Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Bom pessoal, eu iria criar um tópico só para uma dúvida besta, mas por as vezes me surgir outras parecidas, resolvi criar esse típico similar ao que criei na sessão da assistência para a gente postar pequenas dúvidas sobre jogos. As dúvidas podem ser tanto sobre compatibilidade de jogos, funcionamento ou sobre como passar de determinada fase, ou qualquer coisa relacionada a algum jogo, pode ser só curiosidades também.

Começando com uma boba que me surgiu a uns 2 meses, pois em setembro, ou outubro eu consegui em uma troca um cartucho de Atari original do jogo Demons to Diamonds, e esse jogo é jogado com paddles, só que os meus paddles que tenho são aqueles do Coleco Gemini que são só um paddle com um controle normal embutido, eu tenho 3 desses controles, e os paddles normais do Atari, os originais, na verdade são dois paddles em um conectados em uma entrada de controles, só que nunca joguei com esses originais e não sei quais jogos são compatíveis com os originais, e esse jogo não funciona direito com os meus do Coleco Gemini, ele só movimenta uma arma, e não movimenta outra que aparece em cima, por acaso esse jogo precisa dos paddles originais? Não sei como é o esquema desse jogo :D
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Corredor X »

Odin e suas pequenas dúvidas, quase tão clássico neste fórum quanto eu falando de Phantasy Star, o Dadá fazendo trocadilho, o Giga fazendo gambiarra e o Jair reclamando da falta de tempo para fazer as coisas :lol:

A questão dos paddles (um dos meus acessórios favoritos de qualquer videogame) é ao mesmo tempo simples e uma das maiores burradas da história do hardware de jogos :lol: Odin, é o seguinte: como você bem sabe, os originais vêm em dupla e ocupam só uma entrada do console, correto? Então, temos os jogadores 1 e 2 no mesmo plug. Só que não existe uma marcação clara de qual controle é o primeiro e qual é o segundo... Vamos chamar um de A e outro de B só para ajudar na explicação. Em tese, isso não importa: você liga seu Atari, enfia Kaboom! no slot de cartucho, pega um dos controles do par (o que movimentar o jogador é o que está valendo) e joga numa boa, certo?

O grande problema é que não é só a gente que não vê problema em qual dos controles usar, alguns desenvolvedores também não. A maioria fez seus jogos levando em conta de que o jogador 1 está usando o paddle A e o jogador 2 o paddle B. Só que um povo (e se não me engano o programador de Demons to Diamonds incluso) usou o paddle B como jogador 1 e o A como 2, visto que realmente não faz diferença, é só pegar o paddle certo...

... a não ser que você tenha um controle que não seja o original da Atari, como o do Coleco, que só tenho o paddle A. Jogos que levam em consideração o B como controle 1 simplesmente não podem ser jogados nele :| Daí você tem duas opções:

. compra ou monta um adaptador bem simples, com alguns DB9, ou juntando os sinais de dois controles paddle Coleco em um plug só. Este rapaz aqui, ó.

. comprar os paddles originais quando achar por um preço legal, o que vale MUITO a pena. Aproveite e compre logo dois para jogar Warlords :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Esse já é o meu segundo ou terceiro tópico de pequenas dúvidas, fora as centenas de dúvidas que postei neles :lol:

Que coisa chata isso Corredor, então vou ter que comprar um desses originais... Eu tenho mais 3 jogos de paddles aqui, o Super Breakout, o Kaboom e o Night Driver, e eles funcionam numa boa com os paddles da Coleco, só esse Demons to Diamonds que não... Ele só movimenta a arma de baixo, mas a de cima não, esse adaptador que você postou parece bem interessante, acho que deve ser fácil fazer um, tenho até uma sucata de Famiclone que daria para tirar os DB9 fêmea e cabos com plugs machos, vou pesquisar para ver como poderia fazer, tenho peças que poderia fazer :mrgreen:

Mas um dia quero conseguir os originais, só não sei se estão baratos, se um dia achar um em conta... Uma vez iniciei um projeto para fazer paddles caseiros aqui, mas acabei pausando por dúvidas sobre o cabo a usar, mas quem sabe eu retorne o projeto em breve também :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Só para constar que fiz um teste agora a pouco, liguei dois controles do Coleco no Atari, um no Player 1 e o outro no 2 para ver se funcionava, mas não funcionou...

Eu acabei me confundindo porque testei esse jogo a 2 meses, mas na verdade a arma do jogo sequer se move, e é só uma arma em baixo, o jogo lembra um pouco o Space Invaders. Vou ter que adquirir um paddle original mesmo, o problema é achar, e barato ainda... :D

Andei pesquisando no ML só para ver quanto custava e um em bom estado mais barato que tinha era 129 reais, tinha outro com detalhes por 89, mas o restante era tudo no estado ou sucata, esses a maioria eram menos de 50 reais, mas eu não arriscaria... Tinha também o controle Driving, que é um paddle original que é só um paddle, esse eu conheci através do Jair uma vez, antes eu nem sabia que existia.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Sønic[U.G] »

Alguém sabe quem era o fabricante/marca dos cartuchos de NES "Game Action"?

Imagem
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Infelizmente esse não sei, mas geralmente as principais fabricantes criavam empresas de faixada para fabricarem jogos sem licença, sabemos que a CCE tinha a Vic Video Games, a Gradiente tinha a Falcon Soft, chuto que talvez essa seja da Milmar :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Pessoal dessa vez me surgiu uma dúvida de um cartucho, e não de um jogo, hoje peguei um Robocop 2 da Dynacom que já postei aqui, mas na mesma loja tinha outro cartucho que é aquele do Magic Computer PC-95, ele tem um label na frente dizendo que é um cartucho de memória, mas lembro que uma vez falei com um membro aqui e ele tinha me dito o que tinha nesse cartucho, mas infelizmente não lembro o que ele tinha falado e não achei aquela conversa, ai queria saber o que tinha nele, por acaso tinha algum sistema nele? E por acaso se tiver, é aquele mesmo do Dynacom PC Game que imitava o Windows? Não tenho certeza, mas parece que o membro tinha me dito que ele tinha um Basic... :D

Só queria saber o que tem nesse cartucho, se for algo interessante posso pegar ele semana que vem, quem sabe um dia me apareça um Magic Computer loose e se aparecesse eu já teria o cartucho... :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Sønic[U.G] »

Esse cartucho é como um disquete/pendrive do Magic Computer, serve para salvar os textos criados no editor de texto e as músicas criadas no editor musical, não possui nenhum jogo ou software nele. Ele é mais ou menos como o cartucho de backup do Sega CD.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Sønic[U.G] escreveu: Sáb Jan 27, 2018 3:29 pm Esse cartucho é como um disquete/pendrive do Magic Computer, serve para salvar os textos criados no editor de texto e as músicas criadas no editor musical, não possui nenhum jogo ou software nele. Ele é mais ou menos como o cartucho de backup do Sega CD.
Ah tá, beleza então, eu estava na dúvida entre pegar ele ou o Robocop 2, ainda bem que não peguei ele :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Ponã
Mensagens: 122
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:51 am

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Ponã »

O Cartuchinho estava bem conservado, Odin? Estou perguntando porque o meu está completamente destruído (mas funciona). Não resistiu bem à minha infância :lol:
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Ponã escreveu: Dom Jan 28, 2018 1:42 pm O Cartuchinho estava bem conservado, Odin? Estou perguntando porque o meu está completamente destruído (mas funciona). Não resistiu bem à minha infância :lol:
Estava amarelado, e sem o label de cima, só tem o label frontal onde dizia que era um cartucho de memória e que a bateria um dia precisaria ser trocada por outra CR2032 :lol:

Ele deve estar lá a uns 4 anos e acho que sobreviveu a um incêndio em 2014, eu estive nessa loja em uma sexta, ela pegou fogo no sábado e fui lá na segunda e levei um puta susto, mas depois ela reabriu uns 2 meses depois e as fitas ainda estavam lá, só mais sujas :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Ponã
Mensagens: 122
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 9:51 am

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Ponã »

Odin escreveu: Dom Jan 28, 2018 3:08 pm
Ponã escreveu: Dom Jan 28, 2018 1:42 pm O Cartuchinho estava bem conservado, Odin? Estou perguntando porque o meu está completamente destruído (mas funciona). Não resistiu bem à minha infância :lol:
Estava amarelado, e sem o label de cima, só tem o label frontal onde dizia que era um cartucho de memória e que a bateria um dia precisaria ser trocada por outra CR2032 :lol:

Ele deve estar lá a uns 4 anos e acho que sobreviveu a um incêndio em 2014, eu estive nessa loja em uma sexta, ela pegou fogo no sábado e fui lá na segunda e levei um puta susto, mas depois ela reabriu uns 2 meses depois e as fitas ainda estavam lá, só mais sujas :lol:
Sobrevivente, o bicho haha. De repente vale a pena comprar pra revender.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Odin »

Pois é, eu iria pegar ele ao invés do Robocop 2, mas por não ter como testar não peguei, se ao menos aparecesse algo no Dynavision, eu gosto de pegar itens repetidos ou baratinhos para fazer trocas :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Gate
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 7:35 am

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por Gate »

Eu estava querendo jogar Riven no PC e gostaria de saber se existe alguma diferença entre a versão da Tec Toy, Riven - A Seqüência de Myst e a da Brasoft, Myst II - Riven. Alguém já jogou essa versão pra saber se a tradução é a mesma?
DrasgonDigger
Mensagens: 2357
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 3:13 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Tópico de pequenas dúvidas sobre jogos

Mensagem por DrasgonDigger »

Vc pode jogar a próprio versão da TecToy traduzida.

https://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/R ... _Myst_(PC)
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Responder