Ajuda para montar um PC atual razoável

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Odin »

Pessoal gostaria de uma ajuda de vocês, pois em breve pretendo fazer um rolo com um primo meu que mora no interior, quero fazer uma troca com ele, e ele me dará dois PCs Pentium 4 antigos e junto com eles virá esse gabinete:

Imagem Imagem Imagem

É um gabinete de um PC nave que ele mandou fazer uma vez, personalizado e cheio de coolers, é um ótimo gabinete, mas como ele é viciado em tunar PCs, ele acabou montando um outro PC da Nasa e acabou deixando esse bom gabinete de lado :lol:

Só que gostaria de aproveitar bem esse gabinete, e futuramente montar um bom PC atual com ele, e é nisso que gostaria da ajuda de vocês, pois só entendo bastante de PCs antigos, e gostaria de montar um PC razoável com ele, com peças atuais, mas não precisam ser TOP, só queria montar um bom PC mesmo, mas não conheço muito as peças da atualidade, estou bem por fora de placas mãe, processadores, memórias, placas de vídeo atuais, etc...

Não precisa ser um PC Gamer, mas queria um PC que rodasse de boa a maioria dos jogos, acho que ele poderia ter uns 8 GB de ram, HD de 1 TB e uma boa placa de vídeo, mas que seja tudo com um preço acessível, ai gostaria de dicas do pessoal aqui, quero montar esse PC aos poucos.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por DMN_Sonic »

Vamos à receita de bolo meu caro amigo.

O processador não é vital o problema mesmo é a placa de vídeo. Eu não estudei bem as placas da AMD dessa geração mas dá nVidia você vai ter que bancar uma grana boa para uma decente.

Tem que ser da GTX 560 pra cima pra aguentar o tranco. Ou seja, uma placa de vídeo com pelo menos 2GB de memória, fora os outros quesitos.

Memória hoje no mínimo é 8GB, ideal é 16GB, mas com 8 roda numa boa.

Processador da AMD pode ser um A6 ou FX 6300, agora tá lançando os Ryzen que promete entregar muito em performance mas como aqui o melhor não se faz necessário esses estão bom.
Para Intel vai de i3 ou i5 da terceira geração, os anteriores são bons mas podem ter gargalo então melhor focar em algo que dure mais.

Lembrando que isso vale pra atual geração de games e rodando no médio e provavelmente em 720p, se quiser que ainda aguente a próxima sai muito caro.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Odin »

Pois é DMN, se eu quiser um PC razoável, vou ter que gastar uns 2 mil... Mas vou tentar montar aos poucos, ai assim consigo montar.

Esse gabinete é um pouco maior do que os gabinetes normais, mas meu primo uma vez comprou uma placa de vídeo tão grande, que ele teve que deixar a tampa lateral aberta, pois ela não cabia dentro dele :lol:

Eu achei diversos modelos de placas com o nome de GTX 560, qual é o modelo que você falou? Todos os que vi tinham 1 GB.

Outra curiosidade que tenho, é que se eu botar todos os coolers desse gabinete para funcionar, como seria para instalar eles? Eu só lembro que ele ligava eles pelas chaves na frente do gabinete, mas não sei se eles seriam ligados na placa mãe ou não.
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu usei a GTX 560 pois ainda dá pra tirar leite dessa pedra. O ideal é que tenha 2GB mesmo.

Nesse caso esses adicionais teriam que ser ligados direto na fonte, numa placa mãe no máximo tem pra ligar o do CPU e dois para o chassis.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Odin »

DMN_Sonic escreveu:Eu usei a GTX 560 pois ainda dá pra tirar leite dessa pedra. O ideal é que tenha 2GB mesmo.

Nesse caso esses adicionais teriam que ser ligados direto na fonte, numa placa mãe no máximo tem pra ligar o do CPU e dois para o chassis.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Beleza, vou anotar essa placa aqui, mas falei com meu primo agora e ele confirmou que os coolers são ligados na fonte mesmo, perguntei outras coisas a ele também, a placa de vídeo que não cabia nesse gabinete era uma placa 9800 GT, era um monstro de placa na época... E ele tem uma 650 TI Boost agora, que me falou que futuramente quer vender, será que essa é boa também?
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu dei essa placa de aniversário para o meu irmão e é boa sim, mas estamos ainda com o gargalo da memória pois ele só tem 4GB e estamos esperando chegar os outros 4 que compramos.
Ele conseguiu rodar mesmo com 4GB Lords of the Fallen e tava quase zerando mas o Framemeister estava na casa dos 20 a 30. Dark Souls 3 mesmo tava mesmo no mínimo rodando na casa dos 20 no máximo. Ele tem um i3 dá primeira geração.

Aí depende por quanto ele quer vender, de repente o valor compensa e aí você já garante uma placa de vídeo boa.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:(...) mas o Framemeister estava na casa dos 20 a 30.
Cara, eu adoro o seu corretor ortográfico, sério mesmo :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por DMN_Sonic »

Corredor X escreveu:
DMN_Sonic escreveu:(...) mas o Framemeister estava na casa dos 20 a 30.
Cara, eu adoro o seu corretor ortográfico, sério mesmo Imagem Imagem Imagem Imagem
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que ostra!!!!!!!!!! Nem notei e geralmente eu vou passando o olho pra ver a porcaria que ele escreve mas essa passou.

Essa droga ou substitui "e" por "é" toda hora ou "da" por "dá". Isso me irrita demais pois perco tempo digitando ou revisando.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Odin »

Pobre do DMN, além de ter que passar por esse corretor ortográfico, ainda tem a censura do fórum que as vezes mudam umas palavras nossas :lol:

Sobre a placa, se eu não conseguir essa placa que você recomendou, vou negociar com o meu primo essa dele, ele vai trocar de placa no meio do ano, e talvez dê outro rolo. Esses PCs que vou negociar com ele irei trocar por um controle de Game Cube quando eu puder conseguir um.
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por DMN_Sonic »

Nem fala cara, esse corretor ao invés de ficar mais inteligente fica mais burro.

Sobre a placa eu recomendo mesmo pegar uma bacana pra ainda aguentar essa geração, mesmo que não rode 100%.
Recomendo ver esses canais aqui que acompanho que aborda justamente o PC gamer mais modesto e ensina macetes pra melhorar o desempenho conforme o que tem, o segundo faz benchmarks com placas mais antigas e que se consegue usadas a preços melhores e que comicamente rodam muito bem esses games atuais, ambos são gringos então há a discrepância de nossa realidade mas vale como referência:

O canal das configurações insanas:
https://youtu.be/3o1A16NyrEI

Sobre as placas de vídeo e outros componentes mais antigos
https://youtu.be/WqVposByoh4

Outros que recomendo pra ver mais sobre PCs modestos tem esse cara que fala rápido pra caramba mas dá uns toques legais sobre acessórios e outras coisas doidas de PC:
https://youtu.be/MzRNVBbOTWE

Infelizmente PCs exigem muita pesquisa e tempo pra se ter um match ideal entre desempenho e dinheiro e o YouTube tem muita coisa legal, eu comprei a GTX pro meu irmão assistindo testes de games de hoje usando ela no YouTube, senão nem me arriscava.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Odin »

Beleza DMN, vou dar uma olhada nesses vídeos, com certeza eles vão me ajudar bastante :mrgreen:

Eu estou bem por fora de peças atuais, mas só com sua ajuda já tenho certa noção agora, acho que vou conseguir aproveitar bem esse gabinete, quero montar um PC nele mesmo e acho que talvez até o fim do ano eu consiga montar um PC legal nele. Esse gabinete já tem 3 coolers nele, um grande na frente e dois em cima, quando estiver com ele vou ver se consigo os dois laterais que faltam, problemas com aquecimento acho que ele nunca vai ter :lol:

Quero montar um PC bom de baixo custo, mas ao menos a placa de vídeo eu tenho que investir um certo valor nela, o resto acho que deve sair mais barato, com exceção da placa mãe eu acho. Queria montar um PC da Intel, que sempre tive mais sorte, eu só tive um PC da AMD, que é meu Semprom, e apesar dele funcionar até hoje, sempre tive algum problema com ele, principalmente de aquecimento, mas acredito que os processadores atuais da AMD já não tenham mais esse problema, mesmo assim a AMD ficou marcada na paleta por muitos por causa disso... :D
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por DMN_Sonic »

Quando parei pra montar o meu eu montei um FX 6100 da AMD. Meu irmão havia montado no mês antes do meu um i3, ambos com 4GB e a placa de vídeo também variou, ele foi de 9500GT e eu uma arcaica HD 3870.

O desempenho de ambas as máquinas eram similares, hora a dele era melhor, hora a minha era melhor mas são processadores antigos e já estão batidos. Mesmo com o upgrade da placa meu irmão ainda sofre um pouco pra jogar o Lords of the Fallen que fica na casa dos 20 a 30 FPS no médio.

Esse meu PC eu gastei um pouco mais de 100 reais na placa mas no processador foi a tacada de quase 700 reais e até hoje dá um banho de performance, ele tem seis núcleos rodando a 3.3Ghz e no modo turbo ele usa só três mas a 3.9Ghz, tudo isso com o cooler e dissipador de fábrica e faz pouco barulho.

O danado de processadores AMD é que para certos tipos de cálculo ele perde pros da Intel, fazendo que mesmo que ambos tenham o mesmo cache, frequência é núcleos os da Intel ainda ganha, mas o preço de um intermediário Intel paga um avançado AMD e aí o jogo muda.

Outra coisa que você deve ficar ciente é que CPUs AMD funcionam melhor com placa de vídeo ATI/AMD, já a Intel não tem tanta frescura, tanto ATI/AMD quanto nVidia funcionem bem mas ainda sim a performance Intel+nVidia é melhor.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Odin »

PQP 700 pratas num processador... Espero que quando eu for comprar, que não seja tão caro um que eu desejar... A placa que você me indicou, vi umas usadas por 300 pratas, mas uma nova sai em torno de 500 reais, fico curioso quanto custaria uma placa mãe e uma fonte compatível, mas acredito que esteja nos mesmos valores também.

Vou ter que estudar bastante a montagem desse PC, mas estou motivado em monta-lo, eu nunca montei um PC assim, só comprei PCs completos, mas com esse gabinete vai me motivar a fazer isso, e talvez economize uma boa grana.

Eu deixei de investir em PCs porque achei que eles estavam perdendo espaço e com os dias contados, por causa dos celulares e tablets, mas agora acho que os PCs ainda vão ter uma boa sobrevida ainda, graças aos gamers que ainda investem em PCs para jogarem seus jogos.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por Odin »

Pessoal já estou com esse gabinete desde a semana passada, mas hoje me aconteceu uma grande surpresa, eu fui trocar um HD que tinha comprado com defeito em uma loja e tinha pego 2 por 5 reais cada, ai um funcionou perfeitamente, e outro não, ai hoje fui trocar e peguei um IDE de 40 GB, o outro era um Sata de 80... Mas ai tinha 5 reais e vi uma placa mãe atirada lá na loja, era a loja barra pesada que tinha falado em outro tópico, e ela tinha um processador com Cooler e dissipador, a 1 mês atrás eu tinha visto essa placa mãe quando fui ver se achava um drive de disquetes para o DMN, e um cara ainda tinha me falado dela, ai hoje vi ela novamente, ai perguntei para o vendedor quanto era, e ele disse que era 5 reais, ai resolvi pegar ela para testar, se não funcionasse eu aproveitava pelo menos o cooler que tinha nela, e a placa é essa aqui:

Imagem

Ai cheguei em casa, tirei o cooler e o dissipador, eu nem sabia que processador ela tinha, ele estava grudado no dissipador, a pasta térmica tinha secado nele, e alguns dentes estavam um pouco tortos, ai desentortei eles cirurgicamente, limpei o resto de pasta térmica que tinha nele com alcool isopropílico, ai vi que era um AMD Athlon X2 de 3 GHZ, mas faltava testar, ai peguei esse gabinete, montei a placa nele, coloquei uma memória que o DMN tinha me doado para testar, liguei o PC e ele funcionou! :shock:

Agora posso montar um PC nesse gabinete, mas alguém saberia me dizer se essa placa e o processador são razoáveis? Da para fazer alguma coisa nele? Eu não manjo muito de AMD, se der para fazer alguma coisa com ele irei deixar nesse gabinete por enquanto, até quando eu puder investir nas peças boas para montar o PC bom, posso ir usando essa placa por enquanto já que ainda não estou usando esse gabinete mesmo...

Se ele for razoável, irei comprar em breve uma memória e 4 GB, um HD de 500 e uma placa de vídeo que meu primo tem para vender. Aqui esta uma foto que tirei da bios:

Imagem

Edit: Aqui esta o manual dela:

http://www.pauta.ind.br/manual/arquivos ... N68C_M.pdf
Imagem

Imagem

Imagem
old-hutter
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Abr 17, 2012 6:14 pm

Re: Ajuda para montar um PC atual razoável

Mensagem por old-hutter »

Olá Odin, tenho um pouco de intimidade com AMDs e talvez possa lhe acrescentar alguma ajuda. Uma N68C-M (não é da ASRock mas serve) com um AMD Athlon II X2 250 por R$5,00 a:oa Onde é essa loja? preciso ir vê-la urgente.

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/ ... kQodyQoOXQ

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-core-_JM

A placa não é ruim, só é antiga. Ela é compatível com os AMD FX (mesmo os de 8 núcleos, porém apenas com os modelos de TPD de 95W) mas ... esse chipset, embora os suporte não irá puxar todo desemprenho dos processadores AMD FX, pois não foi projetado nativamente para esses "novos" processadores FX, as placas receberam uma atualização de BIOS para suportá-los mas todo esquema elétrico da placa foi feito para os Athlon (consomem menos energia) e não para os FX (consomem mais energia).

Caso precise dos drivers da placa, pode usar os da ASRock mesmo, funcionam bem, pois essa da Phitronics e da ASRock tem o mesmo chipset.

http://www.asrock.com/MB/NVIDIA/N68C-GS ... asp#osW764

E faça um favor a si mesmo, use um HD SATA.

Boa sorte no seu projeto, nos mantenha informados.

a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a
Responder