Sociedade de Preservação de Jogos

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Corredor X »

Meus caros, um interessantíssimo documentário exibido essa semana sobre o trabalho de um grupo de japoneses - liderado por um francês! - que preservam jogos antigos de arcade, consoles e computadores, com uma dedicação e organização de fazer gosto e inspirar a gente:

[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=uXnkAoiek2E[/BBvideo]

A mão de colecionar/consertar/registrar/organizar/listar chega a tremer aqui :lol:
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Odin »

Lá o pessoal sabem cuidar e preservar as coisas, uma pena que aqui no Brasil não tem essa cultura, se não é o pessoal daqui do fórum e outros de outros sites, muita coisa nossa ja teria caido no esquecimento... :D
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por DMN_Sonic »

Ainda não vi o vídeo, estou voltando pra casa, mas o fato é que o jogo eletrônico tem fator cultural e deve ser preservado como obra de arte, nem que seja eletronicamente via ROM ou maneira similar.
Perder jogos é perder história e é péssimo para depois ter como relatar para gerações futuras.

Um dos gargalos é a não aceitação como obra de arte, já tem alguns que reconhecem como tal porém em muitos países é visto como jogo de azar (como aqui) e não cria condições de preservação de tais itens.
Tem storyboard, tem programador, tem desenhista, tem escritor, tem dublador, tem criação de cenas, o que ainda falta pra ser reconhecido como arte? Cinema faz a mesma coisa há tempos, a diferença que aqui você participa do filme, o que é muito mais divertido.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Odin »

Eu vi todo o vídeo, mas fiquei bastante curioso com aqueles jogos em Fita K7, quer dizer então que tinha jogos antigos de Arcade em fita K7? :shock:

Também não sei que item era aquele que eles estavam arrumando, que o Francês estava falando que estava em péssimo estado, aquilo seria um drive de micro k7?
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Corredor X »

DMN_Sonic escreveu:Ainda não vi o vídeo, estou voltando pra casa, mas o fato é que o jogo eletrônico tem fator cultural e deve ser preservado como obra de arte, nem que seja eletronicamente via ROM ou maneira similar. Perder jogos é perder história e é péssimo para depois ter como relatar para gerações futuras. Um dos gargalos é a não aceitação como obra de arte, já tem alguns que reconhecem como tal porém em muitos países é visto como jogo de azar (como aqui) e não cria condições de preservação de tais itens. Tem storyboard, tem programador, tem desenhista, tem escritor, tem dublador, tem criação de cenas, o que ainda falta pra ser reconhecido como arte? Cinema faz a mesma coisa há tempos, a diferença que aqui você participa do filme, o que é muito mais divertido.
Assista depois porque tem uma comparação legal nesse sentido no vídeo, dos videogame com ukiyo-e (aquelas estampas japonesas) em termos de aceitação/percepção da coisa como arte. Não entra na cabeça de muita gente isso, é uma pena; Paul Valéry estaria intrigado com isso :| Como eu vivo dizendo, toda vez que alguém disser que videogame não é arte, pergunte a ele(a) se já jogou Shadow of Colossus até o fim.
Odin escreveu:Eu vi todo o vídeo, mas fiquei bastante curioso com aqueles jogos em Fita K7, quer dizer então que tinha jogos antigos de Arcade em fita K7? :shock:

Também não sei que item era aquele que eles estavam arrumando, que o Francês estava falando que estava em péssimo estado, aquilo seria um drive de micro k7?
Sim, aqueles jogos e aquele deck são do DECO Cassette System, também nunca tinha ouvido falar no mesmo. Pelo que entendi, os jogos eram carregados da fita e o dono da máquina podia mudar conforme quisesse, o avô do Neo Geo MVS de certa forma :shock:
Imagem
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 897
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Melanogaster »

Impressionante, essa disposição e grau de organização dos envolvidos; altamente louvável. Imagino que as etiquetas, envelopes, plásticos, estantes e leitores de código de barras tenham desencadeado taquicardia em certos membros do fórum... um nível de meticulosidade geralmente inalcançável por aqui, terra onde caixas e manuais são iguarias tradicionais devoradas com sal e pimenta.

Aliás, no mínimo curioso o fato de o idealizador ser mais um francês tarado pelo Japão e que busca a preservação de videogames antigos... a:placa:a
Imagem
Phantomas
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 9:51 am

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Phantomas »

Em 1984 eu ganhei um TK 2000 II e o carregamento tanto de software quanto de jogos era através de um gravador National. Quando possível eu comprava alguns jogos que vinham em k7. Devia ter uns 5 ou 6 e vários deles eram da marca Microsoft... não sei se era a verdadeira Microsoft pois naquela época a pirataria na informática atingia até o nome de algumas empresas.
O uso de fitas k7 era até um pouco comum pois uma unidade de disquete era bem cara, sendo usadas apenas em aparelhos mais caros tipo o CP 500, que era meu sonho de consumo. Ainda tenho o TK e o gravador mas os jogos se foram, seria legal demais reencontrar esses jogos em fitas para colocar para rodar novamente.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Corredor X »

Melanogaster escreveu:Impressionante, essa disposição e grau de organização dos envolvidos; altamente louvável. Imagino que as etiquetas, envelopes, plásticos, estantes e leitores de código de barras tenham desencadeado taquicardia em certos membros do fórum... um nível de meticulosidade geralmente inalcançável por aqui, terra onde caixas e manuais são iguarias tradicionais devoradas com sal e pimenta.
Ainda tô respirando pesado, você não tá entendendo :oops:
Phantomas escreveu:Em 1984 eu ganhei um TK 2000 II e o carregamento tanto de software quanto de jogos era através de um gravador National. Quando possível eu comprava alguns jogos que vinham em k7. Devia ter uns 5 ou 6 e vários deles eram da marca Microsoft... não sei se era a verdadeira Microsoft pois naquela época a pirataria na informática atingia até o nome de algumas empresas.
O uso de fitas k7 era até um pouco comum pois uma unidade de disquete era bem cara, sendo usadas apenas em aparelhos mais caros tipo o CP 500, que era meu sonho de consumo. Ainda tenho o TK e o gravador mas os jogos se foram, seria legal demais reencontrar esses jogos em fitas para colocar para rodar novamente.
Essa "MicroSoft" era a própria Microdigital (fabricante do TK por aqui) naquele esquema "empresa secundária" estilo CCE/Vic Video Games ou Gradiante/Falcon Soft :lol:

Quanto aos jogos, um presentinho para você :mrgreen:

http://www.datassette.org/softwares/microdigital-tk2000

http://retroprogramacao.blogspot.com.br/
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Odin »

Eu tenho duas fitas K7 dessa tal Microsoft, e são para o TK-2000 também, até hoje tinha essa dúvida se era ou não era a verdadeira, mas suspeitava que não fosse, agora o Corredor matou a charada :lol:

Imagem

Não conhecia esse Deco Cassette System, mas lendo sobre ele agora vi que era da saudosa Data East, uma empresa que tenho tanto carinho, vou pesquisar mais sobre ele agora, e ver se acho algum emulador...
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Corredor X »

Rodam no MAME de boa, Odin :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Odin »

Corredor X escreveu:Rodam no MAME de boa, Odin :mrgreen:
Ah tá, vou dar uma olhada em alguns jogos, eu tenho um emulador para o Wii, vou ver como fica nele :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Corredor X »

Ele tem uma BIOS específica que geralmente vem nesses pacotões de jogos e tal, caso a versão do Wii não tenha no emuparadise deve ter.
Imagem
Phantomas
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jan 29, 2009 9:51 am

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Phantomas »

Nossa! As fitas eram essas mesmo Odin, quanto tempo que eu não via a imagem de uma delas, incrivel!

Corredor, você acabou com o mistério, eu desconfiava daquela MicroSoft mas nunca pesquisei a respeito. Aqueles tempos eram mesmo selvagens! KKKKK!
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Corredor X »

Phantomas escreveu:Corredor, você acabou com o mistério, eu desconfiava daquela MicroSoft mas nunca pesquisei a respeito. Aqueles tempos eram mesmo selvagens! KKKKK!
E bota selvagens nisso, a pirataria tupiniquim não tinha limites :mrgreen:

Eu descobri isso por acaso uns anos atrás, quando estava pesquisando sobre o Onyx Jr. (aquele clone de Atari verdinho que pausava) que também era fabricado pela Microdigital, eles tinham a marca MicroSoft na label também :lol: Aliás, a Microdigital era incansável, eles chegaram a fazer um clone de Colecovision, também chamado de Onyx, mas que infelizmente não passou do protótipo.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Sociedade de Preservação de Jogos

Mensagem por Odin »

Eu estava dando uma olhada nesse sistema que o Corredor tinha me falado, pois estava bastante curioso sobre ele, ai digito no Google, clico em imagens, e dou de cara com isso, ainda vou acabar pirando nesses consoles e computadores nacionais :lol:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Eu nunca tinha visto esse ADD ON para o Dactar que transforma ele em um computador, e pior que ele tem o mesmo formato que o Hi-Top Game :shock:
Imagem

Imagem

Imagem
Responder