Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de armazenamento

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de armazenamento

Mensagem por Sonymaster »

Os discos rígidos portáteis parecem estar seguindo o mesmo caminho dos dinossauros, graças ao crescimento de serviços como Dropbox e Google Drive. Mas se você quisesse levar um arquivo grande para casa em 1985, você não tinha tantas opções. Sua melhor alternativa? Talvez esse disco rígido da Maynard.

Imagem

“Deixe o computador, leve o drive!”, dizia o anúncio, em letras garrafais na edição de julho de 1985 da revista Byte. E olha o quão portátil esse troço era!

Quanto algo desse tamanho podia suportar em 1985? Apenas 20 megabytes. Infelizmente, não achei um preço para esse disco rígido exato, mas, baseado nos preços da época, tenho certeza de que valia mais de US$ 1 mil.

Imagem

Curiosamente, minha maior frustração com armazenamento na vida aconteceu quando eu estava migrando do padrão firewire. Eu havia comprado um monte de HDs externos firewire que funcionavam no Mac no início dos anos 2000. Eles também não eram muito “portáteis”, no sentido de que talvez eles tivessem 20 cm x 12,7 cm x 5 cm, ou algo assim. E embora eu não lembre exatamente o quão grande eles eram, gostaria de dizer que eles tinham impressionantes 250 GB cada. Mas aí a Apple largou esse padrão aparentemente do dia para a noite. Na época que os notebooks que suportavam firewire morreram, fiquei sem saber o que fazer com aquela pilha de tijolos.

Hoje em dia, tudo está migrando para o online, o que possibilita que seus arquivos sejam “portáteis” de uma maneira completamente nova. Mas pode ter certeza de que as pessoas do futuro vão achar os métodos “portáteis” de hoje tão bobos quanto achamos esse cara carregando o HD de 20 MB acima.

Então quer dizer que você não tem um drive de escaneamento de retina que envia os dados diretamente para o seu cérebro? Que arcaico.

Fonte: Byte magazine/Internet Archive
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de armazenamento

Mensagem por Odin »

Tinha até uma mochila para o cara levar :lol:

Pior que naquela época 20 MB era muita coisa...
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de armazenamento

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Seg Dez 04, 2017 9:26 pm Tinha até uma mochila para o cara levar :lol:

Pior que naquela época 20 MB era muita coisa...
Era 1 Tera de hoje em dia :-) só de pensar que tem Micro SD de 2 Teras :-)
Pagan Race
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Ago 16, 2017 2:26 pm

Re: Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de armazenamento

Mensagem por Pagan Race »

Caracas e hoje em fia tudo cabe na ponta do dedo....

Enviado de meu VIVO 5 usando Tapatalk

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de armazenamento

Mensagem por Sonymaster »

Imagina um técnico de informática daquela época levando um carro cheio de HDs externos hahahahahaha de brinks, lógico que isso não era para qualquer pessoa ter acesso e sim para executivos da TI para levar seus dados preciosos de empresas.
Responder