Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu estou usando o pino 1 desta imagem:
Imagem

Eu até tentei usar o Composto mas claro ficou uma droga.

Esse fato da imagem pular faz sentido pois em um monitor 14 de PC LCD que tenho aqui a imagem fica maravilhosa, acontece no Saturn mas não no Neo Geo MVS.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Neto »

Tá usando o sinal certo, perguntei se era o composto por causa das interferências na imagem, pois a sub portadora presente no composto poderia ser a causa, mas pelo visto é mal dos consoles da SEGA as tais "Jail Bars". Nestas TVs novas todos sem exceção aparecem as tais barras.
Vou ver se pego uma placa destas para experiências, mas enquanto minha TV RGB tiver viva irei usando ela, por ser antiga e totalmente analógica sem circuitos de processamento digital não sofre deste problema das "Jail Bars"
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Ah Neto, o correto pra se jogar em RGB são nesses monitores mesmo cara, sem dúvida pois é analógico para analógico, direto, sem conversão ou frescura. O que acontece aqui é que tudo que sofre um bypass mesmo que de leve fica essa droga mesmo.

Eu testei usando o Saturn nacional, posso testar com o meu japonês pra ver se melhora, de repente a coisa fica boa pois o SYNC não se mistura com nada errado.

Mas compre essa placa e teste os recursos dela, você que entende bem de eletrônica e vídeo em geral saberá aproveitar o máximo dela.

Como falei não tenho interesse de tirar RGB de mais nada, só seria do PS2 pois eu já joguei com cabo componente e sei que fica outra coisa mesmo mas caso contrário nem me esforçaria pois acredito que a imagem boa exceto RGB em monitor específico é o que uma TV de tubo pode oferecer. Esses consoles devem ser jogados com a tecnologia dá época e não forçar com esses conversores, quem me dera ter um monitor e um tubo de Arcade pra jogar minhas placas como elas devem ser usadas.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Neto »

Se tiver espaço e puder procura uma TV destas Sharp C 2199B, o pessoal ainda não descobriu o potencial dela por ser caixa de madeira, mas ela tem entrada RGB via DIM 8.
Só para ter uma ideia no ML tem uma. O cara quer R$ 150,00 nela e ainda não vendeu, se não tivesse duas destas iria atrás desta -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estado-_JM

No anexo tem um comparativo do RGB vs o composto nela. No seu caso dos Arcades não teria problema ligar nela, pois o sinal que ela espera é de 0,7Vpp, para diminuir o sinal é mais fácil do que aumentar, só adicionar uns trimpots na linha do RGB e regular.
Anexos
Sharp C2199B RGB vs Compsoto
Sharp C2199B RGB vs Compsoto
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Nossa que coisa linda e barata! Caramba... Se eu tivesse espaço eu comprava numa boa pois poderia ligar qualquer treco via RGB, porém eu já tenho um trambolho gigantesco aqui em casa, uma S**y Trinitron Wide de 38 polegadas, pesando 105 quilos justamente pra jogar games antigos, se eu pôr outra tv aqui minha mulher me mata!

Você que manja de eletrônica, é possível fazer uma TV assim "criar" uma entrada RGB?

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por DMN_Sonic »

Double post, again... Desculpe grandes moderadores mas é pelo bem do tópico.

Aproveitei que estava aqui fazendo uma manutenção no meu Mega Drive II pra pode arrumar o S-VIDEO dele que não estava funcionando legal e aproveitei pra ver o que o Neto estava falando sobre o SYNC da saída do console não ser provindo do CXA1145 e sim do VDP.

Claro que ele estava certo, demorei pra entender daonde vinha tal sinal pois não fica visível qual trilha do pino 1 ia pra onde mas com um pouco de paciência vi que ele não puxava do CXA, aí foi cortar duas trilhas, tirar um diodo que tinha em uma delas e juntar o SYNC amplificado do CXA no pino 1.

E voilà! Deu muito certo!
Imagem
Imagem

A imagem está perfeita, sem perder sincronismo e nem tremer, mas claro as jailbars estão lá, sem dó, porém não me incomoda tanto afinal o resultado está excelente e era esperado as jailbars.

Agora só tive um revés, o S-VIDEO está com o problema de sincronismo, quando aparece alguma tela com muito branco a imagem treme... Nem tudo dá pra ser perfeito, mas só verei isso depois, talvez colocando o SYNC amplificado nele volte ao normal.

Aproveitei e fiz um cabo RGB dentro das especificações que uso pra ficar de fácil manuseio.

Aliás, existe algum padrão industrial além do SCART que faça uso desses sinais todos? Esse padrão que inventei é útil mas bateu uma curiosidade...

Ah sim, fique com as imagens do meu Mega Drive II aberto e cheio de mods
Imagem
É fio e solda que não acaba mais...

Imagem
Detalhe interessante na placa fazendo sombra na parte do Terra da placa, uma versão bem posterior a original.

Imagem
Tudo no lugar, veja que esta placa é a V5, apesar de ter alguns componentes diferentes não deixa de ter o YM2612, o Zilog Z80 e os CIs originais, percebi mesmo diferença no módulo RF e nas memórias e buffers.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Placa conversora RGB para VGA - Arcades e outros

Mensagem por Neto »

Lendo os relatos do DMN_Sonic e também o vídeo, resolvi comprar uma destas para fazer experiências.
De início achei que a placa tivesse vindo com defeito, já que montei os cabos liguei e nada da placa dar imagem e de vez em quando aparecia algo bagunçado, pra variar a minha não veio nenhum manual. Como a placa é vendida para Arcade, bom resolvi amplificar o vídeo e deixá-los nas especificações do Arcade e nada de funcionar. Depois de fuçar nos botões o problema é tão óbvio, mas o manual faz falta, pois com certeza isto deve estar lá. É só ligar a placa e aguardar ela finalizar o Boot, depois disto dar um toque no botão Auto o LED vermelho vai piscar e ela vai identificar o tipo de sinal sendo enviado.
O que me interessou nesta placa é a saída VGA, pois por ser um tipo de sinal analógico é possível fazer um circuito para gerar os Scanlines, o curioso é que os circuitos disponíveis na Internet não funcionam em todas as resoluções, pois algumas resoluções possuem o sinal Vertical Negativo e o circuito gerador não aceita. Porém isto é fácil de resolver com a adição de um inversor Hexadecimal ou um simples transistor BC548.
No geral assim como o DMN_Sonic relatou o tempo de resposta dela é relativamente baixo e praticamente não se percebe atraso e o escalonamento dela é de no máximo 720P o que fica perfeito na maioria das TVs novas de tela fina.

Em anexo tem uma imagem da placa com Scanline e depois se houver interesse posso postar o esquema do gerador de Scanline com o circuito auxiliar para inverter a polaridade do vertical.
Anexos
VGA com Scanline
VGA com Scanline
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Responder