Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Odin »

Bom pessoal, esses dias surgiu a oportunidade da gente discutir sobre esses programas, que alguns nos deixaram muitas saudades, então, quais programas antigos vocês mais gostavam ou sentem falta?

Podemos falar aqui de qualquer programa antigo de PC, pode ser navegadores, players de áudio, vídeo, messengers, qualquer coisa...

Vou começar pelo primeiro navegador que usei na primeira vez que acessei a internet, isso em 2001, que foi o lendário AOL 4.0:

Imagem

Na época o meu vizinho assinou o provedor American Online, e ela eu acho que era a única na época que usava navegador próprio, então ele começou nesse navegador, depois surgiram atualizações e surgiu o 5.0, 6.0 e que eu me lembre o 7.0 também, que eu lembre eles tinham interface bem diferentes, mas as janelas das páginas eram quase a mesma coisa... Essa última versão ficou lenta no pobre do Pentium 166 do meu vizinho que tanto falei aqui... E ele ficou menos de 1 ano assinando a AOL, depois ela encerrou as atividades no Brasil e acho que ela só existe nos EUA até hoje... Mas lembro que ela distribuía discos dos navegadores em jornais, até hoje tenho alguns desses discos lacrados aqui :D

Eu gostava bastante do AOL, tinha chats e outras coisas, não lembro se o chat do navegador era o AIM, mas até hoje não esqueço o som que fazia quando recebia mensagens, parecia um som de telefone antigo, era um plíiiiiiiimmmmmmmm :D

Foi nesses navegadores da AOL que descobri as roms e emuladores, enchi muito o saco do meu vizinho para baixar jogos antigos de PC para os meus 486 também... Depois que ele cancelou o AOL ele começou a usar o Ibest.

Outro programa que foi o primeiro que usei do gênero foi o Kazaa:

Imagem

Ele era um programa de compartilhamento P2P, similar ao Emule, Limeware entre outros... Esse foi o primeiro que usei junto com o meu vizinho, e baixamos muita música e outros arquivos lá, depois ele fechou por causa de uma treta com as gravadoras, e ele começou a usar o Shareaza no lugar, que acho que até hoje existe...

Já sobre players de música, o que mais me marcou foi o finado Winamp, principalmente a versão 2.95 que uso até hoje em meus PCs retrô :mrgreen:

Imagem

Usei o Winamp por muitos anos e em várias versões, mas a uns 8 anos quando descobri as maravilhas sonoras do Foobar2000, aposentei o Winamp e passei a usar o Foobar2000, recentemente vi dizer que o Winamp encerrou as atividades e pararam de lançar versões novas dele, uma pena, pois ele fez história...

Já sobre messengers, eu poderia falar do ICQ que foi o programa que mais me marcou, mas vou começar falando de um que usei em 2008, quando eu finalmente tive internet própria, que foi o Pidgin, um multi mensageiro compatível com a maioria dos messengers da época:

Imagem

No início de 2008 eu finalmente consegui ter minha própria internet, mesmo tendo um PC novo desde 2005, acontece que na época que comprei meu PC eu queria instalar uma ADSL, mas sempre que ligava para a porcaria da operadora, eles diziam que no meu bairro estava indisponível, então em 2008 não aguentei mais esperar e resolvi usar uma discada mesmo, da Ibest... E o meu Windows XP era o SP1, então fui instalar MSN da época que era o Windows Live Messenger 8.5, e a porcaria só podia ser instalada no SP2, ai tentei baixar o último MSN Messenger, que era o 7.5, depois dessa versão virou Windows Live Messenger, só que a porcaria da M$ bloqueou esse messenger para não ser mais usado, ai descobri o Windows Live messenger 8.1, que era compatível com o XP SP1, só que ele era muito grande para baixar com a minha discada, ai descobri esse messenger alternativo que era o Pidgin, que podia usar contas do ICQ, AIM, MSN, tudo no mesmo programa... :D

Como eu sofri com a minha internet e o meu SO naquela época, PQP... Não podia baixar alguns programas porque só rodavam no XP SP2, e nem tinha como eu baixar o SP2 e SP3 com a minha discada :D

Tem outros programas que poderia falar, mas por enquanto vou começar só com esses :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Dav »

Winamp uso ate hoje a versao lite,curto as skins sempre ia no site para ver e baixava aos montes (somente de marcas de som)
Imagem
tectoy
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Dez 24, 2016 6:00 pm

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por tectoy »

Odin escreveu: Sex Abr 28, 2017 12:04 amJá sobre players de música, o que mais me marcou foi o finado Winamp
Nossa, Winamp... Não ouço esse nome há mais de uma década...
Odin escreveu: Sex Abr 28, 2017 12:04 amOutro programa que foi o primeiro que usei do gênero foi o Kazaa: Ele era um programa de compartilhamento P2P
Meu programa de compartilhamento P2P era o SoulSeek. Era direcionado apenas para músicas, mas no fim das contas dava pra baixar qualquer tipo de arquivo. Lembro que há uns 15 anos atrás aquilo era uma comunidade enorme, eu passava os domingos inteiros nos chats (pq naquela época a internet era de graça no domingo). Foi praticamente abandonado após o surgimento dos torrents, mas parece que os servidores ainda estão on.

Imagem
Glaucos Snake
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:36 pm

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Glaucos Snake »

Eu me divertia com o famoso Johnny Castaway screensaver, produzido pela Sierra.

https://www.youtube.com/watch?v=PqXIKeTVcyA
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Odin »

Eu acho que testei praticamente todos os P2P em 2008, testei Shareaza, Emule, Dreamule, Ares Galaxy, Soulseek, Limeware, Frostware, Bearshare, entre outros que não lembro agora... E os que deram certo comigo foi o Shareaza (Que existe até hoje), o Dreamule que não sei se ainda existe, mas era uma versão alternativa do emule, foi com ele que baixei o SP2 para o XP uma vez, porque não aguentava mais não poder instalar alguns jogos e programas sem ele, e comecei a baixar ele num sábado a tarde, e terminei num domingo a noite, isso baixando com a minha discada a 5 kb, levei mais de 1 dia para baixar 250 Mb, e era o único jeito de baixar ele, baixar no site da M$ era impossível :lol:

Também gostava do Frostwire, que era uma versão free do Limewire, o Limewire era bom, mas não aguentava ver os avisos para assinar o PRO, tinha arquivos que só podia baixar com o PRO, o Soulseek nunca dei atenção a ele por achar simples, mas até hoje vejo falarem bem dele, principalmente os colecionadores de bootlegs de bandas... Outro curioso era o Bearshare, esse sim só era voltado a músicas, tinha uma interface engraçada e até um mascote, que era um ursinho :lol:

Já os ruins, eu não gostava do Emule, nunca consegui baixar nada com ele, isso que testei umas 5 versões dele... E o pior de todos: O famigerado Ares Galaxy... Essa porcaria era o campeão mundial dos virus, tinha virus até no instalador, quem nunca pegou virus com ele... :lol:

Já sobre o Winamp, eu gostava muito dele, principalmente por causa da interface, até hoje uso ele nos meus PCs retrôs, mas em 2009 comecei a ficar exigente com qualidade de áudio, pois comecei a colecionar bootlegs de algumas bandas que gostava, e alguns albuns vinham com a qualidade muito baixa, e o Winamp já não dava mais conta do recado, então comecei a testar players de áudio até achar o Foobar2000, que é um player com a interface feia até hoje, mas foi o player com a melhor qualidade de áudio que já vi...
Imagem

Imagem

Imagem
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Rodrigo Justi »

Bons tempos de Winamp, o melhor em sua época.

Sinto falta até hoje do MSN Messenger, e sua opção chata de chamar atenção. Chamar atenção então, era o amigo entrando 10 vezes apenas para aparecer "Fulano acabou de entrar" rsrsrsrss

E sinto falta dos assistentes do Office até o 2003 se não me engano, o Clip, o cachorro, gato. Eram muito divertidos.

Ah, lembrei do IrfanView para ver imagens...
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Odin »

Eu ainda uso o Irfanview Rodrigo, não conheço outro visualizador de imagens melhor e mais leve que ele... Ele ainda existe e ainda é lançado novas versões dele, aliás, eu uso e conheço ele a uns 7 anos por ai, sei que ele é mais antigo que isso, mas só fui conhecer ele depois que lançaram o Windows 7, pois não queria usar o IE como visuslizador padrão de gifs, ai conheci o Irfanview :lol:

Sobre o MSN, nunca pensei que um dia sentiria tanta falta dele... Quando ele bombava eu era meio rixado com ele porque ele tinha tomado o lugar do saudoso ICQ, esse foi um dos motivos por eu detestar a M$, mas usei ele muito mesmo assim, até o dia da M$ fazer a cagada de comprar o Skype, que nunca curti, e ter a proeza de trocar o seu programa pelo concorrente que tem muito menos recursos e só era bom em chamadas de vídeos... Mas eu sempre achei o MSN melhor, gostava daquele plugin do Messenger Plus, que dava para por nicks coloridos, e tinha aqueles sons personalizados também, eu vivia criando novos sons, pegava trechos de falas de filmes, e músicas, e vivia enchendo o saco dos meus contatos com eles :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Dav »

Indiretamente a Microsoft com o MSN Messenger acabou fazendo uma espécie de rede social como o orkut e facebook ate mesmo adicionando o recurso de messenger online na pagina.

Acho que foi um erro terminar o MSN Messenger e ir para o Skype.Ela chegou a criar uma rede social mas acho que encerrou o projeto.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Odin »

Pois é Dav, quando lançaram o Windows Live Messenger (Nova geração do MSN Messenger), a M$ acabou criando essa rede também, que deve ter ficado uns 4 ou 5 anos em funcionamento só... Mas acho que ela era muito pouco usada, a maioria do pessoal que só usavam o MSN talvez nem sabiam que tinham uma conta nessa tal Live também, que era o nome dela, mas não tem nenhuma ligação com a Live dos Xbox :lol:

Com o fim do MSN acho que ela foi para o ralo também, e pior que pouca gente se deu conta que ela existia e que agora nem existe mais...

Lembrei agora de um navegador que usava o nome do MSN também, que era o MSN Explorer, que eu lembre ele vinha junto com o Windows XP também, mas não tenho certeza... Só não entendi porque a M$ criou esse navegador na época se ela já tinha o IE... Naquele tempo a M$ deu uma oportunidade para o pessoal criar um email por esse navegador com o endereço @msn.com, que acho que já não existe mais essa possibilidade, mas até hoje tenho o meu email @msn.com :lol:

Imagem

Falando em navegadores, lembrei de um que achava bem legal, que era o navegador Maxthon v2, na época que eu tinha uma discada esse navegador era muito bom, tinha várias ferramentas e até opção de personalização, lembro que tinha uma skin que deixava ele até transparente, e era muito bonito esse navegador... Mas ai lançaram a terceira versão, que era bem diferente e não tinha mais as skins legais e as ferramentas, e ele acabou virando um navegador comum, ai deixei de usar ele, mas essa segunda versão era muito boa... Ela tinha até abas, coisa que nem os IE tinham na época, isso que ele usava a mesma engine do IE, mas ele tinha abas e o IE não :lol:

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Sønic[U.G] »

Ótimo tópico Odin!! Vou deixar aqui minha lista, dividida por categoria:

S.O: Windows 2000 Pro (ideal para PCs entre 500 MHz e 1 GHz, preferencialmente fazendo um dual-boot com o 98) e Windows 98SE (recomendo para jogos antigos, principalmente se o PC tiver placas Soundblaster e Voodoo)
Pacotes Office: MS Office 97 (até uns 32 MB de RAM) 2000 (até uns 64 ou 96 MB de RAM) e XP (de 128 MB de RAM para frente)
Navegadores: Internet Explorer 4 e 5 e Netscape
Mensageiros: ICQ (principalmente o 2001), Trillian e mIRC
Players: Winamp, Windows Media Player 7 (para até 64 MB de RAM) e 9 (64 MB de RAM para frente), CD Player Barefoot Productions (encontrei ele na edição 8 da PC Expert e curti mais do que a versão do Windows 9x, perdendo só para o CD Player do Plus 98) e RealPlayer (somente para os arquivos desse formato)
Visualizadores de imagens: ACDSee 4 e 5
Copiadores de CD para MP3: CDEx, Musicmatch Jukebox e Audiograbber
Gerenciadores de Downloads: Download Accelerator Plus
P2P: Napster, Imesh, Morpheus (um antigo derivado do Kazaa) e Emule (usei muito até a chegada do torrent)
Editores de imagens: Paint Shop Pro (até o começo da década passada era uma boa alternativa ao Photoshop), Corel 8 e 9 e Fireworks 3 e 4
Editores de áudio: Creative Wave Studio (vinha nos CDs dos kits multimídia Infra da Creative), Awave, Cool Edit e Sound Forge 5
Editores HTML: Frontpage 98 (principalmente) e 2000 e Dreamweaver 3 e 4
Antivírus: Norton até 2001, McAfee Virus Scan e PC-Cillin
Produção musical: Encore e Cakewalk Pro Audio (antecessor do Sonar)
Sistema: MS Power Toys, System Mechanic, Norton Utilities, Sandra e AMIDiag
Editores de vídeo: Premiere 6, Vegas 2, 3 e 4 e Ulead Video Studio 5
Outros: MS Plus 98, Cute FTP, WS FTP e Usinaplay (antigo programa criado pelo site Usina do Som que era um banco de dados de streaming de músicas)
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por DMN_Sonic »

Pow SonicUG, feroz aí a lista!

Uma coisa curiosa, só basta cutucar que aparece os caras que curtem um PC retro também, isso é otimo!

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Odin »

Poxa, não via mais falar nesse Usina do Som a uns 15 anos... Eu gostava dele porque dava para ouvir músicas online e fazer playlists, dava até para fazer uma rádio online, mas na época sofria para ouvir as músicas por causa da discada do meu vizinho... Na época eu nem conhecia MP3, foi o primeiro jeito de ouvir música na internet que conheci :lol:

Lembrei agora de um programa, se é que aquilo era um programa, que era uma piada sobre a vaca louca, que virou uma epidemia no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, e fizeram um programa que abria uma janela com dois botões, um botão da vaca normal e outro da vaca louca, se apertasse o botão da vaca normal ela dava um mugido de vaca normal, mas se apertasse o da vaca louca ela dava um mugido louco, alguém se lembra desse programa? :lol:



Ontem achei os discos dos navegadores AOL, amanhã irei tirar fotos deles :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por Jair »

Quase escorreu uma lágrima com esse vídeo da vaca louca

Sent from my Moto G Play using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
autokad
Mensagens: 316
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por autokad »

O winamp era fantástico. Simples de usar e com recursos interessantes.
tectoy
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Dez 24, 2016 6:00 pm

Re: Programas de computador antigos: Quais vocês mais gostavam?

Mensagem por tectoy »

Já que estão relembrando vídeos antigos, alguém se lembra das animações do doodie.com? São tão velhas que na época​ não existiam vídeos na internet, tudo no site era feito em flash:

https://youtu.be/aj64xWEmfcs
Responder