Controles e botões genéricos inpirados em controles e botões de consoles originais

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Controles e botões genéricos inpirados em controles e botões de consoles originais

Mensagem por Odin »

Pessoal eu acabei percebendo em um vídeo do DMN que os botões do Sega Nomad são similares aos botões de um joypad antigo que tenho aqui, então acabei lembrando de outros botões de controles que são inspirados em controles originais, ai tive a ideia de criar esse típico para a gente postar algum que seja igual, ou parecido com botões de controles ou consoles originais... Vou postar aqui três que lembro agora.

Começando pelos botões que tive a ideia de criar esse tópico, o Sega Nomad tem uns botões diferentes dos controles dos Mega Drive normais, ai olhando um vídeo que o DMN postou recentemente, me dei conta que eles são quase iguais aos de um Joypad antigo da Leadership que tenho aqui! O mais espantoso é o direcional, e pior que acho os botões desse joypad bem ruins, principalmente o direcional que é desconfortável e bem pequeno, fico curioso em saber se os do Nomad são assim também... :lol:

Meu Joypad antigo da Leadership:

Imagem

Sega Nomad:

Imagem

Depois disso acabei lembrando de outros dois botões, um deles de um clone de NES chamado Playvision 2, da brasileira Gemini, que até agora deve fabricar clones de NES e Mega Drive... Esse console foi inspirado no famoso clone Mega Joy, um clone de NES no formato de controle de N64, mas esse Playvision 2 tem um formato um pouco diferente, e ele tem entrada para cartuchos em baixo, uma vez achei um desses no lixo, ele não funcionava, mas percebi que ele tem os botões idênticos ao do controle do Saturn Branco, pelo menos só os botões, só as cores do A e B são diferentes... :lol:

Fotos do Playvision 2:

Imagem Imagem

Controle do Saturn Branco:

Imagem

Já esse último que vou postar é bem curioso também, uma vez o amigo B-Mark (Que faz tempo que não vejo aqui) me doou alguns jogos de PC e um Joypad antigo, e ele lembrava bastante do controle do Super Famicom, mas ele não era 100% parecido, só o formato e os botões de disparo coloridos, mas o direcional era diferente, então uma vez vi um controle de Philips CD-I, e ele lembrava um pouco esse joypad também, mas o mais espantoso disso é que o direcional desse joypad se parece bastante com o direcional do controle do CD-I também! :shock:

Joypad:

Imagem

Controle do Super Famicom:

Imagem

Controle do Philips CD-I com direcional parecido com o meu joypad:

Imagem

Isso me deixou bastante intrigado, com que diabos essas fabricantes de joypad foram se inspirar nos botões logo de controles desses consoles obscuros? :lol:

Vocês conhecem outros casos de botões parecidos?
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Controles e botões genéricos inpirados em controles e botões de consoles originais

Mensagem por Sønic[U.G] »

Ótimo tópico, não lembro de tudo mas vou colocar os que acho mais relevantes (nem todos são idênticos, mas a inspiração é notável). Vou começar com os Genius Flight 2000 e Maxfighter F31D, que lembram diversos Sidewinders de manche:

Imagem
Imagem

Sidewinder:
Imagem

Alguns joysticks da Goldship (1023), Genius (Maxfire G09 e G-08XU) e Clone que também lembram Sidewinders (que não são manche):

Imagem
Imagem
Imagem

Um joystick da Clone que lembra o primeiro americano do Saturn (a Leadership também fabricou desses):
Imagem

Um clone do joystick do Gamecube para PC:
Imagem

Um clone do Aquapad, também para PC:
Imagem

E finalmente diversos joysticks inspirados nos de Mega:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Controles e botões genéricos inpirados em controles e botões de consoles originais

Mensagem por Odin »

Caramba...

Esse primeiro inspirado em controle de Mega, que tem 4 botões, eu já vi algumas vezes e que eu lembre ele é de DVD...

Já esse primeiro da Clone que você postou eu nem sabia desses detalhes, e olha que tenho dois deles, o primeiro é igual a esse da foto e é DB15, infelizmente não consegui usar ele, e apesar dele ter 8 botões de disparo, na verdade são só 4 diferentes... Já o meu segundo controle eu consegui no final de 2016, ele é USB e usei muito ele para emular Mega, e diferente do primeiro, os 8 botões de disparo dele são diferentes :lol:

Imagem

Esses que imitam o controle de Saturn eu perdi uma chance de ouro uma vez de comprar no ML, estavam vendendo lotes a quilo por uns 3 reais cada, tinha vários coloridos e teve louco comprando de pá, mas devem ter comprado só para enfeite mesmo, já que eles nem tem muita utilidade por serem antigos, ou pegaram para fazerem algum MOD :lol:

Lembrei de um controle de PC que diz ser compatível com os PS3 antigos, que imita o controle protótipo bumerangue do PS3, uma vez tinha uma loja vendendo esse controle a 6 reais aqui na minha cidade, e fui lá e peguei dois para mim testar, mas os controles eram uma porcaria, me arrependi de ter pego dois, ao menos abri um para testar e deixei o segundo lacrado de enfeite :lol:

Meus controles:

Imagem

Controle protótipo do PS3:

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Responder