Space Invaders e Spacewar - Os primeiros campeonatos de esports do mundo.

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Space Invaders e Spacewar - Os primeiros campeonatos de esports do mundo.

Mensagem por Sonymaster »

Os esports estão cada vez mais consolidados no cenário mundial com torneios de premiações milionárias, que andam chamando a atenção de outros mercados, com equipes de futebol, beisebol e até varejistas participando ativamente do cenário.

Imagem


Mas para falar de futuro é importante conhecer o passado. Por conta disso, o Versus decidiu lembrar do primeiro torneio de esports do mundo.

O primeiro torneio dos esportes eletrônicos foi de Space Invaders, no Atari, chamado Space Invaders Championship, em 1980. Ela pode ser considerada a primeira competição relacionada aos esports, já que foi oficialmente organizada pela Atari e contou com mais de 10 mil participantes ao redor dos EUA, nas cidades de Los Angeles, San Francisco, Fort Worth, Chicago e New York.

Imagem


Para ter uma noção da proporção deste campeonato, a EVO 2018 contou com 7,4 mil participantes nos oito jogos do torneio - uma das maiores competições dos esports atuais.

Imagem


A campeã do torneio foi Rebecca Heineman, que recebeu um arcade como premiação, sendo a primeira campeã de torneios oficiais de jogos eletrônicos.

Imagem


Atualmente Rebecca é programadora e desenvolvedora de jogos e já trabalhou na Barking Lizards Technologies, Electronic Arts, Microsoft, MacPlay e Ubisoft. No momento ela é CEO da empresa Olde Skuul.

Mesmo o torneio de Space Invaders sendo o primeiro organizado por uma empresa, com premiação alta e grande quantidade de participantes - algo mais parecido com os esports atualmente -, os relatos de campeonatos amadores são um pouco mais antigos.

Imagem


A primeira competição que se têm conhecimento é a Intergalactic Spacewar Olympics, realizada no laboratório de inteligência artificial da Stanford University em 19 de outubro de 1972. Disputada no game Spacewar, de PDP-1, ela contou com algumas dezenas de alunos que jogaram em duas modalidades: mata-mata de cinco jogadores e torneio em equipes.

Imagem


O mata-mata foi vencido por Bruce Baumgart e o torneio em equipe por Robert E. Maas e Slim Tovar. Por ser algo em menor escala, a premiação foi de um ano de assinatura da revista Rolling Stones para cada vencedor.

Mesmo com duas histórias diferentes, ambas marcaram de forma positiva no cenário que existe atualmente nos esports - junto com outras figuras importantes para o cenário, como é o caso da EVO, que desenvolveu o competitivo de fighting games, e Dennis "Thresh" Fong, primeiro pro player da história.

Fonte: Versus
Responder