Página 1 de 1

Sonic era piloto da 2ª Guerra Mundial? Confira os segredos do personagem revelados na GDC 2018!

Enviado: Sex Dez 07, 2018 9:42 pm
por Sonymaster
A feira GDC 2018 (Game Developers Conference), que ocorre entre os dias 19 e 23 de março, contou nesta quarta-feira (21) com as ilustres presenças de Hirokazu Yasuhara e Naoto Oshima, game designer e character designer que trabalharam em “Sonic the Hedgehog” lançado em 1991 no Mega Drive.

Imagem


E é claro que eles contaram várias histórias interessantes envolvendo a criação do jogo, que tinha como missão ser mais popular que o rival “Mario Bros”. Oshima contou que viajou para Nova York enquanto a equipe ainda decidia qual seria o visual do personagem.

Para ver a reação das pessoas que andavam no Central Park, ele desenhou esboços de exemplos que já havia discutido com o grupo: um ouriço, um homem bigodudo (que se tornaria o vilão Dr Robotnik/Eggman) e um cachorro.

“O resultado foi que o ouriço era o mais popular; as pessoas apontaram para ele e realmente gostaram“, comentou Oshima. “O segundo foi Eggman, e o terceiro foi o cachorro“.

Com a reação positiva, a equipe escolheu o ouriço como protagonista, e enquanto projetava o personagem que se tornou Sonic, Oshima disse que a ideia era fazer algo que também pudesse ser desenhado por crianças. Eles se concentraram em dois grandes pontos: os grandes olhos e a pele azul espetada.

As primeiras ilustrações de Sonic eram bem diferentes do que a versão que conhecemos hoje, como um simples desenho em preto e branco, feito de formas simples, que pudesse ser facilmente reconhecido como Mickey Mouse, Gato Felix, Hello Kitty ou Doraemon (popular personagem japonês).

Imagem


“Ao criar esse personagem, não queríamos que fosse muito estranho ou muito pronunciado“, acrescentou Oshima. “Queríamos um nível de familiaridade e até mesmo conforto … o objetivo era transformá-lo em um personagem que pareça familiar“.

Além disso, o design do Sonic estava carregado de preocupações sobre o que um “mascote” para a Sega deveria ser. Por exemplo, o Sonic é azul porque é a cor do logotipo da Sega; ele é um animal porque é mais fácil ser politicamente correto se o seu mascote for um animal colorido. Um ouriço bonitinho e “descolado” é um bom embaixador para a marca jovem da Sega.

“‘Descolado’ pode ser algo mais na superfície, visual ou expressivo, ou apenas um design de personagem bacana… mas isso não era o descolado que procurávamos“, disse o game designer. A equipe queria um personagem que fosse “descolado” por causa de sua atitude – ele não seguiria as ordens dos outros e sempre lutaria pelo o que ele acreditava.

Imagem


Oshima então revela algo curioso e bastante complexo: que apresentou o personagem aos seus superiores como parte de uma história fictícia de um piloto corajoso da Segunda Guerra Mundial. A ideia era que o conceito tivesse um apelo para o público ocidental.

O piloto tinha o apelido de “Ouriço” devido aos cabelos que estavam sempre em pé por voar em altas velocidades, e a arte do” nariz” em seu avião era uma imagem de Sonic – a mesma da tela de abertura, com personagem no meio de um círculo e com asas do lado – que também estava desenhado nas costas de sua jaqueta de couro. Esse piloto se casou com uma escritora de livros infantis, sendo que uma de suas obras é a história do jogo “Sonic the Hedgehog” original, que foi inspirada no marido.

“Agora que você sabe um pouco sobre a história que escrevemos para ele, acho que você pode ver porque o emblema do Sonic [na tela de título do jogo original] parece daquele jeito“, acrescentou Yasuhara.

Imagem


Muitas das características que definem o jogo original, como os loops, túneis, objetos como as argolas na tela, foram criados para tentar mostrar o que o Mega Drive era capaz de fazer.

Boa parte do design do jogo foi feito à mão, com caneta e papel. Para projetar os níveis, Yasuhara, que não era desenhista, fazia desenhos no papel e mostrava para um artista e discutia como eles poderiam fazê-los funcionar dentro do jogo.

O design dos inimigos era um processo semelhante: eles eram esboçados no papel e mostrados à equipe, que discutiria como (ou se) eles deveriam ser implementados. As animações também foram todas esboçadas no papel.

“Então, para Eggman ou qualquer outro personagem, foi o mesmo fluxo“, disse Oshima. “Eu não tinha nenhuma experiência como animador, então eu tive que gastar muito tempo assistindo animes, indo para frente e para trás para ver como era feito“.

Outra revelação curiosa é que Oshima queria implementar uma animação de dança para o Sonic no jogo e chegou a esboçar em grandes detalhes no papel. Mas não foi totalmente viável e nunca chegou à versão final.

Imagem


“Sonic the Hedgehog” foi lançado e foi um sucesso esmagador principalmente nos Estados Unidos, levando a Sega à liderança no mercado de 16 Bits, deixando para trás a Ni***ndo, um rival que parecia imbatível.

E sobre isso, a dupla deu dois conselhos para os jovens desenvolvedores: “Sempre haverá maneiras de competir com o que você acha que são adversários imbatíveis” e “faça da tecnologia seu aliado“.

“O que quero dizer com isto é que qualquer um pode sair e tentar usar novas tecnologias. Mas mais do que isso, eu acho que é uma ferramenta que pode ser usada para desbancar um oponente que sempre teve a posição número um até aquele ponto“, disse Yasuhara. “É mais difícil para as pessoas dessas empresas fazerem as mudanças acontecer“.

Imagem


trabalho em equipe também é um fator importante.

“Somos uma equipe, mas somos muito opinativos e falamos o que pensamos“, concluiu Yasuhara. “Então, de certa forma, estamos individualmente tendo performances solo, mas uma vez que eu projetei meu ato solo, alguém reagiu a isso, e há infinitas possibilidades se você olhar dessa maneira… não apenas em jogos, mas em tudo o que você está trabalhando“.

Imagem


“Eu não posso sair desta sala hoje sem mencionar que o maior fator [de sucesso do Sonic] foi que a Sega of America estava tão confiante sobre o que estávamos trabalhando que embarcaram junto“, disse Oshima. “O fato deles acreditarem em nosso trabalho foi uma validação para nós. Eles pegaram o que fizemos e realmente trabalharam em sua estratégia. Isso provavelmente teve muito a ver com a popularidade do Sonic aqui [no ocidente]“.

Imagem


Por fim, fique com dois esboços de Sonic feitos ao vivo para o site Gamasutra, um de Oshima e outro do Yasuhara.

Fonte: Blog Tectoy

Re: Sonic era piloto da 2ª Guerra Mundial? Confira os segredos do personagem revelados na GDC 2018!

Enviado: Seg Dez 10, 2018 10:43 am
por Gigacom
Taí... interessante saber o porque do logo do Sonic, faz todo sentido agora.
Considero o Sonic 1 como um dos jogos mais bem elaborados e trabalhados do Mega Drive. Tudo funciona muito bem, o game é colorido, música e efeitos sonoros são na medida correta e com o sample devidamente calibrado para o hardware. Não pouquissimos bugs que ocorrem em situações muito especificas, o que denota um esmero impressionante da equipe de desenvolvimento.
As fases são todas muitissimo bem elaboradas, criando desafios que motivam e evitam a frustração.
É um jogo lindo, dinâmico, divertido e que te faz sempre ir em frente. Uma cartada de mestre em todos os sentidos.