Página 1 de 1

Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Sáb Mai 20, 2017 7:11 pm
por Melanogaster
Não imagino que haja tantos fãs da franquia por essas bandas (Homemvetor?) mas creio que valha ao menos como disseminação de conhecimento. Originalmente, Tomb Raider (1996) de PC foi lançado para DOS. Era a metade da década de 90, em meio ao boom das placas de vídeo 3D para PCs. Tentando manter o suporte em dia com a evolução da época, a Core Design elaborou, algum tempo depois do lançamento, um patch oficial de Tomb Raider para placas ATI 3D Rage rodando nativamente em Windows 95.

Alguns 20 anos depois, o usuário barracuda415 do Tomb Raider Forums (local de grande concentração de conteúdo sobre a franquia, a propósito) escreveu um wrapper para traduzir a API própria da ATI 3D Rage para OpenGL, possibilitando que o jogo (assim como sua extensão Gold, ou Unfinished Business) rode nativamente em Windows mais recentes (em outras palavras, principal atrativo que salta aos olhos imediatamente: jogue na resolução que bem entender). O usuário Glidos, por sua vez, elaborou um instalador para automatizar o processo, nomeando o pacote como TombATI. Além disso, essa versão possibilita o uso das FMVs lançadas originalmente para PlayStation (que possuem a melhor qualidade dentre todas as versões originais, embora ainda nada de outro mundo) e de texturas em HD -- tanto as originais remasterizadas presentes na versão oficial lançada para iOS em 2013 quanto as de packs elaborados por artistas da comunidade. O instalador, contudo, não é totalmente autossuficiente, sendo necessário fornecer ao mesmo alguns arquivos originais do jogo -- sejam da versão em CD ou das versões vendidas na Steam ou GoG.

Links individuais para download:

• instalador do TombATI: http://download.glidos.net/TombATI/TombATI_v1.6.exe
• FMVs da versão PlayStation: http://download.glidos.net/TombATI/Tomb ... s_v1.0.exe
• FMVs remasterizadas (1080p) por LeonDeka: http://www.mediafire.com/file/c53jdvgy2 ... s_v2.0.rar
• texturas em HD (baseadas na versão oficial do jogo para iOS, 2013): http://download.glidos.net/TombATI/Tomb ... s_v1.0.exe

Caso queira variar a ambientação:

• instalador das texturas feitas por Antonijadis: http://www.tombraiderxtra.com/artists/A ... I_v1.0.exe
• fases retexturizadas: Lara's Home, St. Francis' Folly, Colosseum, Palace Midas, The Cistern, Tomb of Tihocan
► Exibir Spoiler

• instalador das texturas feitas por John Capon: http://tombraiderxtra.com/artists/John_ ... i_v1.2.exe
• fases retexturizadas: todas
► Exibir Spoiler

• instalador das texturas feitas por Matt Hill: http://www.tombraiderxtra.com/artists/M ... I_v1.0.exe
• fases retexturizadas: Caves, City of Vilcabamba
► Exibir Spoiler

• instalador das texturas feitas por Quest: http://www.tombraiderxtra.com/artists/Q ... TI_1.1.exe
• fases retexturizadas: todas
► Exibir Spoiler

Requerimentos para se rodar TombATI:

• Windows 7 ou mais recente
• placa de vídeo com suporte a OpenGL 3.3 (AMD Radeon HD 6xxx / nVidia GT 4xx ou mais recente)
Visual C++ Redistributable

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Sáb Mai 20, 2017 10:33 pm
por Odin
Eu acho muito interessante adaptar jogos antigos de PC para sistemas e PCs atuais, já vi alguns jogos que fizeram isso, como Wolfenstein 3D, Duke Nukem 3D entre outros... Até eu já fiz algo parecido uma vez, baixei um programa que rodava WADs de jogos da ID Software, e fiz novas versões de Doom, Doom 2, Heretic, Hexen entre outros e tinha ficado muito bons :D

Não conhecia esse do Tomb Rider, achei bem interessante, tomara que apareça mais um pessoal para dar vida nova aos clássicos jogos de PC, pois tem muito jogo ainda que merece essas modificações :D

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Dom Mai 21, 2017 4:06 pm
por Corredor X
Eu acho essas iniciativas de entusiastas de títulos antigos fascinantes; lembro de ter ficado surpreso uma vez na qual tentei rodar sem sucesso Lighthouse pelo DOSBOX e ao procurar informações a respeito achei um projeto semelhante a este para ele, um jogo praticamente desconhecido mas com fãs fiéis a ponto de terem se dedicado a manter o legado do mesmo.

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Dom Mai 21, 2017 7:56 pm
por Dav
Acho que tenho o CD aqui guardado mas ele tinha um arranhao forte /=
alguns jogos antigos de pc pego ja com o dosbox embutido (pelo que entendi) como o Desert Strike

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Seg Mai 22, 2017 8:51 pm
por Melanogaster
Corredor X escreveu: Dom Mai 21, 2017 4:06 pm Eu acho essas iniciativas de entusiastas de títulos antigos fascinantes; lembro de ter ficado surpreso uma vez na qual tentei rodar sem sucesso Lighthouse pelo DOSBOX e ao procurar informações a respeito achei um projeto semelhante a este para ele, um jogo praticamente desconhecido mas com fãs fiéis a ponto de terem se dedicado a manter o legado do mesmo.
É o karma, né... os jogos que trataram tão bem os jovens de ontem recebem a devida atenção dos adultos de hoje, que procuram zelar por sua longevidade.
Dav escreveu: Dom Mai 21, 2017 7:56 pm Acho que tenho o CD aqui guardado mas ele tinha um arranhao forte /=
alguns jogos antigos de pc pego ja com o dosbox embutido (pelo que entendi) como o Desert Strike
As versões de Tomb Raider (1996) que são vendidas na Steam e na GOG também vêm nesse modelo, com uma instalação já pré-configurada. Contudo, problemas de estabilidade e/ou compatibilidade dentre diferentes setups de máquina não são raros para este jogo ao rodá-lo via DOSBox, e é aí que se desenha a beleza dessa versão nativa para Windows.

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Sex Mai 26, 2017 10:24 am
por Vectorman
Melanogaster escreveu: Sáb Mai 20, 2017 7:11 pm Não imagino que haja tantos fãs da franquia por essas bandas (Homemvetor?)
ACERTOOOOU, MISERÁÁÁÁVI!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Serião! Sou APAIXONADO pelo Tomb Raider clássico. Devo tê-lo terminado umas 14 vezes no PS1... Vale a pena jogar uma 15ª vez com essas texturas novas! (na verdade, dá vontade de baixar todos os packs e usar um de cada vez pra terminar o jogo :lol: )

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Sáb Mai 27, 2017 12:13 am
por Melanogaster
Vectorman escreveu: Sex Mai 26, 2017 10:24 am(na verdade, dá vontade de baixar todos os packs e usar um de cada vez pra terminar o jogo :lol: )
Já aviso que, se chegar a instalar, vai ser difícil evitar...

[BBvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=NEtIveF701E[/BBvideo]

Por falar na versão de PSX, o Glidos aproveitou o instalador do TombATI e disponibilizou algumas pequenas melhorias configuráveis que estavam presentes na versão do console mas não na de PC -- foram adicionados todos os triggers de música/sons ambientes/efeitos sonoros durante as fases, e as características da água podem ser personalizadas para se assemelhar à versão esverdeada do PSX, por exemplo. Na seara de coisas que não estavam disponíveis em versão alguma, é possível remover o distance fog (escurecimento de regiões distantes), por exemplo, que era apenas uma limitação técnica (embora tenha contribuído enormemente para a ambientação do jogo, no final das contas...).

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Seg Mai 29, 2017 12:35 am
por Jair
Nunca joguei tomb raider por incrível que pareça, a versão de Saturn ficou na minha mesa por muitos anos e mesmo assim nada.

Sent from my Moto G Play using Tapatalk


Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Seg Mai 29, 2017 1:02 am
por Melanogaster
Que isso, patrão... que absurdo! Quando que a gente vai mudar isso com uma maratona da franquia inteira?

Re: Tomb Raider (PC, 1996) nativamente no Windows

Enviado: Seg Mai 29, 2017 4:39 am
por Jair
Olha talvez esse ano ainda consiga mudar isso, pelo menos o primeiro jogo,, mas ouvi falar em um desafio de GG depois do de SMS...

Agora eu exagerei com o "nunca joguei", pois acho que rodei essa versão de Saturn (ou seria a de PC?) e andei por aquela sala de testes e tal.