Alguns comentários/observações sobre Mario Odyssey: ajuda para futuros reviews

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Alguns comentários/observações sobre Mario Odyssey: ajuda para futuros reviews

Mensagem por segarule »

Pessoal, após assistir a uns vídeos de longplays de Mario Odyssey para Switch, resolvi deixar alguns comentários nesse tópico com o intuito de contribuir para quem for fazer review do jogo. Como não tenho o videogame e não acredito que irei adquirir tão cedo minhas observações serão dadas apenas baseadas em vídeos, pois do contrário seria um próprio review. Alguns aspectos deverão ser descartados assim sendo. Vamos lá:

1 - Enredo
O enredo do jogo é menos explícito do que em outros marios como o sunshine, galaxy, new e 3d World. Mario está em confronto com Bowser sem muitas explicações do motivo, exceto o mesmo, que é o sequestro da Peach. A partir da derrota, Bowser retém Peach para um casamento futuro. Mario entra em parceria com um chapéu na missão de resgate de suas queridas.

2 - Influências

Odyssey tem várias influências. Do 3D World para o Sunshine, do antigo feeling nes para Kirby, mas notadamente há muita contribuição do Galaxy. A começar pelo life, passando pelas power moon, etc. Essa miscelânea não faz o jogo ruim. Pelo contrário, há muito o que fazer e se divertir.

3 - Sistema de Jogo
O jogo conta com um sistema peculiar. Mario conta com um chapéu que ao ser lançado em certos inimigos passa a fazer conexão entre os dois. Então você pode se transformar em foguetes, tartarugas, vegetais, dinossauros, seres humanos e muito mais. Com esse adicional você será capaz de alcançar lugares inacessíveis, cumprir missões, achar passagens e itens escondidos, participar de alguns desafios. Essa é uma capacidade que incrementa bastante o jogo e o torna diferenciado. Além disso, o sistema de vidas ficou melhor na minha opinião. Sua vida é contabilizada por moedas. Quando você morre, não há decréscimo delas e sim são descontadas algumas moedas do total. Isso é muito bom porque você se concentra mais no jogo e não se preocupa com a quantidade de vidas e acumulá-las. Outra coisa que dá mais sobrevida ao jogo é o fato de você pode conectar seu amiibo. Dependendo do amiibo o jogador será beneficiado de diversas maneiras. Usar roupas diferentes, ganhar life, entre outros. Por falar em roupa, é outra adição importante e engraçada do jogo. Você pode comprar e mudar mario em diversas "fantasias" que o tornaria mais "globalizado" ou localizado.

4 - Gráficos

Mario Odyssey tem gráficos lindos, cheios de detalhes. Um dos primeiros, o cascade kingdom, já veio para dizer o que o jogo tem a mostrar. Os que eu mais gostei foram o Seaside Kingdom e o Bowser´s Kingdom. Mas... infelizmente eu notei que algumas partes dos gráficos e em outros casos, em estágios, os detalhes foram menos apurados. Pelo que se esperava de um videogame mais potente da Ni***ndo algumas coisas não me pareceram boas. Espero que possam me entender. Se Mario fosse sair para um PS4 ou Xbox One seria como ali no Switch. Apesar de mais memória e potência, por exemplo, a maioria do gráficos de fundo como os céus são estáticos. Isso é corrigido em Bowser´s Kingdom pelo que me vem à memória no momento. Alguns efeitos de chão pareceram mais simples do que o console poderia oferecer, embora em outros momentos isso seja realmente explorado. Em resumo, os gráficos são lindos, mas a big N poderia fazer mais.

5 - Músicas
Entramos em terreno subjetivo. O que eu disser aqui vai mais para gosto mesmo. Eu particularmente, não apreciei a maioria das composições de Mario Odyssey. Bato palmas para a música da fase final quando Mario tem que escapar incorporado de Bowser e a primeira fase da cascade. Achei que as outras músicas não são marcantes a ponto de você ficar com elas na cabeça como em muitos jogos clássicos do Mario como Sunshine e New Mario (nem preciso mencionar o Galaxy).

6 - Referências
Como Odyssey é um jogo que se passa num mundo equivalente ao nosso, percebi algumas referências a eventos geográficos e históricos. Claro que o que estou dizendo pode parecer especulação, mas fica para a galera perceber se há algo mais ou não. Pelo menos em dois estágios, há uma percepção dessas referências. A primeira que notei (não necessariamente na ordem de aparição no jogo) é a fase da lua. Tirando a questão das bandeiras fincadas, que é próprio do jogo para marcar o checkpoint, como referência da conquista do homem da lua, dentro ainda dessa conquista, aparecem no estágio cubos que poderiam fazer menção às pedras lunares. Um outro ponto bem curioso está no estágio chamado Lost Kingdom. É uma ilha perdida (forgotten isle) a qual você pode comprar uma roupa de aviador? Eu imagino que o jogo possa estar fazendo referência a Amélia Earhart que teria desaparecido após cair na Ilha Howland, no pacífico depois da tentativa de volta ao mundo.
Você ainda pode perceber a participação da esfinge e os seus enigmas entre outros.

7- Gameplay

Omitido por não ter jogado e ter contato com os controles para o Mario Odyssey.

Enfim, Mario Odyssey é um jogo fantástico que deve ser experimentado, jogado e com possibilidades de ser jogo do ano. Desculpem os erros e espero poder acrescentar mais coisas com o tempo.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Alguns comentários/observações sobre Mario Odyssey: ajuda para futuros reviews

Mensagem por overday »

O jogo é legal, não há como discordar. Gostei bem mais do que os Galaxy.
Responder