Haunted House – Um dos primeiros jogos survival horror.

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Haunted House – Um dos primeiros jogos survival horror.

Mensagem por Sonymaster »

Quando se fala em jogos de survival horror, ou como é conhecido por aqui os “jogos de sobrevivência“, títulos como “Resident Evil” e “Silent Hill” de imediato vêm à nossa cabeça. Mas bem antes dessas consagradas franquias, o Atari 2600 recebeu um jogo que é considerado por muitos fãs como o primeiro do gênero survival horror: Haunted House – ou Casa Mal Assombrada, em tradução livre.

Imagem

O jogo, lançado em 1981, segue o estilo “labirinto“, que era bem comum para o sistema, onde o jogador deve passar por várias telas, que representam os cômodos da casa, coletar itens e chegar até a saída.

A história, contada no manual, revela que um homem malvado chamado Zachary Graves vivia em uma pequena cidade, mas que acabou morrendo e deixando sua enorme casa abandonada. Os habitantes desta cidade afirmam que o velho Graves sabia do paradeiro de uma Urna Mágica, uma herança da primeira família que lá viveu. As lendas urbanas dizem que essa urna, que foi quebrada em vários pedaços, ainda existe dentro da antiga mansão.

Imagem

No entanto, ninguém teve coragem de entrar e procurar, pois dizem que o fantasma do velho Graves ainda assombra a residência. Alguns dos vizinhos afirmam ter visto luzes e sons estranhos vindos da casa cintilando nas janelas. Alguns até afirmam ter visto sombras andando pelo local.

A misteriosa mansão é enorme e tem 24 quartos conectados por longos corredores e escadarias. Dizem que há uma chave mestra escondida em algum lugar, que possibilita visitar todos os quartos. As histórias também contam que existe um antigo cetro escondido, que o velho Graves usava para afugentar as assombrações malignas.

Imagem

O jogador assume o comando de um novo e destemido visitante, que resolve entrar e explorar a antiga mansão assustadora. O lugar é tão escuro que só é possível ser os seus olhos.

O objetivo do jogo é encontrar as três partes da urna mágica e levá-las de volta à entrada principal da mansão, antes de perder suas 9 vidas. Os pedaços da urna são espalhados aleatoriamente pelos 24 quartos – 4 andares, cada um com 6 salas. Algumas portas estão trancadas, então também é necessário procurar pela chave mestra.

O problema é que a casa é escura, e para enxergar dentro dos quartos é preciso usar fósforos (ilimitados), que iluminam apenas em volta do personagem. Mas cuidado, pois além do fantasma do velho Graves, criaturas como aranhas e morcegos também ameaçam sua vida, que devem ser evitados a todo custo. Eles também apagam a sua iluminação (são os fortes “ventos uivantes” provocados pelas criaturas, segundo a descrição do jogo), que precisa ser acesa de novo em outro ambiente.

Para ajudá-lo nesta perigosa aventura, basta procurar pelo cetro mágico, que deixa o personagem invisível aos perigos da casa. Mas lembre-se, você só pode carregar um objeto por vez, então se estiver com um pedaço da urna, terá que largá-la para usar o cetro ou a chave mestra.

Imagem

Para quem gosta de desafios, o game conta com 9 níveis de dificuldades. São eles:

Game 1: o nível para iniciantes do jogo. As paredes são iluminadas para ajudar a enxergar dentro dos quartos (mas os fósforos ainda são necessários), não existem portas ou chaves e apenas três criaturas presentes, sendo uma aranha, um morcego e um fantasma.
Game 2: a mansão torna-se toda escura e existem portas destrancadas e três criaturas.
Game 3: são adicionadas algumas portas trancadas, mas a chave está na primeira sala que o jogador entra.
Game 4: aqui a localização da chave é aleatória.
Game 5: tudo igual, mas é adicionada uma aranha a mais na mansão.
Game 6: são cinco criaturas (duas aranhas, dois morcegos e o fantasma) estão na mansão e apenas o fantasma pode passar por uma porta trancada.
Game 7: se um morcego atingir o jogador, o objeto que ele estiver segurando cai de suas mãos e vai parar em uma outra sala da mansão.
Game 8: mesmo do 7, porém os bichos ficam mais velozes e o cetro não afeta o fantasma.
Game 9: o nível mais desafiador do jogo. Mesmo do 8, mas todas as salas mudam a cada partida, tornando-se um labirinto diferente e todas as criaturas atravessam portas trancadas.

Imagem

“Haunted House” é um dos grandes clássicos do Atari 2600 e um dos primeiros survival horror dH história, onde o objetivo é resolver quebra-cabeças e fugir das assombrações.

Fonte: Tectoy
Avatar do usuário
naldin
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 18, 2019 2:44 pm
Localização: Somewhere in Time
Contato:

Re: Haunted House – Um dos primeiros jogos survival horror.

Mensagem por naldin »

Excelente jogo, recomendo principalmente para quem curte o Adventure.
Mega Drive 17 Tectoy
Responder