Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Sonymaster »

Em novembro de 1982 a Atari Inc. lançou o Atari 5200, um console adaptado da sua linha de computadores. Uma jogada interessante, visto que o console era mais potente que seus concorrentes.

Imagem

O problema do 5200 foi que o console não possuía nenhuma compatibilidade com os softwares ou periféricos dos computadores 8-bit. Nem mesmo havia compatibilidade com os cartuchos do videogame anterior da empresa, o Atari 2600.

Em 1987 a Atari Corp. recriou a estratégia colocada em prática cinco anos antes, mas com algumas melhorias. O Atari XE Game System foi criado usando o Atari 65XE (um computador da linha 8-bit) como base.

Imagem

A principal diferença desse lançamento com o anterior, é que o Atari XEGS, como é conhecido, possui total compatibilidade com a família 8-bit. De fato, o console pode se comportar como um computador e, nesse caso, até mesmo impressoras e drivers de disquete podem ser ligados a ele.

A ideia da Atari era criar um computador para iniciantes somado com um videogame sofisticado, isso convenceria as produtoras e desenvolvedoras a lançarem jogos para o console. De fato o XEGS realmente funcionava como um computador para iniciantes, já que era mais simples que os outros Home Computers da época, como o Atari 130XE. O problema estava no videogame sofisticado.

Imagem

O videogame era vendido em duas versões diferentes: uma somente com o console e seu controle (um joystick similar ao do Atari 2600) e a outra com o joystick, um teclado (que faria o XEGS se comportar como um videogame) e uma pistola.

O controle em formato de pistola já havia sido apresentado ao público pela Ni***ndo e era a vez da Atari tentar trazer a novidade para seus consoles. Com compatibilidade com os Atari 2600 e 7800, aXE Light Gun era utilizada em jogos com função de tiro ao alvo, onde o jogador iria usá-la para atirar em alvos na tela.

Imagem

Uma ótima ideia, porém sem muitos títulos bons para serem aproveitados no XE Game System. Outro problema em relação aos jogos foram os lançamentos que chegaram as lojas junto com o console. A maioria dos jogos eram relançamentos de antigos jogos para os 8-bit, sem nenhuma alteração gráfica ou de jogabilidade.

Imagem

Aconteceu o óbvio, o Atari XE Game System era um console com uma biblioteca de jogos gigantesca, mas a grande maioria desses títulos eram antigos e ultrapassados. Simplesmente não foi possível competir com o Nintendinho e seus jogos inéditos.

Imagem

Outro grande empecilho para as vendas do console foi que ele co-existiu nas prateleiras com outros dois videogames da empresa, o Atari 2600jr e o Atari 7800. Com três videogames da mesma empresa para escolher, além do Ni***ndo Entertainment System, as vendas do Atari XEGS não foram boas.

Em 1992 a Atari Corp anunciou oficialmente o cancelamento do Atari XE Game System, junto com toda a linha de computadores 8-bit.

Fonte: Atari Family
Editado pela última vez por Sonymaster em Ter Nov 21, 2017 4:04 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Odin »

Esse ai eu já conhecia, uma pena que não deu certo, no fim a Atari só se deu bem com o 2600, o restante ela acabou fracassando. Uma coisa que acho engraçado são as pistolas do XE e do 7800, que tem o mesmo formato das pistolas da maioria dos Dynavisions, por algum motivo a Dynacom copiou o design das pistolas deles, mesmo eles não tendo sido lançados aqui...
Imagem

Imagem

Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Ter Nov 21, 2017 12:54 am Esse ai eu já conhecia, uma pena que não deu certo, no fim a Atari só se deu bem com o 2600, o restante ela acabou fracassando. Uma coisa que acho engraçado são as pistolas do XE e do 7800, que tem o mesmo formato das pistolas da maioria dos Dynavisions, por algum motivo a Dynacom copiou o design das pistolas deles, mesmo eles não tendo sido lançados aqui...
Copiaram até o formato do outro Atari, que é o formato do Phanton System :-)
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Corredor X »

Sonymaster escreveu: Ter Nov 21, 2017 4:06 pmCopiaram até o formato do outro Atari, que é o formato do Phanton System :-)
Isso aí foi mais uma questão de praticidade e economia, a Gradiente já tinha mandado fazer os moldes da carcaça pois originalmente ia lançar o 7800 (valeu, Odin!) por aqui. Depois que desistiram da ideia e resolveram lançar um clone, lembraram da peça pronta, se tocaram que essas coisas custam uma nota e já que já tem tu, vai tu mesmo :lol:
Odin escreveu: Ter Nov 21, 2017 12:54 amUma coisa que acho engraçado são as pistolas do XE e do 7800, que tem o mesmo formato das pistolas da maioria dos Dynavisions, por algum motivo a Dynacom copiou o design das pistolas deles, mesmo eles não tendo sido lançados aqui...
Não é exclusividade nossa essa prática, a pistola do ZX Spectrum europeu é IDÊNTICA à Light Phaser do Master, é descarada a cópia :lol:
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Odin »

Eu acho que a Gradiente ia lançar o 7800 Corredor, e a pistola do Phanton parece ser uma cópia da Light Phaser também, aliás, o Phanton é o console mais Frankenstein que existe, um clone de NES com formato do Atari 7800, controle no formato do controle de 3 botões do Mega Drive, e pistola muito parecida com a Light Phaser do Master System :lol:

E tem gente que considera ele o clone de NES favorito, mas não gosto desse estilo Frankenstein dele :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Corredor X »

Odin escreveu: Ter Nov 21, 2017 8:19 pmEu acho que a Gradiente ia lançar o 7800 Corredor (...)
Perdão, pensei em um e escrevi o outro, vou corrigir :oops:

E apesar de ser parcial para o Top Game e também ter uma queda descambada pelo Super Charger, o melhor clone lançado por aqui em termos de funcionalidade foi mesmo o Phantom, pelo menos na minha opinião. Imagem e som comparáveis ao NES, os outros ficam devendo um cadinho. Com dois minutinhos de ferro de solda o controle fica perfeito também :mrgreen:
Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Sonymaster »

Corredor X escreveu: Ter Nov 21, 2017 9:43 pm
Odin escreveu: Ter Nov 21, 2017 8:19 pmEu acho que a Gradiente ia lançar o 7800 Corredor (...)
Perdão, pensei em um e escrevi o outro, vou corrigir :oops:

E apesar de ser parcial para o Top Game e também ter uma queda descambada pelo Super Charger, o melhor clone lançado por aqui em termos de funcionalidade foi mesmo o Phantom, pelo menos na minha opinião. Imagem e som comparáveis ao NES, os outros ficam devendo um cadinho. Com dois minutinhos de ferro de solda o controle fica perfeito também :mrgreen:
Eu tive um Top Game VG9000 da CCE o único com Double System :-) eu achava o maximo, menos o fio do controle que era de lado e isso incomodava pacas, mas quando vi o Phantom System na casa de um amigo eu fiquei mravilhado com a qualidade e o design dele que era bem legal, eu sempre chegava na casa dele na hora que ele ia sempre tomar banho e ele me deixava jogando Double Dragon hahaahahahah.

E sobre o Super Charger eu achava o console bonitão e diferente, sempre que tinha uma foto dele nas revistas eu achava super legal :-) tempos bons.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Odin »

Pois é Corredor, de imagem realmente ele é insuperável, só não gostei muito do som dele, achei meio abafado, mas talvez isso seja problema só do meu console... Por exemplo, na música do mundo 1 do Mario 3, da umas batidas, uns "tunts" a mais na música que em outros consoles não aparecem :lol:

Apesar do Dynavision 3 ser meu favorito, por ter sido o meu primeiro console, e por causa do dual slot e dos botões digitais, eu tenho uma queda tremenda pelo Hi-Top Game, por causa de suas chaves e do design dele extremamente minimalista, parece que a carcaça dele foi feita com o mínimo de detalhes possível, só para acomodar a placa dele e as chaves, uma pena que a imagem dele talvez seja a pior dos clones clássicos, mesmo com AV.
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Corredor X »

Um clone que nunca vi pessoalmente mas tinha curiosidade de experimentar era o Top System da Milmar, eu o acho simpático demais. A forma é copiada do Phantom, com o duplo encaixe de cartuchos do Top Game e os controles são decalcados do PCE, já com turbo e com um direcional muito interessante, ainda que não pareça preciso.
Imagem
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Sonymaster »

Odin escreveu: Ter Nov 21, 2017 10:42 pm Pois é Corredor, de imagem realmente ele é insuperável, só não gostei muito do som dele, achei meio abafado, mas talvez isso seja problema só do meu console... Por exemplo, na música do mundo 1 do Mario 3, da umas batidas, uns "tunts" a mais na música que em outros consoles não aparecem :lol:

Apesar do Dynavision 3 ser meu favorito, por ter sido o meu primeiro console, e por causa do dual slot e dos botões digitais, eu tenho uma queda tremenda pelo Hi-Top Game, por causa de suas chaves e do design dele extremamente minimalista, parece que a carcaça dele foi feita com o mínimo de detalhes possível, só para acomodar a placa dele e as chaves, uma pena que a imagem dele talvez seja a pior dos clones clássicos, mesmo com AV.
Eu achava bonitão o hi top game :-) só conheci uma amigo que tinha o console e achava bem legal, nem sabia que ele tinha gráficos de qualidade ruins, uma pena.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Odin »

Eu vi um Top System pessoalmente esse ano Corredor, antes nunca tinha visto, vi lá naquela loja com o museu, mas infelizmente não vi funcionando, queria ver como era aquele slot dele, parece bem diferente dos outros clones com dual slot.

A qualidade de imagem não é tão ruim Sonymaster, só é inferior aos outros, mas da para o gasto, mas comparando a imagem dele com a do Phanton System, é como comparar um HDMI com AV :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Phantomas
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 9:51 am

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Phantomas »

Conheci esse aparelho em uma coleção de fasciculos de computação lá nos anos 80. Era uma coisa bem exótica mesmo.
Nos últimos anos comecei a pesquisar alguma coisa a respeito dele e isso despertou muita curiosidade, porém eu pensava que ele fosse compatível com os jogos do 7800, pelo menos quanto os software pois já sabia que os cartuchos e slots eram diferentes.
No início de 2017 tive a oportunidade de fazer uma viagem ao México e como tinha uma sobrinha que morava lá, aproveitei a chance e comprei um desses para a coleção.
Veio na caixa, apesar desta estar bem surrada. Faltaram os manuais e o controle não era o correto. Fora isso, estava tudo lá, pistola, teclado, etc... uma caixa enorme.
Entre os jogos havia um joguinho de pistola, dois jogos meio sem graça e o Flight Simulator 2. Ele vem também com MIssle Command na memória, uma versão bem mais parecida com arcade que aquela do 2600. Foram lançados pouco mais de 30 jogos com identificação gráfica para ele, aliás, com caixas bem bonitas. Hoje é possível encontrar pelo menos metade desses jogos completos por pouco mais de 100 reais no ebay (frete incluido). Alguns porém são bem caros.
Dentre os jogos que quero ter desse console está um jogo de estratégia chamado Eastern Front 1941. Este infelizmente figura entre os mais caros quando completo, vamos ver se consigo comprá lo no futuro. Se a opção por jogos loose não for um problema, é possível formar uma boa coleção, incluindo também os cartuchos específicos da linha 8 bit da atari.
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Sonymaster »

Phantomas escreveu: Qui Dez 14, 2017 9:22 am Conheci esse aparelho em uma coleção de fasciculos de computação lá nos anos 80. Era uma coisa bem exótica mesmo.
Nos últimos anos comecei a pesquisar alguma coisa a respeito dele e isso despertou muita curiosidade, porém eu pensava que ele fosse compatível com os jogos do 7800, pelo menos quanto os software pois já sabia que os cartuchos e slots eram diferentes.
No início de 2017 tive a oportunidade de fazer uma viagem ao México e como tinha uma sobrinha que morava lá, aproveitei a chance e comprei um desses para a coleção.
Veio na caixa, apesar desta estar bem surrada. Faltaram os manuais e o controle não era o correto. Fora isso, estava tudo lá, pistola, teclado, etc... uma caixa enorme.
Entre os jogos havia um joguinho de pistola, dois jogos meio sem graça e o Flight Simulator 2. Ele vem também com MIssle Command na memória, uma versão bem mais parecida com arcade que aquela do 2600. Foram lançados pouco mais de 30 jogos com identificação gráfica para ele, aliás, com caixas bem bonitas. Hoje é possível encontrar pelo menos metade desses jogos completos por pouco mais de 100 reais no ebay (frete incluido). Alguns porém são bem caros.
Dentre os jogos que quero ter desse console está um jogo de estratégia chamado Eastern Front 1941. Este infelizmente figura entre os mais caros quando completo, vamos ver se consigo comprá lo no futuro. Se a opção por jogos loose não for um problema, é possível formar uma boa coleção, incluindo também os cartuchos específicos da linha 8 bit da atari.
Poxa coloca umas fotos desse console raríssimo para a gente babar :-) muito legal ter conseguido esse console.
Phantomas
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 9:51 am

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Phantomas »

Só para atualizar. Finalmente consegui o controle original para meu XE, consegui comprá-lo em uma banca na Santa Ifigênia. Não estava 100%, a parte de cima estava começando a amarelar, mas tudo bem.
Ao longo do ano vou tentar aumentar minha coleção de jogos para este console, tenho pesquisado no Ebay e dá para achar umas coisas interessantes a preços mais ou menos viáveis. Assim que possível postarei algumas fotos do meu aparelho.
Se alguém tiver alguma dúvida, terei prazer em ajudar.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Mensagem por Odin »

Bela aquisição Phantomas, quando você puder poste fotos :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder