Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por DMN_Sonic »

Bem galera, depois de ter dado um upgrade no meu PC mais potente que tinha aqui eu comecei minha peregrinação para testes, testes e mais testes.
Eu vou tentar compilar minhas descobertas aqui pra ajudar os demais que queiram trilhar essa jornada de ter um PC como substituto dos consoles atuais.

Só pra você ter noção, até o título eu demorei pra escrever pois não sabia como começar mas vem comigo que prometo ter algumas coisas relevantes.

O PC em questão é o que havia montado a uns 6 anos atrás, ao menos acredito ser esse tempo, pra jogos. Na época esse PC me custou em torno de 800 reais, o que foi pra 950 depois que comprei a placa de vídeo para ele, uma Radeon HD 3870 usada que me ajudou pra caramba na época.
Ela no fim morreu, acredito ter forçado demais a coitada rodando games pesados e claro botando pra rodar mais do que deveria nela.

No fim eu acabei deixando de lado pois havia comprado um PS3, logo depois do lançamento do superslim e no fim eu não quis mais investir no PC pra jogar.

Agora que eu tive acesso à Radeon HD 6950 vislumbrei a oportunidade de tentar rodar jogos da atual geração, mas como um computador antigo e tecnicamente obsoleto como esse aguentaria? E é aí que quero chegar, um PC tecnicamente obsoleto pode sim!

Eu havia montado esse PC ligo depois do lançamento dos processadores FX da AMD, então eu acabei montando algo no momento da novidade, o que me ajudou a ter esse tempo inteiro de sobrevida e ainda sim se manter forte o suficiente de estar a par com os atuais.

Esse processador usa memórias DDR3 que só agora estão saindo de linha, o que também ajuda essa sobrevida.

Com todo esse backstory acredito que ajude a entender que estamos lidando com um hardware antigo e que naturalmente não teria condições a rodar um jogo atual. Vamos ao que interessa.

A configuração atual desse PC:
Imagem

AMD FX-6100 3.3Ghz seis núcleos (3.9Ghz no modo turbo) 14MB de cache
4GB RAM DDR3 a 1333Mhz
Placa mãe ASUS M5A78L-M LX BR com suporte a processadores AM3+ e até 16GB RAM DDR3
AMD Radeon HD 6950 2GB Dirt 3 Edition
Fonte 500W "real" de marca não famosa...
HD 160GB Western Digital Sata 8MB cache e mais dois HDs dá qual não tenho propriedade sobre eles...

Como foi sempre eu parti de pegar o HD supracitado e utilizar para jogos, instalei o meu bom e velho Windows 7, meu alvo era claro o Dark Souls 3, mas não botava fé que daria mesmo, porém como ando acompanhando a algum tempo benchmarks e testes de hardware pra pode me inteirar melhor como anda a coisa e me atualizar eu estava esperançoso, ainda mais tendo visto a HD 6950 rodando bem o jogo.

Instalei o último driver disponível pela AMD, o Crimson 16.2.1 pois esta placa nao é mais oficialmente suportada por ser obsoleta, mais um motivo pra vocês verem que com ajustes certos a coisa roda.

O jogo rodou bem, inicialmente rodava em full HD porém por limitações do meu monitor em 1080i, a 30 FPS. Percebia uma queda ou outra mas segurava bem aos 30 FPS propostos. Aí parti pro No Man Sky, esse foi um bom desafio pois além de ser um game mal otimizado ele necessita de 8GB e eu só tenho a metade. Ainda sim rodou, com bastante engasgo inicial mas rodou, depois de meia hora o game se adapta e roda liso. Fallout 4 rodou tranquilo, sem novidade mas quando quis encarar um gigante chamado Doom foi que tive um belo problema.

O sistema apesar de estar limpo e só instalado com o que era necessário penava pra rodar. Sabia que os 4GB eram poucos mas ainda desafiava pois sabia que o problema poderia ser a placa, então comecei a investigar. Incrivelmente o processador de seis anos dava conta do recado, não passava dos 70% de carga, a memória e a placa de vídeo por usa vez penavam. Fiquei triste pois se com o Doom já estava assim, imagina se eu ousasse em jogar Nier Automata ou o que estou de olho também The Surge? Não teria chance e essa tentativa de upgrade seria falha.

Foi aí que comecei a ver outros benchmarks e percebi que o problema era ter o sistema desatualizado. Além do driver não ser o mais atual tinha o agravante do Windows atrapalhar tudo. Duvidei no início mas pela curiosidade acabei baixando o Windows 10 e botei fé.

No fim tinha razão, o sistema realmente era o grande gargalo. Infelizmente não fiz nenhum vídeo ou imagens para mostrar a grande diferença mas tirei algumas para mostrar o quão bom está agora.

O Doom em questão demorava uns bons minutos para poder de fato rodar, sem contar os loadings internos que eram horríveis foram otimizados imensamente. Os FPS mesmo com os gráficos no Low não passavam dos 22, depois de pular pro Win10 consegui passar dos 30 numa boa.
Imagem
Imagem
Doom 2016 - 720p no High

Testei até no Ultra, que também rodou mas com muitos engasgos, evidente que o processamento gráfico não aguentava.

Aí a alegria dominou, o sistema operacional realmente fez diferença e deixou o PC capaz de aguentar mais um pouco.

Aqui fica outros benchmarks que fiz pra mostrar como um PC de seis anos ainda é capaz de fazer.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fallout 4 - Ultra 720p | 35 a 60 indoor e 25 a 40 outdoor


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Dark Souls 3 - Max 720p | 30 a 50 fps


Imagem
Imagem
Dark Souls 720p | 30 fps cravado, limitado pelo jogo, também não há controle de qualidade de gráficos, apesar se usar um patch chamado DSFix dá pra controlar essas coisas.


Estou usando em 720p pois é a única resolução via HDMI que meu monitor funciona a 60fps, acima disso só 1080i a 30fps que gera um certo desconforto.

Enfim depois de um longo topico espero que ajude a vocês acharem uma solução de sobrevida aos PCs pra poder jogar pois montar um atual não está nada barato e comprar um console novo também não, então com algum investimento e quem sabe até somente um ajuste a coisa funcione muito melhor e evite esses gastos a mais.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por DMN_Sonic »

Sorry pelo Double post (o sono tava forte ontem, era 3 da manhã) mas pra destacar outra nuance dessa Odisséia eletrônica é que a placa de vídeo também teve sua modificação.

Essa placa ela vem como uma HD 6950 mas o que difere ela da HD 6970 só são algumas coisas a mais e clocks maiores, virtualmente uma é igual à outra é só impedida pela BIOS da placa.

Quem for pesquisar essa placa vai encontrar muitos links ensinando a fazer ela potencialmente virar uma HD6970 apenas trocando a BIOS dela, que incrívelmente a AMD deixou o pulo do gato feito nela, ela possui duas BIOS. Existe uma chave seletora ao lado da conexão para crossfire que permite trocar de uma BIOS pra outra é fazer as modificações personalizadas do jeito que quiser.

Para minha sorte alguém já tinha feito essa modificação na BIOS 2 da placa e ela já estava como uma HD6970. A outra diferença fica por conta do fato dos clocks, onde uma 70 tem a frequência da GPU e memória maiores que a 50.

Devido a forma de resfriamento feita na placa existe um limite seguro para que possa subir os clocks, que foi o que eu fiz, de 800Mhz para 840 e dá memória de 1250Mhz para 1325.
Para que fique idêntica a uma 70 era necessário chegar ao menos 900Mhz na GPU porém só é possível se subir a voltagem dá mesma, o que claro diminui a vida útil drasticamente, foi aí que eu parei.

Veja na imagem do GPU-Z que os shaders são 1536 que normalmente são 1400. As frequências alteradas estão na parte abaixo.
Imagem

A mudança não foi tão drástica mas ajuda em casos como o Doom e o Dark Souls 3.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por Odin »

De fato o 10 é mais leve que os antecessores, e acho que isso ajuda bastante na hora de rodar jogos... Só não sei se a compatibilidade dele é melhor para jogos mais antigos, não estou falando dos jogos bem antigos, mas sim de jogos de 2004 em diante como o HL2... :D

A única coisa que me deixou encucado com o 10 foi esse lance da espionagem que o old-hutter falou esses dias :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por old-hutter »

Parabéns pela config AMD DMN_Sonic, embora meu atual PC seja um Core i3 com uma 1050ti, meramente por questões de eficiência energética, sou um grande fã da AMD. Lembro com muita saudade do meu FX-4300 com uma Radeon HD 6570. (aguardando os Ryzen baixarem de preço). Não sabia dessa opção de alterar a BIOS da Radeon HD 6950, interessante, muito interessante.

Em relação ao Windows ... senhores ... não importa qual seja. A tecnologia tem que nos servir e não ao contrário. Se o Windows 10 está lhe servindo melhor que o Windows 7, vai fundo man. Cada um na sua e paz para todos. Procurem saber o que estão usando. O Windows 8.1 é cheio de falhas, o Windows 7 também é. Bom mesmo era o Windows 95 :lol: Eu uso atualmente o Windows 8.1 bem ajustado e afinado. Está me servindo bem e é isso que importa. Sejam usuários conscientes.

Aqui tem mais um video bem humorado sobre o Windows 10 para jogos:
https://www.youtube.com/watch?v=mGrz_sJGhlM

Lembrando que na própria documentação do Windows há declarações claras de como a Microsoft "rouba" nossos dados.

Paz e amor, sejamos os mestres desses malditos e amados computadores.

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por DMN_Sonic »

A Microsoft sempre teve políticas bem estranhas nos seus produtos, com o Win10 não é diferente, ele é muito bem amarrado a você ter a sua vida posta lá com contas da Live e por aí vai.as se nem o Google perdoa a gente diga lá a MSoft!

Sobre seu set aí é bom também, essas placas dá série 10 são formidáveis e a 1050ti é um ótimo custo/benefício.

Esse seu daí se subir para um i5 já faz um belo estrago, quanto de RAM você tem? Se for 8 é um excelente PC.

Sobre os SO eu acompanhei tanto o 7 quanto o 8 em seus betas e lançamentos e confesso que o 8 me decepcionou, claro que depois no 8.1 não usei mais e ao que havia lido ficou como deveria ser o SO. Bons tempos de Win98SE e WinXP que quando dava problema era fácil resolver...

Estou aguardando uma peça chegar pra esse meu monstrinho, dessa vez investi alto e quando chegar farei os testes e postarei aqui.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por old-hutter »

DMN_Sonic escreveu: Sobre seu set aí é bom também, essas placas dá série 10 são formidáveis e a 1050ti é um ótimo custo/benefício.
Esse seu daí se subir para um i5 já faz um belo estrago, quanto de RAM você tem? Se for 8 é um excelente PC.
ASUS Z97
Intel Core i3 4330 3.5GHz
8GB RAM 1600MHz (2x 4GB)
GeForce 1050ti 4GB

Sei que a placa mãe está sobrando aí, é mal de quem sempre usou AMD, onde uma placa mãe com chipset melhor traz um pequeno ganho geral no sistema. Em relação ao processador, optei pelo Core-i3 por causa do TDP mais baixo (54W) em relação ao Core-i5 (84W)
DMN_Sonic escreveu:Estou aguardando uma peça chegar pra esse meu monstrinho, dessa vez investi alto e quando chegar farei os testes e postarei aqui.
Que peça é essa? se você escreveu em seu texto, peço desculpas mas não achei. É claro, que queremos os novos testes quando estiverem prontos.

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por Odin »

old-hutter escreveu:Que peça é essa? se você escreveu em seu texto, peço desculpas mas não achei. É claro, que queremos os novos testes quando estiverem prontos.

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
Eu acho que ele estava falando das memórias que ele me mostrou em outro tópico esses dias, que ele tinha comprado do Aliexpress, que acho que ele não recebeu ainda :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por DMN_Sonic »

Voltando com novidades.

As memórias chegaram e apesar de tanto eu quanto o rapaz que me vendeu acharmos que eram dois módulos de 8GB, totalizando 16GB era o valor do kit total, ou seja, 2x4GB.

As memórias em questão são dá AMD mesmo, fabricadas pela Patriot e são de alto desempenho:
Imagem
Imagem

Com boa latência, módulos que se completam num esquema dual channel e frequência maior que a anterior refletiu bem no ganho de performance, fazendo o PC ficar bem mais estável no jogos, evitando engasgos corriqueiros.

Vejamos os jogos retestados:
Imagem
Imagem

Dark Souls 3 | Max | 720p | 30 a 42fps


Imagem

RPCS3 com After Burner Climax | 9fps


Imagem

No Man Sky | medium 720p | 25 a 40 fps


Imagem
Doom 2016 | medium 720p | 25 a 40 fps



Aqui se vê que houve uma bela folga pro processador e memória, uma vez que os 8GB são o ideal exigido para esses jogos e com a frequência maior também ajuda no trabalho de cache assim dando mais FPS pros jogos.

Por enquanto foram 550 reais (placa de vídeo e memórias) para deixar esse PC antigo com pique pra correr mais uma geração.

O próximo passo será um HD do qual ainda não decidi em um de 1TB ou um SSD de 240GB pois continuar com esse de notebook que roda a 5400rpm tá matando nos loadings.

Quando houver atualização no PC posto aqui! Espero que sirva de coragem para alguns reviverem seus PCs ao invés de gastar grana n console de última geração agora.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por Odin »

Deu uma bela incrementada, com esse valor você gastou bem menos do que um console atual... Sobre os HDs, acho melhor comprar um de 1 TB normal mesmo, eu vi falarem desses SSD e só não gostei que eles tem uma vida útil menor que os normais, são como se fossem uma memória flash gigante, e tem tamanho menor que os HDs, só por causa da durabilidade eu prefiro os HDs normais mesmo.
Imagem

Imagem

Imagem
gundamkt
Mensagens: 334
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 9:11 pm

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por gundamkt »

Um dos processadores mais básicos da Intel da atualidade, o Celeron g3900, um dual core consegue ser um guerreiro para rodar games atuais:
https://www.youtube.com/watch?v=Aa1IC4jSz5k
https://www.youtube.com/watch?v=Xo8SJeUlqOQ
https://www.youtube.com/watch?v=l56_ffsOASM
https://www.youtube.com/watch?v=I7oz1C0LxzE
Lembro-me do tempo que Celeron era sinônimo de PC fraco da Xuxa ou Casas Bahia.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7345
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por Odin »

Já tive 4 ou 5 Celerons, 3 deles em notebooks, o meu atual infelizmente é um... Recentemente eu vi falar em um site que os Celerons são processadores de outras linhas da Intel que não passaram nos testes de qualidade dela, que não tiveram o desempenho ideal, ai eles eram rebaixados e renomeados para Celeron, só não sei se isso é verdade, mas existem Celerons com sockete 478, 775 entre outros, não duvido disso... :D

Mas ao menos meus processadores nunca me deram problema, só eram fracos mesmo :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por DMN_Sonic »

A linha G atual da Intel é excelente pra quem quer fazer uma máquina de jogos a "baixo" custo. Tem modelos que agora tem hyperthreading e fazem uma bela diferença, mesmo sendo fracos.
É que eu não achei o video que vi aqui mas com um Pentium G + RX 460 você joga tudo que tem disponível com um desempenho legal, o danado que aqui no Brasil o "barato" não existe, um PC com essas partes sai o preço de um PS4 ou XB1.

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por Gigacom »

Acho massa esse tópico. Já li e reli umas 3 vezes hehehe.

Rapaz, te digo uma coisa, o que faz a diferença em um PC é a placa de vídeo. Todo o resto você pode aproveitar sossegadamente durante gerações a fio.

Fiz uns testes desse tipo tempos atrás. Um Phenom II com algumas variações de placas de vídeo. Consegui rodar muita coisa, com diferenças brutais de desempenho de acordo com a placa de vídeo utilizada.

Daí um dia resolvi montar um PC de verdade pra brincar. Comecei com um processador i3 e uma R460x. Já tava rodando sussa muita coisa. Tive problemas com a memória RAM (inicialmente apenas 4GB), mas resolvi com um truque simples: como tinha dois HDs no computador, configurei o Windows para usar a memória virtual no outro HD onde não estava o sistema. Funcionou que foi uma beleza!

Mas daí, como estava empolgado e queria aproveitar o décimo terceiro assim como o preço das peças que ainda estavam com preço de dólar mais barato, resolvi apelar: comprei um i7 4790, mais 4GB, uma GTX 970 e um gabinete bonitão.

Maaaaaaaaano... O PC tá Du kramba. Rodo uns emulador de master System nele no Full! Vocês tem que ver como fica o neo geo emulado (nuoooossa, é de outro mundo). Mega Drive então... Nem se fala!!!
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por Gigacom »

Ok ok... Post duplo pra não perder a piada kkkkkkkkkkkkkkk

Agora... Falando sério... O curioso é que pouco percebi de alteração no desempenho mudando apenas o processador. Mantendo o core i3 4450 e colocando a GTX970 e com apenas 4GB ainda no esquema do swap no HD onde não estava o sistema, conseguia rodar o GTAV no máximo, com tudo quanto é efeito ligado. Limitação mesmo foi só a memória da placa de vídeo, mas nada de mais... Claro, tinha umas engasgadas aqui e ali... Mas sinceramente, coisa plenamente suportável.

Quando coloquei a mesma configuração com o i7, claro, melhorou um bocado, mas nada do tipo... 80% de melhora. Não mesmo. Creio que uns 20% apenas... Bem, foi o que notei.

Agora, diferença em loadings só senti quando instalei um HD SSD. Aí meu amigo... A coisa voava. Nada mais de loadings eternos, porém o frame rate permanecia o mesmo.

Com o tempo, coloquei o SSD no notebook e continuei a usar o PC no disco rígido tradicional mesmo. A razão é simples: só o GTA V, que é o que mais uso no PC, consome mais de 60GB. Coloque aí SO, alguns drivers, programas padrões... E um HDzinho de 240 fica servindo para basicamente uns dois ou três jogos... Então para mim não compensou. Já esse mesmo HD no notebook fez e ainda faz milagres.

Esse HD já passou por 3 notebooks. Dois i3 e um i5 com placa de vídeo e blá blá blá. No primeiro, pouca mudança senti, pois o notebook tinha um drive SSD de 32GB que servia como cache para o HD original. No i5, que era um note da Asus com placa de vídeo dedicada, ajudou demais da conta no desempenho da máquina. Sistema subia rápido, os joguinhos carregavam Rapidão. Já no note atual, um i3 de sexta geração, deixa o equipamento tão experto quando um Mac Book pro. E isso digo sem sombra de dúvidas, pois tive um MacBook pro achando que teria uma maravilha de desempenho descomunal e... Pffffffff... Que decepção. É só um equipamento muito bem feito e bonito, mas nem de longe vale o que se cobra por ele.

E pra fechar: outra coisa que constatei, é que essas placas de vídeo dedicadas que vemos nos notebooks do mercado nacional, são as mais fajutas do mundo. Elas têm um desempenho bem piegas... Vai apenas te deixar jogar games de umas três gerações pra trás numa configuração mais interessante do que se fosse usar apenas a placa de vídeo da CPU. Logo, não vale o investimento cuja a diferença vai de no mínimo uns mil contos pra mais.

E pra fechar 2: em questão de Notebooks, a diferença dos processadores i3, i5 e i7 é mínima!!! Um pouco de memória cache a mais aqui, uma frequência de 100mhz a mais acolá e um turbo boost pra enganar. E quando vamos ver que diferença isso faz? Além de 2000 a mais no preço (no caso dos i7) você terá de 2 a 5 quadros a mais por animação.
Nesse quesito, aí sim vi diferença na CPU usada nos MacBook Pro. São séries portáteis mais parrudas da Intel com muito mais desempenho, mas curiosamente essas CPUs podem ser encontradas em diversos laptops... Não aqui no Brasil, claro.
Infelizmente aqui só vem o que há de mais barato disponível lá fora, e é vendido a preços absurdos... Claro, graças a impostos sobre impostos, infelizmente.

Pra fechar 3: troquei uma penca de vezes de Notebook nesses últimos três anos, tudo isso por conta de mãe, papagaio e periquito. Dava o que tinha e pegava outro na esperança de conseguir algo melhor pra jogar de vez em quando... Cheguei ao cúmulo de pegar um MacBook Pro, caro feito um carro! E que no final das contas me atendia tão bem quanto o i3 que tinha dado pra parente. Ainda bem que vendi logo esse bicho, me rendeu tanta grana que consegui fazer uma puta revisão no carro e quitar um cartão de crédito.

Hoje sinto saudades do meu veeeeeelho e amado primeiro notebook, um Acer de 11 polegadas, Celeron, 2GB de RAM... Fazia tudo que eu queria, não pesava nada, foi barato, era bonito, não dava trabalho nenhum... Ah se pudesse voltar no tempo...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Windows 10 para jogos - FX6100, o pseudo PS4

Mensagem por DMN_Sonic »

Gigacom escreveu:Acho massa esse tópico. Já li e reli umas 3 vezes hehehe.

Rapaz, te digo uma coisa, o que faz a diferença em um PC é a placa de vídeo. Todo o resto você pode aproveitar sossegadamente durante gerações a fio.

Fiz uns testes desse tipo tempos atrás. Um Phenom II com algumas variações de placas de vídeo. Consegui rodar muita coisa, com diferenças brutais de desempenho de acordo com a placa de vídeo utilizada.

Daí um dia resolvi montar um PC de verdade pra brincar. Comecei com um processador i3 e uma R460x. Já tava rodando sussa muita coisa. Tive problemas com a memória RAM (inicialmente apenas 4GB), mas resolvi com um truque simples: como tinha dois HDs no computador, configurei o Windows para usar a memória virtual no outro HD onde não estava o sistema. Funcionou que foi uma beleza!

Mas daí, como estava empolgado e queria aproveitar o décimo terceiro assim como o preço das peças que ainda estavam com preço de dólar mais barato, resolvi apelar: comprei um i7 4790, mais 4GB, uma GTX 970 e um gabinete bonitão.

Maaaaaaaaano... O PC tá Du kramba. Rodo uns emulador de master System nele no Full! Vocês tem que ver como fica o neo geo emulado (nuoooossa, é de outro mundo). Mega Drive então... Nem se fala!!!
Que bom que você tá curtindo cara, apesar de ser um tipico meio Frankenstein, assim como os outros, contendo diferentes infos sobre os PCs acredito que tá no objetivo de discutir como ter um PC a APR dos consoles atuais.

Sobre o fato do Phenom II ele na verdade fica muito próximo do que foi a serie FX então seu rendimento é muito alto mesmo para um processador tudo como velho (lembre-se, ele é de duas gerações atrás), tendo performance similar ao FX6100 e até em certos casos do FX8100/8120, ou seja, para um budget gaming PC ele cai muito bem.
Gigacom escreveu:Ok ok... Post duplo pra não perder a piada kkkkkkkkkkkkkkk

Agora... Falando sério... O curioso é que pouco percebi de alteração no desempenho mudando apenas o processador. Mantendo o core i3 4450 e colocando a GTX970 e com apenas 4GB ainda no esquema do swap no HD onde não estava o sistema, conseguia rodar o GTAV no máximo, com tudo quanto é efeito ligado. Limitação mesmo foi só a memória da placa de vídeo, mas nada de mais... Claro, tinha umas engasgadas aqui e ali... Mas sinceramente, coisa plenamente suportável.

Quando coloquei a mesma configuração com o i7, claro, melhorou um bocado, mas nada do tipo... 80% de melhora. Não mesmo. Creio que uns 20% apenas... Bem, foi o que notei.

Agora, diferença em loadings só senti quando instalei um HD SSD. Aí meu amigo... A coisa voava. Nada mais de loadings eternos, porém o frame rate permanecia o mesmo.

Com o tempo, coloquei o SSD no notebook e continuei a usar o PC no disco rígido tradicional mesmo. A razão é simples: só o GTA V, que é o que mais uso no PC, consome mais de 60GB. Coloque aí SO, alguns drivers, programas padrões... E um HDzinho de 240 fica servindo para basicamente uns dois ou três jogos... Então para mim não compensou. Já esse mesmo HD no notebook fez e ainda faz milagres.

Esse HD já passou por 3 notebooks. Dois i3 e um i5 com placa de vídeo e blá blá blá. No primeiro, pouca mudança senti, pois o notebook tinha um drive SSD de 32GB que servia como cache para o HD original. No i5, que era um note da Asus com placa de vídeo dedicada, ajudou demais da conta no desempenho da máquina. Sistema subia rápido, os joguinhos carregavam Rapidão. Já no note atual, um i3 de sexta geração, deixa o equipamento tão experto quando um Mac Book pro. E isso digo sem sombra de dúvidas, pois tive um MacBook pro achando que teria uma maravilha de desempenho descomunal e... Pffffffff... Que decepção. É só um equipamento muito bem feito e bonito, mas nem de longe vale o que se cobra por ele.

E pra fechar: outra coisa que constatei, é que essas placas de vídeo dedicadas que vemos nos notebooks do mercado nacional, são as mais fajutas do mundo. Elas têm um desempenho bem piegas... Vai apenas te deixar jogar games de umas três gerações pra trás numa configuração mais interessante do que se fosse usar apenas a placa de vídeo da CPU. Logo, não vale o investimento cuja a diferença vai de no mínimo uns mil contos pra mais.

E pra fechar 2: em questão de Notebooks, a diferença dos processadores i3, i5 e i7 é mínima!!! Um pouco de memória cache a mais aqui, uma frequência de 100mhz a mais acolá e um turbo boost pra enganar. E quando vamos ver que diferença isso faz? Além de 2000 a mais no preço (no caso dos i7) você terá de 2 a 5 quadros a mais por animação.
Nesse quesito, aí sim vi diferença na CPU usada nos MacBook Pro. São séries portáteis mais parrudas da Intel com muito mais desempenho, mas curiosamente essas CPUs podem ser encontradas em diversos laptops... Não aqui no Brasil, claro.
Infelizmente aqui só vem o que há de mais barato disponível lá fora, e é vendido a preços absurdos... Claro, graças a impostos sobre impostos, infelizmente.

Pra fechar 3: troquei uma penca de vezes de Notebook nesses últimos três anos, tudo isso por conta de mãe, papagaio e periquito. Dava o que tinha e pegava outro na esperança de conseguir algo melhor pra jogar de vez em quando... Cheguei ao cúmulo de pegar um MacBook Pro, caro feito um carro! E que no final das contas me atendia tão bem quanto o i3 que tinha dado pra parente. Ainda bem que vendi logo esse bicho, me rendeu tanta grana que consegui fazer uma puta revisão no carro e quitar um cartão de crédito.

Hoje sinto saudades do meu veeeeeelho e amado primeiro notebook, um Acer de 11 polegadas, Celeron, 2GB de RAM... Fazia tudo que eu queria, não pesava nada, foi barato, era bonito, não dava trabalho nenhum... Ah se pudesse voltar no tempo...
As placas de video realmente são o diferencial num PC pra jogos porém o processador afeta games que demandam alto processamento como o GTA 5, Witcher 3 e No Man Sky, por isso é bom ter uma margem quando se fala em processador pois no fim ele pode ser um belo gargalo.

Quando se tem uma boa placa mãe com um bom processador ele passa facilmente por gerações sem maiores problemas, hoje um bom i5 da geração atual ou anterior com uma placa que suporte 16GB vai ainda resistir mais duas gerações de games numa boa quiçá mais pois eu montei esse do inicio do tópico para substituir um PS3/X360 e ainda está lutando bravamente com games atuais.
Uma coisa que quero ressaltar também é que os games estão entrando em uma nova geração, não notamos pois baseamos nos consoles pata isso mas veja como faz diferença um game mais antigo com um novo:

Fallout 4 (nov 2015)
Imagem

Dark Souls 3 (Abr 2016)
Imagem

Doom (Mai 2016)
Imagem

Nier:Automata (mar 2017)
Imagem

The Surge (lançamento em breve)
Imagem

Vê como aos poucos a coisa aperta? Claro que nos specs os games pegam o que há de novo no mercado, forçando venda, mas coisas como processador e memória sempre fazem diferença aqui e a exigência por processadores está cada vez mais empurrando as gerações dos i da Intel pra trás, sem fale que para a AMD não existe nada além dos FX83XX pois são os que competem contra os i5 da Intel.

Para quem gosta da AMD como eu o futuro está bem turvo, os Ryzen chegando, DDR4 na praça há a vende chance desses novos games começarem a fazer uso disso com a chegada do Scorpio da Microsoft tudo pode mudar.

Agora eu vou deixar uns videos também legais sobre hardware e mostrar que um PC bem calibrado aguenta o tranco numa boa:

Aqui se faz uso de um FX4300, eu colocaria um FX6300 ao menos:https://youtu.be/_cd6hJQd8_U

Como os i5 mesmo os mais simples são poderosos:https://youtu.be/ArlG3GWBgWk

Agora a diferença entre os Classe G da Intel e como um G da nova geração pode ser uma boa pedida para iniciar uma build Intel:https://youtu.be/8dlTwPdn8AU

Novamente o G4560 brilhando como budget gaming PC: https://youtu.be/0RjJeAHLMgk

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder