Página 1 de 1

Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Ter Mar 05, 2019 12:17 pm
por Sonymaster
Ainda tem gente comentando sobre as pérolas divulgadas nesta edição da E3, incluindo vários jogos que remetem a eras passadas dos games. Mas você se lembra da primeira edição? Ela ocorreu em 1995, vem comigo relembrar!

Imagem


Tudo começa nos meados dos anos 90, quando o leitor médio da RetroArkadeera um pimpolho que ia para a escola e depois passava a tarde na rua jogando taco até passar a noite jogando seu Super Ni***ndo ou Mega Drive. Naqueles tempos existia dentro da CES, a Chicago Consumer Electronics Show, um espaço dedicado aos videogames. Porém, era comum ver um Super Ni***ndodividindo espaço com um aspirador de pó, já que era uma feira de “consumo eletrônico”, ou seja, tinha de tudo.

Imagem

Foi quando a então IDSA (Interactive Digital Software Association), hoje ESA(Entertainment Software Association), decidiram se mudar para Los Angeles e entre os dias 11 e 13 de maio de 1995 realizaram a primeira Electronic Entertainment Expo, conhecida por todos como a E3. Exato. Já são vinte anos desde a primeira edição da feira.

Um dia antes da feira, já tínhamos algo que seria padrão daquele ano em diante: as apresentações por parte das produtoras e estúdios, pois Tom Kalinske pela Sega e Steve Race pela S**y fizeram conferências para a imprensa trazendo seus novos sistemas, o Saturn e o Playstation, que já haviam sido lançados no Japão, mas estavam chegando naquele ano nos Estados Unidos. Um ano depois o mesmo aconteceu com a Ni***ndo e seu N64.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/6Aa9w54Y1hg[/BBvideo]
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/v0ozAQjOyZ4[/BBvideo]
E os estandes estavam lá montados após os anúncios: Mario estampava o espaço da Ni***ndo, enquanto a Sega tinha seu Sonic, Virtua Cop e o recém chegado Saturn. O 3DO ainda caminhava e apresentava Gex como seu mascote e a S**y vinha com tudo para lançar seu até então promissor Playstation. Foi nesta E3 que conhecemos o Polygon Man, um ser esquisito feito para mostrar as competências em 3D do sistema.

Imagem

A Ni***ndo também apresentou naquele ano seu promissor fracasso: o Virtual Boy, aquele trambolho “portátil” que prometia jogos em 3D mas entregou foi dor de cabeça (no sentido literal) para seus donos. Além disso, Super Nintendos exibindo o Super Game Boy também estavam expostos. Porém o que chamou a atenção foi a ausência de Star Fox 2, que mais tarde viria a ser cancelado.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/Y9-oU7BWTGM[/BBvideo]
O 3DO, um dos grandes na época, levou as cheerleaders do San Diego Chargers para fazer ações em seu espaço, e divulgar o Madden, jogo que até então era exclusivo para o sistema.

Além do 3DO, também existiram empresas que naquela época eram consideradas gigantes no mundo do videogame mas que hoje não existem ou diminuiram muito em seu prestígio, como a Acclaim, que ostentava um gigante estande no local com muitas modelos exibindo Batman Forever. Era possível tirar foto com o Batmóvel do filme, além de “conhecer” o Juiz Dredd.

Imagem

Sobre o Playstation, muita gente pode conferir em primeira mão os jogos daS**y na E3. Os primeiros jogadores ocidentais do sistema puderam conferir um pouco de Battle Arena Toshinden, Warhawk and Ridge Racer. em um stand gigante, mostrando que desde antes o lançamento do console, a S**ysempre teve essa “mania” de “pensar grande”.

Falando em pensar grande, uma visita que chamou a atenção de todos no espaço Playstation foi a visita de ninguém menos que Michael Jackson. E o Rei do Pop, tão entusiasta de videogame quanto eu e você, foi lá apenas para jogar. Isso seis meses antes de vir para o Brasil, gravar seu clipe na Favela do Botafogo e gerar o concurso de Mini-Michael Jackson no programa Gugu.

Imagem

E a Atari? Também estava lá divulgando seu sistema de “64-bit”, o Jaguar. Ninguém deu bola pra eles, mostrando que a Atari já estava morta, só faltava se enterrar (o que é uma pena, que fique bem claro). Um dispositivo de realidade virtual e a possibilidade de jogos gratuitos foi exposta, mas mesmo assim, foi algo esquecível na feira.

As revistas brasileiras também deram espaço para a “nova” E3. A Ação Gamesdedicou dez páginas da sua edição 85 para comentar da feira, os três novos consoles (Playstation, Saturn e Ni***ndo 64), com suas vantagens e vários previews de jogos a serem lançados. Já a Super Game Power 15, chamou a feira de CES em seu editorial, mas dedicou várias páginas também, focando além dos lançamentos, as novidades para sistemas que já existiam na época, como o Neo Geo CD e o 3DO.

Imagem

Imagem

Mas após os dias de apresentação, uma certeza era evidente, por consumidores, imprensa e expositores: a E3 tinha chegado pra ficar. Um local específico para games, apresentações exclusivas e muita gente conferindo o que seria tendência nos videogames era uma novidade que vem ano após ano, mesmo com seus altos e baixos, trazendo um legado que resultou em outros eventos pelo mundo, como a Gamescom, a Tokyo Game Show e a nossa Brasil Game Show.

Fonte: Retroarkade

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Ter Mar 05, 2019 2:00 pm
por overday
Provavelmente na escola, na quinta série.

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Ter Mar 05, 2019 4:04 pm
por Sonymaster
Nessa época eu acho que já estava com o 3DO que tinha acabado de vender o Snes para comprar ele.

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Ter Mar 05, 2019 7:42 pm
por Odin
Esse ano eu tinha 9 anos e ganhei meu primeiro videogame, o Dynavision 3 Action, e devo ter ficado o ano inteiro só jogando o F1 Race que veio com ele, acho que só consegui outros jogos quase 1 ano depois, pois meus pais não sabiam comprar jogos para ele, meu primeiro jogo que ganhei foi um cartucho piratinha daquele horroroso Street Fighter 2010 de fases, que ganhei da mãe de um colega :lol:

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Ter Mar 05, 2019 8:05 pm
por Sonymaster
Odin escreveu: Ter Mar 05, 2019 7:42 pm Esse ano eu tinha 9 anos e ganhei meu primeiro videogame, o Dynavision 3 Action, e devo ter ficado o ano inteiro só jogando o F1 Race que veio com ele, acho que só consegui outros jogos quase 1 ano depois, pois meus pais não sabiam comprar jogos para ele, meu primeiro jogo que ganhei foi um cartucho piratinha daquele horroroso Street Fighter 2010 de fases, que ganhei da mãe de um colega :lol:
Eu lembro desse jogo Street Fighter 2010, pensei que era o jogo mesmo quando aluguei, e foi uma decepção quando liguei no meu Top Game haahahahaha mas mesmo assim eu joguei. :-D

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Ter Mar 05, 2019 8:26 pm
por Odin
Sonymaster escreveu: Ter Mar 05, 2019 8:05 pmEu lembro desse jogo Street Fighter 2010, pensei que era o jogo mesmo quando aluguei, e foi uma decepção quando liguei no meu Top Game haahahahaha mas mesmo assim eu joguei. :-D
Pior que esse foi o primeiro Street Fighter que joguei, na época estava passando aquele saudoso anime do Street Fighter no SBT, e quando vi que ganhei esse cartucho me brilhou os olhos, mas quando joguei foi uma tremenda decepção, eu preferia mil vezes jogar o F1 Race que já tinha do que ele... :lol:

Só fui jogar um Street Figher decente quase um ano depois quando joguei um dos 2 na casa de um vizinho, que foi o mesmo que conheci e joguei o SNES pela primeira vez, ai sim joguei um jogo decente da série, mas o primeiro jogo da série que joguei foi justamente o pior, e foi aquela decepção, até se eu conseguisse aqueles hacks de 8 bits do 2 seria bem melhor... :lol:

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Qui Mai 30, 2019 8:08 am
por samuelfrosa
Tinha 15 anos e arrumei meu primeiro emprego num locadora de filme e games. Nessa época ainda jogava Mega Drive e Arcades. O pouco que sabia era através das revistas.

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Qui Mai 30, 2019 7:39 pm
por Pagan Race
Nessa época eu estava perambulando pelo centro de SP com minha camisa do Bathory, All Star preto cânon longo e calça justa...

Em casa eu tinha meu CCE 3 em 1, um Super Ni***ndo e um monte de rivista de games que tenho até hoje.

Lembro dessa E3, e de como eu sonhava com um 3DO e já estava movimentado alguns trocados para meu próximo console que eu nem sabia qual seria (Jaguar).

Enviado de meu moto e5 plus usando o Tapatalk


Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Sex Mai 31, 2019 10:49 pm
por DrasgonDigger
Eu era office boy, tinha acabado de comprar meu Sega Saturn e pensei, acabou, tenho um fliperama em casa.

Re: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Enviado: Qua Jun 05, 2019 3:04 am
por Jair
No PC, videogame era coisa de crianças.

Sent from my moto x4 using Tapatalk