[Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

ErivandoXP
Mensagens: 93
Registrado em: Dom Fev 19, 2017 11:21 am

[Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por ErivandoXP »

Bom, é sabido por todos que resoluções progressivas (480p, 1080p) são melhores que as interpoladas (480i, 1080i).
Essa diferença fica mais evidente quando executamos um game em 480i (ou 720i ou 1080i...) quando ele na verdade foi feito para rodar em 240p.

Quando executamos um game no Virtual Console do Wii ele automaticamente está configurado para rodar em 480i, mesmo quando usamos um cabo componente. Felizmente é possível alterar para 240p com um simples comando de botões! Basta seguir os passos:

Alterando a resolução para 240p (Virtual Console)
1. Tenha o Wii configurado no modo 480i. (Recomenda-se deixar em 4:3 já que 240p é melhor aproveitado em TVs de tubo)
2. Inicie um jogo do Virtual Console.
3. Pressione o botão Home para acessar o Home menu, e então clique em Operations Guide (para abrir o manual do jogo).
4. Pressione A+1+Z simultaneamente (A + 1 no Wii remote e Z no Nunchuk, é necessário o Nunchuk).
5. Você deverá ouvir um som confirmando que a resolução foi alterada.

Retornando a resolução para 480i
Siga os mesmos passos anteriores, mas mude os botões pressionados para A+2+Z. Um som confirmará a mudança.

Esse comando também funciona em TVs de LED, Plasma e etc. Aqui na minha tv de led quando aperto os botões a tv pisca e já exibe a resolução 240p. Na tv de tubo quando faço a mudança percebo que a imagem fica bem mais estável, como deve ser com resoluções progressivas.

(Parece que alguns games não são compatíveis com 240p, isso aconteceu porque vários donos de wii reclamaram que tinham problemas em executar 240p, várias tv não são compatíveis, nesses casos só seria possível alternar pra 240p fazendo inject na WAD)

Bom é isso, aprendi um dia desses (depois de anos com o Wii) e vim aqui repassar o conhecimento.

Fonte: http://retrorgb.com/wiivsclassic.html
► Exibir Spoiler
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por segarule »

A minha dúvida é:
Se comprar um adaptador daqueles para o Wii usar HDMI e executar um jogo de virtual console numa TV que use HDMI vai melhorar, ou seja, vai ter algum ganho de resolução na imagem?
Obrigado.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por Odin »

segarule escreveu:A minha dúvida é:
Se comprar um adaptador daqueles para o Wii usar HDMI e executar um jogo de virtual console numa TV que use HDMI vai melhorar, ou seja, vai ter algum ganho de resolução na imagem?
Obrigado.
Não sei lhe dizer se melhora, mas já pesquisei sobre esses adaptadores e pelo que vi todo mundo dizer, é que ele não tem nenhuma vantagem sobre o cabo componente, aliás tem uma desvantagem que é o preço que custa quase o triplo do cabo componente, se você quer usar o máximo de qualidade de imagem do Wii o cabo componente supre todos os requisitos e roda nativamente, ao contrário desse adaptador HDMI, fora o preço, esse cabo custa no máximo 30 reais :D

Já sobre os emuladores, a imagem do cabo AV normal já é boa, mas com o componente talvez melhore a qualidade e fique igual a aqueles consoles com mods. Eu ainda não comprei o cabo componente, ainda quero comprar, mas vejo falar maravilhas dele, principalmente nos jogos do Wii e Game Cube, que nesse último o cabo custa quase mil reais, e da para ver o máximo de qualidade dele no Wii por bem menos :D
Editado pela última vez por Odin em Qui Mar 16, 2017 6:19 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem

Imagem
ErivandoXP
Mensagens: 93
Registrado em: Dom Fev 19, 2017 11:21 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por ErivandoXP »

Nem posso dizer porque não tenho um desses. O que ouvi dizer e vi em alguns reviews é que tem um ganho na qualidade de imagem quando joga games de Wii. Já nos games do virtual console eu não sei dizer.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por Odin »

ErivandoXP escreveu:Nem posso dizer porque não tenho um desses. O que ouvi dizer e vi em alguns reviews é que tem um ganho na qualidade de imagem quando joga games de Wii. Já nos games do virtual console eu não sei dizer.
O cabo componente ou o adaptador HDMI?
Imagem

Imagem

Imagem
ErivandoXP
Mensagens: 93
Registrado em: Dom Fev 19, 2017 11:21 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por ErivandoXP »

O wiii2hdmi que tem a opção de 1080p. Acredito que o ganho em relação ao cabo componente deve ser pouco, mas em relação ao AV deve ter uma diferença perceptível.

No cabo componente eu tenho aqui, fica muito bom, quando comprei o Wii já pedi logo o cabo componente da China, paguei uns R$30. O cabo AV eu quase nem usei, na tv de tubo a diferença pro componente é pouca, mas na de led é perceptível.
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por segarule »

Eu vi o aliexpress e a diferença entre o componente e hdmi é quase nada.
Por outro lado, eu acho que não chega a 1080p se só vai a 480p. Ele pode ter a capacidade mas o videogame não vai chegar a isso.
Dos emuladores eu acho que não chegaria a capacidade de HD, mas fiquei pensando sobre o virtual console.
ErivandoXP
Mensagens: 93
Registrado em: Dom Fev 19, 2017 11:21 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por ErivandoXP »

Ele realmente muda a saída pra 1080p, mas não se compara a qualidade de um framemeister.

Tem alguns vídeos e reviews no YouTube.
Tem esse aqui também interessante:
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por segarule »

Bom pessoal, depois de esperar bastante tempo recebi meu adaptador wii2hdmi. Confesso que estou um pouco desapontado porque o ganho de imagem é pouco. Já configurei o wii no wii settings, coloquei para HDTV, mudei a tela 16:9. O ganho de imagem depende de jogo para jogo. Achei que para alguns é mais significativo enquanto que outros não. A única coisa que não consegui mudar é que ali está exibindo, segundo a minha TV 720x480. Enquanto que o adaptador diz que pode chegar a 1080. Como mudar para chegar nisso? ou é mito?
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por segarule »

Atualizando:
Troquei de televisão e melhorou bastante. Consigo ver melhores diferenças. Não imaginava que a simples mudança de aparelho causaria essa diferença plausível.
Outrossim, fui testar o emulador de mega para saber como rodaria, mas não deu certo. Tela escura. Procurarei descobri se tem algo com a saída de vídeo.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por Odin »

segarule você já testou o cabo componente? Ele parece que da muita diferença também, e custa bem menos que esse adaptador, você acha ele por no máximo 30 pratas, e talvez seja bom para os emuladores e jogos de Gamecube, como sei que você gosta do Wii, vale a pena a aquisição dele também para alguns jogos pelo menos, esse seu adaptador acho que é mais indicado para TVs atuais, que não tem AV.
Imagem

Imagem

Imagem
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por segarule »

Odin escreveu: Qui Mai 25, 2017 10:14 pm segarule você já testou o cabo componente? Ele parece que da muita diferença também, e custa bem menos que esse adaptador, você acha ele por no máximo 30 pratas, e talvez seja bom para os emuladores e jogos de Gamecube, como sei que você gosta do Wii, vale a pena a aquisição dele também para alguns jogos pelo menos, esse seu adaptador acho que é mais indicado para TVs atuais, que não tem AV.
Odin, quando eu disse que o problema era com a saída de vídeo estava me referindo às configurações do emulador. O adaptador custou 17 reais, foi barato. Posso tentar testar o vídeo componente.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por Vectorman »

Eu tenho o cabo componente do Wii e ele já dá um resultado bastante satisfatório. Acredito que esse adaptador HDMI não faça muita diferença, é bom pra quem tem uma tv que não tenha a entrada componente, mas duvido que ele puxe uma resolução de 1080p do console...
Imagem
segarule
Mensagens: 323
Registrado em: Sex Fev 26, 2016 9:42 am

Re: [Dica] Wii - Alternar a resolução 240p/480i

Mensagem por segarule »

Vectorman escreveu: Sex Mai 26, 2017 10:15 am Eu tenho o cabo componente do Wii e ele já dá um resultado bastante satisfatório. Acredito que esse adaptador HDMI não faça muita diferença, é bom pra quem tem uma tv que não tenha a entrada componente, mas duvido que ele puxe uma resolução de 1080p do console...
Eu não sei comparando os dois qual seria o melhor. Comprei o hdni adapter porque valia a pena ter uma alternativa ao AV.
Aproveito o ensejo e deixo a dica para fazer funcionar o emulador com o hdmi caso alguém venha adquirir depois.
Se é uma coisa que adoro fazer e sou bom é em configurar emulador. Descobri que para funcionar o hdmi é colocando em options-video-display. Coloque interlaced ou progressive.
Responder