RetroArch, ajuda.

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

RetroArch, ajuda.

Mensagem por old-hutter »

Olá senhores, pesquisei no forum sobre o assunto mas não encontrei nada referente, se houver um, por gentileza me direcionem ao mesmo.

Desde a versão 1.3.0 do Retroarch estou tentando fazer esse bixo funcionar e ... nada. Agora com a versão 1.5.0 fiz uma nova tentativa mas ... nada. Eu devo ser muito burro mesmo ou estou ficando velho demais para entender esses Frontends ... ou ambos (o mais provável).

* Algum membro aqui faz uso do RetroArch, poderiam me dar um caminho para eu seguir e tentar usar esse Frontend?

* Ou então me indicar outro Frontend mais ... fácil de usar?

Grato! a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por DMN_Sonic »

Qual a plataforma que você está utilizando? Windows? Android?
E no que você está emperrando?

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por old-hutter »

Olá DMN_Sonic, grato por responder. Acabei pesquisando muito e consegui fazê-lo funcionar (daquele jeito, mas foi). Estou tentando centralizar todos os meus emuladores em uma única interface e acabei por descobrir esses Frontends recentemente, fiquei muito entusiasmado com a ideia pois irá facilitar muito para meus filhos usarem, e eu também. :lol:

Não consegui foi configurar os joysticks, na verdade nem o teclado. Ambiente Windows com joysticks XBOX 360. Qualquer ajuda é bem vinda.

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por Odin »

Eu não sabia que ele tinha para outros sistemas, pensei que só tinha para Wii, pois vi uma versão dele para o console mas eu não quiz usar porque vi o pessoal falarem que era beta e tinha muitos bugs, mesmo ele sendo um multi emulador e podendo rodar consoles obscuros, então preferi usar os emuladores individuais que eram muito bons e até hoje não sei nem como é a interface dele :D
Imagem

Imagem

Imagem
ErivandoXP
Mensagens: 93
Registrado em: Dom Fev 19, 2017 11:21 am

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por ErivandoXP »

Odin escreveu:Eu não sabia que ele tinha para outros sistemas, pensei que só tinha para Wii, pois vi uma versão dele para o console mas eu não quiz usar porque vi o pessoal falarem que era beta e tinha muitos bugs, mesmo ele sendo um multi emulador e podendo rodar consoles obscuros, então preferi usar os emuladores individuais que eram muito bons e até hoje não sei nem como é a interface dele :D
No Wii existem versões instáveis, mas também tem uma muito boa, a única recomendação era toda vez que for trocar de ROM ou CORE, clicar na opção de restart pra poder dar uma limpada na memória do wii. Mas dependendo do sistema emulado (SNES ou MEGA) prefiro usar os emuladores individuais no Wii.
Já no PS3, prefiro sempre o retroarch, é bem prático ter vários emuladores centralizados e além de ter várias opções de configurações.

Aqui tem os releases diários (nightly) e as versões estáveis(stable):
https://buildbot.libretro.com/nightly/
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por old-hutter »

ErivandoXP escreveu:Aqui tem os releases diários (nightly) e as versões estáveis(stable):
https://buildbot.libretro.com/nightly/
Esses releases não são os mesmo se eu fizer as atualizações online dentro do RetroArch?

Nenhum de vocês usa o RetroArch no Windows?
Em qual plataforma vocês emulam seus games antigos?

Ainda não consegui entender como configurar os controles, aguardo alguém dar uma luz. Aceito sugestões de outros FrontEnds.

Grato senhores.
a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por Melanogaster »

Um frontend para Windows que tenho instalado já há vários e vários anos é o QuickPlay. Relativamente fácil de configurar e usar, é personalizável e bastante engenhoso -- pode funcionar como frontend para outros frontends, inclusive. A comunidade ainda conta com wiki e fórum oficiais.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por Odin »

Eu emulo tudo no Wii mesmo, e os que não tem emulador para ele rodo no PC, e existe o Retroarch para ele, só que ainda não o testei... Preciso testar um dia, só não fiz isso porque os emuladores individuais são tão bons que ainda não precisei usar ele :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por old-hutter »

Obrigado Melanogaster pela indicação do QuickPlay, vou estudá-lo e postarei os resultados.

Odin, eu sempre usei, até então, emuladores individuais no PC, isso de usar um VideoGame para emular outro VideoGame é moderno demais pra mim. hahahahaha!

Desde o Windows 98 com o NESTicle e após. Isso até o Windows XP, tudo limpo, liso e fluído. Eu obtive alguma incompatibilidade no Windows 7 e várias outras no Windows 8.1 (inclusive o Fusion que só rodava em modo janela, quando eu colocava o bendito em tela cheia, os frames caiam para 30fps). Resolvi esse problema com um Direct DRAW alternativo. Então a idéia de um FrontEnd "moderno" para um PC "moderno" me parece razoável.

Você usa qual Windows para emular? Win7, Win8.1 ou ... Win10? Se for o Win10, como você está fazendo coma questão da espionagem da Microsoft?

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por Odin »

Eu uso o 10 e os emuladores funcionam de boa, mas não sabia desse lance da espionagem, deu até medo agora, ao menos meu Windows é original, se soubesse disso nem teria atualizado o 8.1 ano passado... :shock:

Eu cheguei a jogar no XP, Vista, Seven e 8, e achei tudo a mesma coisa, só achei o Vista um pouco melhor... Ele rodava de boa emuladores mais antigos que nem o XP rodava, tem o lance dos PCs também, dos drivers, que pode dificultar a compatibilidade, já vi PCs atuais não rodarem emuladores ou jogos que outros um pouco mais antigos rodavam.

Eu também comecei com os emuladores no 98, isso em 2001 com meus primeiros acessos a internet, na época usava o z26 para jogar Atari, o Meka que uso até hoje para jogar Master, o lendário Genecyst para jogar Mega... Só não lembro dos de NES e SNES porque na época não tinha tanto interesse, pois tinha os consoles e diversos jogos, ai queria conhecer mais os da Sega que eu tinha poucos jogos :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por old-hutter »

Olá Melanogaster, infelizmente fui menos produtivo no QuickPlay do tinha sido no RetroArch ou no EmuCenter2, este que tem uma proposta mais parecida com o QuickPlay. a:|a Não consigo carregar a ROM, dá que a ROM não encontrou um emulador associado a ela, porém segui o tutorial da propria Wiki do QuickPlay. Ah! ... velho é foda, não sei o que é pior: Ser velho ou ser gagá, ou ambos. Não envelhecem meus caros jovens, apesar de que ... aqui no forum o que mais deve ter é gente velha. a:lol:a
Odin escreveu:Eu uso o 10 e os emuladores funcionam de boa, mas não sabia desse lance da espionagem, deu até medo agora, ao menos meu Windows é original, se soubesse disso nem teria atualizado o 8.1 ano passado... :shock:
Dê uma olhada nesse vídeo. Aqui tem uma explicação bem humorada sobre a polêmica em volta do Windows 10, se quiser fontes mais técnicas sobre o assunto me avise que lhe passo com prazer.
https://www.youtube.com/watch?v=UnQvOWQnZfQ

OH MY! ... agora que percebi, eu falei NESTicle ... em um forum se SegaManíacos .... não não, na verdade eu comecei com o Massage, um bom e velho emulador para Master System, isso mesmo. Segaaaaaaa .... a:lol:a :lol:
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por DMN_Sonic »

Relaxa, Nesticle, Massage, Meka, Gemecyst e ZSnes são lendas e só os fortes jogaram com eles.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por Odin »

Caramba, levei um susto sobre esse lance de espionagem, mas como nos últimos anos não fiz nada demais mesmo posso relaxar, mas só me preocupa sobre os lances das senhas, as minhas são sagradas, eu sempre achei aquele Cortana bem suspeito :lol:

Sobre os emuladores nem esquenta, tinha um pessoal seguista aqui bem xiita antes de eu me registrar e no início quando cheguei aqui a 7 anos, mas hoje em dia esta mais globalizado :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por old-hutter »

DMN_Sonic escreveu:Relaxa, Nesticle, Massage, Meka, Gemecyst e ZSnes são lendas e só os fortes jogaram com eles.
Estamos aí irmão !!!

Devida a baixa taxa de respostas "esclarecedoras". Não me entendam mal cavalheiros. Presumo que aqui poucos (nenhum) faça uso do RetroArch no Windows, mas ... ainda lanço uma última indagação.

Alguém conseguiu emular o S**y Playsta ... ops ... cof! cof! ... Sega, emular o Sega Saturn no RetroArch? :lol:

Coloco a BIOS SCPH1001.bin na pasta System do RetroArch, carrego o Core, carrego a ISO mas ... a tela fica preta e não entra game algum.

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: RetroArch, ajuda.

Mensagem por DMN_Sonic »

Pra ser franco, usar emuladores no computador é coisa que não faço à anos... A ultima vez muito provavelmente foi o de PSP pra ver como ficava e o de PS2 pra testar o Core 2 Duo que achei no lixo mas só. Porém no Android e no Raspberry Pi eu usei bastante, especialmente o Retroacrh por ser algo bem completo pra essas plataformas. No Android mesmo é uma maravilha, ajuda muito em concentrar tudo num lugar só, apesar que certos cores não são tão bons e faltar uma coisa ou outra comparado a outros emuladores que tem por aí mas é muito útil.
No Raspberry Pi ele é quase que automático quem decide em usar alguma imagem de SO de jogos como o RetroPie pois boa parte dos emuladores ali são do Retroarch e funcionam muito bem.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder