Como usar controles de Video-game no PC

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Olá galera, já que eu estou explorando essa delícia que é o PC antigo resolvi postar algo de grande interesse da galera, inclusive no fato de jogatina, usar controles de Video-game em PCs via porta paralela.

Mas muito vão dizer: "grande coisa! Isso eu já sabia!", Sim sim, eu também já sabia porém nunca havia explorado e tentado como deveria.

Primeiro você deve adaptar o controle a ser usado, seja montando um adaptador ou mesmo diretamente no controle (a não ser que esteja sobrando um monte de controles pra você...).

Dependendo da plataforma aumentam-se as opções, como Snes, Nes, Mega Drive de 3 e 6 botões, Atari, Master System, PlayStation e até Jaguar.

Para Windows 95/98/ME temos o DirectPad, no site do criador tem o link pra download e explicando como montar a adaptação e instalação do drive.
http://arcadecontrols.com/Mirrors/www.z ... nesis.html

Depois de montar a adaptação basta ir ao Painel de Controle, Adicionar um novo hardware, Com Disco, selecionar na pasta do DirectPad o arquivo de Driver e instalar, logo depois ele exibirá na parte de Controladores de Jogo o novo controle.

Para o Windows XP em diante tem uma solução feita em cima do DirectPad que é o PPJoy. Funciona com os mesmos esquemas e adaptações do DirectPad, aliás, o PPJoy nada mais é que um adaptação aos novos SOs.

Você o encontra nesse link: http://techemporium.bananabo.xyz/joyst/

Está no final da página.


Porém caso queira utilizar esses controles em jogos de MS-DOS existe outro programa que possibilita o mesmo feito e se chama SNESKEY.

Apesar do nome ele pode conectar também controles de NES, Mega Drive de 3 e 6 botões e Atari. Inclusive no caso do SNES é possível utilizar até 4 controles.

Para isso basta fazer o download no site oficial (http://arcadecontrols.com/Mirrors/www.c ... u/~jbyork/) da versão desejada (também tem para Win9X) e descompactar os arquivos numa pasta com nome Sneskey na raiz do disco rígido.
Depois será necessário que você edite o arquivo autoexec.bat do MS-DOS ou Win9X para considerar o Sneskey parte do sistema adicionando a linha "SET PATH=;c:\sneskey" e salvando. Caso não consiga salvar o arquivo, entre nas propriedades e retire a proteção de "somente leitura" e "arquivo de sistema".

Depois dentro da pasta Sneskey haverá outra chamada Examples, ela tem a configuração de cada controle disponível para uso. No caso do de Snes use o 2snes.ini.

Você deve copiar esse arquivo .INI (aqui no exemplo o 2snes.ini) para a pasta do jogo desejado.

Edite o arquivo .INI e existirá um campo logo no início chamado "ProgPath" que você deve informar aonde o jogo está instalado e qual o seu executável. Se o jogo Doom estiver em C:\Doom você deve colocar "C:\DOOM\DOOM.EXE"

Se você notar logo abaixo há a configuração de que cada botão será do teclado, assim podendo configurar o controle mesmo naqueles jogos que não permitem modificar nada.

Agora basta entrar na pasta do jogo e escrever "Go" que executará o Sneskey e o jogo juntos.

Caso queira verificar se está tudo OK com o controle digite "Sneskey /X" que exibirá uma tela de teste do controle.


E é isso aí! Adicionar eu imagens depois pois fiz aqui no celular longe de casa...

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por Odin »

Será que da para usar parte dessas configurações em joypads também?

Eu tenho um aqui da Leadership bem antigo, que tem 8 botões, e não achei um drive compatível para ele, só consegui fazer os 6 botões estilo Mega Drive, mas tem mais dois em cima como se fossem um L e um R, faz tempo que quero usar os 8 botões desse controle :lol:

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Na verdade só serve pra porta paralela mesmo, diz servir pra controles padrão mas não diz como.

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por Odin »

DMN eu iria lhe enviar uma MP agora, mas vou falar por aqui mesmo, uma loja aqui da minha cidade esta liquidando um controle desses por 7 reais cada:

https://www.youtube.com/watch?v=PT_Tr_1v518

Será que esse controle é bom? Se sim irei comprar uns 2, ouvi dizer até que é compatível com PS3, mas não acredito nisso, parece que ele só funciona em firmwares antigas dele, mas nos PS3 atuais acho que não rola não... Mas me interessei nele por causa dos PCs mesmo, dizem que o drive dele é complicado de achar, mas já baixei um que dizem que funciona. Me interessei nele porque é wireless e por causa do preço.

Se for bom amanhã já compro ele, eu irei nessa loja para comprar algumas coisas, pelo que vi a alguns anos esse controle era vendido a mais de 100 reais, mas por algum motivo essa loja esta liquidando a 7, deve ser um estoque bem antigo, mas quando a esmola é demais, o mendigo desconfia... :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Pelo que parece sim, o preço que está, vale à pena arriscar, 7 reais é muito barato!

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por Odin »

Comprados, consegui ir nessa loja hoje, mas eles não eram 7 reais, eram 6 :-D

Imagem

Mas como nem tudo é perfeito ele tem prós e contras, os prós é que o design dele é legal, parece aquele controle estilo bumerangue do protótipo do PS3, ele é emborrachado e funciona com 3 pilhas AAA, e não tive problemas com drive, vi um pessoal reclamar principalmente do driver que não se acha, mas nem precisei instalar nada, só pluguei o receptor no USB e ele reconheceu na hora no PC... Até tinha baixado um drive que tinha achado para ele, mas nem precisei instalar.

Os contras é que essa borracha dele é meio pegajosa, ele deixa as mãos grudentas e gruda sujeira nele, e o principal, as borrachas do direcional e dos 4 botões principais são muito ruins, para mover para a esquerda tive que pressionar muito forte, e os botões não eram muito precisos, essas borrachas são ainda piores que as borrachas dos controles do Dynavision Cybergame que são tão reclamadas, ai tive que fazer uma gambiarra, peguei outras borrachas que tinha aqui, de controles piratinhas de PS2 e coloquei nele, pois são quase as mesmas, e ficaram melhores, mas não 100%, vou testar outras borrachas ou colocar grafite para ver se melhora... Por esse controle ser tão barato, tenho certeza que é de um estoque bem antigo, talvez as borrachas tenham ressecado com o tempo... Eu vi anúncios desse controle em sites antigos de 2011, e na época ele era bem caro. Na embalagem diz que é compatível com PS3, mas duvido que funcione :lol:

No fim valeu a pena a compra só pelo preço mesmo, e por o controle ser sem fio, mas tem que trocar as borrachas dele ou fazer uma adaptação para não ter problemas... Comprei dois desses controles e essa webcam por 18 reais, e ela é melhor que a minha que tinha aqui, que tinha pago 50 a 6 anos :lol:

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
DMN_Sonic
Mensagens: 2666
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 12:59 am
Contato:

Re: Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por DMN_Sonic »

Eu estava esperando seu review do controle, por 6 reais foi de graça cara, ainda mais sem fio, isso sim é vantagem!

Eu estou agora com um projeto meio mirabuloso na mente é estou doido pra chegar em casa pra testar.

Desde que montei o Pentium III supremo fiquei pensando o que fazer com o MMX. Já que tinha uma máquina retrô final o que seria do coitado que tive tanto apreço em fazê-lo.

Primeiro eu tive a idéia de tornar uma máquina de puro MS-DOS, porém o investimento seria um pouco salgado, teria que comprar um adaptador de CF para IDE e pelo menos um cartão de 2GB, o que me sairia uns 60 reais, muito caro pra pouco.

Aí veio o segundo detalhe, como faria ele ficar compacto pois as placas ficariam enormes nele, lembrei dos risers, que são nada mais que adaptações em L dos slots PCI, que vai me custar 50 em média para dois (vídeo e áudio).

Aí hoje no serviço sem nada pra fazer comecei a correr o MercadoLivre atrás de outras peças pro meu Pentium III, estava muito afim de uma gaveta IDE que vi há muito tempo atrás e como tenho ainda outro HD de 40GB, posso fazer umas experiências com ele, achei por 25 pra entregar em mãos! Uma maravilha.
Imagem

Satisfeito com a aquisição pensei novamente na problemática do MMX e acabei lembrando de algo muito simples e bobo pra resolver o problema de armazenamento. Basta usar o PLOP.

PLOP é um boot Loader muito show de bola que faz você poder dar boot em qualquer dispositivo disponível na máquina, mesmo que a BIOS não suporte nativamente, ou seja, eu posso dar boot no MS-DOS via USB! É eu não tinha pensado nisso! Tenho dois drives de disquete aqui à toa que posso usar nele e eu já tenho o PLOP no disquete gravado, é só rodar.
Outra alternativa válida é fazer um disquete de boot de MS-DOS e copiar o drive USB para DOS (sim, isso existe) e aí acessar o pendrive e rodar o que eu quiser. Combine tudo isso aos risers para as placas de vídeo e som e voilà! Um PC compacto para DOS!

Agora estou animado pra chegar em casa e restar a idéia, que se der certo, vou ficar muito feliz em fazer rodar! Aí bye bye problemas de compatibilidade e emuladores de MS-DOS e de quebra torno a máquina útil novamente.

A desvantagem é que só vai rodar num monitor pois a placa de vídeo PCI que tenho não tem saída RCA nem S-Video é a placa de som vou retirar o P3, apesar que a Vibra 16xv tá dando conta sozinha.

Postarei resultados em breve!

Via Tapatalk do meu Moto X+
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.

DMN_Sonic, Always Rockin' the games

Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Como usar controles de Video-game no PC

Mensagem por Odin »

Pois é DMN, por 6 reais até que esse controle é muito bom, só achei ele bem grudento, essa borracha da carcaça cola nas mãos, e o direcional digital dele é muito duro, fora isso ele não é ruim, vou ver se acho um jeito de adaptar e fazer esse direcional ficar macio, já consegui fazer isso com os direcionais dos meus controles do Cybergame, que eram muito ruins também, mas esses desses controles sem fios são mais ainda, mas acho que tem jeito... O pior problema é que não da para pular para frente e para trás em jogos de luta, ai sou obrigado a jogar esses jogos pelo analógico... Mas uma hora acho um jeito, estou pensando em comprar mais uns 2 controles desses e melhorar os direcionais assim que conseguir melhorar esse do primeiro que abri...

Sobre esse seu novo projeto, acho que vai ficar interessante... Mas acho que seria bom também você reaproveitar esse Pentium II também, e fazer uma máquina mais antiga que esse Pentium 3 top, e colocar só o Windows 98 nele, o que você tiver problema com compatibilidade no Pentium 3 acho que você não teria problemas com o 2, é bom ter dois PCs retrôs com peças diferentes.

Essa gaveta me fez lembrar de um projeto que queria fazer a algum tempo, de fazer tipo umas baias com drive de DVDRW, disquete de 5 1/4, entre outros, mas só as baias em um suporte com esses drives, e os cabos atrás para conectar em algum PC, tipo 4 drives externos em um.
Imagem

Imagem

Imagem
Responder