Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá galera!
Finalmente minha placa conversora chegou da terra dos olhos puxados e quero compartilhar o resultado.

A placa em questão são aquelas caras vendidas no MercadoLivre a preços bem proibitivos, como 150 a 200 reais. Quanto custou pra mim? Em torno de 55 reais.

O funcionamento é fácil, basta ligar o R, G, B, GND e o SYNC no lado esquerdo da placa vindo seu dispositivo a ser convertido, seja arcade, gambiarra RGB de videogame ou até de fontes antigas de pc que tem a frequência de 15Khz.

A alimentação deve ser feita no pino superior ou também pelos pinos de socket ao lado. Dia ser de 5 a 12 Volts mas eu alimentei com os 5V que vem dá fonte de Arcade.
Imagem

Com isso fiz no padrão com o conector DB9 que uso, soldei os fios e utilizei os conectores de um Molex de fonte de PC pra conectar nos pinos da placa e pronto.

Imagem

A imagem fica excelente, eu só notei uma pequena trepidação na imagem, mas nada que incomode.

O menu veio todo em chinês, mas no menu osd da placa dá pra pôr em inglês facilitando a coisa.

Essa placa é a HD 9800 V5.0 que já vem atualizada pra receber várias resoluções e dar saída VGA.

Eu estou muito satisfeito com essa placa, agora vou providenciar uma case pra ela e tentar ligar outros consoles nela! O outro que também tenho a intenção de usar é o meu Game Gear TV que morreu mas liguei no meu Game Gear ativo.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7346
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Odin »

Muito interessante essa placa, não conhecia :mrgreen:

Será que existe uma que converta RF para AV sem precisar fazer MOD AV no console?
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Corredor X »

Eu tenho uma V3.0 de 2011 e gostava bastante dela, o único porém é que a entrada RGB da minha simplesmente parou de funcionar, ficando limitada à componente. Como resolvi voltar aos tubos pouco antes do problema aparecer, acabei aposentando-a. Interessante saber que eles continuam lançando versões novas dela, bacana isso!

Ah, e o lance do tremelique da imagem é relativo ao sync; pode ser uma penca de coisas, passei pelo menos revés no início. Um dos botões táteis (acho que o DOWN) quando segurado por alguns segundos faz um ajuste automático do sincronismo, pode ser que resolva. Outra coisa boba que pode estar causando isso são as linhas das cores, tente regular minimamente os potenciômetros porque alguma delas pode estar com uma frequência muito alta para o monitor, é o tipo de coisa que não dá uma diferença muito grande na imagem mas o display sente. Mas o grande vilão, pelo menos no meu caso, era justamente o tipo do sincronismo de alguns consoles, que usavam composto ao invés do c-sync (hoje em dia meus cabos são todos desse último para evitar aporrinhações), como era o caso do Saturn e do PS1 que não apresentavam uma imagem correta nem a pau. Para contornar isso, o jeito é produzir um sync stripper, que você faz com uma mão nas costas. Pode ser o fim da trepidação! :eek:

EDIT: achei uma foto da versão beta do meu setup daquela época! :lol:

Imagem

Pela data do arquivo, parece ser de outubro de 2011. Não liguem para a quantidade obscena e desgovernada de fios na foto, isso tudo aí foi só para teste - a versão definitiva era bem mais limpinha. A plaquinha de baixo era o sync stripper, que ficou muito menor posteriormente. Já o de cima era um gerador de scanlines, que posteriormente foi substituído por um que era encaixado na saída VGA, muito mais prático.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Uma curiosidade então Corredor X, a sua placa esquentava bastante? Pois eu deixei meia hora rodando e aquele dissipador em cima fez sentido, cara, esquentou demais.

Eu acabei adaptando uma ventoinha de Dreamcast que encaixou como uma luva nele.

Também puz em uma caixa pra proteger.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou ao final setup aqui pra ver se ficou prático.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:Uma curiosidade então Corredor X, a sua placa esquentava bastante? Pois eu deixei meia hora rodando e aquele dissipador em cima fez sentido, cara, esquentou demais.
Que eu me lembre não, DMN... Eu geralmente usava a mesma sem caixa e só com uns apoios nos pés estilo placa de arcade, realmente não me recordo dela esquentando muito.

Agora uma curiosidade minha: do lado da saída DB15 tem um conector branco, ele carrega os mesmos sinais do vizinho ou é um "canal" separado? E o sinal dele é VGA convertido também?
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Até aonde vi pelas trilhas sim, só replica os sinais da VGA de saída.

Eu fiz o teste zerando a KoF 2000 duas vezes, deu outra meia hora mas com o cooler ligado e foi um sucesso. Esfriou bem e nem ao menos esquentou o dissipador. Fico mais tranquilo pra poder usar. Agora estou queimando a cabeça de como vou fazer pra ligar outros aparelhos nele de forma genérica. Tenho em mente ao menos o Mega Drive e o Game Gear mas já penso no Saturn também pois a imagem ficou tão boa que nem imagino algo melhor que isso. A única limitação é o som, tenho que comprar essas caixinhas de PC agora pra usar o som por fora.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

DOUBLE POST PARA UPDATE

Bem galera, finalizei as modificações que precisava para funcionar do jeito que queria.
Eu comprei uma caixa de som para PC bem simples, que se conecta na USB, com isso usei um jack pra ligar o som que vem da DB9, ass ficando algo mais modular.

Outra coisa que fiz também é de ter ligado o conversor a uma fonte externa. Eu tenho um carregador ultra potente de celular que tem duas entradas USB, aí liguei a caixa de som em uma e o conversor na outra, porém também coloquei uma USB no conversor para alimentar a caixa de som caso precise.

Outra coisa que fiz foi separar o GND provindo da energia externa do GND do console, pra evitar interferência que estava ocorrendo.

Agora fiquem com as imagens dos consoles via RGB.
Imagem
Placa Neo Geo MVS

Imagem
Apesar de escura aqui é o Sega Saturn rodando Radiant Silvergun.

Imagem
Rodando do meu Mega Drive 2BR


Agora vem o revés. No caso do Mega Drive se houver uma grande quantidade de branco o sincronismo vai todo pro saco, tanto que eu abaixei o nível das cores mas não resolveu muito, se alguém puder me dar uma sugestão agradeço.

Outro ponto fraco é que pelo SYNC natural dos aparelhos não deu certo, tive que pegar o Composto pra poder dar imagem e sei que isso dá as malditas barras além de dar uma alterada na imagem, o Saturn ainda ficou legal mas o MD nem tanto.

Tanto o Mega Drive quanto o Saturn eu tive que diminuir a resolução do conversor para 640x480 pois se aumentar fica todo bichado ou nem funciona.

Também testei o CDX e não deu certo, a imagem ficou muito escura, novamente com o SYNC não deu certo, me forçando a usar o Composto pra dar alguma imagem.


Então grandes gurus do fórum, qual fica vocês me dão pro Mega Drive parar de ficar tremendo quando tem muito branco?
https://youtu.be/nS_fv6oA0x0

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Corredor X »

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Corredor X escreveu:Como falei antes, sync stripper :mrgreen:

http://www.mmmonkey.co.uk/composite-syn ... er-lm1881/
Valeu Corredor, agora entendi pra que serve esse treco.

Agora é achar esse LM1881 pra comprar...

Com o Saturn nem precisei, foi direto, mas consegui usar o SYNC puro e ficou show de bola, só o Mega Drive que ficou com frescura.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Neto »

DMN_Sonic escreveu:
Corredor X escreveu:Como falei antes, sync stripper :mrgreen:

http://www.mmmonkey.co.uk/composite-syn ... er-lm1881/
Valeu Corredor, agora entendi pra que serve esse treco.

Agora é achar esse LM1881 pra comprar...

Com o Saturn nem precisei, foi direto, mas consegui usar o SYNC puro e ficou show de bola, só o Mega Drive que ficou com frescura.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Qual o tempo de resposta desta placa em relação ao sinal de entrada, algo perceptível?
Há tempos penso em comprar uma destas e fazer como o Corredor X usando um gerador de Scanlines caseiro, mas nunca vi uma resposta concreta sobre o tempo de resposta em relação ao RGB.
O LM1881 é uma ótima alternativa, principalmente para quem for usar cabo SCART europeu e não quiser ficar alterando o cabo e alguns consoles como o PS1 não tem o C-Sync na porta AV. O LM1881 é um CI fácil de se encontrar.

Neste projeto uso o LM1881 -> Neto - RGB para vídeo componente usando BA6592F

Sobre o Mega Drive o C-Sync dele vem direto do VDP, uma alternativa seria abrir o VG e cortar a trilha do C-Sync vindo da VDP no conector AV e redirecionar o C-Sync amplificado através do pino 11 do CXA1145P. Em alguns casos um simples capacitor de acoplamento entre o C-Sync e o aparelho resolve.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Neto escreveu:
DMN_Sonic escreveu:
Corredor X escreveu:Como falei antes, sync stripper :mrgreen:

http://www.mmmonkey.co.uk/composite-syn ... er-lm1881/
Valeu Corredor, agora entendi pra que serve esse treco.

Agora é achar esse LM1881 pra comprar...

Com o Saturn nem precisei, foi direto, mas consegui usar o SYNC puro e ficou show de bola, só o Mega Drive que ficou com frescura.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Qual o tempo de resposta desta placa em relação ao sinal de entrada, algo perceptível?
Há tempos penso em comprar uma destas e fazer como o Corredor X usando um gerador de Scanlines caseiro, mas nunca vi uma resposta concreta sobre o tempo de resposta em relação ao RGB.
O LM1881 é uma ótima alternativa, principalmente para quem for usar cabo SCART europeu e não quiser ficar alterando o cabo e alguns consoles como o PS1 não tem o C-Sync na porta AV. O LM1881 é um CI fácil de se encontrar.

Neste projeto uso o LM1881 -> Neto - RGB para vídeo componente usando BA6592F

Sobre o Mega Drive o C-Sync dele vem direto do VDP, uma alternativa seria abrir o VG e cortar a trilha do C-Sync vindo da VDP no conector AV e redirecionar o C-Sync amplificado através do pino 11 do CXA1145P. Em alguns casos um simples capacitor de acoplamento entre o C-Sync e o aparelho resolve.
Oooo Neto, valeu pela dica do Mega Drive, tentarei em breve sim.

Sobre o lag dessa placa é quase 1 pra 1, em testes precisos mostram que vez ou outra foge um Frame out outro mas o resultado pelo preço é maravilhoso, dá pra enganar um Framemeister numa boa. Esse vídeo cita sobre ele : https://youtu.be/lHoOKLWIMKU

Eu só testei no monitor de 14 que tenho aqui é na TV do meu irmão de 42, eu já não gostei muito do resultado, ficou meio aberto os pixels dando o ring effect que falam mas acredito que faltou ajuste tanto do SYNC Quanto dá abertura das cores. Ainda preciso experimentar mais pois pra ajustar 100% precisa de paciência.

Sobre o fato do LM1881 eu nem sei se vou precisar pois o objetivo principal eram as placas de Arcade, os consoles for um extra muito bom e não quero expandir pra todos só quero estes:
Mega Drive - falta o ajuste proposto pelo Neto
Saturn - OK
Game Gear - se é que vai dar certo, falta muito pra por pra rodar de novo esse aqui...
PlayStation 2 - esse será por cabo componente mesmo, é só comprar
Wii - só porque tem cabo componente também senão nem tentaria.

O meu teste com o Saturn foi estupendo, jogar Dead or Alive assim me deixou maravilhado, polígono limpo e bem tracejado. O Virtua Fighter não foi nada demais, talvez se fosse o Remix seria melhor. Street Fighter Zero ficou lindo, perfeito.

O Mega Drive é um sonho jogar com resolução full pois eu sempre acreditei que o máximo do MD era via RGB mesmo, já o PS2 é pra ver se o gráfico vai melhorar ou não e de quebra ganhar na compatibilidade com PS1. Wii também por causa do GameCube.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Neto »

Eu tenho TV com RGB e quaisquer dos consoles em 240P / 480i ligados nela é o que há de melhor, mas sei que cedo ou tarde poderá abrir o bico e as peças cada vez mais raras, então estou pesquisando estas alternativas de baixo custo, pois sem um bom conversor de resolução nestas TVs novas fica horrível jogar, além do fato de que os fabricantes estão aos poucos eliminando as entradas de baixa resolução das TVs e não duvido muito que o composto seja extinto de algumas TV, pois em alguns modelos já nem o RCA tem mais, é tudo via P2.
Sobre a placa conversora tem algum modelo em especifico para indicar com menor tempo de resposta possível? Pois estou querendo pegar uma no ML, como ainda não tive acesso a nenhuma nem sempre dá para confiar nas informações disponíveis.
Um detalhe a ser notado é que se a placa for especifica para Arcade é referente ao VPP do sinal RGB que nos consoles é padrão de 0,7VPP e no Arcade costuma ser maior. Então talvez devêssemos fazer um circuito amplificador para deixar os consoles nas especificações do RGB Arcade para que a conversão fique dentro dos padrões esperados pela placa.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Neto escreveu:Eu tenho TV com RGB e quaisquer dos consoles em 240P / 480i ligados nela é o que há de melhor, mas sei que cedo ou tarde poderá abrir o bico e as peças cada vez mais raras, então estou pesquisando estas alternativas de baixo custo, pois sem um bom conversor de resolução nestas TVs novas fica horrível jogar, além do fato de que os fabricantes estão aos poucos eliminando as entradas de baixa resolução das TVs e não duvido muito que o composto seja extinto de algumas TV, pois em alguns modelos já nem o RCA tem mais, é tudo via P2.
Sobre a placa conversora tem algum modelo em especifico para indicar com menor tempo de resposta possível? Pois estou querendo pegar uma no ML, como ainda não tive acesso a nenhuma nem sempre dá para confiar nas informações disponíveis.
Um detalhe a ser notado é que se a placa for especifica para Arcade é referente ao VPP do sinal RGB que nos consoles é padrão de 0,7VPP e no Arcade costuma ser maior. Então talvez devêssemos fazer um circuito amplificador para deixar os consoles nas especificações do RGB Arcade para que a conversão fique dentro dos padrões esperados pela placa.
Como sou um cara leigo eu vou no empirismo, testo, resto, testo até dar certo e essa diferença citada por você é peculiar pois ligar a placa Arcade e depois o Saturn gera sim uma diferença nas cores, ficam menos vibrantes sendo necessário deixar no máximo os trimpots RGB pro Saturn ficar OK, contrário do arcade que precisa reduzir um pouco pra ficar bonito.

Pelo que sei essa placa tem como finalidade mesmo só arcades e PCs EGA e CGA onde a frequência é de 15 kHz, colocar consoles já é ousadia minha sendo necessário adaptar pra deixar dentro do mesmo patamar.

Dizer que é lag free é mito, nenhuma opção é lag free, até o Framemeister já descobriram que escorrega nos frames uma vez ou outra dependendo do console, mas pelo que assisti no vídeo que postei a perda de frames é imperceptível e jogos de luta não perdem em nada, eu joguei King of Fighters 2000 numa boa e sem errar combos por algum atraso, tudo 100% responsivo.

Eu vou ver se faço um belo Review pra ver se deixa mais claro a ventagem de ter ele ou não. Por 50 reais acho uma excelente saida já que outras opções estão fora de cogitação pra nós brasileiros.


Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Double post para postagem do vídeo de review que fiz da placa.
https://youtu.be/-zWqI57chGg

Depois de conversar com o Neto achei válido aproveitar que estava à toa aqui em casa e fazer este review.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Neto »

DMN_Sonic escreveu:Double post para postagem do vídeo de review que fiz da placa.
https://youtu.be/-zWqI57chGg

Depois de conversar com o Neto achei válido aproveitar que estava à toa aqui em casa e fazer este review.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Dei uma assistida no seu vídeo e tem uns detalhes a acrescentar, nem todas as falhas apresentadas como pixels pulando e qualidade da imagem são da placa. Estas TVs novas assim como os monitores de LCD usando em PCs só tem uma imagem boa se usados na resolução nativa, qualquer uso fora disto o processador interno da TV / Monitor fará cálculos para fazer os pixels se adequaram a resolução nativa contra a resolução enviada. No PC mesmo se você diminuir a resolução a imagem perderá a nitidez.
Das resoluções suportadas pela placa somente uma é adequada para Televisores que é a 1360x768 que apresenta um aspecto de 16x9 as demais resoluções são todas para 4x3 e vão distorcer os pixels em Displays Widescreen.
No Sega Saturn você está usando o sinal de vídeo composto como C-Sync?
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Responder