Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Gigacom »

Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Vectorman »

Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...
... MS DOS!!!
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Gigacom »

Vectorman escreveu:
Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...
... MS DOS!!!
Isso mesmo! E mais alguns sistemas operacionais que você não deve ter conhecido como o Windows 3.11, Windows Trava Tudo 95 edição Plus... e outros.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Vectorman »

Já tinha entrado nesse site antes, Baixei blood, Soul Heaver, Doom, entre outros...
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Gigacom escreveu:
Vectorman escreveu:
Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...
... MS DOS!!!
Isso mesmo! E mais alguns sistemas operacionais que você não deve ter conhecido como o Windows 3.11, Windows Trava Tudo 95 edição Plus... e outros.

Adoro essas coisas!! Só uma correçãozinha, Giga: O Windows 3.11 não era um sistema operacional, pois rodava sobre o MS-DOS 5 ou superior. O windows 95 sim, já é um sistema operacional. O legal é que muitos jogos até meados de 1996 rodam sobre o MS-DOS, sem necessidade de windows.

Ano passado montei um CD bootável que roda o MS-DOS 6.20, criando uma unidade virtual (RamDrive) de 32 Mb. E com um monte de programas úteis. Se tiver alguma partição FAT menor ou igual a 512 Mb no HD, ele reconhece. É bom pra jogar esses joguinhos antigos.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Corredor X »

Agro, tem como explicar como é feito esse processo? Dá para rodar beleza o som dos jogos (SOUNDBLASTER!!! :lol:), suporte a mouse, essas coisas? Tem alguns jogos que defintivamente o DOSBOX no meu computador não roda muito bem, fiquei interessado nisso.
Imagem
Petris
Mensagens: 647
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 11:35 am
Localização: Buenos Aires, Argentina

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Petris »

Eu nunca posso fazer funcionar o jogo Master of Orion... minha vida é uma cerda :( hahaha
Alguns de vocês probou este jogo? Nos 90's eu achaba os jogos mais interessantes e "inteligentes". Acho foram pensados para adultos, talvez.
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Agrobel »

Corredor X escreveu:Agro, tem como explicar como é feito esse processo? Dá para rodar beleza o som dos jogos (SOUNDBLASTER!!! :lol:), suporte a mouse, essas coisas? Tem alguns jogos que defintivamente o DOSBOX no meu computador não roda muito bem, fiquei interessado nisso.
Aí é que tá, Corredor! Eu mantenho um Pentium 166 MMX com 64Mb Ram (EDO), SoundBlaster 16 (ISA), Trident PCI 1Mb vivo com a ajuda de aparelhos especiais na UTI, assim como um AMD K6 233, com 128 Mb Ram (Dimm), Sound Blaster AWE 32 (ISA), outra Trident PCI de 1Mb, sob as mesmas condições.

Neles, eu rodo o MS-DOS verdadeiro, numa boa. Tenho vários HDs pequenos, e a maioria deles tem pelo menos uma partição de 500 Mb para rodar o DOS, ou então eu rodo sem HD mesmo, pelo CD de boot que criei com o Nero. É só criar um disquete de boot do DOS e, quando gravar o CD com os arquivos que quer, escolher que seja inicializável no Nero. O Nero pede pra vc indicar um drive de boot para ele usar no CD. No caso, indiquei o Floppy, com o disquete de boot do DOS. Claro que tem que estar tudo configuradinho, antes de gravar o CD.
E claro que a BIOS da placa mãe tem que aceitar boot de um drive de CD.
Quando o boot acontece, ele atribui o drive A: à uma partição especial criada no CD. Como eu configurei o DOS para criar um RAMDrive de 32 Mb (que infelizmente é o máximo que ele aceita), esse drive virtual se torna o drive C: (quando não tem nenhum HD). O CD, com o resto dos arquivos (jogos, músicas, programas, etc) assume o drive D: . Claro que a imagem do disquete tem que ter toda a configuração para encontrar os drivers necessários, como o de CD-Rom, Placa de som, mouse, etc...
Como tenho 2 drives de CD, um fica para o sistema, e o outro fica para mais outros arquivos de programas, e etc. E os programas que teriam que ser instalados para rodar, eu instalo no drive virtual (desde que não ultrapassem os 32 Mb, o que não é muito comum, na época do DOS).

Eu soube, há coisa de 1 ano, que existiu um MS-DOS da própria Microsoft que é 32 bits, vem completo, reconhece partições de HD com mais de 512 Mb, pode até acessar Pen Drives USB, com os drivers certos e, melhor, é GRATUITO!!!! Sim, a Microsoft disponibilizou um Sistema Operacional GRATUITO, sob licença GNU!! Incrível!!! É o MS-DOS 7!!! Só que ele precisa ser instalado em um HD. Por saudosismo pelo MS-DOS 6.20 que eu usava, ainda não fiz um CD bootável com o Dos 7 (que, acreditem, pode carregar Windows 9x como se fosse um Windows 3.x, ou seja, por um comando "win" no prompt!!!!)

Preciso ir dormir, porque peão não tem feriado prolongado... hehehe.
Se tiver mais dúvidas, pergunte à vontade!!!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Corredor X »

Uia, interessante isso...
Imagem
Pefpa
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 8:43 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Pefpa »

Agrobel escreveu:Aí é que tá, Corredor! Eu mantenho um Pentium 166 MMX com 64Mb Ram (EDO), SoundBlaster 16 (ISA), Trident PCI 1Mb vivo com a ajuda de aparelhos especiais na UTI, assim como um AMD K6 233, com 128 Mb Ram (Dimm), Sound Blaster AWE 32 (ISA), outra Trident PCI de 1Mb, sob as mesmas condições.
Aproveito o tópico pra confessar que sou uma porta quando se trata de hardware (e de software também, vá :lol: ), e perturbar os caros colegas que parecem manjar de verdade, e que me afogam em termos técnicos! Qual seria o computador ideal para rodar jogos de DOS? Tenho instalado um Windows 98 aqui na minha carroça mas não faço idéia do que exista nas entranhas do bichinho, e tampouco sei como descobrir isso. Sempre tive vontade de montar um computador especialmente para jogar DOS mas meu conhecimento de peças é nulo. É tão assustador quanto me parece ou é uma tarefa relativamente simples montar esse PC exclusivo pra jogatina? Eu encontro peças no Mercado Livre, camelô, ou lojas especializadas?

Até mesmo na hora de configurar um Commander Keen eu fico perdido. Acabo jogando sem música porque não sei se Soundblaster é uma sobremesa ou o sobrenome da minha tia :?
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Gigacom »

:lol: :lol: :lol:
Um bom micro para os jogos de DOS seria um com a seguinte configuração:

Pentium 166 MMX
16 MB de ram
Placa de video com 1 MB
HD de 2 ou 3 gigas... (não eu, me refiro à medida matématica)
Placa de som... não precisa ser a soundblaster... na verdade, até as on-board que já vem na placa mãe desses micros mais antigos já serve, por ser compatível.

Basicamente é isso, e pode-se encontrar esses micros em qualquer lugar, o mais recomendado é que você garimpe essas peças ou mesmo o micro completo aí na sua cidade, em lojas de informática que trabalhem com peças usadas. Eu já vi gente pagando 50 reais em micros assim. Outro dia desses joguei até um micro um pouco melhor que esse no lixo... simplesmente por não achar quem quisesse ele... (e também por estar ocupando um baita espação na minha pequenissima casa...). No fim das contas, o micro acabou sendo carregado por um desconhecido, que passava na rua... na verdade, sabia e queria que isso acontecesse, ou seja, uma pessoa mais necessitada pegasse o micro.

Enfim, é isso. Dá pra montar um bom micro para os joguinhos de DOS com essa configuração, sem passar raiva :?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Pefpa
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 8:43 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Pefpa »

Gigacom escreveu:Pentium 166 MMX
16 MB de ram
Placa de video com 1 MB
HD de 2 ou 3 gigas... (não eu, me refiro à medida matématica)
Placa de som... não precisa ser a soundblaster... na verdade, até as on-board que já vem na placa mãe desses micros mais antigos já serve, por ser compatível.
Parece bem mais simples agora :lol:
Vou tatuar isso no braço :)
Gigacom escreveu:Outro dia desses joguei até um micro um pouco melhor que esse no lixo... simplesmente por não achar quem quisesse ele...
Nossa, isso me lembra de um acontecimento horrível! Meu irmão (que já não mora mais comigo) encontrou um Mega Drive com caixa no lixo e levou pra casa dele, pra testar mais tarde, e saiu pro trabalho. Quando voltou, a mulher dele tinha JOGADO FORA o bichinho, alegando que eles já tinham um videogame e não precisavam de mais um!! Fiquei sabendo da história tarde demais, senão iria correndo fuçar o lixo do condomínio deles :cry:
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Vectorman »

Pefpa escreveu:... alegando que eles já tinham um videogame e não precisavam de mais um!!
Essa é a frase que mais odeio ouvir/ler... :evil: :evil: :evil:

Esse tipo de história me dá vontade de chorar... Um mega a menos no mundo... A essa altura já foi triturado brutalmente pelo caminhão do lixo... A caixa, o console, o manual, os controles, fonte, cabos... Tudo virou uma pasta desforme e agora está perdido em algum lixão ou foi reciclado e virou papel... :cry: :cry: :cry:
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Corredor X »

Lá de onde eu venho isso dava divórcio fácil. Fosse comigo, dava viuvez. :lol:

Acho que o DOSBOX vale bem por um computador antigo, talvez até mais do que ele pela possibilidade de emular a máquina do jeito que você quiser. Se - e principalmente - você já tiver um computador parrudo em casa então... E o legal é que com este último você ainda pode aproveitar o MAME, uma das melhores invenções da história, e aproveitar uns fliperaminhas da mesma época dos jogos de computador em questão.
Imagem
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Abandonia, reviva e jogue os antigos joguinhos de XT, 286...

Mensagem por Vectorman »

concordo com o corredor, o DOSBOX serve muito bem como um computador pro DOS... Claro que fazendo um PC só para o DOS, dá uma maior sensação de nostalgia... O mesmo com os videogames... 8) 8) 8)
Imagem
Responder