes para Masters of Combat, bom jogo de luta para o Master System. Ah, e ainda teve espaço para um monte de novidades sobre a próxima versão de Street Fighter II para os fliperamas.

Até os portáteis tiveram espaço, com reviews curtinhos de Mega Man World 4 (3.8), para game Boy, e Desert Speedtrap, para Game gear (3.3)

Dicas para quê te quero

Quase no fim da revista, tinha uma das colunas mais esperadas pelos leitores. O espaço de dicas, truques e macetes tinha jogos de quase todas as plataformas e gêneros, um ótimo presente para quem queria terminar aquela jornada complicada ou mesmo aproveitar o jogo que pagou tão caro de outras formas.

Imagem

Como também já era costume nas revistas da época, a SPG também trouxe os famosos detonados. Nessa edição, tínhamos o passo a passo para terminar Rushing Beat, ótimo briga de rua para o SNES, e Prince os Persia, excelente conversão para Mega Drive de um clássico dos PCs.

Perto do fim, querendo cobrir praticamente todo o universo de entretenimento da época, a SGP ainda arrumou espaço para cobrir os lançamentos para PC, e comentou, na coluna GP Express, sobre futebol, quadrinhos, cinema, música, TV, e muito mais.

Imagem

Aqui, vale reler os comentários sobre a banda Angra, que deixou “os japoneses de olhos arregalados”, um breve relato sobre a 2º Convenção de quadrinhos em São Paulo, além do relato de que a seleção brasileira iria jogar, durante a Copa do Mundo de 94, no estádio de Stanford University, no Vale do Silício, em São Francisco — exatamente onde estavam localizadas as sedes da Sega, Eletronic Arts, Capcom e da revista GamePro.

Por fim, a matéria que encerra a revista é a inusitada junção de fotos do último estágio de Art of Fighting, na coluna Estágio Final.

Novo xodó da galera

Com essa enxurrada de informações, dezenas (talvez centenas) de jogos, a Super GamePowerrapidamente se tornou umas das queridinhas entre os leitores, conseguindo espaço nas bancas e coleções da época. Para quem curtia uma boa leitura sobre games, a publicação era quase obrigatória.

Imagem


Com tudo isso, ela conquistou o seu espaço e fez história no Brasil, sendo reconhecida por uma trajetória de sucesso. Pela Nova Cultura, a revista ficou em circulação até a edição nº 90, de setembro de 2001. Em seguida, foi adquirida pela Editora Option, sendo lançada mensalmente até a edição 100. Depois, em edições sem periodicidade, ela encerrou as atividades na edição nº 133, deixando as bancas em 2006 para se tornar uma lenda.

Para quem quiser baixar todas as edições ou quase todas da revista SuperGamePower, vou colocar o link:

Para baixar -> Clique Aqui

Fonte: Jogo Véio
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por autokad »

Boa. Eu adorava essa revista. Se eu não enganado, ela sempre vinha com um poster de um game.
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por DrasgonDigger »

Bora baixar tuuuudddoooooo.

Show, que saudade, eu ficava na febre esperando as revistas que eu comprava chegarem na banca aqui perto de casa. O dono já faleceu :(.

Eu colecionava Ação Games e depois comecei a colecionar Game X. Tenho um monte aqui ainda, lembro de uma que vinha com adesivos do Street Fighter, me arrependo ter ter colado eles kkk, cards do Killer Instinct (metalizados) que tenho até hoje e VHS que ainda tenho.

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem

Teve uma vez que a revista Ação Games deu um cartão da Playland, com 2,00 de crédito se não me engano, mas o melhor é que veio liberado para ser usado em qualquer Shopping, e todos que eu fui eu gastei 2,00 kkkk. Aqui em SP os Playlands tinham cartões específicos, se você comprasse o cartão no Shopping Aricanduva ele não iria funcionar no Shopping Paulista por exemplo. Ainda tenho o cartão, usei muuuuito:

Imagem
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Pagan Race »

Devo ter umas 50 edições da SGP. Bons tempos.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Sonymaster »

DrasgonDigger escreveu: Sáb Jan 26, 2019 12:26 pm Bora baixar tuuuudddoooooo.

Show, que saudade, eu ficava na febre esperando as revistas que eu comprava chegarem na banca aqui perto de casa. O dono já faleceu :(.

Eu colecionava Ação Games e depois comecei a colecionar Game X. Tenho um monte aqui ainda, lembro de uma que vinha com adesivos do Street Fighter, me arrependo ter ter colado eles kkk, cards do Killer Instinct (metalizados) que tenho até hoje e VHS que ainda tenho.

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem

Teve uma vez que a revista Ação Games deu um cartão da Playland, com 2,00 de crédito se não me engano, mas o melhor é que veio liberado para ser usado em qualquer Shopping, e todos que eu fui eu gastei 2,00 kkkk. Aqui em SP os Playlands tinham cartões específicos, se você comprasse o cartão no Shopping Aricanduva ele não iria funcionar no Shopping Paulista por exemplo. Ainda tenho o cartão, usei muuuuito:

Imagem
Já baixei tudo, tanto ela quanto a Videogame, Ação Games, Supergame, Gamepower e tudo guardado junto com emuladores e músicas e filmes dos anos 80 e 90 para sempre matar saudade dessa época. a:placa:a a:placamd:a
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por DrasgonDigger »

kkkkkkkkkk, até agora peguei Super Game Power e Game X.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Sonymaster »

DrasgonDigger escreveu: Sáb Jan 26, 2019 8:46 pm kkkkkkkkkk, até agora peguei Super Game Power e Game X.
Pegue tudo pegue tudo, você sabe que o site Datacassette disponibiliza um torrent com todo conteúdo do site? sempre bom baixar e deixar de backup, tem muita coisa boa.
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por DrasgonDigger »

Sim, aos poucos vou pegar tudo.

No Manicomio tinha, mas não lembro quantas, mas tá fora do ar.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Sonymaster »

DrasgonDigger escreveu: Sáb Jan 26, 2019 8:58 pm Sim, aos poucos vou pegar tudo.

No Manicomio tinha, mas não lembro quantas, mas tá fora do ar.
Por isso que sempre fui pegando aos poucos também, os filmes que peguei dos anos 80 e 90 todos dublados ao estilo sessão da tarde, e as músicas e os jogos emuladores foram todos com calma, até comerciais e documentários da época eu guardo tudo.
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Pagan Race »

Devo ter umas 300 revistas só total...
SGP
Gamers
Gamers Book
Ação Games
EGM
Playststion
SDP
É outras.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Sonymaster »

Pagan Race escreveu: Sáb Jan 26, 2019 11:45 pm Devo ter umas 300 revistas só total...
SGP
Gamers
Gamers Book
Ação Games
EGM
Playststion
SDP
É outras.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk
Sempre bom preservar, adorava ler na rede em dia de chuva ou durante a semana no colégio com amigos para saber qual jogo alugar nos finais de semana.
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Pagan Race »

Sonymaster escreveu:
Pagan Race escreveu: Sáb Jan 26, 2019 11:45 pm Devo ter umas 300 revistas só total...
SGP
Gamers
Gamers Book
Ação Games
EGM
Playststion
SDP
É outras.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk
Sempre bom preservar, adorava ler na rede em dia de chuva ou durante a semana no colégio com amigos para saber qual jogo alugar nos finais de semana.
Eu já lia no ônibus, pois todos os dias tinha de ficar uns 40 minutos no busão. Nessa hora era meu Mini Disc na mochila e revista gamer não mão.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Sonymaster »

Pagan Race escreveu: Dom Jan 27, 2019 8:46 am
Sonymaster escreveu:
Pagan Race escreveu: Sáb Jan 26, 2019 11:45 pm Devo ter umas 300 revistas só total...
SGP
Gamers
Gamers Book
Ação Games
EGM
Playststion
SDP
É outras.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk

Sempre bom preservar, adorava ler na rede em dia de chuva ou durante a semana no colégio com amigos para saber qual jogo alugar nos finais de semana.
Eu já lia no ônibus, pois todos os dias tinha de ficar uns 40 minutos no busão. Nessa hora era meu Mini Disc na mochila e revista gamer não mão.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk
Poxa, mini disc? era riquinho em :-D e eu com um Walkman da S**y me achava o bonzão com óculos do Master System no colégio usando o boné verde limão da armação ilimitada era uma coisa do outro mundo ahahahahahaha ahhh anos 90 que coisa boa. :cool: a:roll:a :-D
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Pagan Race »

Sonymaster escreveu:
Pagan Race escreveu: Dom Jan 27, 2019 8:46 am
Sonymaster escreveu:

Sempre bom preservar, adorava ler na rede em dia de chuva ou durante a semana no colégio com amigos para saber qual jogo alugar nos finais de semana.
Eu já lia no ônibus, pois todos os dias tinha de ficar uns 40 minutos no busão. Nessa hora era meu Mini Disc na mochila e revista gamer não mão.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk
Poxa, mini disc? era riquinho em :-D e eu com um Walkman da S**y me achava o bonzão com óculos do Master System no colégio usando o boné verde limão da armação ilimitada era uma coisa do outro mundo ahahahahahaha ahhh anos 90 que coisa boa. :cool: a:roll:a :-D
Cara, esse MD era sucesso... Um amigo meu tinha parente no Japão e eu vi um anuncio desse MD na EGM americana, mostrando pra ele acabou rolando desse parente me enviar esse MD e uma Cybershot.

Cara até mulher eu peguei por causa desse MD, o danado era bonito demais, e era RW, peguei 5 discos que tinha até um tempo atrás.

Imagem

Bons tempos.

Nessa época meu celular era um Kyocera, vídeo game era PS2 e NEO Geo CD, e a banda da vez era, S.O.L.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: O lançamento da lendária revista SuperGamePower

Mensagem por Sonymaster »

Pagan Race escreveu: Seg Jan 28, 2019 8:09 am
Sonymaster escreveu:
Pagan Race escreveu: Dom Jan 27, 2019 8:46 am Eu já lia no ônibus, pois todos os dias tinha de ficar uns 40 minutos no busão. Nessa hora era meu Mini Disc na mochila e revista gamer não mão.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk
Poxa, mini disc? era riquinho em :-D e eu com um Walkman da S**y me achava o bonzão com óculos do Master System no colégio usando o boné verde limão da armação ilimitada era uma coisa do outro mundo ahahahahahaha ahhh anos 90 que coisa boa. :cool: a:roll:a :-D
Cara, esse MD era sucesso... Um amigo meu tinha parente no Japão e eu vi um anuncio desse MD na EGM americana, mostrando pra ele acabou rolando desse parente me enviar esse MD e uma Cybershot.

Cara até mulher eu peguei por causa desse MD, o danado era bonito demais, e era RW, peguei 5 discos que tinha até um tempo atrás.



Bons tempos.

Nessa época meu celular era um Kyocera, vídeo game era PS2 e NEO Geo CD, e a banda da vez era, S.O.L.

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk
Caramba era muito bom mesmo, mas o Walkman

Ganhei acho que em 93 ou 94 quando trabalhava em um escritório como Office Boy escutava muito Queen nesse walkman, só em 97 quando entrei como jovem aprendiz no Banco como programador que comprei um discman da S**y porque era carinho demais nessa época hahahahahaha

Lembro que escutava muito Koan, Enigma, Paul Oakenfold porque sempre curti musica eletrônica e principalmente bem mais estilo progressivo calmo do tipo Koan.

Mas década de 90 era mais rock clássico dos anos anteriores mais curtia um Ultraspank, Flaw etc....Se for falar de banda brasileira acho que as únicas que escutava e ainda escuto é Biquini cavadão, Kid Abelha e Legião Urbana. Eita tempo bom.
Editado pela última vez por Sonymaster em Seg Jan 28, 2019 7:53 pm, em um total de 4 vezes.
Responder