EMULAÇÃO

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

kavanhus
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Out 23, 2016 5:07 pm

EMULAÇÃO

Mensagem por kavanhus »

Boa tarde, meus amigos. Tenho 35 anos e cresci jogando games da Sega. Passados tantos anos, gostaria de jogá-los novamente, mas isso é muito difícil, dado que esses games não são mais comercializados. Um amigo me indicou baixar emuladores e roms, mas eu pesquisei e descobri que isso é pirataria. Minha dúvida é essa: mesmo para jogos fora de catálogo, é pirataria? Se for, como posso "comprar" os originais? Ou, pelo menos, a licença deles? Porque eu ABOMINO a pirataria, embora eu não considero que seja nesse caso, por se tratar de produtos fora de catálogo há mais de vinte anos. Alguém pode me ajudar, à luz da Legislação? Obrigado.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: EMULAÇÃO

Mensagem por Corredor X »

Sim, é pirataria. A lei que trata sobre direito autoral no Brasil é esta aqui...

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

... e teoricamente os videogames estão categorizados em "programas de computador", obedecendo então à ideia de que eles caem em domínio público setenta anos após a morte do autor - ou então, como é comum no ramo, algumas empresas acabam liberando o uso gratuito de seus programas/jogos antigos. A emulação, digamos, não consentida, é pirataria por se tratar de reprodução eletrônica não-autorizada por quem tem os direitos de autor do mesmo; mesmo aquela história de você poder guardar uma cópia caso tenha o original é balela no fim das contas.

Já que você não é fã de pirataria, eu recomendo a você comprar os jogos de maneira legalizada via STEAM para rodá-los sem preocupação no seu computador:

http://store.steampowered.com/search/?publisher=SEGA
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: EMULAÇÃO

Mensagem por Odin »

Como o Corredor disse, é pirataria, mas algumas empresas acabam liberando seus jogos mesmo, só não sei se os jogos da Sega são liberados, mas provavelmente não... A Tectoy paga até hoje os direitos dos jogos para a Sega quando ela fabrica seus Master e Mega mesmo os consoles não tendo os hardwares originais... De roms, acho que só a Atari libera os jogos do 2600, mas não tenho certeza, já ouvi esse boato a uns 15 anos, só ainda não confirmei se é verdade... Mas se for, só seria jogos feitos por ela mesmo, não os da Activision, entre outras empresas... Uma que é certa que não libera é a Ni***ndo, ela não libera nem fazer homebrews com seus personagens... :D

Mas se você quer comprar jogos legalmente, que eu lembre a Ni***ndo tem o virtual console, e acho que ela vende jogos de Mega e Master System lá, pois hoje em dia a Sega e a Ni***ndo são parceiras, só não sei se isso existe ainda, e se existe no WiiU, pois quando vi tinha para o Wii, e hoje acho que nem tem mais como comprar no Wii...
Imagem

Imagem

Imagem
Responder