Projeto MMX - O retorno

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Projeto MMX - O retorno

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá galera!
Estou de volta com os projetos de PC. E desta vez venho com uma reviravolta que me ocorreu.

Eu fui atrás de um gabinete para meu Pentium MMX 200Mhz e procurei extensivamente no Mercado Livre. Acabei encontrando um anúncio bem do genérico escrito "gabinetes" e só mas na foto tinha dentre alguns um AT, perfeito para colocar minha máquina e construir o PC para MS-DOS.
Aí como era tecnicamente próximo do meu emprego fui a pé buscar e chegando lá era uma casa estranha, digna de filme de terror. Parecia abandonada, com três carros cobertos é bem velhos e um em funcionamento, acho.
Dois minutos chamando incessantemente o cara me surge subindo a rua, provavelmente estava me observando, e já me questionando "Você é o Max?" fiquei meio desconfiado mas iniciei a conversa. Me pareceu muito simpático, falamos sobre os detalhes dá negociação e por fim entramos no mausoléu. Ele tinha um cachorro bem grande, que parecia ser de raça e logo a minha frente um dos gabinetes, não era o que desejava, aí o mesmo senhor me convidou para entrar e ver os demais e foi aí que fiquei espantado com a casa do mesmo, tinha muita coisa acumulada no tal comodo que tinha os gabinetes, bem no estilo acumulador.
Conferi os gabinetes e achei o que queria, estava meio arrebentado mas tinha um bônus, estava com uma placa dentro! Percebi que as entradas eram de uma placa onboard, dai suspeitei de ser a placa que tive com o meu primeiro PC, o K6-2. Fiquei numa boa e continuei conversando e me fez a proposta de 60 reais em todo o resto, claro que eu quero porém tive que me segurar pois os gastos do mês já foram altos.
Tive a longa jornada de levar pra casa no braço mas valeu à pena. Peguei o PC e já tirei foto:
Imagem

Comecei a análise, pra começar com o drive de disquete de cabeça pra baixo, depois a fonte e por fim o leitor de CD, tudo condenado mas a placa... Ela sim veio funcionando e muito bem
Imagem

E veio com um presente que foi um bom item
Imagem

Um Pentium MMX 233Mhz! O último é mais poderoso dessa série. A placa veio com 64MB EDO e a placa é uma TX Pro II que na verdade é uma PC Chips (sim eu sei...) M571, apesar da marca é uma boa placa e tem muitos componentes onboard sendo bacana pra uso comum mas claro a intenção são pros games.

Aí começou com o problemas fonte que quando fui tentar usar queimou meu último HD reserva de 80GB, era reservado para o PlayStation 2 e como fiquei chateado decidi usar nesse porém a fonte defeituosa torrou ele. Como ontem foi sábado corri atrás daonde peguei a placa do meu hoje P3 e fui ver algum HD de baixa capacidade e só tinha de 20 GB. Ainda sim comprei e rezei em aceitar na placa que até o segundo HD de 80 do P3 ele não aceitou.

A fonte eu desmontei a queimada e adaptei a que tinha dentro da carcaça, usei um EVA embaixo pra evitar curto circuito e deixei aberta só usando mesmo a parte traseira pra tampar o local e dar resistência.
Imagem

Coloquei a Soundblaster Vibra 16 e a ATI Rage na placa e botei o último drive que tinha, um LG preto que é só CD ROM e botei pra instalar o Windows 98.
Deu tudo certo. Agora estou enroscado em configurar bem o modo MS-DOS e ter mais de 600k de memória convencional pra rodar tudo que quero mas já está OK com o som e vídeo, inclusive no Windows 98.
Segue algumas fotos, ainda não tirei depois pois falta ajustes.
Imagem
A case também tem porta pra fechar, o gabinete é igual ao meu primeiro PC, por isso desconfiar de ser um K6-2.

Imagem
A parte de trás com todos os slots usados pelos recursos onboard.

Imagem
Imagem
A placa de vídeo ATI Rage e a Soundblaster instaladas.

Quando estiver em um estado decente vou tirar mais fotos do trabalho final pois eu já instalei a nova fonte, fiz o manejo dos cabos e instalei portas USB e som frontal ligando na placa onboard no buraco de três polegadas remanescente.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Odin »

Que beleza esse gabinete :mrgreen:

Já vi alguns desses e eles são do fim dos anos 90, um colega tinha um desses, mas o dele era um Pentium 2, na última vez que vi um desses foi naquela loja que procurei o drive de disqueetes, mas isso foi a uns 5 anos. Acho bem bonitos esses gabinetes.

Eu já vi histórias parecidas com essa sua sobre o cara ir em um lugar tipo família Adams para comprar algo, ja me aconteceu coisas estranhas, mas isso comigo nunca aconteceu :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por DMN_Sonic »

Essa da Família Addams dei risada aqui.
Mas é verdade, era desse jeito mesmo.
A foto dos outros, do anúncio que comprei:
Imagem
Imagem

Ele me fez a proposta de todos os outros por 60 e vou pegar, não agora mas eu vou. Dá pra montar outros e repassar pra galera, tem pelo menos uns dois aqui que precisam.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Odin »

Por 60 pratas estão dados esses gabinetes, ainda mais se eles tiverem placas mãe, fontes e outras peças, acho que só um desses funcionando ja vale mais que isso, você vai se dar bem com o cara da família Addams :lol:

O terceiro da primeira foto parece o seu gabinete do lixo, acho que é o mesmo até, tem uns ai que gostei mais, principalmente o segundo da segunda foto :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 898
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Melanogaster »

<offtopic>
Imagem
:P
</offtopic>

Perdão; podem continuar o tópico.
Editado pela última vez por Melanogaster em Sex Jul 14, 2017 1:14 am, em um total de 1 vez.
Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por DMN_Sonic »

Melanogaster escreveu:<offtopic>
Imagem
Imagem
</offtopic>

Perdão; podem continuar o tópico.
Meu querido e idoso gato Spike, ele sempre fica na minha cozinha, ou querendo encher a saco pra comer nossa comida e quando damos ele não come ou dormindo na cadeira.

Sobre os gabinetes eu quero mesmo é o último da segunda foto, muito bom pro meu P3, ainda mais por ser bem parrudo e ter uma placa mãe dentro também.

Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Rony_Ket »

Se não tem umas gambiarras das brabas, não é o DMN_Sonic... Hahahahaha!

Eu tbm tinha um gabinete desse tipo, justamente com uma PC-Shits "semi-onboard" AT, justamente com Pentium 233 MMX dentro!
Infelizmente há alguns anos eu não tinha espaço em casa, e precisei dar fim em alguns desses PC's que tinha (tinha dois Pentium 200 MMX HP Vectra, um desse Onboard 233 MMX, e um K6-2 500).
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Odin »

Pelo menos o DMN nunca mais vai precisar montar PCs em caixas de papelão :lol:

Não tinha reparado, mas esse último gabinete era o melhor mesmo, principalmente por causa das 4 baias, o único que tenho aqui com 4 baias é o meu saudoso Semprom...
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por DMN_Sonic »

Rony_Ket escreveu:Se não tem umas gambiarras das brabas, não é o DMN_Sonic... Hahahahaha!

Eu tbm tinha um gabinete desse tipo, justamente com uma PC-Shits "semi-onboard" AT, justamente com Pentium 233 MMX dentro!
Infelizmente há alguns anos eu não tinha espaço em casa, e precisei dar fim em alguns desses PC's que tinha (tinha dois Pentium 200 MMX HP Vectra, um desse Onboard 233 MMX, e um K6-2 500).

Valeu Rony... Tudo na minha vida é um belo improviso, não seria diferente com meus hobbies.

Será que até a placa era a mesma? Pois me parecia uma build muito comum nesse tempo pois o meu era um K6-2 400Mhz mas a placa mãe era outra, M578LMR, SIS530, marca não lembro. Era onboard de tudo e nem tinha AGP mas me lembro bem desse gabinete e foi isso que me incentivou em comprar.

Eu tô nesse nível de ter tantos que daqui a pouco minha mulher vai me por pra fora. Funcionais são cinco mas se contar tudo são oito. Chega, não era nem pra ter esse MMX 233Mhz mas já que veio e é melhor do que eu tenho preferi por ele pra rodar.

Agora esse HP Vectra... Cara como é cobiçado, ainda mais os finais 486 que tiveram, vale uma boa grana até lá no exterior.

E é isso ae Odin, chega de caixa de papelão, agora fiquei com uma MMX 200Mhz extra e vou só guardar pois não tenho nenhum interesse em ter dois MMX. Apesar que esse novo eu poderia pôr um K6-2 maneiro eu inutilizaria esse CPU show de bola que tem pois a placa anterior não aceita CPUs maiores que 200Mhz.

Eu tirei umas fotos dele e vou postar aqui mas já fiz os stickers pra colar nele também assim como os outros então à noite vou atualizar esse post com o final da obra:
Imagem
A frente até agora, troquei o drive pois o que veio estava completamente morto, até tentei usar o faceplate do velho mas os botões não se encaixavam então desisti.
Imagem
Detalhe para as portas USB e os Jacks para microfone e som que funcionam! Se eu ativar o som onboard esses jacks também funcionam! As USB que são do padrão 1.1 mas já ajudam pra transferir arquivos pra ele. Como não tenho placa de rede pra ligar e fazer um crossover tem que ser no USB mesmo.

Imagem
A fonte improvisada e o driver de CD. A fonte ficou assim pois a que veio estava pifada e a que eu usava no MMX 200 estava sem a carcaça, daí eu fiz duas virarem uma. Já que não serviam uma na outra protegi a parte de baixo da fonte com um pedaço de EVA e usei o resto da carcaça pra fixar no gabinete, por fora nem parece que está assim... Falta eu ficar agora uma tomada pra ligar o monitor na fonte também.

Imagem
Vejam a parte traseira do PC. Muito mais limpa e melhor. Sem aquele monte de buracos com espelhos de adaptações onboard. O que era essencial eu liguei, que foi a porta paralela pra meu controle retrô e a serial pro mouse. Essas eu fixei nos buracos próprios para esse fim na case, livrando os slots. OS remanescentes foram ocupados pelas offboard, a ATI Rage 128 GL e a Soundblaster Vibra 16 VX. Notem que um buraco da fonte faltando algo, é a tomada que vou instalar.

Imagem
Por dentro. Esse não tenho mais ambição de mexer em nada, nem pôr placas extras, faltaria uma de rede mas só se algum dia alguém quiser brincar de LAN em algum jogo comigo porém não é o caso. O danado é fazer um bom "cable management" aqui pois placas At adoram passar os fios e flats em lugares completamente errados, como os flats IDE que passam bem em cima do cooler do processador, ou o cabo do Serial e dá Paralela que dificultam e muito mexer na alimentação principal da placa mãe. Afeee... o tempo melhorou e muito esses quesitos.

Imagem
E esses são os stickers que bolei pra poder colar nele e nos outros. Como são pra jogos os stickers dão um charme especial pro gabinete. Eu também bolei esses com a configuração de cada máquina pois vi um colecionador de PC que fazia similar, mas manuscrito pra poder identificar cada um e achei bacana aí resolvi me basear no dele pra fazer o meu.

Em casa quando colar os stickers EU tiro outra foto mas ainda estou indeciso se tiro ou não o amarelo do plástico ou deixo assim mesmo, bem Old School, pois aí vou ter que fazer o retro right e deixar nadando por uma semana pra sumir sendo que com o tempo volta. E aí, o que vocês acham?

Agora estou com o PC retrô definitivo, testei os jogos de MS-DOS que emperravam no Pentium III e rodaram numa boa, liberei memória convenciam do DOS pra rodar qualquer coisa e instalei o drive de mouse e drive de CD pra funcionar. Agora vou ver se crio o esquema de lista com outro programa que descobri recentemente que faz um simples Frontend memorizando cada jogo e configurar o uso de cada um com o controle adaptado de SNES. Haja trabalho!

EDIT: Fotos com os stickers e outras coisas

Imagem
Os stickers prontos para serem adesivados e colados, esses vão para o MMX.

Imagem

Com todos os stickers colados, o do processador é o original que coloquei no MMX 200 quando o fiz de papelão. Faltou um né... Eu fiz isso aqui
Imagem
Colei no controle paralelo pro PC. Como ele é feito justamente para MS-DOS nada mais justo que colocar nele. Na verdade eu ia fazer um logo específico porém eu achei que seria muito sticker para uma case só então colei aqui.

Imagem
O sticker de configuração e nome do PC, ficou legal e me baseei também nos que vinham colados nos micros antigamente.

Imagem

Os quatro badboys devidamente identificados, o meu FX-6100 que deixei para minha esposa está atrás do C2D Phoenix (sim agora tem um nome o PC do lixo). O notebook tive que colar embaixo pois não há lugar pra ficar dentro dele, atrapalharia no manuseio.

É isso ae galera, vou ver se faço uns tutoriais depois pra postar aqui e facilitar quem queira fazer máquinas destinadas a games antigos, minha experiência não é tão vasta mas vale compartilhar e ajudar quem precisa.



Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Odin »

Ficaram muito bons os projetos DMN :mrgreen:

Eu tive um problema com meu drive de DVDRW do meu Semprom e ele parou de ler, ai tinha outro preto sobrando aqui que era do Megaware, e acabei colocando ele, mas ele é preto e é o mesmo que esse seu, queria conseguir um branco, acho que até da para colocar a frente do que morreu, que é da LG também, mas como tenho receio de quebrar acabei não fazendo isso, já quebrei um de um drive de CD uma vez :lol:

Eu estou com dois PCs retrôs 100% recuperados, que são o Semprom e o Positivo Pentium 4, ainda quero por algumas peças neles, mas já estão funcionais, só queria colocar HDs maiores e placas de vídeo, o Semprom tem HD de 40 IDE e o Positivo um de 80 GB Sata. Se você precisar de uma carcaça de fonte, tenho duas sobrando aqui que não tive coragem de botar fora :lol:

Espero que sua mulher não se invoque com você com tantos PCs, ainda bem que sou solteiro e posso ter as quinquilharias que quiser, só vou me relacionar com alguém se ela aceitar minhas quinquilharias junto :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Sønic[U.G] »

Projeto bacana DMN_Sonic!! Eu a anos estou com uma idéia semelhante de montar alguns PCs antigos, sendo ao menos 1 Pentium MMX, 2 Pentium II e 2 Pentium III... a uns 7 anos atrás cheguei a montar um PC só para jogar jogos de no máximo a época do Windows 98, porém por uns motivos infelizes tive que me desfazer do bendito, mas ao menos mantive comigo as placas de vídeo e de som dele (uma Voodoo 3 3000 e uma Soundblaster AWE64, respectivamente). Naquela época os componentes usados nele foram bem baratos, mas atualmente remontar um PC desse com essa mesma configuração sai o preço de um Core 2 Duo/Quad usado...

Gabinetes mais antigos também estão bem difíceis de serem encontrados, ainda mais porque no meu projeto faço questão que o MMX e ao menos 1 dos Pentium II e 1 dos Pentium III sejam exclusivamente AT (neste tópico postei fotos alguns dos modelos que estou procurando), um colega meu de curso que é dono de uma assistência técnica de informática me passou o contato de um cara que trabalha com lixo eletrônico e já entrei em contato com ele (só que o cara demora uma eternidade para retornar), assim que ele me responder vou lá no depósito dele ver se encontro algum gabinete que estou a procura.

A propósito, como é o timbre da Vibra para reproduzir MIDI? É parecido com o das AWE? A Rage suporta jogos feitos para as placas da 3Dfx?
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por DMN_Sonic »

Sobre a Vibra, não, o MIDI dela é bem​ básico, só pra não ficar usando emulador de MIDI que é uma droga mesmo, também, paguei barato nela nem dá pra queixar. A AWE64 é um tesouro hoje em dia, guarde-a com carinho, assim como essa sua Voodoo 3.

Sobre a Rage ela é básica, funciona muito bem c games de DOS e para games de Windows não fui muito além com ela mas garanto que não passa do Unreal em capacidade. Sobre os jogos com a Voodoo ela até desempenha bem quando há uma contraparte para OpenGL ou Direct3D mas não é um espetáculo.
Se você pretende usar games com a Glide (API da 3DFX) Nem pense em usar um esquema que simula a Glide em placas comuns, fica uma droga, vai por mim. Se tem uma Voodoo beleza, senão vai de Direct3D ou OpenGL mesmo.

Sobre games de Windows antigos use uma boa placa AGP, uma que recomendo é a GeForce 6200, se acha barata e é bem eficaz, ou mesmo uma FX5200/5500 executa bem o papel mas está última não tem DirectX 9, se limitando ao 8 e assim limitando a biblioteca.

Atualmente estou com quatro old aqui.
Pentium MMX 200MHz 64MB RAM EDO e a ATI Rage 128 32MB RAM
Pentium III 800Mhz EB 512MB RAM DIMM e GeForce 6200 256MB
Core 2 Duo E6700 2.66Ghz 2GB RAM DDR2 e ATI X1650 512MB
Notebook Compaq Presario Celeron 733Mhz e 64MB RAM DIMM

Teve um último integrante que ganhei e até falei aqui no fórum mas ele está sendo usado mais pra apoio dá minha parte do que pra jogos então não está na lista de PC gamers.


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7347
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Odin »

Caramba, uma placa Voodoo... Eu até hoje sonho em ter uma, esse desejo já tem 17 anos :lol:

É bom você guardar essas placas mesmo, pois infelizmente o colecionismo de PCs retrô e jogos apesar de ainda ser um eldorado, já esta começando a subir e um dia pode acontecer o mesmo que essa modinha dos retrô consoles também, que acabaram inflacionando tudo... Dias desses fui procurar por uma Sound Blaster 16 para por em um Pentium 133 mhz que ressuscitei recentemente e esta sem uma placa de som, mas achei umas pelos olhos da cara, pensei que custariam 15, no máximo 30 pratas, mas cheguei a achar uma por mais de 150, a minha do Pentium 233 MMX foi pega em um PC achado no lixo em 2011 :evil:

É bom a gente montar PCs garimpando peças como ando fazendo, temos que procurar em lojas de usados, nessas lojas beneficentes que recebem doações de artigos diariamente, sempre se acha coisas de escritório nesses lugares, principalmente PCs... Meu desejo agora é achar um servidor antigo.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por Sønic[U.G] »

DMN_Sonic escreveu:A AWE64 é um tesouro hoje em dia, guarde-a com carinho, assim como essa sua Voodoo 3.
Sim, estão muito bem guardadas, só não sei se ainda funcionam, pois perdi o antigo "hospedeiro" delas a mais ou menos 6 anos...
DMN_Sonic escreveu:Sobre a Rage ela é básica, funciona muito bem c games de DOS e para games de Windows não fui muito além com ela mas garanto que não passa do Unreal em capacidade. Sobre os jogos com a Voodoo ela até desempenha bem quando há uma contraparte para OpenGL ou Direct3D mas não é um espetáculo.
Se você pretende usar games com a Glide (API da 3DFX) Nem pense em usar um esquema que simula a Glide em placas comuns, fica uma droga, vai por mim. Se tem uma Voodoo beleza, senão vai de Direct3D ou OpenGL mesmo.

Sobre games de Windows antigos use uma boa placa AGP, uma que recomendo é a GeForce 6200, se acha barata e é bem eficaz, ou mesmo uma FX5200/5500 executa bem o papel mas está última não tem DirectX 9, se limitando ao 8 e assim limitando a biblioteca.
Na verdade isso que eu te perguntei sobre a compatibilidade da Rage com os jogos feitos para as placas Voodoo era mais para saber se ela deixa ao menos eles passarem normalmente, mesmo que os gráficos não fiquem com aquela perfeição, já que (mesmo jogos compatíveis com outras placas também 3D) ao tentar rodar eles em placas que não suportem 3D dá uma mensagem de erro que o jogo é incompatível com aquele hardware ou que não foi detectada a placa de vídeo exigida. Agora uma coisa que me tira o sono é que a NVidia comprou a 3Dfx mas não deu continuidade ao Glide em suas placas.
Odin escreveu:É bom você guardar essas placas mesmo, pois infelizmente o colecionismo de PCs retrô e jogos apesar de ainda ser um eldorado, já esta começando a subir e um dia pode acontecer o mesmo que essa modinha dos retrô consoles também, que acabaram inflacionando tudo.
Se é que isso não aconteceu, pois uma das coisas que mais estou precisando para o momento é uma placa para Pentium III (preferencialmente Slot 1, ainda mais que tenho diversos processadores desses) que tenha slots ISA e AGP justamente para usar a Voodoo e a AWE, e quando acha para vender está a preço de ouro, talvez mais do que quando era nova. Aliás essas duas também andam sumidas e as poucas que aparecem para venda também saem os olhos da cara. Se não fosse pela alta do dólar o preço de alguns componentes retrô no Ebay ainda seria ao menos "pagável", pois felizmente lá ainda encontro coisas úteis.
Odin escreveu:É bom a gente montar PCs garimpando peças como ando fazendo, temos que procurar em lojas de usados, nessas lojas beneficentes que recebem doações de artigos diariamente, sempre se acha coisas de escritório nesses lugares, principalmente PCs... Meu desejo agora é achar um servidor antigo.
É isso mesmo que tenho feito a alguns anos, na verdade parte do que tenho aqui foi um reaproveitamento das minhas próprias sucatas, que eu ia me desfazer e no fim das contas me arrependi e restaurei/recuperei o que eu vi que era mais importante. O jeito para o momento é ter contato e amizade com gente que trabalha com lixo eletrônico e visitar os respectivos depósitos, ainda que tendo que comprar um porta-malas do componente que a gente procura e testar tudo 1 a 1 e somente 1 estar funcionando... rs.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Projeto MMX - O retorno

Mensagem por DMN_Sonic »

A Rage tem suporte 3D sim, mas só peguei ela por ser PCI e poder usar no MMX. Minha vontade mesmo era ter uma com saída pra TV, coisa aliás que fiz com minhas outras máquinas pra deixar mais com cara de videogame e também deixar mais autônoma. Na verdade essa placa é mais que suficiente pra esse hardware.
Sobre as placas, isso é pura verdade, o valor astronômico foi o que me impediu de fazer algo mais elaborado, queria mesmo alguma AWE32 ao menos e claro uma Voodoo nem que seja mais simples mas do jeito que as coisas andam tanto aqui quanto lá fora fica impraticável. Aí parti para alternativas como usar placas de vídeo com alguma potência e placas de som com emulação de MIDI.
O que eu queria mesmo era um Roland MT-32...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Responder