Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Corredor X »

O DOSBOX ainda tem a vantagem de emular a máquina mas com a possibilidade de se pode usar tranquilamente discos originais de outrora nele. Para o colecionador, é um prato cheio.
Imagem
puguinha
Mensagens: 914
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 4:17 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por puguinha »

eu tava pensando esses dias reviver meu compac 4550, para jogar algumas coisa que nos ruindows atuais não roda, o que me mata é a falta de espaço, pois em um pc assim não fica legal um monitor de LCD :cry: :cry: :cry: :cry:
Ralph Baer, David Rosen, Ferdinand Porsche, Michael Jackson
Meus Jogos

na briga entre Mega Drive e Super Ni***ndo, o SNES é o 1° amarelar
Pefpa
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 8:43 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Pefpa »

Corredor X escreveu:Acho que o DOSBOX vale bem por um computador antigo, talvez até mais do que ele pela possibilidade de emular a máquina do jeito que você quiser. Se - e principalmente - você já tiver um computador parrudo em casa então... E o legal é que com este último você ainda pode aproveitar o MAME, uma das melhores invenções da história, e aproveitar uns fliperaminhas da mesma época dos jogos de computador em questão.
Ah, mas pro MAME eu já vou ter um gabinete personalizado :lol:

Assim que eu assaltar um banco, claro :D

[EDIT]
Gigacom escreveu:Pentium 166 MMX
16 MB de ram
Placa de video com 1 MB
HD de 2 ou 3 gigas... (não eu, me refiro à medida matématica)
Placa de som... não precisa ser a soundblaster... na verdade, até as on-board que já vem na placa mãe desses micros mais antigos já serve, por ser compatível.
Só mais uma dúvida: pra essa configuração seria desnecessário instalar um sistema operacional? Só o DOS rodando já cobre todas as necessidades?
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Nossa, só agora que retomei esse tópico! hehe.

Bom, primeiro vamos à sua dúvida: o MS-DOS é um sistema operacional. Sua última versão comercial foi a versão 6.22, lançada pela Microsoft em 1993 ou 1994, se me lembro bem. Assim como os Windows 9x, ME, 2000, XP, etc, o MS-DOS 6.22 não é um Sistema Operacional gratuito. Mas se vc o copiar e utilizar como pretente (para jogos antigos), duvido muitíssimo que venha a ter problemas legais com a Microsoft.
Todavia, existe ainda um MS-DOS que é mais funcional e completo do que a versão 6.22, e ainda por cima é sim gratuito: o MS-DOS 7.1. E pode acreditar que ele também foi feito pela Microsoft, que o disponibilizou sob licença GPU (ou GLP, não lembro bem) em 1999.
Segundo a própria Microsoft, a versão 7.1 é compatível com as versões 6.x, com a vantagem de ser 32 bits e compatível com hardwares mais modernos do que as versões 6.x (o que dá suporte a mais memória RAM, HDs de mais de 512 Megabytes, etc). Além disso, ele pode rodar o Windows 9x sobre ele (assim como se rodava o Windows 3.x sobre o MS-DOS 5.x e 6.x)
Mas se quiser jogar jogos de DOS de verdade..... só com um PC da época e um MS-DOS 6.x . Isso seria o equivalente a jogar o Mega Drive ou um Master System no console real, ao invés de usar emuladores.. Hehe.

Sobre a configuração, como o Giga falou, um Pentium 166 MMX é suficiente para rodar quase tudo o que saiu para os MS-DOS até meados de 1996. 16 Mb de RAM também são suficientes para rodar quase tudo, mas eu recomendaria colocar 64 Mb, que é o máximo suportado pelo MS-DOS 6.x, ou pelo menos 32 Mb. Afinal, essas memórias são relativamente fáceis de achar. Algum amigo seu que entenda de hardware antigo pode até te arranjá-las de graça....

Vc vai ter que fuçar bastante na internet para encontrar os drivers para o hardware que vc montar. Por isso o melhor é procurar o que era mais comum na época, como as famosas placas SoundBlaster 16 (da Creative), e as placas de vídeo da Trident. A grande maioria dos programas e jogos davam suporte a essas placas.

Um bom lugar para fuçar essas coisas, e muitas outras é um site no endereço

http://www.vetusware.com

(Aliás, para os saudosistas, o próprio visual da página é muito nostálgico).
Lá dá pra encontrar até um Windows 1.01, de 1985... hehe. Acabo de ver um link para baixar o MS-DOS 6.22, a propósito. O problema é que tem que se cadastrar. Mas é tranquilo. Devo estar cadastrado há uns 4 anos, e nunca tive problema.

Bom, por enquanto é isso. Só duas notas:
1. Se vc achar um Pentium 233, com ou sem MMX, ou um AMD K6 233), ao invés do 166, não precisa se decepcionar. Neles, o DOS roda legal também, com a vantagem de ficar mais rápido, aceitar HDs maiores, e memórias DIMM (mais fáceis e encontrar funcionando, do que as memórias EDO dos 166). Acima disso (Pentium 300 ou superior), já não sei se a compatibilidade de hardware é boa para o DOS.

2. Se vc puser um HD maior do que 512 Mb para rodar com o MS-DOS 6.x, precisa fazer pelo menos uma partição menor ou igual a 512 Mb, porque o DOS 6.x não consegue "enxergar" partições maiores que esse valor. Existem programas para fazê-lo "enxergar", mas não recomendo. O melhor é particionar mesmo. Vc pode criar várias partições no mesmo HD, para não perder o restante do espaço. Para fazer essas partições, vc vai precisar usar o FDISK do windows 9x, ou de um Linux, ou outro sistema operacional que consiga "enxergar" HDs com mais de 512 Mb.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Pefpa
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 8:43 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Pefpa »

Agrobel escreveu:Bom, primeiro vamos à sua dúvida: o MS-DOS é um sistema operacional. Sua última versão comercial foi a versão 6.22, lançada pela Microsoft em 1993 ou 1994, se me lembro bem.
Pois é, a interface do DOS sempre me deixou com essa dúvida :?
Imagino que seja uma confusão comum entre os leigos.

Agora... os diretórios continuam sendo os mesmos, você usando o DOS ou o Windows, certo? Só muda a maneira de visualizar e acessar os arquivos? O Windows tem alguma funcionalidade que faça a diferença nos jogos ou é totalmente dispensável?

E sobre o tamanho dos jogos, não existe o perigo de lotar o HD com eles? Pra esse problema, uma boa solução seria fazer partições? É preciso sempre instalar os jogos no computador ou é possível rodá-los direto do disquete ou cd?

Fico até envergonhado, tamanha a minha ignorância no assunto. Sabem como é, tive meu primeiro computador em 2001, quando o DOS já não era tão presente. Agradeço muito por partilharem esse conhecimento :)
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Pefpa escreveu: Fico até envergonhado, tamanha a minha ignorância no assunto. Sabem como é, tive meu primeiro computador em 2001, quando o DOS já não era tão presente. Agradeço muito por partilharem esse conhecimento :)
De forma nenhuma!!! Sinta-se à vontade para perguntar, e nunca tenha vergonha de não saber algo, especialmente se vc estiver correndo atrás para saber. Afinal, ninguém sabe tudo.

Pefpa escreveu: Pois é, a interface do DOS sempre me deixou com essa dúvida :?
Imagino que seja uma confusão comum entre os leigos.

Agora... os diretórios continuam sendo os mesmos, você usando o DOS ou o Windows, certo? Só muda a maneira de visualizar e acessar os arquivos? O Windows tem alguma funcionalidade que faça a diferença nos jogos ou é totalmente dispensável?
Sim, os diretórios (e olha que diretório é um termo que foi substituído por pasta, do Windows 95 em diante, ou seja, vc já não se passa por leigo.. hehe) continuam os mesmos. A diferença é que o Windows 95 e posteriores aceitam nomes de arquivos com mais que oito caracteres (os chamados LFN - Long File Name). O MS-DOS 7.1 dá suporte aos nomes longos de arquivos, mas o 6.x não.

Jogos feitos para MS-DOS dispensam totalmente o Windows (desde que você tenha todos os drivers apropriados para o seu hardware devidamente configurados para rodar no DOS). Entre 1995 e 1998, saíram bastante jogos híbridos, que rodavam em MS-DOS ou em Windows 9x. Na verdade programas que rodam em MS-DOS continuaram saindo até pouco tempo atrás, feitos por fãs saudosistas do DOS. Mas geralmente esses programas híbridos (especialmente os jogos comerciais) levavam vantagens quando se rodava em Windows 9x, devido à maior disponibilidade de recursos gráficos, sonoros, etc. Por outro lado, jogos feitos antes de 1995 e, portanto, antes do Windows 95, muitas vezes não funcionam direito quando rodados no DOS dos Windows 9x, ou nos emuladores de DOS (que é o que o Corredor X estava comentando). Isso acontece até com jogos da própria Microsoft, como por exemplo o Flight Simulator 5, ou o Space Simulator.

Acho que o melhor para se jogar jogos de MS-DOS, é no próprio MS-DOS para o qual foram criados e, se possível, nas máquinas da época.
Pefpa escreveu: E sobre o tamanho dos jogos, não existe o perigo de lotar o HD com eles? Pra esse problema, uma boa solução seria fazer partições? É preciso sempre instalar os jogos no computador ou é possível rodá-los direto do disquete ou cd?
Os jogos de MS-DOS não ocupavam quase nada de espaço (em termos de hoje). Pra vc ter uma idéia, Duke Nukem 3D tinha uns 40 Mb. Na época, isso era uns 10% de um HD médio, mas hoje é apenas 1% de um pendrive de 4 Gb. Se vc montar um PC da época, poderá usar HDs de até uns 8 Gb. No meu AMD K6 233, cheguei a colocar um HD de 20 Gb, e a BIOS da máquina reconheceu. Vc deve particionar o HD em partições de 500 Mb apenas para que o MS-DOS 6.x consiga utilizá-las. Não para evitar lotar o HD. Se vc usar o MS-DOS 7.1, nem precisa particionar. Ele trabalha normalmente com HDs grandes, assim como os Windows 9x.

Muitos jogos podem rodar direto de CDs ou disquetes. O problema de usar CDs é que vc não poderá salvar seu progresso, ou suas configurações. Muitos jogos vinham com a opção de rodar direto do CD, para economizar espaço no HD, mas criavam um diretório no HD para salvar configurações, savestates, etc. Rodar jogos em disquete tem um outro problema: a velocidade. O "loading" dos disquetes é muito demorado. Jogos muito muito antigos, como os de PC XT (8086) e PC AT (80286) são pequenos o suficiente para caberem aos montes em disquetes, e carregarem rapidamente do disquete. O problema dos loadings demorados também pode acontecer rodando de CD, se o jogo for muito grande, mas o maior problema é que os drives de CD de alta velocidade (24X, 32X, 40X, 48X e 52X) param de girar o disco depois de 1 ou 2 minutos sem acesso. Aí, no meio do jogo, a ação toda pára, porque o drive tem que acelerar o disco para voltar a ler.

Por isso, o melhor é instalar os jogos no HD sempre que possível.

Continue perguntando. Terei o maior prazer em ajudar!

E, galera, se eu disse ou disser alguma asneira, corrijam, por favor!!

Abração!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Uai??? No more dúvidas?? Nenhuma correção?? Fui tão claro e objetivo assim?? hehe..
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Corredor X »

Tá bacana a explicação, fiquei até com idéias para um projeto interessante pro futuro, principalmente por conta dos jogos que peguei com o Luigi :lol:
Imagem
Pefpa
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 8:43 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Pefpa »

Agrobel escreveu:Uai??? No more dúvidas?? Nenhuma correção?? Fui tão claro e objetivo assim?? hehe..
Foi ótimo, nada de dúvidas por enquanto, pelo menos da minha parte! Quanto a correções, não é meu departamento :lol:

Vou aproveitar a ressurreição do tópico e perguntar mais uma coisa (não é outra pergunta técnica), alguém aí comprou recentemente algum jogo de DOS? Pelo pouco que pesquisei, tenho a impressão de que esses jogos em versão física para venda, com caixa e tudo o mais, são mais inacessíveis (principalmente em termos de disponibilidade) do que jogos retrô para consoles. Isso é real?
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Pefpa escreveu:
Agrobel escreveu:Uai??? No more dúvidas?? Nenhuma correção?? Fui tão claro e objetivo assim?? hehe..
Foi ótimo, nada de dúvidas por enquanto, pelo menos da minha parte! Quanto a correções, não é meu departamento :lol:

Vou aproveitar a ressurreição do tópico e perguntar mais uma coisa (não é outra pergunta técnica), alguém aí comprou recentemente algum jogo de DOS? Pelo pouco que pesquisei, tenho a impressão de que esses jogos em versão física para venda, com caixa e tudo o mais, são mais inacessíveis (principalmente em termos de disponibilidade) do que jogos retrô para consoles. Isso é real?

Acredito que é real sim! Eu mesmo comprei o Tomb Rider para DOS por meros 5 reais, original só que loose.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Corredor X »

Não é questão de ser inacessível, acho... Talvez seja porque o povo não anuncie tanto ou os jogos por aqui (lá fora, tanto em leilões quanto em garage sales, a conversa é outra) ou não tenham sobrevivido ao tempo tão bem e completos quanto cartuchos e suas caixas de plástico. Fora também que a maioria das pessoas antigamente copiava o jogo em disquetes ou para o winchester ( :oops: ), não era tããããão comum assim ter todos os jogos originais. Mas é meio chato achar alguns títulos mesmo... Tem uma infinidade de coisas que quero conseguir originais para a coleção, jogos de DOS complestos são eroticamente lindos. Particularmente, eu adoraria ter os dois Prince of Persia, tem uma versão que reúne a ambos numa mídia só. É o único dos meus jogos na lista do DOSBOX que não possuo realmente em alguma forma física :cry: Por falar nele, arranjei uma solução legal para meus jogos antigos, depois comento-a aqui.
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Corredor X escreveu:Particularmente, eu adoraria ter os dois Prince of Persia, tem uma versão que reúne a ambos numa mídia só. É o único dos meus jogos na lista do DOSBOX que não possuo realmente em alguma forma física :cry:
Opa, o que vc tem em forma física aí??
Corredor X escreveu:Por falar nele, arranjei uma solução legal para meus jogos antigos, depois comento-a aqui.
Hmmm! Interessante!! Aguardo para saber!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Pefpa
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 8:43 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Pefpa »

Corredor X escreveu:Particularmente, eu adoraria ter os dois Prince of Persia, tem uma versão que reúne a ambos numa mídia só. É o único dos meus jogos na lista do DOSBOX que não possuo realmente em alguma forma física :cry:
Fiquei curioso também, que jogos são esses? Como conseguiu? :)
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Corredor X »

São coisas que tenho desde a época em que eram novidade mesmo, tipo Lemmings 95, Full Throttle, Virtual Pool, Ultima VIII, The Outpost, Day Of The Tentacle, etc. A maioria está em caixas de CD, por terem vindo com kits multimídia (ando pensando seriamente em fazer capas personalizadas de DVD para eles), mas alguns como o DOTT e os jogos que peguei com o Luigi recentemente estão completos nas caixas de papelão.

Quanto à solução, Agro, acabei recorrendo à telinha de 15' do laptop para jogar algumas coisas que ficam estranhas neste meu monitor de 22', Ultima VIII e seus gráficos isométricos pseudo-3D da época mesmo ficam outra coisa. Arranjei um frontend legal (o D-Fend, conhece?) que sugere boas configurações individuais para os jogos, usando-as automaticamente quando eles são rodados. Além disso, o programa te dá a opção de fazer atalhos para cada jogo no Desktop ou onde quiser, nem precisa abrir o D-Fend. Depois tiro umas screens, ficou bem legal mesmo :D
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Hmmmm..... interessante!
Vários desses jogos eu não conheço, mas algum são bem clássicos!
Falando em kit multimídia, eu tenho um CD que veio com o meu (Creative Sound Blaster 16 - Value CD), que tem alguns jogos, todos para o DOS. Entre eles está Chuck Yeager air combat, e Ultima Underworld. Como eu vi que vc gosta de Ultimas.. esse é 3D. Eu comecei a jogar, na época, mas não costumo me dar muito bem com RPGs.

Sobre o monitor, eu não costumo ter essa dificuldade pelo tamanho da tela. Claro que jogar nos mesmos monitores de 14 ou 15 polegadas da época dá uma sensação mais autêntica. Até hoje ainda uso monitores pequenos, porque não vejo necessidade em ter um monitor grande, mas acho que eu não teria problemas com isso, em relação aos jogos, da mesma forma que não tive problemas ao jogar Mega ou mesmo Master em TVs de 29 polegadas (ao contrário do que os próprios manuais dos jogos anunciavam).

Agora preciso relatar uma surpresa: Consegui rodar o MS-DOS 6.20 em um computador com processador Celerom 800 MHz e 128 Mb de Ram. Não sei qual o modelo de memória usada, mas estimo que seja uma DIMM, assim como no meu K6-233. Não tive tempo de fazer testes mais completos, mas rodei alguns emuladores feitos para o DOS, como o KGen98 e o antigo MAME, e até o Windows 3.11 . Eu achava que a partir dos processadores de 330 MHz, a arquitetura da placa mãe fosse imcompatível com o MS-DOS. Bom, para mim isso foi um alívio, porque abre mais possibilidades por não ficar limitado a hardwares muito antigos (que normalmente não são tão duráveis quanto os hardwares dos nossos consoles).

Agora, acho que precisamos testar o nível de compatibilidade do MS-DOS 6.x com memórias do tipo DDR. Quem tiver computador com esse tipo de memória, eu posso fazer uma ISO pequena, com o sistema (que tem uns 15 anos já), incluindo alguns emuladores. Que tal?
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Responder