Jogo do Hugo, Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos celulares.

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Sonymaster
Mensagens: 1000
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm
Localização: Pernambuco

Jogo do Hugo, Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos celulares.

Mensagem por Sonymaster » Ter Mar 05, 2019 12:03 pm

Subindo a montanha sem fazer manha. Errei a mira, parei na China. Se liga, é a última vida. Se você conhece o dono destas frases, é hora de lembrar de contas telefônicas mais caras ao lembrar do Hugo, o jogo por telefone na TV que foi sensação na CNT Gazeta nos anos 1990.

Imagem


O programa estreou em 1995, fruto da parceria entre a CNT Gazeta, a Richers Entretenimento e a ITE de Ivan Solvason, dinamarquês que foi quem fez acontecer a experiência de jogo interativo ainda nos anos 1980. Ele era exibido no fim das tardes ás 18h10 e o programa era garantia de boa audiência para a emissora, com média de 4 pontos (aproximadamente 800 mil pessoas na Grande SP, segundo o Ibope).

Quem sintonizava no “Canal 11 de São Paulo” neste horário assistia algo interessante para a época: um personagem que conversava ao vivo com os apresentadores (Matheus e Vanessa no começo e depois Andrea e Rodrigo) e com você que telefonava no (41) 342-3038 e conseguia seus “minutos de fama”. Hugo era dublado por Orlando Viggiani, que além do troll também foi a voz de Ryu no anime Street Fighter 2 V e de Rufus de A Pedra dos Sonhos.

Imagem

Após a conversa, o jogador e o Hugo eram enviados a alguma fase do jogo (montanha, trem, avião, entre outros) e pelas teclas do telefone tentava passar pelos desafios na tela e salvar sua amada Hugolina, que estava presa no alto da montanha pela Bruxa Maldiva. Pelo visto esse negócio de salvar a amada das garras de um vilão fez muita gente ficar rica.

Basicamente o jogo funcionava assim: o 4 e o 6 eram a direita e a esquerda e o 2 e o 8 eram o cima (ou pulo) e baixo (mais ou menos como o nosso popular WASD) e eventualmente algum outro botão era solicitado. Ao chegar no fim sem perder todas as vidas, era a chance de salvar a Hugolina e seus filhos acertando a porta certa, derrotando a bruxa má e concorrer aos prêmios principais do dia, que iam do esquecido Laserdisc até o desejado Ni***ndo 64!
https://youtu.be/EI5IYwSBox0 O sucesso e audiência durou aproximadamente até 1998, quando o programa já utilizava o famoso 0900 para contato — e que fazia o telefonema ficar mais caro ainda — comuns a vários programas da época, como o do Ratinho ou o do Gugu. O governo impôs várias restrições a este tipo de telefonema e o programa sofreu demais com isto, financeiramente falando. Em 1999 o programa saiu do ar.

Hugo não foi o primeiro programa interativo no Brasil (embora eles defendiam este título). Tivemos alguns outros programas semelhantes que iremos falar na RetroArkade em um futuro próximo. Mas com certeza ele foi o mais popular. O personagem era carismático e seu programa, embora simples e com uma produção humilde — comparando com as outras emissoras — marcou seu espaço na memória das crianças da época, apesar da forte “concorrência” de ícones como Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers.

Imagem

Hoje existe alguma chance do programa voltar ao ar? De acordo com o desenhista que criou Hugo, o dinamarquês Niels Krogh Mortensen, a resposta é não. E o maior culpado disso tudo é a TV Digital, que tem um atraso de até dois segundos entre o que acontece no local de gravação e o que o telespectador assiste em casa. Só esse motivo faria a jogabilidade ser muito desagradável. Por essas e outras podemos dizer que Hugo na TV hoje, só em gravações das fitas de vídeo perdidas pelas nossas casas.

Mesmo assim, se você quer resgatar a nostalgia de jogar Hugo, existem vários jogos para Playstation 1 e 2, PC, iPhone e Android. É só procurar que opções não faltam. Não é a mesma coisa que jogar no telefone, mas dá pro gasto. Só te alerto para uma coisa: não são todos os jogos que são baseados na jogabilidade clássico programa e estes outros jogos geralmente são ruins até dizer chega!

Imagem

Não tem chororô, essa matéria acabou! Mas você ainda pode comentar e compartilhar: se ficou de castigo quando seu pai viu a conta de telefone, se participou do programa e ganhou alguma coisa (mesmo se for só o boné e o adesivo) ou também lamentar o fato de nunca ter conseguido jogar Hugo ao vivo. Hora de relembrar!

Fonte: Retroarkade
Sega x Big N Jogador de Videogame das décadas de 1980 e 1990

overday
Mensagens: 565
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Jogo do Hugo, Ele nos fez jogar pelo telefone antes dos celulares.

Mensagem por overday » Ter Mar 05, 2019 2:02 pm

Clássico, eu ficava puto com os erros dos caras, imaginava "mas que cara burro" mas hoje em dia imagino o lag que isso devia ter, devia ser basicamente impossível ter os comandos registrados a tempo rs

Responder