Jogos de luta dos anos 80.

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Jogos de luta dos anos 80.

Mensagem por Sonymaster »

Que a linha do tempo dos jogos de luta se divide entre “Antes de Street Fighter” e “Depois de Street Fighter”, disso ninguém tem dúvidas. A clássica franquia de pancadaria da Capcom pode não ter inaugurado o gênero, ao contrário do que muitos pensam, mas certamente ajudou a pavimentar alguns dos padrões utilizados até hoje.

Mas e antes disso, como eram os jogos de luta? Eles enchiam os arcades, ou eram apenas joguinhos caça-níquel? Confiram este apanhado de porradaria pré-histórica que fizemos e tirem suas próprias conclusões!

Em nossa pesquisa pelas origens da pancadaria virtual, voltamos ao ano de 1976 com Knights in Armor, um simulador de Justa para os arcades onde dois cavaleiros são representados por alguns pixels. Justa não é exatamente o que esperamos de um jogo de luta, mas envolve contato físico e a disputa entre dois jogadores. Além disso, precisávamos de um bom pontapé inicial para servir de marco zero na nossa lista.

Imagem


No mesmo ano, a Sega lançou Heavyweight Champ, um jogo de boxe com sprites grandes e visão lateral, muito mais próximo do que entendemos como um jogo de luta. Os movimentos e golpes eram feitos através de um controle que simulava as luvas de boxe, embutidos diretamente na máquina. Para desferir os golpes, o jogador precisava movê-las para cima e para baixo, simulando golpes altos e baixos.

Imagem
Imagem


O título recebeu um remake em 1987, com jogabilidade bastante similar ao esquema em terceira pessoa de Punch-Out, mas mantendo o controle característico nos gabinetes de arcade.

Imagem


Hoje em dia, os jogos de boxe evoluíram para um esquema bastante diferente dos jogos de luta tradicionais, sendo tratados de maneira bastante específica. Enquanto os jogos de luta parecem focados em combos e um estilo visual mais caricato, os títulos de boxe seguem a cartilha do realismo e levam em consideração fatores como a stamina, os reflexos e uma jogabilidade muito mais cadenciada.

Imagem


Em 1979 tivemos o lançamento de Warrior, um título com gráficos vetoriais no melhor estilo Spacewar – considerado um dos primeiros jogos eletrônicos – com gráficos vistos sob um ângulo superior, no mesmo esquema do famoso Boxing, lançado em 1980 para o Atari 2600.

Imagem
Imagem


Reparem que os três títulos mencionados até agora seguiram caminhos diferentes quanto a perspectiva dos personagens e sua jogabilidade. Isso se deve ao fato de o gênero ainda não estar consolidado, abrindo espaço para que diversas empresas tentassem emplacar o jogo de luta definitivo.

Esse cenário começou a mudar com a popularização da visão lateral, sem que houvesse um consenso sobre outros aspectos como a jogabilidade e as mecânicas envolvidas. Em 1981 tivemos Dragon’s Eye, jogo vendido como um RPG para Apple II e outros computadores da época, mas que envolvia combates em duas dimensões. Após escolher a sua arma, o jogador percorre um mapa numerado e enfrenta diversos monstros.

Os combates são divididos em turnos, mas é possível fazer uma série de movimentos através de comandos do teclado, como abaixar, golpear, aparar e lançar magias.

Imagem


Outros jogos deram continuidade ao esquema de visão lateral, inclusive partindo para uma pegada mais focada nos golpes diretos. Um exemplo é Swashbuckler, de 1982, com temática pirata e inimigos que surgem pelas laterais da tela. Mas, diferente dos jogos atuais, você pode dar as costas para o adversário, já que precisa lidar com personagens em ambas as extremidades da arena. Além disso, os inimigos morrem com um único hit, deixando o sistema mais parecido com as batalhas de Prince of Persia do que um jogo de luta propriamente dito. Verdade seja dita, a ideia já estava ali, mas a representação ainda era monótona e carecia bastante de personalidade. Mas isso começou a mudar com a moda dos filmes e jogos de artes-marciais!

Imagem


Outros jogos de luta lançados na época:

* The Bilestoad (Apple II - 1982)
* Swordfight at Midnight (ZX Spectrum - 1983)

Everybody was Kung-Fu Fighting!

Karate Kid foi lançado em 1984 e ajudou a popularizar o estilo de luta no ocidente. O sucesso foi tamanho que Pat Morita – intérprete do sr. Miyagi – chegou a ser indicado ao Oscar daquele ano como Melhor Ator Coadjuvante. E esse sucesso se refletiu nos games.

Imagem


Karate Champ (1984) foi lançado pela Data East e já apresentava uma série de elementos comuns aos jogos de hoje em dia, como as batalhas divididas em rounds com tempo pré-determinado, além da presença de socos e chutes. As batalhas eram pausadas a cada golpe bem sucedido, sendo atribuída ao jogador uma pontuação por cada acerto.

Com esse jogo, tivemos três grandes melhorias para o gênero: a primeira delas foi a possibilidade de cancelar um golpe desferido no meio da animação. Essa feature se tornou popular após o boom dos títulos da SNK, já na década de 1990, uma década depois do lançamento de Karate Champ.

Imagem


A segunda grande mudança veio através de uma versão revisada da máquina, chamada de Karate Champ: Player vs Player (1985). Essa versão trouxe um segundo joystick e tornou possível tirar um contra. Também dá pra creditar a Data East pelo surgimento das versões alternativas dos seus jogos, algo que Street Fighter usa até hoje com maestria (vide versões Turbo, Hyper, Ultra e afins).

Imagem


Mas a grande revolução do título ficou por conta do acionamento da defesa pressionando o direcional para trás. Essa pequena mudança transformou o modo como enxergamos os jogos de luta, com a rara exceção de Mortal Kombat, dentre as principais séries de luta da atualidade.

Karateka, lançado também em 1984, fez bastante sucesso, principalmente porque foi lançado em diversas plataformas diferentes, incluindo diversos modelos de computadores caseiros, além do Famicom.

Vale aqui um parêntese apenas para situar a época: o console da Ni***ndo havia sido lançado um ano antes, tentando recuperar todo o dano causado pelo famoso Crash de 1983. O período ficou marcado por uma enxurrada de jogos sem qualidade nenhuma, o que atacou diretamente a credibilidade dos arcades e videogames da época. Coube à Big N recuperar o mercado e revitalizar o negócio dos jogos eletrônicos.

Imagem


Karateka foi o primeiro jogo criado por Jordan Mechner, que mais tarde seria o criador da franquia Prince of Persia. Na verdade, ambos os títulos apresentam algumas similaridades como as barras de HP formadas por pequenos triângulos na parte de baixo do display, além da movimentação fluida e bastante realista para os padrões da época.

Mechner levou mais de dois anos para desenvolver o jogo e documentou todo o seu processo criativo em um ebook,, cujo download pode ser feito gratuitamente através deste link.

Imagem


Basicamente, o designer criou os sprites a partir de fotos e vídeos de seu irmão, técnica replicada também no desenvolvimento de Prince of Persia. Esse grau de preciosismo fez de Mechner um verdadeiro vanguardista no cenário dos videogames. Música, cenários, movimentação, tudo era bastante preciso em Karateka, exceto o carisma do personagem e da trama.

Outros jogos de luta lançados na época:

* Super Black Belt Karate (Commodore 64 - 1983)
* Black Belt (Apple II, Commodore 64 - 1983)
* Urban Champion (NES - 1984)
* Competition Karate (Apple II, Commodore 64 - 1984)
* Kung Fu (ZX Spectrum - 1984),
* The Way of the Exploding Fist (Commodore 64)
* Amstrad CPC, ZX Spectrum - 1985)

Passada a febre dos jogos de luta com Karate no título, tivemos o lançamento de Yie Ar Kung-Fu (1985), um dos jogos de luta mais cultuados da era pré-Street Fighter. Aqui, a pancadaria começa a ganhar ares mais caricatos, muito por conta da inspiração clara nos filmes de kung-fu em que os atores praticamente voam durante as lutas, também conhecidos como Wire-fu.

Imagem


Na pele de Oolong, você deve derrotar uma série de inimigos bastante diferentes entre si, atrás da vingança por seu pai, morto pelo atual campeão do torneio. Trama rasa, como boa parte dos jogos de luta, não apenas da época, mas até hoje! Contudo, o importante aqui é perceber que os personagens começaram a ganhar traços individuais, marcando a presença de um elenco, em vez de apenas um protagonista e dúzias de adversários genéricos. Essa mudança levou os jogos de luta para outros ambientes, não necessariamente ligados às artes-marciais.

Imagem


Nessa mesma linha, tivemos Shanghai Kid (1985), título que recebeu ports para uma série de consoles caseiros, incluindo aí NES, Game Boy e SNES. Aqui, o desafio está em derrotar caratecas, boxeadores e diversos outros lutadores, dos mais variados estilos. O título ficou conhecido como o primeiro jogo de luta a ter um sistema de combo, ainda que precário, baseado apenas em apertar diversas vezes o mesmo botão. Essa peculiaridade é bastante similar ao sistema de Custom Combos, implementada anos mais tarde em Street Fighter Alpha (1995).

Depois de tantas transformações e melhorias no gênero, estava criado o cenário perfeito para o nascimento do primeiro grande título de luta da Capcom. Street Fighter (1987) foi o primeiro título da série e marcou a estreia de personagens famosos como Ryu, Ken e Sagat, além dos recorrentes Adon, Gen, Birdie e Eagle. Completam o elenco ainda Retsu, Geki, Joe, Lee e Mike, mas estes acabaram relegados a um canto escuro, sem nenhuma grande aparição no panteão da franquia.

Este primeiro título carrega muito do DNA dos jogos de luta, além de absorver elementos de todos os jogos que citamos até aqui: barra de HP, pontuação por golpe desferido, defesa com o direcional para trás, ataques com diferentes graus de intensidade, protagonistas caratecas e oponentes diversificados. Mas, aparentemente, isso não foi o bastante para comover os jogadores da época, sendo necessária uma continuação por parte da Capcom.

Imagem


Analisando hoje, vemos que o título ainda não era maduro o suficiente para carregar a alcunha de maior jogo de luta de todos os tempos. Faltava precisão no controle, liberdade para escolher os outros personagens, além de um balanceamento mais justo entre todos os lutadores.

Inicialmente a equipe responsável pelo título trabalhou em Street Fighter ‘89, mais tarde rebatizado como Final Fight devido a diferença clara de estilo de jogo. Decisão acertadíssima que acabou criando mais uma franquia de sucesso para a Capcom, mas sem suprir a demanda inicial.

Essa carência foi consertada anos mais tarde, com o lançamento de Street Fighter II, mas hoje nós paramos por aqui!

Outros jogos de luta lançados na época:

* Typhoon Gal (Arcade - 1985)
* Galactic Warriors (Arcade - 1985)
* International Karate (Multi - 1987)
* Kinnikuman Colosseum Deathmatch (MSX - 1985)
* Fuun Shorin Ken (Famicom Disk System - 1987)

Fonte: Jogo Véio
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Jogos de luta dos anos 80.

Mensagem por Odin »

Quem fez essa matéria esqueceu de citar o Boxing do Intellivision, ele é de 1981e parece ser muito bom para a época... :D

Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Jogos de luta dos anos 80.

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Ter Jul 03, 2018 8:56 pm Quem fez essa matéria esqueceu de citar o Boxing do Intellivision, ele é de 1981e parece ser muito bom para a época... :D

Tinha esquecido desse jogo, ainda me lembro que vi rodando em um Intelevision na casa de um amigo do meu irmão, isso na metade dos anos 80. Achava legal porque era meio que na época dos filmes do Rocky na Sessão da Tarde e o pessoal meio que empolgado.
Responder