Emulação de discos reais no Lakka

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por DMN_Sonic »

Estou em um impasse enorme aqui galera. Estat para chegar para mim o YS IV de PC Engine CD, claro, não tenho o console e nem pretendo comprar ele. Só comprei o jogo pois eu sei que ele é diferente do de SNES e é uma serie que curto muito mas estou esbarrando e um obstáculo bem bobo, emular o drive de CD e usar o disco real. Mas você deve estar pensando "pow Max, larga de ser cabaço e baixa um emulador, manda ele usar o drive real do PC e bota pra rodar!". Calma meu caro, eu quero fazer algo mais primoroso, elaborado.
Eu tenho um notebook parado, o Mirax 4200. Ele é fraquinho e até com o Windows 7 ele chora pra funcionar. Eu sei que tem o Lakka, um SO pronto para emulação mas não achei nada que falasse em usar o drive do PC para rodar ISOs, vocês por acaso já conseguiram fazer? Também tenho a opção o Raspberry PI mas daria mais trabalho pra por pra rodar então estou optando por este notebook antigo que tem até S-Video de saída, ai seria uma maquina bacana pra jogos.
E aí, alguém já conseguiu fazer o Lanka rodar discos reais, sejam de PCE ou PS1, SAT ou outros?

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por Odin »

Nunca vi falar nesse Lakka, mas você já testou emuladores de Windows?

Eu uso o Turbo Engine 16 e gosto bastante dele, um emilador completo com as bios e bem configurado fica muito bom, ele roda isos também, só não sei se roda cds originais, mas creio que rode.

Mas pesquisando agora vi falar no Ootake, esse parece que roda CDs originais, só acho que tem que ter as bios também.

Só não recomendo o Magic Engine, que é o mais conhecido e usado, não gosto dele porque é shareware e nunca consegui configurar ele direito... :D
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por DMN_Sonic »

Na verdade eu quero automatizar esse notebook para jogos apenas. A saga já começou boa.
Primeiro o notebook apesar de ter boot pelo pendrive não queria carregar nada, gravei em dois pendrives e esperei os dois pra poder reconhecer um e assim fazer a gravação do SO. Segundo, o Lanka não é compatível com o notebook, ele não inicia o SO mas nem a pau ficando em loop na tela de loading. Terceiro, há como usar o Retropie, o mesmo usado no Raspberry no PC, para isso tem que usar um linux recente baseado em Debian, ou seja, Ubuntu 16 ou Linux Mint 18. O Ubuntu não tem mais versão x86, só x64 e esse notebook é um Celeron M, daí baixei o Linux Mint 18 32bits, instalei e depois botei pra rodar a instalação do Retropie. Não sei porque cargas dágua o wireless do notebook fica desligando no linux, peguei do meu FX6100 e liguei nele. Baixei o Retropie, ele tinha que compilar o programa, deixei baixando todas as dependências pra poder então compilar o programa, faltaram arquivos e não compilou todos os módulos do retroarch. Duas horas da manhã, não encontrei o executável, muito menos na linha de comando.

No fim, 4 horas de trabalho para uma coisa que queria resolver em 30 minutos... E ainda nem deu certo. Ao menos eu conheci esse Linux Mint, muito bom, tem as ferramentas que conheço e co usei a interface LXDE ficou leve e bem fácil de usar, muito melhor que o Ubuntu. Vou ver se ainda faço rodar no Linux, senão eu neto um WinXP, instalo um monte de emulador e já era. Com o Lanka eu faria a máquina só pra jogos, direto e sem frescura rodando direto do controle mas como o universo conspira contra mim deu errado...

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por Odin »

Que eu lembre esse esse seu notebook tem a mesma configuração do meu finado JM51 da CCE, e eu conseguia fazer muita coisa com ele, mas uma coisa que nunca consegui foi conectar no Wifi... Nem com XP, nem Vista e nem Seven... No tempo da minha ADSL mesmo tendo roteador eu só entrava na internet com cabo, sem fio mesmo só usando ele com a minha 3G, não sei porque eu nunca consegui usar Wifi com ele :lol:

Se você desistir e ir de XP mesmo, vá por mim e escolha um desses dois, só fique longe do Magic Engine, ele é bonitinho, mas ordinário :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por Dav »

Gostaria de algo assim para jogos de PC obrigado pela recomendação do lakka fui procurar imagens e me deparei com um chamado Lutris mas parece que e somente para os SO Linux.

Procuro algo assim que possa usar o controle para mexer nas opçoes entrar e sair dos jogos etc,cheguei a usar o Steam Big Picture mas bugava alguns jogos aqui e era meio pesado /=
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por DMN_Sonic »

É a intenção Dav, ter algo que eu ligue, apareça um menu que eu controle pelo joystick e pronto. Nada de frescura, mas tá difícil... Vou tentar customizar o Linux Mint pra chegar a alguma coisa.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por Odin »

Uma vez vi falar em um tal de HyperSpin, mas não tenho certeza se é isso que vocês querem, pois nunca usei... Mas creio que seja um sistema de emulação, mas não tenho certeza se realmente é isso... Vocês já ouviram falar? Seria a mesma coisa que o Lakka?
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por DMN_Sonic »

Tecnicamente sim, um frontend. Mas o Hypenspin é algo todo elaborado, cheio de efeitos e videos, algo bem profissional e é bem difícil de customizar, por isso muitos fazem e deixam Zips gigantescos prontos pra uso.

Aqui, algum progresso:
Imagem

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por Odin »

Pois é, fui dar uma olhada agora para ver se realmente era um sistema desses, e vi pacotes gigantescos para baixar, a maioria por torrents, o menor que vi acho que tinha quase 50 GB, mas vi até uns de 500 GB, 1 TB, mesmo eu tendo 15 MB levaria 1 ou 2 dias direto para baixar :lol:

Mas seria interessante se alguém disponibilizar um que seja só o sistema com os emuladores, sem as roms, ai o cara só adicionaria os jogos que quer... Talvez um dia eu me aventure e pegue um desses meus PCs para fazer isso... :D
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por DMN_Sonic »

No fim eu consegui fazer rodar o RetroPie no PC e todo automatizado, ou seja, eu ligo o PC, ele inicia o linux junto ao RetroPie que por sua vez é controlado pelo controle.
Se eu quiser usar o sistema operacional eu só saio do RetroPie, se quiser desligar o PC basta mandar desligar. No fim foi um sucesso mas deu trabalho. Tive que baixar item por item e instalar cada um, tanto que não funcionou o emulador de Ni***ndo 64, mas de PlayStation para baixo funcionou tudo numa boa.

Excelente, apesar de ainda não ter atingido o objetivo de usar o drive de CD pra ler jogos eu ainda vou bolas um jeito, uma vez que o RetroPie é bem customizável.

Tenho 49GB livres nesse PC então dá pra fazer um baita gaming PC! Agora vou testar o PC Engine CD e outros emuladores que tem aqui.

Imagem
Olha o tanto de sistemas e eu sei que dá pra por mais, basta configurar.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por Odin »

Se rodar consoles que o Wii não emula, principalmente arcades, tenho interesse nesse projeto :mrgreen:

Ainda não bolei um esquema definitivo para rodar os CPS, Mame, Neo Geo, entre outros, futuramente eu gostaria de fazer um desses arcades caseiros montados com um PC de máquina.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu tentei rodar N64 de novo atualizando os pacotes e mandando compilar de novo. Nada.

Ele ma verdade tem uma gama de opções gigantesca pois há uma opção lá que você pode instalar outros emuladores mas que são considerados experimentais. Tem até PSP no meio mas duvido que essa maquina passe do N64 ou DS.

Arcade eu ainda não testei não, tenho que ver umas ROMs legais pra por lá e ver qual que funciona, afinal tem três emuladores para arcade fora os que posso instalar a parte nele.

A única coisa que não funcionou foi a saída de S-Video do aparelho. O linux não reconhece e assim não a usa. Uma grande perda pro projeto. Mas está bem encaminhado, funcionando bem. Só tenho que explorar mais e colocar mais jogos. Eu já copiei tudo que tinha no cartão SD do Ni***ndo DS pra ele, onde eu tinha uns packs de Roms já prontas e com isso tem colocado lá:
NES
SNES
Master System
Game Gear
Mega Drive
PC Engine
PlayStation
Ni***ndo DS

Ainda falta colocar Sega Saturn e ver se funciona, Atari, Sega CD e 32X e MSX.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por Odin »

Alguns consoles que são malditos para emulação são N64 (Alguns jogos rodam de boa, mas outros até hoje não rodam ou rodam bugados), Saturn (Talvez o mais chato de emular), Dreamcast (Por ser um consoles 128 Bits), Mega Drive (Roda 100% nos PCs, e alguns consoles como Wii, mas o hardware dele é bem complexo e nunca fica 100% fiel), 32X (Talvez só no PC rode legal, mas nem no Wii essa porr* roda), e mais alguns que não são tão badalados e não foram muito adiante na emulação, como o 3DO que podia ter emuladores melhores, mas esses que citei acho que são os mais complicados, os arcades também apesar de já rodarem muita coisa...

Tenho interesse em montar um PC assim com sistemas que o Wii não roda, principalmente arcades, mas os que o Wii já roda não me interessa tanto botar, a não ser o Mega que apesar do Wii rodar até Pier Solar, não descolei um jeito de botar um controle de 6 botões ainda, e como tenho um controle de 6 botões para PC, me interessa rodar o Mega em um sistema desses, ou até mesmo com o Kega Fusion.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Emulação de discos reais no Lakka

Mensagem por DMN_Sonic »

Bem, estou com melhor progresso aqui. Consegui fazer rodar esses sistemas:

Master System
Game Gear
Mega Drive
32X

NES
SNES
Game Boy/color/advance
Virtual Boy
Ni***ndo 64

PC Engine/CD
PlayStation
MAME

MSX - parcialmente, não funciona o controle

Os que eu não consegui foram o Dreamcast e o Ni***ndo DS. O Sega CD ainda não testei. Consegui até compilar mas não inicia quando executo no RetroPie. PSP não vai, não compila, talvez por ser um PC x86 e não x64.

Agora estou baixando as capas dos jogos mas ainda vou tentar baixar os emuladores restantes à parte e depois configurar dentro do Retropie, não é fácil mas já consegui fazer uma vez antes.

Quando chegar a um ponto ideal eu vou ensinar o que fiz em outro tópico. Porém não atingi o objetivo desse, usar o drive do PC pra rodar discos reais dos consoles nesse PC.

Enviado de meu MotoX2, perdoem meus erros, corretor do Android...

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder