Play Game - O programa do GUGU de jogos da década de 90

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Play Game - O programa do GUGU de jogos da década de 90

Mensagem por Sonymaster »

Talvez seja difícil imaginar - especialmente para quem tem menos de 30 anos -, mas no início dos anos 90 Gugu Liberato chegou a mandar crianças para dentro do mundo dos videogames.

Esta era a ideia por trás do "Play Game", um game show que passava nas manhãs de domingo do SBT, marcando o início da programação comandada pelo apresentador durante o resto do dia.
Imagem
“Eu e o Homero Salles, que era diretor dos meus programas na época, gostávamos de jogar videogame”, explicou Gugu em entrevista a UOL Jogos. “Certo dia, imaginamos como seria entrar dentro de um deles. A partir daí surgiu a ideia.”

Apesar de dizer que vivia a “era ‘Mario Bros.’”, ironicamente a equipe de Gugu acabou fechando um acordo com a Tectoy, a distribuidora brasileira da principal rival da Ni***ndo na época: a Sega.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/ge9p6oxgNX8[/BBvideo]
“[...]Foi uma iniciativa da produção do Gugu que procurou a Tectoy com o formato do programa e com a viabilidade técnica”, declarou Alexandre Pagano, que na época trabalhava como coordenador de projetos dentro da distribuidora. “Além disso os prêmios eram patrocinados pela Tectoy.”
Imagem
No "Play Game", duas crianças competiam em três etapas diferentes: a primeira era um quiz sobre a Sega e a Tectoy; já na segunda, elas jogavam uma fase de um dos games com o controle.

O grande momento do programa, porém, era a rodada final, quando elas eram “transportadas” para dentro do videogame, precisando completar o percurso e derrotar os inimigos com suas próprias mãos.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/a2uvYZgPpgg[/BBvideo]
Como este processo era feito? Como Alexandre Pagano explica, tudo dependia do bom e velho efeito do Chroma Key - a famosa tela verde.

“Chroma key é um processo eletrônico para elaborar efeitos especiais para a TV e para o cinema. Trata-se de sobrepor imagens obtidas separadamente e em determinadas partes desta imagem captada, retirar uma cor específica substituindo por outra imagem gerando desta forma um efeito visual”, disse. “Tudo que não fosse verde aparecia na tela e tudo que fosse verde poderia ser substituído pela cena do game que foi trabalhada pelo pessoal da engenharia da Tectoy.”​

Fonte: Jogos Uol
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Play Game - O programa do GUGU de jogos da década de 90

Mensagem por Odin »

Eu era muito pequeno na época desse programa, mas lembro dele, na época eu achava que as crianças realmente entravam dentro dos jogos... :lol:

Uma pena o programa ter durado pouco, fiquei vários anos sem ver nada desse programa, até que a alguns anos acabei vendo alguns vídeos dele, e foi ai que fui me dar conta que os jogos do programa eram jogos da Sega, na época nem conhecia esses jogos ainda :D
Imagem

Imagem

Imagem
Responder