Chip Mario - Conheça a historia do desenvolvimento do Chip Super FX da Ni***ndo

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Chip Mario - Conheça a historia do desenvolvimento do Chip Super FX da Ni***ndo

Mensagem por Sonymaster »

No começo da década de 1990, quando a guerra entre Ni***ndo e Sega estava em seu auge, ambas as companhias começaram a correr atrás de alternativas para ter jogos em 3D nas suas bibliotecas. Na verdade, àquela época já era especulado que os jogos em três dimensões seriam o futuro da experiência dos consoles caseiros – o que acabou se confirmando com o nascimento da 5ª geração de consoles.

Imagem


Os computadores caseiros e arcades já engatinhavam nos jogos em 3D desde o comecinho dos anos 80, com lançamentos como Battletech, The Empire Strikes Back e 3D Monster Maze. Fazendo uso de gráficos vetoriais, simulavam cenários com profundidade e imersão, quando os consoles caseiros ainda engatinhavam.




A Ni***ndo sabia que as soluções existentes para criar gráficos tridimensionais eram caras e pesadas demais para o Super Ni***ndo. Até aquele momento a tecnologia do Mode 7 estava dando conta do recado, simulando distorções que davam uma falsa impressão de profundidade. Jogos clássicos como F-Zero e ActRaiser usaram bastante o recurso e conseguiram resultados impressionantes para a época, mas era necessário dar um passo a mais.

Imagem


A solução do problema veio através de uma pequena desenvolvedora britânica, fundada em 1982, em Londres, chamada Argonaut Software. Seu fundador, Jez San, um jovem promissor de apenas de 16 anos, já havia conseguido certo sucesso criando jogos para computadores caseiros, com destaque para Starglider, lançado em 1986.

Imagem


Em entrevista para a revista Retro Gamer, Jez comentou sobre Starglider: “Eu joguei a versão de Arcade de Star Wars e gostei tanto que quis comprar os direitos da Atari para criar uma versão para os computadores caseiros. Eu cheguei a começar a desenvolver, mas eles acabaram perdendo o interesse e eu tive que seguir outro rumo. Assim, em vez de ter um jogo baseado em Star Wars, eu criei um jogo baseado nele”.

Com o sucesso de Starglider, a Argonaut começou a crescer e se expandir, mirando alvos cada vez maiores. Foi aí que o caminho dos britânicos se cruzou com o da Ni***ndo: Na época, Jez San conseguiu a atenção dos executivos da Ni***ndo ao quebrar o mecanismo de proteção do Game Boy:
“Quando você ligava o aparelho, vinha o logo da Ni***ndo descendo a tela até alcançar o meio. Quando ele chegava nesse ponto, o sistema checava se ele estava no ponto exato. Se qualquer pessoa tentasse produzir um jogo sem a permissão da Ni***ndo, estaria sujeito a um processo por estar usando a palavra Ni***ndo sem permissão", explicou.
"Nós descobrimos que apenas com um resistor e um capacitor, que custavam centavos, seria possível quebrar essa proteção. O sistema lia a palavra Ni***ndo duas vezes: a primeira durante a inicialização, e a segunda para checar se estava no ponto correto. Esse foi um erro fatal, porque na primeira vez que aparecia ‘Ni***ndo’, nós fizemos com que exibisse ‘Argonaut’ descendo na tela. Na segunda aparição, nosso resistor e capacitor entravam em ação, fazendo com que a palavra ‘Ni***ndo’ aparecesse no lugar correto, inicializando o jogo corretamente”.
Imagem


A façanha foi apresentada para os executivos da própria Ni***ndo durante a Consumer Electronics Show (CES) daquele ano, quando Jez conseguiu a atenção de Don James, hoje vice-presidente de operações da Ni***ndo of America. Impressionados com o talento de Jez, os executivos logo o apresentaram a Hiroshi Yamauchi, na época presidente da divisão japonesa da Ni***ndo.

Da reunião entre a Argonaut e a Ni***ndo, surgiu um acordo para a criação de três jogos, além de um forte desejo da Ni***ndo em aprender mais sobre a tecnologia 3D, algo que Jez San dominava.

Com isso, parte do time da Argonaut foi remanejado para a sede da Ni***ndo no Japão, tudo para facilitar a comunicação e acelerar o desenvolvimento do protótipo encomendado por Yamauchi. Vale lembrar que na época ainda não existia a comunicação por e-mail, então tudo acontecia por fax. Outros tempos, certamente.

Um dos maiores desafios para a Argonaut durante esse processo de criação foi a limitação de hardware do Super Ni***ndo. O console havia sido criado para rodar jogos em 2D, então Jez ofereceu à Big N a possibilidade de desenvolver um chip especial que fosse capaz de processar gráficos em 3D, tornando o seu console o primeiro a suportar jogos em três dimensões. Jez relembra:
“Eles agarraram a oportunidade e financiaram a criação do chip MARIO (Mathematical Argonaut Rotation I/O chip), posteriormente rebatizado como Super FX”
.

Imagem


Com o chip especial, o Super Ni***ndo tornou-se capaz de produzir gráficos tridimensionais. Diferente da Sega, a Ni***ndo optou por integrar o chip aos seus cartuchos individualmente, em vez de criar um add-on similar ao 32X. Isso elevou o valor dos cartuchos que continham o chip, mas acabou se provando uma decisão acertada, diante do fracasso que foi o apetrecho da Sega.

Imagem

Imagem



O título de estreia do Super FX foi Star Fox, uma das maiores franquias da Ni***ndo até hoje. Para a Argonaut, a experiência foi marcante, mas também um pouco traumática.

Segundo Jez San, trabalhar sob a batuta de Shigeru Miyamoto foi ao mesmo tempo engrandecedor e confuso, já que o japonês segue métodos pouco ortodoxos para conseguir a excelência em seus jogos: “Ele (Miyamoto) não gosta de criar com planejamento e prefere ir na base da tentativa, erro e ajustes. Assim, ele está envolvido em todos os processos, mas acaba criando um gargalo na produção”.

O jogo foi um sucesso, vendeu mais de quatro milhões de cópias em todo o mundo e conseguiu reviews com notas altas em diversas publicações da época. Foi divulgado como o futuro dos videogames e certamente representou um grande avanço para o Super Ni***ndo.

Imagem


A parceria se manteve na criação de outros títulos para o console (veja lista abaixo), inclusive o famigerado Star Fox 2, lançado apenas em 2017 como um dos jogos integrantes do pacote de jogos do SNES Mini.

Lista de jogos que usaram o Super FX

Além de Star Fox, outros oito títulos oficiais fizeram uso da tecnologia do chip Super FX ou de sua versão revisada, o Super FX 2. Listamos abaixo esses jogos, pra que você possa recordá-los:

Dirt Racer

Um jogo de corrida poligonal que só foi lançado na Europa. Você pode escolher entre três veículos: um buggy (mais veloz), um monster truck (mais pesadão) e um stock car, que é o mais equilibrado do trio.

Imagem

Imagem


Dirt Trax FX

Um impressionante jogo de corrida, a começar pela introdução com as letras em 3D pipocando pela tela. Dirt Trax é um jogo de corrida de motos com circuitos repletos de obstáculos e rampas.

Imagem

Imagem


Stunt Race FX

Esse talvez seja um dos jogos mais famosos a utilizar o chip Super FX. Os carrinhos com olhinhos estamparam revistas aos montes na época do seu lançamento, em 1994. Esse talvez seja o jogo mais bonito e que melhor utiliza o chip especial.

Imagem



Vortex

Mais um bom jogo no espaço, com dedo da Argonaut Software. Aqui, você pode alternar entre a forma de um robô gigante e outros veículos de ar e terra.

Imagem


Vortex possui gráficos bonitos para a época, trilha sonora gostosa de ouvir e uma aventura interessante. Vale a recomendação!

Imagem


Doom

A versão de Super Ni***ndo de um dos maiores jogos de tiro da história vinha acompanhada de um chip Super FX 2. Apesar de ter algumas diferenças com relação a versão original, Doom não fez feio no console da Ni***ndo, e certamente foi um afago a mais no coração dos donos do console.

Imagem


Existem vários vídeos que comparam a versão de SNES com a original do PC, ou mesmo com ports de consoles mais modernos como o 3DO. É interessante ver que o 16-bit da Ni***ndo não fez feio, mesmo com poderio gráfico inferior.

Yoshi’s Island

Se o visual de Yoshi’s Island é reconhecido até hoje como um dos mais bonitos do Super Ni***ndo, é graças ao chip Super FX 2 que ele carrega. Evidentemente, isso o tornou um jogo também mais caro que os demais na época do seu lançamento. Mas quem ligava? O que os fãs queriam era controlar Yoshi e o bebê Mario.

Imagem

Imagem

Winter Gold

Outro jogo impressionante para a época, dessa vez voltado para os fãs de esportes na neve. Gráficos maravilhosos e que não parecem ser os de um Super Ni***ndo. Confira você mesmo no vídeo abaixo:

[BBvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=VxCeebEQOI4[/BBvideo]


Star Fox 2

O polêmico Star Fox 2, lançado mais de vinte anos depois da conclusão do seu desenvolvimento, quando até mesmo a Argonaut Software já havia encerrado suas atividades. A Ni***ndo alegou, na época, que o desenvolvimento havia sido cancelado por conta do lançamento do Ni***ndo 64, cada vez mais próximo.

Imagem


O título é exclusivo para os donos de um SNES Mini, embora as roms das versões beta do jogo já estivessem rolando na internet desde meados dos anos 2000.

Imagem


Que fim levou a parceria?

Apesar de promissor, o dueto entre Argonaut e Ni***ndo terminou de maneira triste e nada memorável. Tudo começou quando Jez San e sua equipe apresentaram um protótipo de um jogo em 3D protagonizado por Yoshi, naquele que seria o primeiro jogo de plataforma em três dimensões.

Os executivos da Big N vetaram a ideia, já que ela deixava para os seus próprios times internos o desenvolvimento dos jogos que levavam os seus mascotes. Isso acabou matando a relação entre as duas empresas, e o tal protótipo foi lançado mais tarde na forma de Croc: Legend of the Gobbos, para PlayStation, Saturn e PC. Aliás, esse foi o maior sucesso comercial da Argonaut.

Imagem

“Miyamoto-san trabalhou em Super Mario 64, que tinha muito da essência do nosso jogo do Yoshi, e o lançou cerca de um ano antes da gente. Mais tarde, ele mesmo nos pediu desculpas por não ter feito aquele jogo e nos agradeceu pela ideia de criar um jogo de plataforma 3D. Ele também disse que nós receberíamos uma boa quantia em royalties, por parte do nosso acordo com a Ni***ndo”
– disse Jez San, anos mais tarde.

Ainda de acordo com o executivo, a Ni***ndo teria utilizado muito do código de Star Fox 2, não lançado na época, como parte do código de Star Fox 64, sem pagar por isso.

Esse foi o triste fim de uma parceria que rendeu grandes frutos para a história dos videogames, em uma época onde os jogos em 3D ainda eram um terreno sombrio e pouco explorado, principalmente nos consoles de mesa.

Imagem


Jez San é hoje sócio e criador de um site de Poker Online, além de ser sempre citado em artigos de tecnologia, quase nunca relacionados com videogames.

Fonte: Jogo Véio
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7330
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Chip Mario - Conheça a historia do desenvolvimento do Chip Super FX da Ni***ndo

Mensagem por Odin »

Não sabia dessa treta da Ni***ndo com a Argonaut, a Ni***ndo sempre aprontando as dela... Nessa época do 16 Bits ela conseguiu aprontar até com a $ony, imagina com essa empresa menor... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Chip Mario - Conheça a historia do desenvolvimento do Chip Super FX da Ni***ndo

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Ter Jul 03, 2018 9:14 pm Não sabia dessa treta da Ni***ndo com a Argonaut, a Ni***ndo sempre aprontando as dela... Nessa época do 16 Bits ela conseguiu aprontar até com a $ony, imagina com essa empresa menor... :D
Big N sempre sendo a Big N, depois de ler alguns livros sobre ela e ainda o Guerra de Consoles, eu ainda gosto mais da Sega. ;) :smile:
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Chip Mario - Conheça a historia do desenvolvimento do Chip Super FX da Ni***ndo

Mensagem por overday »

Essa capacidade de "ajudar" o console incluindo chips especiais nos cartuchos era uma das coisas mais legais na época, que obviamente se tornou impossível com os jogos em disco.

Uma pena que a Sega usou pouco este artifício na época, podiam ter aproveitado melhor o SVP.
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Chip Mario - Conheça a historia do desenvolvimento do Chip Super FX da Ni***ndo

Mensagem por Sonymaster »

overday escreveu: Qua Jul 04, 2018 1:10 pm Essa capacidade de "ajudar" o console incluindo chips especiais nos cartuchos era uma das coisas mais legais na época, que obviamente se tornou impossível com os jogos em disco.

Uma pena que a Sega usou pouco este artifício na época, podiam ter aproveitado melhor o SVP.
SVP? nem conhecia sobre isso, lembro que no livro "Guerra de Consoles" depois que a Ni***ndo anunciou o Chip FX. A Sega ficou sem movimentos para tentar detonar esse chip ou essa nova tecnologia, então inventaram o tão do "Blast Processing" para tentar dizer que tem lago também no Mega Drive para combater o Chip FX.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7330
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Chip Mario - Conheça a historia do desenvolvimento do Chip Super FX da Ni***ndo

Mensagem por Odin »

O SVP é um chip que o nome original é Sega Virtua Processor, ele é o chip que é usado no Virtua Racing, ele é o único jogo com esse chip, ele foi lançado como uma resposta ao chip FX do SNES.
Imagem

Imagem

Imagem
Responder