Retro PCs - ganhando notoriedade

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Retro PCs - ganhando notoriedade

Mensagem por DMN_Sonic »

Se tem algo que me incomoda é quando um determinado nicho é explorado de tal forma que chega a exaustão e no fim só ficamos com coisas inflacionadas devido a especulação.

Não é novidade para vocês meus camaradas que ultimamente estou na onda dos PC Retro. Como o colecionismo de games para consoles atingiu um patamar caro para continuar e sempre fui interessado em PCs desde criança eu resolvi aprender mais com isso e descobri que existem comunidades sólidas que tratam do assunto e atualmente acompanho uns grupos gringos acerca desse tópico, o que me ajudou a aprender coisas que não sabia e de quebra entender como funciona isso e seus valores.

Mas esse tipo de coisa tá ganhando cada vez mais visibilidade mainstream, o que na pratica vai acontecer como foi com os nossos queridos consoles, inflacionando ainda mais peças que antes se conseguiam com troco do lanche.

Eu separei dois exemplos de canais famosos que não tratam o assunto do Retro PC de cara e ultimamente soltaram videos sobre, trazendo em evidência o fato:

Este é do Metal Jesus Rock, famoso colecionador de consoles e games e tem um excelente conteúdo, aqui ele fala da montagem de uma máquina Windows 98 com a já super valorizada Voodoo 3 3000



Outro canal, só que dessa vez de PCs mesmo mas que trata de tecnologias atuais, o Linus Tech Tips, falou sobre o surgimento do SLI e claro tratou de montar uma maquina retro com nada menos duas Voodoo em SLI




Ainda há outros exemplos mas aí vai uma dica, quer entrar nessa aventura? Então entre agora pois logo logo você não vai mais conseguir peças pra montar um PC retro legal. Aliás, certos casos se não fizer uma boa pesquisa você já paga caro.

Veja esse exemplo de uma placa muito comum no fim dos anos 90 aqui no Brasil e em outros paises baseada no chipset da SIS, a famosa SiS 530.
Imagem

Olha o absurdo do valor já usando a desculpa de "Colecionador" no nome, agora rodando um pouco mais:
Imagem
Bem mais em conta, um bom valor para uma placa dessas e ainda é possível encontrar mais barato ainda se fuçar mais.

Ou seja meus caros aproveitem agora que ainda existem componentes que estão a um preço decente para montar seus Retro PCs pois em breve teremos o mesmo fenômeno que tivemos com os games.

Enviado do meu Moto X2 Android

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Retro PCs - ganhando notoriedade

Mensagem por Odin »

Ainda bem que quando comecei, muita coisa que consegui foi ou por preço irrisório, ou ganhei ou foi achado até do lixo, meus dois Pentium 1 eu consegui com meu primo que trabalhava como porteiro em um condomínio, e ele achava muita coisa no lixo de lá, de PCs e até TVs de 29 polegadas funcionando, eu apelidei aquilo lá de shopping trash :lol:

Desde 2001 eu entrei nessa onda retrô, quando comprei meus dois primeiros 486, que infelizmente não os tenho mais, em 2003 comprei minha primeira peça retrô, que foi meu drive de 5 1/4, na época paguei 10 pratas por ele, e ainda achei caro, mas mal sabia que um dia poderia custar até 20 vezes mais :D

Eu entrei nessa onda pouco tempo depois de começar a colecionar itens de consoles, os consoles começaram a virar modinha e a inflacionar tudo a partir de 2010, mas só a uns 2 anos notei que isso começou agora com os PCs, antes disso quase tudo era lixo, quase tudo antigo de PC não tinha valor, mas ainda da tempo da gente descolar algumas coisas, ainda não é um universo totalmente explorado como os games, eu mesmo já garanti alguns PCs nos últimos anos, daqui uns anos meus Pentium 4 vão estar inflacionados, e eu já tenho os meus :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Retro PCs - ganhando notoriedade

Mensagem por DMN_Sonic »

Odin escreveu:Ainda bem que quando comecei, muita coisa que consegui foi ou por preço irrisório, ou ganhei ou foi achado até do lixo, meus dois Pentium 1 eu consegui com meu primo que trabalhava como porteiro em um condomínio, e ele achava muita coisa no lixo de lá, de PCs e até TVs de 29 polegadas funcionando, eu apelidei aquilo lá de shopping trash Imagem

Desde 2001 eu entrei nessa onda retrô, quando comprei meus dois primeiros 486, que infelizmente não os tenho mais, em 2003 comprei minha primeira peça retrô, que foi meu drive de 5 1/4, na época paguei 10 pratas por ele, e ainda achei caro, mas mal sabia que um dia poderia custar até 20 vezes mais :D

Eu entrei nessa onda pouco tempo depois de começar a colecionar itens de consoles, os consoles começaram a virar modinha e a inflacionar tudo a partir de 2010, mas só a uns 2 anos notei que isso começou agora com os PCs, antes disso quase tudo era lixo, quase tudo antigo de PC não tinha valor, mas ainda da tempo da gente descolar algumas coisas, ainda não é um universo totalmente explorado como os games, eu mesmo já garanti alguns PCs nos últimos anos, daqui uns anos meus Pentium 4 vão estar inflacionados, e eu já tenho os meus Imagem
Exatamente caro Odin, por hora você encontra muita coisa boa por um bom preço. Não digo os óbvios como placas Voodoo e Sound Blaster, Pentium III Tualatin e placas 486 mas ainda é possível fazer ótimas builds para jogos antigos.

Ah, se esses seus Pentium 4 forem de slot 478 já estão começando a ficar cobiçados, modelos HT de 3.0Ghz pra cima estão bem cotados.

Eu estou bem abastado de PCs por agora, tem ainda alguns que gostaria de ter mas o espaço é zero e como me baseio em eras de jogos e sistemas operacionais eu já consegui cobrir bastante. Atualmente são 6 PCs e dois notebooks que cobrem desde o DOS da sua meia vida pro final até Windows 10 sendo algumas concorrentes de geração, sem contar ainda as três placas mãe guardadas que podem ser outras máquinas porém se eu pudesse ainda teria outra placa de slot 1 pra usar meu Pentium II ou Pentium III, uma placa com K6-2 ou K6-3 e um Core 2 Quad socket 775 com PCI Express.

Enviado do meu Moto X2 Android

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Retro PCs - ganhando notoriedade

Mensagem por Odin »

Aqueles dois PCs que peguei com um outro primo esse ano, junto com aquele gabinete casemod sucata, são dois com slot 478, uma pena que o Celeron tem placa ECS e o CCE Pentium 4 tem uma placa que não lembro agora, mas preciso trocar os capacitores apesar dela ainda funcionar... Acho que são os únicos 478 funcionais que tenho.

Eu tenho uns 7 PCs funcionando aqui, mas os 100% funcionais, sem estarem faltando peças são uns 5, os outros preciso trocar alguma peça ou precisam de uma nova peça, mas ainda funcionam... Mas a maioria são da mesma geração, tudo de 2004 a 2010, só os meus dois Pentium 1 e o Athlon X2 são de épocas diferentes... Ainda desejo ter algum 486 (Para matar a saudade dos meus primeiros PCs), Pentium 2, Pentium 3 e k6II, fora outros que não desejo tanto, eu ainda quero um daqueles PCs da Compac do início dos anos 2000 que dava para trocar as frentes deles, eles imitavam os IMac descaradamente com aquelas frentes transparentes :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder