O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

Melanogaster escreveu:De fato, a arte dos livros é bem bacana... e o conteúdo, mais ainda. Contém todas as ilustrações originais de Sidney Paget para a Strand Maganize, onde as histórias foram originalmente publicadas, assim como múltiplos comentários/notas/curiosidades de estudiosos e tarados por Sherlock Holmes mundo afora:
► Exibir Spoiler
Nooooooooooooosa, gostei do detalhe das ilustrações e comentários! A única edição com as gravuras da Strand que eu conheço é incompleta, só tem um dos livros e uns 80% dos contos. Estava de olho numa coletânea naquele estilo da do Poe que o DMN postou fazia um tempo, mas tô achando que quando comprar novas edições físicas vou atrás dessas, valeu pela dica! :mrgreen:
Sobre o tabuleiro, vejo que é uma pena não ter tido nenhum contato com esse Scotland Yard quando mais novo... tem todo o jeito de que engoliria os 100 casos vorazmente e decoraria tudo.
O jogo era excelente mesmo, mas realmente pecava pelos casos só poderem serem jogados uma vez. Os mistérios eram muito bons, lembro de um traumático que começava com o Sherlock encontrando o corpo do próprio Watson boiando nas docas :|
Imagem
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Melanogaster »

Corredor X escreveu:Nooooooooooooosa, gostei do detalhe das ilustrações e comentários! A única edição com as gravuras da Strand que eu conheço é incompleta, só tem um dos livros e uns 80% dos contos. Estava de olho numa coletânea naquele estilo da do Poe que o DMN postou fazia um tempo, mas tô achando que quando comprar novas edições físicas vou atrás dessas, valeu pela dica! :mrgreen:
a8-)a

Sobre as ilustrações, gosto bastante das originais da Strand Magazine. A coletânea também traz, dentre mais outras fontes, todas as da Harper's Weekly, publicação que veiculava as histórias em Nova York, mas o traço conciso e esse Holmes com cara de quem tá puto indefinidamente com a vida do Paget sempre me agradaram mais... talvez por achar que se adequem mais às descrições do Watson.
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

Imagem

Aqui o Holmes é melhor delineado pelo Doyle, desde suas habilidades "secundárias" (como o pugilismo, que sem nem mesmo ser utilizado ajuda no caso) como também seus reprováveis hábitos, como se encher de heroína e cocaína quando não está em algum caso para lidar com o tédio. Temos também a primeira aparição de Mary Morstan, futura senhora Watson e que nos livros não desempenha um papel tãããããããão notável assim, fato revertido em várias adaptações cinematográficas/televisivas - em Sherlock, por exemplo, ela é uma personagem interessantíssima. O caso em si e sua evolução são bem bacanas, com o já familiar "toque de desconhecido" - se antes tínhamos os mórmons, agora temos indianos e pigmeus canibais(!) permeando a coisa toda. Apesar disso, a resolução/descrição final do mesmo ainda peca um pouquinho pela extensão, quebrando um pouco o ritmo da coisa... Fato que em breve se resolveria quando o Doyle adota o formato mais dinâmico das próximas publicações e também o que o levou ao sucesso: os contos :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Jair »

Imagem

A Mind Forever Voyaging

Um livro curto que percorre 13 jogos onde a narrativa chamou a atenção do autor. Vai desde os text games da década de 70 até a sétima geração.

Um livro para o Corredor na verdade, que adora um textinho :-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

Jair escreveu:Um livro para o Corredor na verdade, que adora um textinho :-)
Ó, gostei disso! Já o baixei aqui, em breve passo a vista :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Jair »

► Exibir Spoiler
SEGA Arcade Classics Volume 1

Esse livro é uma compilação dos artigos do site HG101 e enquanto o site é muito bom, o livro foi um desapontamento.

A idéia é listar clássicos do Arcade da SEGA e suas variações para consoles e computadores, mas o que Alex Kidd está fazendo na capa? Bem temos Alex Kidd in the Lost Stars, mas que ficou meio esquisito ficou (até por que o jogo nem é grande coisa).

O maior problema é que me parece tudo muito corrido: Começa falando do jogo original para arcade, então um possível port para SMS e Mega e o resto basicamente que se dane, computadores e outros consoles ficam espremidos em poucas linhas. Não gostei.

A versão para kindle é bem pobre, com poucas imagens. A versão impressa ou em PDF tem muitas imagens e uma diagramação bem legal. Minha impressão ruim vem da primeira, talvez fosse diferente se tivesse acesso as outras versões. Uma pena pois era um livro que sempre quis ler.

A lista de jogos é aquela que estamos carecas de ouvir falar: títulos das placas System 16, 18, 24, dentre outras menos cotadas.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

Depois te mando de presente a versão bem diagramada :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1617
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Zillion »

Imagem
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
Avatar do usuário
PercivalEdmund
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 12:37 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por PercivalEdmund »

Mangá do Rezende Evil da Panini.

Quero dizer Resident Evil.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

Imagem

Eu sou um cara preconceituoso demais para algumas coisas.

Uma delas é para com mudanças nas franquias das quais eu gosto. Por isso, eu fiquei com um pé atrás quando o George Lucas vendeu a LucasArts para a Disney - muito porque uma das primeiras grandes decisões, fora fazer novos filmes, foi aposentar o setor de jogos da empresa. Veio O Despertar da Força , que eu aguardei e gostei demais, mas eu ainda estava receoso com o novo "universo expandido" de Guerra nas Estrelas (sim, eu vou chamar assim até a morte), que ignorava solenemente tudo o que não foi filme e desenho animado nas últimas quatro décadas. Para quem cresceu lendo os livros lançados por aqui da editora Best Seller, principalmente a sensacional Trilogia Thrawn (Herdeiros do Império, O Despertar da Força Negra e A Última Ordem), rolou lá certa má-vontade mesmo com o que de novo aparecia por aí.

Corta para o final do ano passado, quando saí com um sorrisão do rosto da sessão de Rogue One, um filme que o meu supracitado preconceito fanboyolístico dizia não ser exatamente necessário e que acabou me surpreendendo demais em sua proposta. Disposto a dar uma chance para o que de novo havia, resolvi que quando pudesse ia pegar tanto o desenho mais recente da franquia, Rebels (que guarda um monte de conexões com Rogue One) e também alguns dos novos livros lançados.

No caso de Rebels, eu tinha visto alguns designs dos personagens e não gostara muito, mas foi só começar a assistir e fui fisgado pela proposta da coisa, a ponto de já ter virado fã e comprado uns bonecos da série :oops: Já com os livros, depois de um longo hiato de narrativas graças a uma literal dúzia de obras técnicas lidas nos últimos meses, resolvi começar pelo primeiro volume da trilogia Aftermath (Marcas da Guerra, por aqui, lançado pela Aleph) e gostei pra caramba.

A história se passa pouco depois de O Retorno de Jedi, mostrando que o Império não deixou simplesmente de existir com a queda (hehehehe) de Palpatine, conforme a trama de O Despertar da Força dá a entender. Além da ex-Aliança Rebelde, agora Nova República, tentando juntar os cacos de uma galáxia despedaçada pelos anos de opressão, temos também células diversas do antigo Império tentando fazer se reagrupar - ou algo muito próximo disso, visto que só concordam em discordar e pular no pescoço um dos outros para ver quem vai mandar na bagaça toda agora. A narrativa é toda fragmentada, alternando capítulos entre os representantes do que sobrou do Império e também diversos outros personagens opostos a eles, cujos destinos tenderão a se encontrar na trama em prol de um objetivo comum - algo na linhaRO, mas numa escala menor mas não menos importante. A maioria dos personagens é nova, embora vejamos nomes conhecidos como Wedge Antilles e o Almirante Ackbar no meio da ação. Alguns interlúdios não-relacionados diretamente com a trama principal mostram também como estão outros rostos mais conhecidos da franquia, como certo contrabandista e seu co-piloto, além de umas menções interessantes a coisas como uma armadura mandaloriana meio castigada e um sabre de luz vermelho...

O autor Chuck Wendig, que me era desconhecido, tem uma pegada interessante e que te cativa na leitura sem depender de artifícios baratos, não sei por que - talvez pela estrutura quebrada de personagens - me lembrou um pouco o George R.R. Martin. Como toda boa alegoria que a franquia nunca deixou de ser, tem algumas mensagens interessantes aqui e ali a respeito tanto do tema central da opressão e consequências dela quanto também de coisas en passant mas não menos importantes, como a naturalidade na qual lida com personagens homossexuais, por exemplo. Esteja você em qualquer uma das pontas do espectro de entusiastas de Guerra nas Estrelas, de quem descobriu a coisa toda recentemente ou esteja nessa vida há mais tempo, é uma leitura que recomendo bastante. Em breve, vou atrás dos outros volumes :mrgreen:
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por DMN_Sonic »

O problema que eu achei do Star Wars foi justamente ter lançado coisa demais ao mesmo tempo, fazendo com quem até gosta do negócio, como eu, ficar com medo do que estava por vir.
Os episódios 7, 8 e 9 já estavam escritos a um tempão e não foram produzidos justamente pelos 1, 2 e 3 não terem agradado tanto quanto os clássicos, fora que George Lucas não viu sentido em produzir.
Quando fiquei sabendo que a Disney comprou a Lucasfilm e quis os capítulos perdidos eu pirei, finalmente o segredo seria revelado, mas o marketing dá Disney jogou tanta coisa ao mesmo tempo que começou a "onda Star Wars", coisa que até uma menina burra funkeira iria querer discutir com você sobre o filme. Isso me incomoda pois é um trabalho muito bem feito e cuidado por anos pra ser exposto como lixo comercial.

Como eu acabei me afastando de tudo me questiono se todo esse material extra produzido é canônico, coisa que impacta demais quem é fã das antigas.
É como querer agora fazer um filme do Indiana Jones só com o filho dele (eu sei que tem uma animação), seria um desastre, e inicialmente a Disney vendeu SW dessa forma, descartando quem está na estrada faz tempo.


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:Os episódios 7, 8 e 9 já estavam escritos a um tempão e não foram produzidos justamente pelos 1, 2 e 3 não terem agradado tanto quanto os clássicos, fora que George Lucas não viu sentido em produzir.
Na verdade, o Lucas não fez os filmes porque não queria se comprometer a fazer outra trilogia e "perder outros dez anos de vida dedicados a isso", nas palavras do próprio. Ele foi bem claro quanto a isso em entrevistas antes do VII estrear, fora que absolutamente nada do que a gente viu na tela no filme da Rey foi ideia dele. Ele chegou a esboçar algumas ideias para o que ele imaginava ser a sequência da Trilogia, vendeu as mesmas para a Disney no pacote mas tanto ele quanto JJ e turma disseram que não foi utilizado parte nenhuma disso para o O Despertar da Força e os roteiros subsequentes. Tanto que a primeira reação pública dele após ver o filme foi muito negativa, depois ele até se retratou :lol:
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

Jair escreveu: Seg Fev 13, 2017 11:29 pm Imagem

A Mind Forever Voyaging

Um livro curto que percorre 13 jogos onde a narrativa chamou a atenção do autor. Vai desde os text games da década de 70 até a sétima geração.

Um livro para o Corredor na verdade, que adora um textinho :-)
Resolvi seguir a dica do cowboy acima e também o recomendo, bem legal mesmo - e sim, adoro um textinho :mrgreen:

Os textos tem uma estrutura interessante, com uma pegada acadêmica certa: interessante para quem gosta/entende do assunto, inclusiva para os leigos. Eu imagino que alguém que nunca jogou videogame na vida mas se interesse por narrativas (já dei palestra do tema para esse tipo de público e a resposta é surpreendente) consiga aproveitar de boa A Mind Forever Voyaging. Já para os macacos velhos como a gente, que estão nessa vida há tempo suficiente para conhecer até mesmo o jogo que dá título ao livro, é tão bacana quanto. A bibliografia usada/citada é muuuuito boa também, tem tanto coisas sobre jogos em si - não conheço nem um teco delas, o livro valeria só pelo tanto de referências boas - quanto coisas sobre narrativa em si que já tivera contato.

A seleção de jogos surpreende, pois em meio aos medalhões do gênero surgem coisas inesperadas; inclusive, vou testar um par das quais nunca ouvi falar. Legal também é, além do glossário, um guia instruindo o jogador em como jogar alguns dos títulos, desde citar a plataforma original até mesmo onde achar os mods, coletâneas ou emuladores. Ao mesmo tempo que é um trabalho legal, ele peca um pouquinho por conta da brevidade... Eu estranhei pacas porque ainda faltava um bando de páginas e me aparece um capítulo concluindo o livro, sendo que um dos apêndices é uma longa lista dos jogos que o autor não conseguiu escrever sobre, mais do dobro dos jogos analisados! Além do fator tempo, dizendo que "só teve um ano para fazer tudo", ele ainda justifica algumas das ausências com "não tive acesso a um XBox clássico" (KOTOR, pecado...) ou "não consegui fazer o jogo rodar nem por decreto" (Myst, outro pecado maior ainda!) :roll: Fora isso, o texto beira o impecável, embora eu tenha achado um deslize mínimo (um jogo que teria sido o precursor de um mecanismo e que na verdade não o é, o próprio autor fica um pouco na dúvida na passagem) e outro imperdoável, que é dizer que The Dig não está no mesmo patamar dos demais clássicos da LucasArts :evil:
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por DMN_Sonic »

Retornei ao livro do Philip K Dick e a saga de Deckard e vejo o poder do autor em influenciar a ficção cientifica do jeito que é hoje.

Na estoria dele há uma clara evidência de um futuro alternativo, como se algo tivesse mudado o rumo da história mundial em algum ponto e trouxesse uma nova realidade, assim como a minha mais recente paixão Fallout. Até na famosa Poeira citada na estória é radioativa, prejudicial e danosa, além do cenário pós apocalíptico causado por bombas como a contraparte videogamística. Se a sociedade de Fallout fosse mais avançada com certeza seria algo como Bladerunner.

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: O que vocês andam lendo? [versão 2010~2012]

Mensagem por Corredor X »

Imagem


Eu sou um fã de longa data do Marcus Garrett (desde o finado orkut) tanto pelo trabalho dele na Jogos 80 quanto pelos livros sobre o início da era dos videogames no Brasil, leitura obrigatória para qualquer um interessado tanto no assunto quanto em um trabalho jornalístico de qualidade. Por isso, quando saiu um novo livro dele um par de dias atrás, automaticamente o mesmo cortou várias posições na fila da leitura, principalmente por ter acabado de ler o A Mind Forever Voyaging e a proposta de ambos serem parecidas mas ao mesmo tempo bem diferentes em essência. Isso se dá pelo fato de, embora seja um livro que conte as memória do Marcus sobre videogame e computadores entre os anos 1970-1990, a obra foi sugestão da psicóloga com o qual o autor iniciou terapia no começo deste ano. Conforme explicita na introdução do livro, ele estava em um caminho perigosamente tendendo à depressão há tempos, agravado pela morte de seu pai em 2015 mas cujas raízes são bem mais antigas... E o colecionismo/nostalgia tem a ver diretamente com isso. Então, além de termos um documento fascinante da evolução dos primeiros tempos dos jogos eletrônicos no mercado brasileiro por alguém que participou ativamente dele, temos uma autobiografia bem sincera e aberta quanto a seu objetivo. Terminei o livro numa sentada ontem e recomendo-o DEMAIS a todos do fórum. A obra pode ser baixada gratuitamente aqui:

http://memoriadovideogame.com.br/index. ... nicos-e-eu
Imagem
Responder