Revelado onde está o troféu de Sonic que Senna ergueu em 1993

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Revelado onde está o troféu de Sonic que Senna ergueu em 1993

Mensagem por Sonymaster »

25 anos depois da vitória que nos proporcionou a tão estranha quanto sensacional cena, o troféu ressurge - de onde nunca saiu.

Fãs de Fórmula 1 e games - especialmente brasileiros fãs da Sega - lembram de 1993 com carinho. Foi o ano de dois eventos memoráveis e interligados, unindo personagens inesquecíveis: Ayrton Senna e Sonic the Hedgehog.

Imagem


Naquela temporada, a McLaren não vinha tão bem das pernas quanto antes. Apesar da MP4-8 ser o modelo mais avançado da história da escuderia, o motor Ford não empurrava muito. Era a terceira corrida, o GP da Europa, em Donington Park, na Inglaterra.

A Williams vinha com três pole positions do francês Alain Prost, também vencedor numa das provas. A outra fora do próprio Senna, numa corrida com chuva no Brasil. Ainda tinha no caminho um jovem Michael Schumacher, em plena ascensão pilotando pela Benetton (onde seria campeão nos dois anos seguintes). Senna, no seu último ano de uma gloriosa passagem pela equipe, largava só na quarta posição.

Imagem


Mas chovia, e até quem não acompanha a categoria sabe que Senna e chuva eram combinação quase imbatível para adversários. Após perder uma posição na largada, começou a ultrapassar todos como se estivesse no seco. O tricampeão não tomou conhecimento de ninguém: Schumacher, Karl Wendlinger, Damon Hill e Prost. Ao abrir a segunda volta, era líder.

Foi tão espetacular, que ficou conhecida entre fãs e especialistas como "a melhor primeira volta da história".

Imagem


Senna venceu com enorme facilidade - chegou a dar uma volta no segundo colocado, Hill (que depois "recuperou a posição", completando quase um minuto e meio atrás). Impressionante também foi o desempenho de outro especialista em chuva: Rubens Barrichello, pulando de 12º para 4º também no começo. Rubinho chegou a ser segundo, mas teve um problema mecânico em sua Jordan e abandonou, a seis voltas do fim. Era só sua terceira corrida na F1.

No pódio, uma das mais icônicas imagens (pra nós, pelo menos) da década: Senna ergue o troféu de Sonic, com um berrante Sega na assinatura.

Imagem


Por décadas, ninguém soube que fim levou o simpático Sonic, que parece chorar de emoção. Isso até o começo dessa semana, quando o Twitter da McLaren relembrou os 25 anos da fenomenal volta.

Meio como quem não quer nada, o site esportivo Grand Prix Diary lembrou que, além da primeira volta, havia o legendário troféu.

E alguém da McLaren responde:

Imagem


O troféu está lá na McLaren, provavelmente num quarto de despejo da vida - note as prateleiras simples e a caixa de tranqueiras ao fundo. Dá pra acreditar que semelhante preciosidade ficou 25 anos num depósito? Note que a mão não está na mesma posição porque o braço do boneco é móvel; ele não estava "chorando", e sim numa pose de punho erguido, que alguém colocou.

Vale dizer que esse não era o troféu pela vitória. Como se vê neste vídeo (a partir de 2:55), o Sonic foi parte de uma ação de marketing. Além de ser patrocinadora da equipe Williams, a Sega também foi o principal nome de todo o evento. Após erguer satisfeito o mascote, Senna o coloca no pódio para levantar o troféu oficial.

Mas quem liga pra isso? O promocional acabou mais reconhecido, e deve ter um valor inestimável para colecionadores e fãs de Senna. Será que a McLaren vai tirá-lo das sombras e dar-lhe um lugar de direito agora? esperamos que sim!

Fonte: Memoria BIT
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Revelado onde está o troféu de Sonic que Senna ergueu em 1993

Mensagem por Odin »

Uma pena que esse troféu ficou mofando todo esse tempo, bem que poderiam ter doado para o Instituto Ayrton Senna ou algum museu dedicado a ele, se já doaram a maioria dos carros que ele usou, porque não podem doar esse troféu que esta em um depósito pegando poeira? Poderia muita gente ter apreciado ele em todos esses anos, já que ele fez muito sucesso na época e até hoje esse troféu não foi esquecido, aposto que ninguém se lembra do troféu daquela corrida, mas este do Sonic...
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Revelado onde está o troféu de Sonic que Senna ergueu em 1993

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Ter Jul 03, 2018 8:59 pm Uma pena que esse troféu ficou mofando todo esse tempo, bem que poderiam ter doado para o Instituto Ayrton Senna ou algum museu dedicado a ele, se já doaram a maioria dos carros que ele usou, porque não podem doar esse troféu que esta em um depósito pegando poeira? Poderia muita gente ter apreciado ele em todos esses anos, já que ele fez muito sucesso na época e até hoje esse troféu não foi esquecido, aposto que ninguém se lembra do troféu daquela corrida, mas este do Sonic...
Eu que sou viciado em formula 1 esse troféu seria ótimo para colocar em meu escritório :smile: :smile: :smile: séria ótimo ter um troféu que foi erguido por um dos meus pilotos preferidos, além da grande nostalgia que foi essa corrida.
Responder