Colecionar X Jogar

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

mattmess
Mensagens: 604
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 4:09 pm
Localização: Novo Horizonte

Colecionar X Jogar

Mensagem por mattmess »

Bem, não criei este tópico pra ofender ninguém, só para discutirmos o assunto.

Vi a coleção de um colega aqui no fórum de jogos lacrados. É sobre isso a discussão.

Particularmente, não creio que nossos jogos fiquem felizes quando os deixamos guardados (nem vou entrar na questão "tem uma criancinha pobre querendo jogar o jogo lacrado do colecionador rico"). Quero dizer, jogos devem ser jogados, certo? É claro, cada um faz o que quer com seu dinheiro e com suas posses, mas poxa, às vezes nós colecionadores levamos nosso hobby a sério demais. Quantas vezes cada um de nós aqui não comprou um jogo só para ter tal jogo, e não jogá-lo realmente? O jogo é uma forma de expressão. Comprar um e não jogar é o mesmo que ir ao cinema e ficar de olhos fechados.

Bom, joguemos nossos jogos, colecionadores. É isso que quero dizer.
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por darini »

É... vai de cada um mesmo. No fórum de DC de que participo, há um colecionador (Gemini-Phoenix) que tem como meta colecionar APENAS jogos lacrados.

Claro, ele tem coisas abertas para jogar. Mas acho que vai da mania que o cara tem.

[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
gamer_boy
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Set 05, 2007 8:50 pm

Quem pode, pode ;)

Mensagem por gamer_boy »

Eu tenho um colega q tem uma coleção de jogos lacrados de NeoGeo CD.

Os jogos ele tem em formato de iso e roda no Xbox..

;)
Alugo este espaço :D
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Mensagem por Jair »

Possuir um jogo lacrado é um privilégio, mas eu prefiro abri-lo e admirá-lo :-)



Jair,
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por Gigacom »

DESENTERRANDO O TÓPICOOOOOO!!! Rise of your grave, tdorrr, tdorrr (barulhinho do trovão no Mega Drive).

Intão... acho o maximo pegar um joguinho lacrado, e desvirginar a criatura, mas isso tem o seu preço... de vez em quando vejo algumas coisas boas e interessantes no Mercado Livre do tipo, jogo de Master/Mega/Nes/N64 lacrado, porém com um precinho nada camarada... mas vai de cada um mesmo, como se diz: cada doido com sua doideira :lol:
Mas que seria o espetáculo do século ver o Gera tirando o lacre um a um dos joguinhos de Master... ah, isso seria! 8)
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Joe
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 2:56 pm
Localização: Tange Gym

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por Joe »

mattmess escreveu:Comprar um e não jogar é o mesmo que ir ao cinema e ficar de olhos fechados.
Eu vou discordar um pouco dessa afirmação: nesse "meio" - e quando digo meio, me refiro não só a pessoas envolvidas com jogos e videogames, e sim pessoas que compram brinquedos, filmes e semelhantes - há três tipos de gente; 1) aquele que compra para utilizar; 2) aquele que compra para possuir e utilizar; 3) aquele que compra apenas para possuir.

Cada um deles investe naquilo com um objetivo, e a questão de "ser ou não" uma coleção varia também. Vejo muita gente com jogos looses dizendo que faz parte da coleção. Ao meu ver, pra ser colecionável, um jogo de videogame tem que ter, no mínimo, a caixa, o jogo, os manuais e panfletos em estado decente de conservação. Não vejo um jogo loose como objeto de coleção. E acho que COLEÇÃO, se levarmos o termo ao pé da letra, não é pra ser utilizada. Você não vê um colecionador de carros com aquele exemplar de 1930, 100% original e impecável, enfrentando o trânsito de São Paulo com aqueles motoboys passando e levando seu retrovisor junto. Você não vê um colecionador de figuras de ação deitado no chão do quarto colocando os G.I. Joe para degladiarem entre si, fazendo onomatopéias com a boca.

Você não vai comprar um Maverick 1973 todo arregaçado e pintado no quintal de casa, e dizer que é um carro de coleção. Você vai procurar um exemplar no melhor estado possível, e é isso que os jogos lacrados são: exemplares no melhor estado de conservação possível. Eu acho extremamente válido esse tipo de coleção, e admiro. Mas, particularmente, não serve pra mim. Acho isso neurose demais

Sobre a questão de ir ao cinema e ficar de olhos fechados, acredito que não sirva exemplo aqui, já que é o mesmo que você ira na locadora e locar um filme pra assistir, o que é completamente diferente de você ir numa loja e comprar o filme pra assistir. Você pega os filmes de locadora e fica com cuidado de não arranhar a capinha? Se alguém mete o dedão engordurado na parte de baixo do DVD, você ficará revoltado? Não... Mas e se fosse com o que você comprou?

A maioria aqui acha um absurdo pois se enquadra no caso 2 que citei no início, aquele que compra pra utilizar e possuir.
I'm the Master System Master and Master of the System, the Policeman Said.

"NintendImagem and Sega will be dead by the end of 1992." - Troy Saville, 22/03/1989
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por ReBirFh »

Eu tb sou do tipo que não vê lógica em colecionar jogos de VG lacrados pq vc não está aproveitando nenhum dos elementos que compõem o jogo.
O colecionador de carros pode até não sair no meio do "trânsito de São Paulo" mas periodicamente ele dá umas voltinhas para "sentir" o carro e escutar o barulho do motor.

O colecionador de bonecos não vai brincar, mas vai deixá-los exposto da melhor maneira possível e caso seja articulado vai colocá-lo numa pose dramática,chamativa ou que remeta a origem dele (desenho, filme, quadrinhos...) e mesmo os que deixam os bonecos lacrados em suas caixas, essas geralmente são feitas de material transparente para que você "aproveite" o boneco em sua totalidade, que apenas a reprodução de um personagem, cena e etc.

Já o colecionador de Videogames não joga, não vê/lê o manual, se for algum pack exclusivo ele não apreivete os ítens (artbooks,miniaturas...)
pra mim não faz o menor sentido.
Avatar do usuário
mokona666
Mensagens: 1637
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 6:32 pm
Localização: Pallet town (Leme-SP)
Contato:

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por mokona666 »

tipo numca intendi essa de lacrado ta bom e bunito axo ke nehuma formiga numca toco esse jogo desde seu embalamento , mas sei la oque adianta ter um jogo se num pode jogar seria tipo como ter um tenhis e num poder usar ese fosse ainda um figure action se ta vendo ele papel dele ja e ficar parado , mas minha opiniao e jogo tem que ser jogado , mas ainda podes er colecionado e so saber cuidar bem da caxa, manual cartucho e num e um pedaso de papel plastico que vai definir se akilo custa 17X mais ( oke imfelismente eh xD ). mas diferente poreso um jogo e muito+ felis dento de um comsole ke no armario xD

pesso descupa caso agem que dexe lacrado
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por Vectorman »

Acho uma falta de consideração para com o jogo deixá-lo lacrado... Respeito, sim, quem deixa os jogos lacrados, porém, nunca deixaria um nesse estado... Como disse Mokona (Ainda que em mokonês) "jogos foram feitos para serem jogados"... Ao meu ver, se você num quer jogar um jogo, passe pra quem quer jogar e contribua para um mundo gamer melhor... :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por Rony_Ket »

Já joguei todos os títulos da minha coleção, ao menos uma vez cada...
Alguns jogo com mais frequência, outros não...

Tenho tendência a jogar mais as coisas novas (por exemplo, estou jogando muito Sonic Unleashed no recém chegado Xiboca, do que Sonic 2 no Master System...) do que os retrôs, quando os tenho juntos.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Petris
Mensagens: 647
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 11:35 am
Localização: Buenos Aires, Argentina

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por Petris »

Os jogos lacrados sao para venda, eu fico com os ruims para jogar (faço isso com Master System, por exemplo).
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Colecionar X Jogar

Mensagem por Corredor X »

Colecionar e jogar não são excludentes, mas não me agrada a idéia dos lacrados em nenhuma espécie de hobby.
Imagem
Responder