Como a idade afetou a sua jogatina?

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Corredor X »

Convenhamos: uma parcela considerável de nós joga videogame há mais de 20 anos (quase 30 ou até mais em alguns casos). Eu mesmo estou nessa vida de jogatina desde os três, quando alguém teve a brilhante idéia de colocar um controle de Atari na minha mão e mandou atirar em naves que pareciam tartarugas roxas na tela. Um quarto de século depois, cá estou eu ainda jogando o mesmíssimo Megamania, assim como muita gente ainda é fascinado pelos jogos antigos que cresceu jogando. Eu pergunto, então:

Como a idade afetou a maneira que você joga?

Claro que hoje somos todos adultos (tecnicamente) responsáveis, não dá para jogar tanto como outrora, o tempo é escasso e tal, mas a questão não é essa aqui. Eu me refiro à habilidade e determinação mesmo. Pode parecer algo bobo, mas me peguei pensando aqui que não. Já tive essa conversa com alguns amigos e as respostas variaram bastante, indo tanto do confessional "não dou mais conta de zerar tal jogo, nem passo mais da segunda fase" até o espantoso "nunca consegui fechar isso, peguei outro dia depois de anos e fui até o fim".

De uma forma geral, eu pertenço ao segundo grupo. Eu melhorei demais como jogador com o tempo - não que eu seja um Billy Mitchell, mas principalmente porque fiquei mais paciente e centrado, eu acho. Da época do Atari até o SNES, eu era incapaz de jogar a mesma coisa por muito tempo, salvo um PS, Zelda, DOTT ou Ultima da vida. Era um pouco de um jogo, até começar a perder, então outro jogo e por aí em diante. Eu terminava muita coisa, mas devolvi uma cota considerável de jogos à locadora sem me dedicar muito a eles. É engraçado como a resposta de alguns conhecidos, indagados sobre porque não jogam mais videogame, geralmente é "não tenho mais paciência para isso". Comigo é o contrário, agora é que eu tenho a paciência necessária <oldlol>

Hoje eu estava refletindo sobre isso jogando Gradius Rebirth, que eu não teria determinação nenhuma em outros tempos para ficar me aperfeiçoando até passar de fase e logo largaria ao começar a morrer demais. Hoje joguei duas horas e meia dele, até o final, dando gargalhadas com algumas das vidas perdidas batendo estupidamente nas coisas, bem como vibrando e soltando alguns palavrões de alegria ao tirar aquele fininho do tiro inimigo ou daquela passagem estreita espetacularmente cruzada. E é tão divertido quanto um Pitfall! há vinte anos, mesmo quando só conseguia dar conta de ficar uns cinco minutos vivo e perdendo vários tesouros - terminar esse cartucho depois de tanto tempo, aliás, foi uma façanha e tanto, dessas de ficar orgulhoso.

E vocês? Jogam melhor hoje em dia do que antes?
Imagem
Avatar do usuário
mokona666
Mensagens: 1637
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 6:32 pm
Localização: Pallet town (Leme-SP)
Contato:

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por mokona666 »

isso da idade percebi recentemente no sonic 1 de master, quando agente e criança não e somente a pratica ou coordenação motora, mas a paciência e precisão, por exemplo os pulos da cachoeira de sonic 1 morria direto, agora passei brincando, acho que e um pouco mesmo da paciência misturado com a pratica, mas dezenas de jogos que sofria antes voltei a joga e percebi que não eram tenebrosos como megaman x2 que so zerei esse ano.

+ e interessante mesmo, minha experiência de jogo acho que e desdos4 anos com um tv jogo( isso ai comecei no pong) desde então a idade por hora anda beneficiando.

outro ponto interessante e a discriminação, quando criança nos voltamos nossos olhos sempre a melhor imagem, o que faz muitas crianças ou ate jovens ficarem longe de games antigos que jogaram no passado ou nado, acho que fator idade ajuda um pouco , por exemplo em uma semana vo dos 8 aos 128bits sem menosprezar a diferença gráfica de nenhum desses acho que faz parte dessa maioridade de não discriminar o antigo, e é ate legal vc sai dos 8 por 16 por exemplo semte aquela sensação de mudansa grafica como se estivese nos anos 80, não como aquela mesmise emulada num Znes

e algo a se pensar.
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Dav »

Ao passar dos anos eu tenho jogado menos tanto que o videogame que mais joguei foi o Master System la por 10 anos quando ganhei o meu

Tambem lembro que jogava qualquer fita da locadora e tentava fechar hoje se pego um jogo ruim nem tento rs

Acho que sempre vou estar com um videogame afinal eu gosto mas nao jogando como antigamente
Imagem
jamanto
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 11:57 pm

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por jamanto »

cá estou eu ainda jogando o mesmíssimo Megamania
Putz, como eu adorava esse jogo!!!

Acho que atualmente tenho mais paciência... tanto que, não faz muito tempo, consegui terminar o Dick Tracy do Mega, coisa que jamais havia feito quando criança... sempre desistia na última fase.

Dias atrás até consegui meu primeiro troféu de platina no PS3! <oldlol>
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Sønic[U.G] »

Sei lá, isso é meio relativo... tem coisas que eu jogava melhor antes, outras jogo melhor agora...
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Jair »

Eu não me tornei um jogador pior, mas perdi paciência. A falta de tempo contribuiu com isso.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Corredor X »

Uma questão cada vez mais válida para este bando de velhos que estamos nos tornando.
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Vectorman »

Quanto mais velho eu fico, mais coisas quero jogar ao mesmo tempo e quase sempre termino não jogando nada...
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Jair »

Concordo com o Vectorman, e adiciono: não tenho mais paciência.

Corredor X, tomou o remédio errado? Tá subindo tópico velho!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Corredor X »

Jair escreveu:Corredor X, tomou o remédio errado? Tá subindo tópico velho!
Acredita que o médico ontem justamente diminuiu a medicação? Juro para você <oldlol> Ontem não estava muito a fim de dormir e resolvi subir algumas velharias do fórum de volta, muita gente desconhece alguns desses tópicos clássicos.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por DMN_Sonic »

Como eu, aqui a seção que menos visito tem um monte de assunto legal.
Mas sobre o tema, hoje sou milhares de anos mais habilidoso e acabei zerando uma crença de jogos que morria de medo de encarar pela chaga deixada na infância. Vectorman é um exemplo recente, nunca havia zerado e na minha imaginação infantil eu achava que o jogo era quilométrico e zerei em uma simples tarde, usando toda santa experiencia de 20 anos acumulada, o hilário é na faculdade, os caras não acreditam quando mostro algumas façanhas em certos jogos numa naturalidade que para eles chega a ser sobrenatural. No fim tenho menos tempo e paciência mas se eu tiver afim de jogar algo posso passar horas e mais horas jogando para saciar a vontade.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por Rony_Ket »

Quando tinha meus 8˜10 anos, jamais imaginaria terminar Alex Kidd in Miracle World...
O faço de olhos fechados hoje em dia!

Tinha dificuldades pra terminar jogos como Sonic Chaos, jogo que é ridículamente besta de terminar...
Rony_Ket:
Facebook YouTube
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por DMN_Sonic »

Pois é, quando zerei o Sonic Chaos com todas as esmeraldas eu pulei de alegria, hoje é como respirar pra mim, amo muito este jogo.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
0548
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 1:15 am
Localização: Porto Alegre

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por 0548 »

hoje, aos 34 anos, me considero bem mais habilidoso e "inteligente" pra entender como cada jogo deve ser jogado. porém, não tenho praticamente nenhuma paciência (4 ou 5 mortes em um mesmo local de um jogo e já estou largando ele por um tempo...).
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como a idade afetou a sua jogatina?

Mensagem por DMN_Sonic »

#fato, ficar morrendo no mesmo lugar tira a paciência rapidinho...
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder