Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por overday »

Comprei um jogo de Master System que está com o encarte perfeito, com exceção de um detalhe: algum infeliz colou uma pequena etiqueta de numeração nele.

OBS: A etiqueta está colada no papel do encarte, eu tirei o encarte e botei ele em cima da caixinha plástica só pra servir de apoio pra foto, mas vendo agora ficou parecendo que o encarte está embaixo do plástico.

Imagem

Tentei levantar uma ponta com a unha e comecei a puxar muito lentamente com uma pinça, mas estou sentindo que mesmo puxando devagar eu vou acabar arrancando uma camada do encarte ou acabar deixando muito resíduo, a cola está muito seca pois deve estar colado ali há décadas.

Alguma dica de como proceder? Queria muito conseguir tirar isso é deixar o encarte o mais novinho possível :(
Editado pela última vez por overday em Qui Out 19, 2017 11:54 am, em um total de 1 vez.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por DMN_Sonic »

overday escreveu:Comprei um jogo de Master System que está com o encarte perfeito, com exceção de um detalhe: algum infeliz colou uma pequena etiqueta de numeração nele.

Imagem

Tentei levantar uma ponta com a unha e comecei a puxar muito lentamente com uma pinça, mas estou sentindo que mesmo puxando devagar eu vou acabar arrancando uma camada do encarte ou acabar deixando muito resíduo, a cola está muito seca pois deve estar colado ali há décadas.

Alguma dica de como proceder? Queria muito conseguir tirar isso é deixar o encarte o mais novinho possível :(



Enviado do meu Moto X2 Android

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7330
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por Odin »

É complicado isso mesmo, vou dar uma olhada nesse vídeo que o DMN postou :D

Um problema parecido que passo são com os jogos de PS3 que pego naquela loja que tem um museu, sempre colam um selinho um cima deles, um selinho duro muito difícil de tirar, tenho medo de tentar tirar eles e arrancar um pedaço dos jogos, e deixar um vazado enorme ou inutilizar os jogos :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Pollux
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 12:07 am

Re: Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por Pollux »

overday escreveu: Qua Out 18, 2017 10:06 pm Comprei um jogo de Master System que está com o encarte perfeito, com exceção de um detalhe: algum infeliz colou uma pequena etiqueta de numeração nele.

Imagem

Tentei levantar uma ponta com a unha e comecei a puxar muito lentamente com uma pinça, mas estou sentindo que mesmo puxando devagar eu vou acabar arrancando uma camada do encarte ou acabar deixando muito resíduo, a cola está muito seca pois deve estar colado ali há décadas.

Alguma dica de como proceder? Queria muito conseguir tirar isso é deixar o encarte o mais novinho possível :(
Abri a foto no celular, está colada num papel? parece a caixa plástica.
O que preciso saber é, sobre o quê ela etá colada. Se estiver sobre plástico é muito fácil, só usar WD 40. Se for sobre papel não rola pq o WD40 é absorvido pelo papel de baixo e nunca mais sai.
Posta uma foto maior e geral e se puder não coloca no photobucket ou tinypic que aqui não abre.
Pollux
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 12:07 am

Re: Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por Pollux »

Odin escreveu: Qui Out 19, 2017 12:32 am É complicado isso mesmo, vou dar uma olhada nesse vídeo que o DMN postou :D

Um problema parecido que passo são com os jogos de PS3 que pego naquela loja que tem um museu, sempre colam um selinho um cima deles, um selinho duro muito difícil de tirar, tenho medo de tentar tirar eles e arrancar um pedaço dos jogos, e deixar um vazado enorme ou inutilizar os jogos :lol:
Esse selo é de lacre, ele quebra ao tentar remover. o melhor jeito de tirar é aquecer a cola, com um secador, mas tem de ter muito cuidado pra não danificar o jogo. Peguei uma leva de jogos de ps2 assim mas não tive saco de tirar, uma hora eu limpo.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por overday »

Pollux escreveu: Qui Out 19, 2017 11:05 am
overday escreveu: Qua Out 18, 2017 10:06 pm Comprei um jogo de Master System que está com o encarte perfeito, com exceção de um detalhe: algum infeliz colou uma pequena etiqueta de numeração nele.

Imagem

Tentei levantar uma ponta com a unha e comecei a puxar muito lentamente com uma pinça, mas estou sentindo que mesmo puxando devagar eu vou acabar arrancando uma camada do encarte ou acabar deixando muito resíduo, a cola está muito seca pois deve estar colado ali há décadas.

Alguma dica de como proceder? Queria muito conseguir tirar isso é deixar o encarte o mais novinho possível :(
Abri a foto no celular, está colada num papel? parece a caixa plástica.
O que preciso saber é, sobre o quê ela etá colada. Se estiver sobre plástico é muito fácil, só usar WD 40. Se for sobre papel não rola pq o WD40 é absorvido pelo papel de baixo e nunca mais sai.
Posta uma foto maior e geral e se puder não coloca no photobucket ou tinypic que aqui não abre.
Está colada no papel, eu tirei o encarte e botei ele em cima da caixinha plástica só pra ficar de suporte pra foto. Ficou parecendo que o encarte está embaixo do plástico mesmo, mas ele está em cima.

Se fosse no plástico seria moleza, o que sempre uso é uma gotinha de álcool isopropilico, sai com muita facilidade.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7330
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por Odin »

Pois é Pollux, esse selo é bem difícil de tirar mesmo, ele fica bem colado, prefiro não arriscar por enquanto, como é um selo pequeno da para deixar ele por enquanto, só vou tentar tirar quando achar um jeito fácil e não arriscado :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Como retirar uma etiqueta do encarte sem danifica-lo?

Mensagem por overday »

Foi complicado mas o resultado final até que foi aceitável. Tentei aquecer a etiqueta com um secador para amolecer a cola ressecada, não deu certo. Apelei pro bom e velho álcool isopropilico, molhei a ponta de um cotonete e ia passando na etiqueta e puxando um pouquinho com a unha. Depois de quase uma hora consegui tirar tudo. Ficou um retângulo amarelado no lugar, onde botei mais uma gotinha do álcool e fui passando o dedo em movimentos circulares até ficar mais discreto. Parei quando notei que além da mancha amarelada estava começando a tirar as linhas do quadriculado prateado, então chegou ao limite. Não está branquinho mas está quase, no fim das contas acho que ficou bom, melhor do que com aquela etiqueta colada :)

Imagem
Responder